Review Mini Set para Contrabaixo - GK MB200 + Teksound 1x12"

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# jun/12 · Editado por: kiki


Review Mini Set para Contrabaixo
GK MB200 + Teksound 1x12"

Vou fazer aqui um breve review desse mini set que eu montei a partir de diversas dicas de outros baixistas pela net.
Eu não tenho uma grande experiência com amplificadores grandes (nem com apresentações grandes), e por enquanto só usei em ensaio, então minha análise fica bastante restrita. Por isso tentei fazer um vídeo que mostra bastante a sonoridade das caixas, pra tentar mostrar mais do que eu consigo explicar.
Eu tambem nao tenho muita habilidade nos slaps, o que deixou eles um pouco tensos, mas acho importante mostrar o som deles mesmo assim.
Peço aos mais experientes que dêem dicas e sugestões do que eu posso fazer de testes com o set, seja sozinho, em ensaio ou em apresentações.

=====================================================================



- O Mini Set -
O kit é composto por um mini cabeçote da GK mais uma ou duas caixas (8 ohms cada) de um falante de 12 polegadas. A descrição completa está abaixo.
O legal é que voce pode usar só uma das caixas, conseguindo até 140w, com um tamanho bastante reduzido. Fica menor do que um Hartke A70 por exemplo, que é um combo de pequeno porte bastante popular.

- MB200 -
O cabeçote é realmente pequeno, surpreendentemente leve e portátil. As vezes tenho até medo de ele ser puxado pelo cabo do baixo enquanto toco.
Ainda não tive oportunidade de passar da metade do volume, mesmo usando só com uma caixa. Só usei para ensaios.
Gostei muito dom som. Já tinha usado outros cabeçotes GK em estúdio e tinha gostado, então escolhi comprar esse.

Uma coisa bem legal é que ele tem uma saída direct out (XLR), que dá pra mandar ele direto pro PA. Eu usei essa saída no vídeo pra puxar pro gravador, pra mostrar o som em linha e depois pelos falantes.
Ele também tem uma saída fone/line (com uma chave), e uma entrada aux (p2), pra poder ligar um mp3 player por exemplo. Só não gostei muito que essa entrada não passa pelo volume, ela é fixa.
Tem tambem duas chaves que eu ainda nao precisei, uma de atenuação (menos 10 dB) e uma contour.
O equalizador possui 4 faixas, e permitem bastante controle do timbre, a variação é bem significativa.
Uma coisa que pode incomodar algumas pessoas é só haver um botão de ganho, não há volume de saída (o "irmão mais velho", MB500, tem).
Putra coisa importante é que o plugue de saída dele pro falante é só speakon. Antes era feito com um plugue misto speakon/p10, mas os mais novos vem só com speakon (vem até uma folha de anexo do manual explicando isso).

É preciso tomar muito cuidado com sua voltagem, pois devido ao seu sistema de tamanho reduzido, é bem dificil de conseguir conserta-lo no Brasil. Pelo que entendi ele tem um sistema de amplificação digital, mas não tenho certeza. Já vi relatos de gente que queimou ele (ligando na voltagem errada) e teve muita dificuldade de conseguir consertar.
É possível chavear a voltagem, mas pra isso é preciso abri-lo e trocar um jumper.

- Teksound -
As caixas são de um fabricante relativamente novo, que fabrica por encomenda. A fabrica fica em Campinas (SP) e ele envia pelo correio.
O vendedor é hiper atencioso, atende rapidamente, e sempre que pode atende pedidos, inclusive com algumas personalizações (cor, troca de falante, etc.).

A proposta dessa e de outras caixas que ele faz é ser de tamanho reduzido, assim ele faz uma caixa com falante de 12 polegadas com tamanho de muito combo pequeno. Dá pra levar numa mão só. Baixo nas costas, cabeçote na mochila, e você leva seu set.
Gostei muito da ideia de encomendar o acabamento em courim com cores diferentes (dá pra ver pelas fotos).

