Amplificador valvulado só com som limpo

Autor Mensagem
Soultunes
Membro
# mai/16
· votar


Nacionais:

- Acedo Audio VL30 ou ;
- Pedrone Super Clean 50.

Não conheço os modelos de amplificadores do T.Miranda, mas já vi algum video de algo baseado no Deluxe Reverb, que tem um clean lindo e tem 22w (muito alto ele cruncha, mas é um putaaaa som legal).

Importados:

- Fender Deluxe Reverb 65
- Laney VC30 (se encontrar um 2x10 melhor ainda).

Tem varios outros importados nessa onda clean para usar com pedais, mas a preços quase proibitivos heheh

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos
clean o mais limpo e "moderno"

Defina limpo e moderno. Só conhecia o limpo.

Até 20w

Fedeu... 20W pra uma guitarra limpa é o som do silêncio, ao menos 50W pra começar. 100W seria o ideal pra começar a conversa.

Não ligo para "som de Fender" ou "som de Marshall"

Deveria ligar, porque ambos tem CORTES DE FREQUÊNCIA, em regiões diferentes, e em níveis diferentes. O que vai dar um timbre característico.
Marshall soa bem com drive porque é mais plano, e recheado de médios - compensando bastante o som dos HB's.
Fender tem corte de médios, o que deixa o som estalado, e com graves, mas sem embolar.

toco mais rock moderno e metal pesado (e muito pesado

Aconselho um falante de 15", já que os graves tendem a sobresair com muito drive.

com essas características compensa talvez mandar fazer algo assim?

Possivelmente. Acho que um amp SS, de baixo te resolveria melhor que qualquer um de guitarra, ou uma caixa ativa, mas ela não é um amp, se decidir microfonar irão faltar agudos etc...

Toco num 100B e uma 2x12, foram bem compensadores pra mim.

macaco veio
os valvulados da Giannini são clones dos valvulados Fender... nao sao nao, sao parecidos apenas. O true reverb e' parecido com o Fender 75, mas como e' so pra 50W e tem uns trafos enormes pra 50W nao cruncha.

Olha, pra mim está mais para um Fender copiado descaradamente, e melhorados/modificados, como eram os Mesa/Boogies iniciais.

Soultunes
Membro
# mai/16 · Editado por: Soultunes
· votar


Ismah

Indicar um amplificador de contra baixo, solid state, com falante de 15, para um guitarrista que quer um amp clean para usar com pedais???

Se você tocasse guitarra e tivesse alguma experiencia com timbres, certamente nao indicaria algo do tipo.

Ismah
Veterano
# mai/16 · Editado por: Ismah
· votar


Soultunes

Cara, eu sei o que estou fazendo.
Ao contrário do que tu afirma eu toco (tento ao menos) guitarra, tenho um set analógico razoável, e alguns anos com multi efeitos (em teclado também). Opero com duas POD HD500 + Peavey Special 112, ou M/B DualRectifier e Marshall JCM2000 ligados cada um a uma Marshall 1960A 4x12". Uma longa caminhada em som ao vivo e estúdio com bandas diversas. Ou seja, eu tenho não só alguma experiência com timbres, como uma vasta experiência com timbres.

O falante de 15", vai dar sustentação para os graves resultantes das distorções pesadas e afinações baixas (difícil quem toca metal extremo e moderno com afinação padrão). Um amp de baixo tem headroom gigantesco (SS então...), e o que ele precisa é de linearidade

Se tivesse lido o tópico saberia que ele toca com pedaleira, usando simulação, mas... Também se tivesse lido meu post, saberia que uso um (Giannini 1976 Duovox) 100B, mas como tu sabe o que é tropeçou na própria fala.

Sinceramente, e de maneira muito respeitosa, na minha terra dizem que tu perdeu uma chance de ficar quieto.

renatocaster
Moderador
# mai/16
· votar


Para um som limpo "limpo mesmo", não consigo pensar em outra opção a não ser o Roland JC-120. Mas ele não é valvulado, não é nacional, e nem é barato, rsrsrsrs.

Talvez esse Acedo seja uma opção interessante:

http://www.acedoaudio.com.br/produto/vl30/

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


renatocaster

Lembrando que não existe SÓ o 120, existem diversas variações, 60, 77, 80, 85, 120, 150, 200...

