A potência máxima de um ampli é realmente a do volume máximo?

    Autor Mensagem
    joaormrt
    Veterano
    # jul/12


    Digamos que você ligue sua guitarra direto no ampli e coloque o volume no máximo. O volume obtido é realmente o máximo possível? Digo, se ligar a guitarra em um pedal de overdrive e depois no ampli, e colocar novamente no volume máximo, porém aumentar o controle de volume do pedal, de forma que o novo volume seja maior do que o volume de antes, isso vai ultrapassar a potência máxima, o amplificador vai saturar? Pode haver corte da frequência?

    Bog
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    joaormrt

    O que poder aumentar - e muito - a sensação de volume quando você usa um pedal de drive é o fato de que o drive, por definição, comprime o sinal. Com isso, os picos podem continuar no mesmo limite, mas a "energia" do sinal aumenta.

    É mais fácil de entender isso lembrando da tal da "loudness war". Em anos recentes, as produções lançadas pelas gravadoras tiveram um aumento considerável no volume percebido. Em alguns casos (como aquele álbum do Metallica), chegaram no exagero. Como eles fazem isso? Com compressão. O custo a se pagar pela compressão é uma redução no alcance dinâmico. Mas você consegue uma percepção de volume maior, e um RMS maior para o "mesmo" sinal (entre aspas porque deposi de comprimido obviamente não é mais o mesmo sinal).

    Para entender, olhe esta imagem:

    http://loudnesswar.files.wordpress.com/2009/04/better_american-idiot.j pg?w=450&h=384

    Repare que o limite é o mesmo para os dois sinais, mas o segundo tem muito mais compressão. Num mesmo equipamento, com a mesma configuração de volume, o segundo sinal vai parecer muito mais "alto". Isso acontece também com amps de guitarra, porque drive comprime o sinal.

    ravylopes
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Aquele álbum do Metallica tá alto pra cacete...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    joaormrt
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Bog
    Entendi, mas considere que seja um overdrive bem de leve, e eu aumente o knob de Level de forma que o volume fique mais alto, isso vai estar transcendendo a capacidade do ampli ou o ampli tem essa "reserva"?

    Bog
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Bog
    · votar


    joaormrt
    considere que seja um overdrive bem de leve

    Se o drive é perceptível, é porque ou ele já tem uma boa dose de compressão, ou é um hard clipping (distorção, com um corte mais agressivo nos picos).

    isso vai estar transcendendo a capacidade do ampli ou o ampli tem essa "reserva"

    Depende do tipo de amp. Se o nível de volume da entrada for alto demais em um amp digital, você ouve estalos mesmo. Em transistorados, às vezes é perceptível também, o amp "reclama". Tem alguns sistemas que usam um compressor para preservar o falante, mas é uma compressão desagradável, dá oscilações perceptíveis no volume. Já um valvulado pode passar um pouco do ponto de saturação, e estranhamente ficar ainda mais legal do que no limpo.

    De toda forma, qualquer amp vai ter uma intensidade máxima para os picos. Mesmo que você aumente o volume na entrada, vai ter um limite para o power. O "truque" é mesmo aumentar a área da curva do sinal mantendo tudo dentro do limite.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A potência máxima de um ampli é realmente a do volume máximo?