Eu comprei um com falante de celulose (a roxa) e um de aluminio (a branca) até por minha falta de expereiencia. Lembro de ter ficao impressionado com uma caixa hartke de cone de aluminio, mas depois me falaram que ele "mascara" muito o timbre, então fiquei na duvida. Com uma de cada posso ficar testando as possibilidades.
Tentei mostrar isso no video, não sei se fica claro. Com o falante de aluminio tive até que mudar um pouco a equalização pra nao ficar muito estridente nos slaps.
Quando empilho, eu to usando a de aluminio em cima, numa reminiscencia do set 1x15" embaixo e 4x10" em cima.

Como ainda não usei elas pra valer, o review mesmo fica um pouco simplificado. Outra hora posto uma opinião mais completa, depois de usar mais.
Para a minha pouca experiencia (apesar de ter mais de 15 anos de instrumento, sempre foi num nivel bem amador), eu to achando o máximo. To tirando um timbre do meu baixo (bastante criticado pro sinal, mas eu gosto dele) que eu achei que ele não era capaz.

======================================================================

Cabeçote Gallien Krueger GK MB200
• 200 watts @ 4 ohms, 140 watts @ 8 ohms
• 10dB pad
• Four-band active EQ w/contour
• Headphone/line output
• XLR out, pre/post EQ (Direct out)
• Speakon output
• 7.75x8x1.75 (19,7 x 20 x 4,4 cm)
• 2 lbs. (900g)
manual: http://www.gallien-krueger.com/productmanuals/160-0630-A_MB200.pdf

Caixas Teksound 1x12"
-Caixa em madeira MDF
-Acabamento em courim (também disponível em carpete)
-cantoneiras plásticas pretas
-pés de borracha
-dimensões 380x380x380 mm
-1 duto de 3 polegadas
-espelho traseiro com uma fêmea P10 e uma fêmea Speakon
-potência 250W Rms
-peso estimado 12Kg
-tela frontal em aço perfurado
-alça de aço na parte superior
-falante de 8 ohms (também disponível em 4 ohms)

======================================================================

Fotos

Conjunto
http://img594.imageshack.us/img594/3060/pqimg4640.jpg
http://img820.imageshack.us/img820/3348/pqimg4638.jpg

Caixa branca
http://img441.imageshack.us/img441/6809/pqdsc07259.jpg
http://img684.imageshack.us/img684/5827/pqdsc07249.jpg

Caixa Roxa
http://img12.imageshack.us/img12/7136/pqdsc07235.jpg
http://img36.imageshack.us/img36/5434/pqdsc07227.jpg
http://img827.imageshack.us/img827/6712/pqdsc07233.jpg
http://img402.imageshack.us/img402/4641/pqdsc07224.jpg

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=hFIOZJiSHV0&

=====================================================================



É isso, espero que seja útil e suficiente pra matar a curiosidade de alguns. Tenho certeza que peca ainda em algumas questões sonoras, então acho que num futuro próximo vai receber complementações.
Sei que tem mais gente com esse kit, por favor postem suas impressões!

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Muito legal! Bem compacto!

Bertola tava precisando de uma para assim. O equipo dele é um monstro!

Parabéns!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
Eu estou pensando mesmo em comprar uma Tecksound dessas para ligar no meu Meteoro 400MB Modified. Quero comprar a de 4 ohms para aproveitar toda a potência do amp.
O problema é a projeção sonora, que obviamente é menor que a minha 1X15.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola: O problema é a projeção sonora, que obviamente é menor que a minha 1X15

Em compensação você tem melhor portabilidade.

:)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
Mas tenho ajuda....
Ademais... O que importa é POTÊNCIA!!!!!!!
Abç

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O importante é tocar bem, pô!

:P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
O importante é tocar bem, pô!
Pódiscrê!...
Mas eu não sou nenhum Jaco Pastorious....

kiki
Moderador
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
MauricioBahia
O problema é a projeção sonora, que obviamente é menor que a minha 1X15.

Em compensação você tem melhor portabilidade.

eles tem umas 2x12, 2x10, que seriam tambem portateis mas com mais potencia.
nao sei como anda a produção, que é de pequena escala. ele está focando mais nessas pequenas.
tem umas mais ou menos do mesmo tamanho 1x10" e 1x15".