EduJazz
Veterano
# mai/16
· votar


Outra opção interessante seria investir num power valvulado... tem coisa mais antiga muito legal.

A depender da pedaleira utilizada (não mencionou) o resultado pode ser bem bacana.

Sobre usar amp de baixo, também não acho que seria uma opção muito interessante...

renatocaster
Moderador
# mai/16
· votar


Ismah

existem diversas variações, 60, 77, 80, 85, 120, 150, 200...

Mas aí é só usado, né...Se não me engano o 85 é italiano, inclusive. Já toquei num JC-90, mas tava meio baleado, era antigão.

Uma opção interessante e mais próxima do que o Felipe Stathopoulos quer seria o JC-40. Mas aí é 2x10".

http://roland.com.br/products/jc-40/specifications/

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Po Renato, a própria Roland se perdeu já na história de números lançados. Mas não sabia que tinham fabricado fora do japão.

renatocaster
Moderador
# mai/16
· votar


Ismah

Po Renato, a própria Roland se perdeu já na história de números lançados. Mas não sabia que tinham fabricado fora do japão.

Pois é, mas eu andei lendo uns tempos atrás que teve uma série do JC que foi produzida na Itália. Não me lembro se era exatamente o 85.

BrotherCrow
Membro Novato
# mai/16
· votar


renatocaster
Pô, um tempo atrás um amigo meu estava indo embora do país e queria vender o JC85 dele, que era italiano. Cheguei a testar, mas ele dava ruído demais em volumes baixos (pesquisei na internet e esse é um problema recoorrente com o JC85).

Lembrando que recentemente saiu o novo JC 40, que tem uns recursos novos e uma distorção muito melhorada (a dos antigos era imprestável).

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


EduJazz

Cara, não conhecia este ampli, muito show. Uma excelente pedida. Entrou na minha lista, com certeza.

________________

Ismah

Defina limpo e moderno. Só conhecia o limpo.

Quis dizer que não procuro um timbre "vintage". O "moderno" foi em oposição a tal adjetivo.

"20W pra uma guitarra limpa é o som do silêncio, ao menos 50W pra começar. 100W seria o ideal pra começar a conversa."

Ahahaha, pra vc que é sortudo brother. Se eu ligar 20w rms no talo em casa as crianças choram e eu tomo pau de macarrão na cabeça. 50 dá divórcio e os vizinhos me armam presepada...

Já 100 eu derrubo a casa...

:) :) :) :) :)

"Deveria ligar"

Apenas quis dizer que não procuro especificamente por timbre de amp Marshall ou Fender. Não me entenda mal: eu curto pacas ambos, e para tocar baixo uso um combo ss Marshall com falante de 15. Apenas não procuro especificamente por algum destes timbres.

"amp SS, de baixo"

Valeu brother, mas como disse, tenho um "solid state" Marshall para baixo e não rola: a guitarra fica horrível nele (meu Rolandzinho dá um pau forte nele em termos de qualidade).

____________________

Galera, do coração, muito obrigado pelos toques. Levarei tudo em consideração, depois coloco aqui o que decidi.

Vlw mesmo.

Abçs.

Soultunes
Membro
# mai/16
· votar


Ismah

Você vive postando que não é guitarrista e que é um tecnico de som, enfim, fui só na sua vibe, não me leve a mal.

Respeito sua opinião, mas eu não usaria um amplificador para contra-baixo, solid state, com falante de 15 para tirar meu som de guitarra, nem aqui nem no Rio Grande do Sul ;)

Tá,.... vou dar o braço a torcer, um Bassman (Tweed), certamente rolaria heheh

Soultunes
Membro
# mai/16
· votar


com 4x10 e 2 6l6 no gas, que fique claro ;)

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Quis dizer que não procuro um timbre "vintage". O "moderno" foi em oposição a tal adjetivo.

Ainda só conheço timbre LIMPO. Continua na mesma, eu sem saber a característica que tu precisa.

Pra vc que é sortudo brother. Se eu ligar 20w rms no talo em casa as crianças choram e eu tomo pau de macarrão na cabeça. 50 dá divórcio e os vizinhos me armam presepada...