O importante é tocar bem, pô!
nao, o importante é se divertir!

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola: Mas eu não sou nenhum Jaco Pastorious....

Quem?

kiki: nao, o importante é se divertir!

O importante se divertir com potência!

;)

makumbator
Moderador
# jun/12
· votar


MauricioBahia
O importante se divertir com potência!

O importante é se divertir, com potência e portabilidade, e se possível tocando bem..

Hhashsaha!

kiki
Moderador
# jun/12
· votar


O importante é se divertir, com potência e portabilidade, e se possível tocando bem..
novo lema dos baixistas do fcc

(editado pra aparecer o video do terrivel baixista sem cabeça)

JL_Marcondes
Veterano
# jun/12 · Editado por: JL_Marcondes
· votar


Caras.. falou falou falou e eu não entendi mtas coisas aushuhsaus... mas é minha culpa..
Primeiramente, parabéns!
Agora vem as dúvidas..
Qnto custou "td isso"?
Pra resumir qual a potência disso td? 200w, 250w?
Oq difere utilizar duas caixas juntas? Mais potência? Volume? Divisão de.. "grave"-"agudo"?
Qual a diferença de se ter um set destes e, comprar um ampli de 200w, ou até mais?

obs: eu preferí o som do de cone de alumínio.. sei lá.. o som parece mais aberto... o outro ficou meio abafado o timbre..

[]'s

kiki
Moderador
# jun/12
· votar


JL_Marcondes
Caras.. falou falou falou e eu não entendi mtas coisas aushuhsaus... mas é minha culpa..
Primeiramente, parabéns!

aushaushuasa... beleza. valeu!

Agora vem as dúvidas..
Qnto custou "td isso"?

o cabeçote eu comprei pelo ebay. saí uns 260 dolares, que mais envio e tudo mais saiu por uns 600~700 reais.
eu nao fui taxado, mas isso está se tornando cada vez mais raro.
com taxas (60%) sai já na casa dos 900.
No Brasil não acha por menos de 1.000, quando acha.

Pra resumir qual a potência disso td? 200w, 250w?
Com duas caixas, 200w. Com uma, 140w.

Oq difere utilizar duas caixas juntas? Mais potência? Volume? Divisão de.. "grave"-"agudo"?
mais potencia, mais área de cone, então mais grave.
como as caixas sao diferentes, tem uma pequena diferença de agudos, mas nao sei ainda se é significativa.

Qual a diferença de se ter um set destes e, comprar um ampli de 200w, ou até mais?
não muita.
se comprar um combo (um cubo, caixa e amplificador junto) fica tudo junto.
esse kit eu posso desmontar, as vezes facilita um pouco pra carregar (a parte sensivel, o cabeçote, voce poe na mala), e divide as caixas. é um pouco mais versátil.
outra vantagem é se alguem tiver umas caixas mais bacanas (tipo uma 4x10, uma 1x15), voce pode levar só o cabeçote.

obs: eu preferí o som do de cone de alumínio.. sei lá.. o som parece mais aberto... o outro ficou meio abafado o timbre..
isso é questão de gosto mesmo.
a gravação nunca é tão fiel, e depende muito da equalização do ampli e do instrumento, que eu não garanto muito.
eu particularmente ainda não consegui timbrar o de aluminio pro meu gosto, mas peguei ela na segunda agora, ainda vou testar mais.

falou!

rodsom
Veterano
# jun/12
· votar


kiki
posta esse review la no bass forumeiros, ja que o CG ta enrolando.

rodsom
Veterano
# jun/12
· votar


JL_Marcondes
Oq difere utilizar duas caixas juntas? Mais potência? Volume? Divisão de.. "grave"-"agudo"?
mais potencia e mais sensibilidade. e automaticamente mais volume.

rodsom
Veterano
# jun/12
· votar


O importante é se divertir, com potência e portabilidade, e se possível tocando bem.. e ganhando dinheiro.

JL_Marcondes
Veterano
# jun/12 · Editado por: JL_Marcondes
· votar


kiki
Pra resumir qual a potência disso td? 200w, 250w?
Com duas caixas, 200w. Com uma, 140w.
Pq não.. 280w? Se limita pcausa da potência do cabeçote, é isso?