Não sou tão sortudo, eu tenho um amp potente, mas não disse que tocava com ele em casa, ultimamente tenho usado um Vox Pathfinder 10 de 10W - por motivos práticos de deixar ele no meu quarto pronto pra guerra, não de menor volume.
Para mim ficou subentendido que terias uma aplicação em palco, pois ninguém "embora curta [rock classico, blues e jazz], toca mais rock moderno e metal pesado (e muito pesado)" se não gosta.

Supondo que seja verdade, na moral, acho que se tua necessidade é ao vivo, tu precisa um amp potente - baixar o volume é fácil, tirar de onde não tem que eu quero ver (ponto). Ainda mais com uso de pedaleira, que precisará de linearidade.
Tocar em casa até com guitarra desplugada dá - e quem reclamar, o Kiko Loureiro tem vários vídeos tocando com a guitarra desplugada no hotel, não é a mesma coisa, mas... É o que tem pra hoje muitas vezes. Já no ao vivo é mais complicado. Enfim...

Dado ao contexto da situação (que não citou antes), usar amp SEMPRE vai dar alguma alma insatisfeita. Assim, optaria por um fone. Caso ensaie/toque com backing tracks e tua pedaleira (não sei qual é) não tiver recurso de entrada auxiliar (aux), um mixer de alguns canais e saída de fone, ou uma interface com direct out.

Se ainda desejar o amp, foram deixados vários nomes, e o último é uma caixa ativa (teoricamente) linear em qualquer volume.

tenho um "solid state" Marshall para baixo e não rola: a guitarra fica horrível nele (meu Rolandzinho dá um pau forte nele em termos de qualidade).

Não sei qual teu amp de baixo da Marshall, mas isso não serve de referência para TODOS os amps da marca. Opero frequentemente com um Marshall 7200 DBS, ligado em 4x12" (não é a caixa original), e é um som que em nada lembra um Marshall de guitarra, nem os modificados "Murder One" (Lemmy).

Talvez o seu Marshall não soe bem com guitarra por questões diversas, inclusive sua configuração, ou mesmo a falta de recursos DSP, que esteja acostumado no GX40. Ou seja, sua referência é o GX40, que naturalmente processa muito o sinal, e sempre roda uma simulação de amp no drive.

No caso do lead, sempre é uma simulação de amp GRANDE em um funcionamento teórico ideal, com caixas de 4x10, 4x12, 8x12, etc que é amplificado linearmente (não muda a curva de resposta conforme o volume aumenta ou diminui) e enviado para um falante "plano"...
Essas características JAMAIS tu terá naturalmente de um amp de pouca potência, com um ou dois falantes, porque não pertencem a essa configuração.

Um valvulado pequeno, vai comprimir e distorcer bem cedo, porque é característica de seu funcionamento. Um SS vai render pouco volume, se comparado com o valvulado exatamente porque ele não comprime ou distorce levemente (quando distorce é de vez). É o que se chama de HEADROOM. Por isso sugeri um SS de média para alta potência.

Enfim, falei bastante baseado em teorias, falta muita informação da sua parte - objetivo do amp? qual a pedaleira? qual o teu orçamento? Todavia... Evite falantes muito pequenos (10" ou 12" é o recomendado), pois eles não vão reproduzir graves suficientemente bem. E sempre lembre que seu amp NÃO PRECISA estar no talo, pois teu timbre vem da pedaleira, e não do amp. Podes deixar isso para quando precisar de volume - é o que fazia quando operava com a Boss ME70.

A regra do jogo é testar sempre, para tirar suas conclusões - talvez o que sirva pra mim não sirva para ti etc...

Soultunes

Relaxe amigo. Apenas tu tropeçou por muita coisa, que compreendeu mal.
Sempre que falo que sou técnico (não necessariamente de som), me refiro em ser profissionalmente.
Se não soubesse o básico de guitarra não poderia ser roadie/técnico de guitarra, nem (tentar) gravar as JAM's. Tampouco se não entendesse de timbre (dá para entender de uma coisa tão pessoal?) meu encargo timbrar os amps da banda, ou ir para estúdio como técnico de captação. :P

Sobre o amp, eu tenho experiências positivas com amps de baixo usados com guitarra. E comprei exatamente porque o meu som LIMPO, é pra ser LIMPO.

henriquelhrf2
Veterano
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Vc descreveu o Giannini Classic T...