Outra dúvida.. em sampa na igreja que eu tocava tinha um ha5000, mais uma caixa da hartke tb de 4x1 (no meui era ou um buraco ou um twitter.. n lembro.. e n sei a diferença aushus.. mas não era aquele losango "driver".. não ao que eu me lembre aushuhsa..) e tipo, em uma outra igreja que fui tinha o mesmo set, só que eram duas caixas, sendo que a que vinha embaixo era tão grande qnto a de 4 falantes porém com 1 falante só.. este tipo de configuração difencia em que? Neste caso aplica divisão de grave ou coisa do tipo? Existe isso? ASUhsuahs..

[]'s

[EDIT]
Só mais uma dúvida kiki, entre caixas e cabeçote vc gastou 700?! Ou vc estava falando só do cabeçote? Não entendi..

[]'s

kiki
Moderador
# jun/12
· votar


rodsom
tá lá ja! =p
foi ao mesmo tempo.

JL_Marcondes
Pq não.. 280w? Se limita pcausa da potência do cabeçote, é isso?
porque a coisa não é linear.

é o contrário. a potencia máxima do ampli é de 200w para uma caixa de 4 ohms.
duas caixas de 8 ohms em paralelo como eu fiz dão 4 ohms (lembre-se que o cabeço nao sabe quantas caixas são, só a soma de tudo), entao o cabeçote manda força total.

uma caixa de 8 ohms a principio faria a potencia do cabeçote cair pela metade. no entando, a resistencia da caixa (os ohms) não é fixa, ela resulta do conjunto todo, e entao acaba diminuindo um pouco. assim a caixa consegue um pouco mais do que os 100 w esperados.

só que eram duas caixas, sendo que a que vinha embaixo era tão grande qnto a de 4 falantes porém com 1 falante só.. este tipo de configuração difencia em que?
provavlemente uma 1x15".
é o set tradicional: 4x10' em cima, 1x15" embaixo.
assim voce consegue um melhor equilibrio de frequencias. o 15 dá os graves e os de 10 dão os agudos. cada tamanho de falante prioriza algumas faixas de frequencia (pesquise pelos posts do mestre carlos adolph que ele manja tudo do assunto).
a de 12" é no meio, nem grave nem agudo. equilibrado, mas com menos potencia (menos area total de falante = menos deslocamento de ar = menos som)

Só mais uma dúvida kiki, entre caixas e cabeçote vc gastou 700?! Ou vc estava falando só do cabeçote? Não entendi..
nao, só o cabeçote.
cada caixa sai uns 600 paus (depende do local, poi vai via correios).

cara, pesquise mais sobre o assunto, é importante entender esse lance das caixas e das potencias...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


JL_Marcondes
Cara, a questão da potência é a seguinte:
A caixa que o kiki comprou tem a impedância de 8 ohms, sendo assim, ao se ligar apenas 1 caixa com essa impedãncia nesse amp, a potência cairá para a metade.
Ao se ligarem duas caixas com impedância de 8 ohms nesse amp (que tem duas saídas), a impedãncia será de 4 ohms (duas caixas de 8 ohms em paralelo), e o amp "entregará" sua potência total.
Cada amp tem uma impedância mínima suportável (nesse caso, 4 ohms), no qual ele "entregará" sua potência máxima.
Porém, se vc ligar um conjunto de caixas (ou mesmo um alto-falante), cuja impedância for menor que a suportada pelo amp; ele QUEIMARÁ.
Abç

JL_Marcondes
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
kiki
Ahhnn.. eu acho que agora eu entendi, um pouco! UASHush.. vou estudar mais, prometo.. mas vlw!

[]'s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


JL_Marcondes
Sim, é preciso prestar muita atenção à isso.
Abç

rodsom
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
só corrigindo um pequeno detalhe, com caixa de 8 ohms a potencia cai pra 2 terços da total e nao pra metade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


rodsom
Isso vai depender do projeto do amp...
Abç

The Red Special
Veterano
# jun/12
· votar


kiki
Po kiki, ficou maneiro, o problema foi só o volume. Dava pra ouvir tudo quanto é "pluc" do baixo. Mas o timbre? Po, ficou animal brother! Grava mais um vídeo abrindo mais o volume do bixão, vai ficar sinistro!

rodsom
Veterano
# jun/12 · Editado por: rodsom
· votar


Mauricio Luiz Bertola
só se for no caso de amp de duas saidas (bi amp).
nesses de uma saida só, vale o teorema da maxima transferencia de potencia

edit: to considerando ampli com impedancia de saida de 4 ohms

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


rodsom
Mas esses amps tem duas saídas, em paralelo.
Você está totalmente certo.
http://www.gallien-krueger.com/manuals/400rb.pdf
Abç

kiki
Moderador
# jul/12
· votar


aproveitando o momento insônia pra fazer um pequeno complemento de coisas que esqueci de falar.

na verdade são algumas críticas pontuais.

http://img204.imageshack.us/img204/9224/pqdsc07278.jpg
nessa foto dá pra ver bem um probleminha do gk que me incomoda um pouco. eu deixei os quatro botões de tom invertidos: um zerado, um no máximo, um zerado, um no máximo.
perceba que eles estão meio descentralizados, todos por igual. estão todos um pouco mais pra esquerda, o que significa que o meio deles é lá pelas 11h, nao 12h.

outra coisa que dá pra perceber é um pequeno conflito entre o gk e a caixa.
a alça da caixa fica bem no meio do topo, que é o lugar onde fica o ampli. só que os pezinhos conflitam um pouco, não cabe nem dentro nem fora da alça.
pra uma caixa que se propõe ser um kit, poderia ser mais acertado isso, mas entendo que deve ser difícil encomendar uma alça específica.
legal seria se a própria alça servisse para encaixar o gkzinho, porque ele é tão pequeno que as vezes anda só pelo balanço do cabo.

http://img515.imageshack.us/img515/4020/pqdsc07274.jpg
fui verificar os pezinho, e me surpreendi com isso. eles são deslocados.
não entendi porque, pode ser alguma questão de arranjo interno das partes.

um camarada comentou da tela sobre o falante, que pode enferrujar e trepidar, fui verificar.
tirei duas fotos de detalhe, não sei se explica.

http://img18.imageshack.us/img18/5923/pqdsc07272.jpg

http://img692.imageshack.us/img692/6813/pqdsc07270.jpg

eu particularmente gosto do visual assim. não me incomodo com os modulos de bolinhas cortados diferentes, e acho que o acabamento do metal dentro da quina da caixa, encostado no curvim, fica bom.
não sei dizer sobre a oxidação ou trepidação, veremos com o o tempo e uso.

outro detalhe que me incomodou um pouquinho foi que ao empilhar duas caixas, a de cima se apoia pelos pezinhos de borracha, e nao pelas cantoneiras (que sao daquelas que servem pra encaixar), o que deixa quatro marquinhas redonda no curvim.
nao é nada demais, só que eu comprei uma branca, e ao botar a roxa em cima ficaram duas marcas de sujeira do chão. sempre dizem que branco suja mais...

enfim, por enquanto é isso.
são todos detalhes que não dizem respeito ao som, são mais questões de durabilidade, praticidade e estética. exceto talvez a trepidação citada, que eu ainda não ouvi (mas também não usei muito).

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


kiki
oi?

kiki
Moderador
# jul/12
· votar


The Red Special
Po kiki, ficou maneiro, o problema foi só o volume. Dava pra ouvir tudo quanto é "pluc" do baixo. Mas o timbre?
cara, vou te falar uma coisa... tudo o que voce ouviu no video saiu do falante, e nao do baixo.
nao tava tão baixo assim, tava num volume quase que eu uso no ensaio com bateria.

Grava mais um vídeo abrindo mais o volume do bixão, vai ficar sinistro!
vou gravar, ainda não conseguir testar bem com ele altão. é foda ligar alto em casa sozinho.

Igor Marinho
Veterano
# jul/12
· votar


Acha que vale mais esse set do que um combo do tipo hartke A100 ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review Mini Set para Contrabaixo - GK MB200 + Teksound 1x12"