- APENAS canal clean (toco com pedaleira e não preciso de crunch);
- Som do canal clean o mais limpo e "moderno" possível (nada de "vintage": quanto mais "moderno" o som, melhor), mas que segure distorção muito pesada (da pedaleira), preferencialmente com algum nível de "corte" de microfonias;
- Até 20w reais (não preciso mais que isso);
- Preferência para combo (amplificador e caixa num mesmo equipamento);
- Não ligo para marca, mas apenas qualidade do som, especialmente do clean (parto do pressuposto - genérico, eu sei - de que se o clean é bom a distorção vai ficar legal nele);
- Não ligo para "som de Fender" ou "som de Marshall", até porque minha pedaleira possui emuladores de ambas as sonoridades: na verdade busco um som "neutro", conquanto moderno;
- O mais barato possível;
- Que tenha saída de phone/linha, principalmente para estudos.

Será que alguém conhece alguma coisa boa e barata nessa linha?

Há alguma coisa nacional que vá nessa direção? Pergunto porque TODOS os amplis nacionais que tenho visto seguem na linha do "blues", do "jazz" e do rock clássico; e embora eu curta toco mais rock moderno e metal pesado (e muito pesado).


Faltou só a saída de linha. Ela tá presente num cabeçote que me parece ser tua cara: o Sollo Mini 20. Vc nao precisa usar o canal sujo se nao quiser...

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


Ismah

Orra bicho, tu escreve "bagarai", rsrsrs... Valeu pelas informações!

Preciso do ampli pra estudar em casa (via de regra com uso de headfone), pra ensaio (normalmente em estúdios) e pequenas jam´s. Não pretendo tocar no Maracanazinho (por enquanto, rsrsrs...). :)

Mas o pouco que faço queria fazer com indiscutível qualidade. Se "o canal" não for valvulado, tudo bem... Manter-me-ei com meu set, que tá dando conta do recado tranquilamente.

Por isso que achei que 20w rms eram suficientes. Mas pensando bem talvez você tenha razão e eu precise de algo alguma coisa maior...

Quanto ao orçamento, tá do jeito que o demo gosta, mas tô esperando que até o final do ano melhore alguma coisa... Por isso que nem tô com pressa, estou analisando todas as opções com calma.

Meu Marshall é um Bass 60 como este aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761311218-amplificador-marshall -bass-60-_JM

Quando comecei a tocar guitarra eu usava ele com Boss Metal Core. Ficava razoável.

Mas sei lá, depois que comprei o GX40 e a minha Zoom G1XOn larguei mão dele. Não tem nem como comparar a performance de um e outro: a qualidade do som (limpo) do Roland com a pedaleira é muito superior.

______________

henriquelhrf2

Putz velho, com certeza mais um ampli que entrou pra minha lista de avaliações.

Abçs

EduJazz
Veterano
# mai/16
· votar


henriquelhrf2
Felipe Stathopoulos

O Classic T eu tenho, e ele não segura o limpo por tanto tempo não...

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Eu sou meio (muito) chato... Minha mãe diz que mesmo aos 21 pareço um velho ranzinza de 70 kkk

Acabo argumentando muito, e dá nisso... Peço paciência, talvez possa te passar muito do que sei, e aprender o que tu sabe.

Will Bejar
Veterano
# mai/16
· votar


henriquelhrf2
Vc descreveu o Giannini Classic T...
Vai nesse que vc passa de ano!

eric bluesman
Veterano
# mai/16
· votar


Classic T tem um timbre ótimo , vale muito a pena eu tenho um e recomendo !

Filippo14
Veterano
# mai/16
· votar


Para som limpo eu iria em algo na linha dos Fenders. Tem várias empresas hoje que fazem algo desse tipo, ainda mais handmade, a ideia é ir atrás de reviews e pesquisar esses fornecedores para pegar o que mais interessa. Tenho o Super Clean e acho ele muito bom, nota 10 para o que ele se propoe, e de fato é MUITO limpo, mas tambem tem a TMiranda e tantos outros handmades que fazem algo nessa linha.

Posso falar do Super Clean por te-lo a um bom tempo. Primeiro que os 50w dele falam muito alto, mesmo, então talvez nem seja necessario algo desse porte. Tem muitos graves, bem mid-scoop, padrão fender mesmo. Já testei um Fender Twin de 65 original e achei ele mais definido, recomendo muito, ainda mais pelo preço.


Abração

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificador valvulado só com som limpo