Ajuda e sugestões para troca dos falantes do Fender Frontman 212!

Autor Mensagem
steel_guitar
Veterano
# jun/12 · Editado por: steel_guitar


Fala ae rapaziada!

Bom... estou com um Fender Frontman 212 aqui!
Amp muito bom, ótima potencia, boas regulagens.... um amp muito versátil e ótimo pra transportar de um lado pro outro! Aguenta muito bem os trampos por ae... seja em shows pequenos ou grandes!
Desde que estou com ele, não tenho do que reclamar! Muito legal!

Entretanto, ele me soa um tanto quanto agudo, se comparado a outros amps Fender, tbm SS's!
Tive a oportunidade de ligar meu set num Deluxe 112 (SS), com celestion (não me lembro agora o modelo exato do falante)! Cara.... oq é aquilo!
O pequenino fala muito, e com um puta som encorpado!!!!!
Ali, os graves são muito melhor distribuidos e muito mais evidentes!
E não existe aquela sobra de agudos irritante que existe nos frontman!

Até consigo me virar, tirando no tone na guita! Mas ainda não fica como quero... e tbm nem chega perto da resposta que tive com o Deluxe!

Se eu optasse por trocar os falantes do Frontman (que são originais), por falantes que tenham uma resposta mais encorpada (assim como os Deluxe 112 antigos).... será q eu conseguiria o resultado que procuro???
Ou a propria construção do pré-amp e eq do amp tendem a evidencia mais os agudos????

Não quero perder este amp! Gosto muito dos benceficios que ele me traz em termos de durabilidade, potencia e tamanho!
Mas gostaria de poder melhorar a resposta timbristica total dele! Se possivel!

Vcs tem alguma sugestão de modelos de falante que poderiam casar bem com o frontman, e gerariam o resultado q procuro????
Sou completamente leigo nessa area de falantes, e preciso muito da ajuda de vcs ae!!!

Obrigado, desde já!!!!
Aquele abraço!

steel_guitar
Veterano
# jun/12
· votar


ahhhh.... acho que o falante do Deluxe era um Celestion Vintage 30!
Bem... eu acho né!

Led Zé
Veterano
# jun/12
· votar


steel_guitar
ahhhh.... acho que o falante do Deluxe era um Celestion Vintage 30!
Hehehe.Aí né , amigo....Só o par vale mais que seu amp.
Esse negócio de falante é bem pessoal, igual a captador de guitarra. Procure falantes que valorizem as frequências médias/graves. O universo dos falantes é enorme. Tem muita opção. Difícil apontar. Procure pelos eminence, que são mais em conta aqui no Brasil. Existem muitos modelos.

Mas enquanto isso, já tentou usar um pedal equalizador para domar esse top end do seu amp?

steel_guitar
Veterano
# jun/12
· votar


Led Zé
Já cara! Pior que já!!!
Eu tirava absolutamente toda a frequencia de 6.4k!
É a danaaaada que dá tilte nos meus ouvidos! rs! Ficava bála!
O problema é que eu sentia um aumento indesejavel de ruido residual quando o EQ tava ligado!
Meu set de pedais não é lá muito pequeno, e aquele ruido (mais para um chiado) me incomodava bastante! Fora que eu não tenho onde coloca-lo no case!

Quanto deve custar um Vintage 30?? Será ele (e basicamente ele) o responsavel por esse timbre médio/grave legal que eu ouvia no Deluxe, ou o circuito dele tbm influenciava (claro que sim, óbvio) significativamente?

Oq vc acha dos Eminence Legend??? Eles são dessa praia, ou nada a ver?

Led Zé
Veterano
# jun/12 · Editado por: Led Zé
· votar


Quanto deve custar um Vintage 30?? Será ele (e basicamente ele) o responsavel por esse timbre médio/grave legal que eu ouvia no Deluxe, ou o circuito dele tbm influenciava (claro que sim, óbvio) significativamente?

Cara, nos EUA , por volta dos 170 a 200 dolares cada. Aqui , acho que sai por mais de 600 cada. Os V30 acrescentam médios e têm um som muito bom, mas com certeza não é só ele o responsável pelo timbre todo do amp. O Frontman é bem agudão mesmo e a galera que eu conheço que esse amp , tem um Eq também pra controlar justamente esse brilho exagerado.

steel_guitar
Veterano
# jun/12
· votar


Led Zé
Pode cre cara!
E quanto ao lance dos Eminence Legend! Oq vc acha deles???
Seria na msm praia dos V30???

Ou vc teria uma indicação mais adequada, que se assemelhasse mais?
(Torno a dizer, sou um completo tapado em termos de falantes... Nunca me preocupei muito com isso!)

Led Zé
Veterano
# jun/12
· votar


steel_guitar
Hii cara, tenho conhecimento só Youtoba mesmo. Também nunca fui de ficar experimentando falantes ...Só sei que é umas das mudanças mais efetivas que você pode fazer num amp. Mais do que as válvulas que a galera gosta bastante de trocar . Mas com uma googlada rápida aí, você acha um falante mais indicado pra você. Desculpa por não poder ajudar muito.

a.strada
Veterano
# jun/12
· votar


Acho que o The Wizard ou The Governor, ambos da Eminence, podem ser uma boa no seu caso cara. Se não me engano um deles foi projetado pra ser uma alternativa (bem) mais em conta do Vintage 30.

Só tome cuidado, antes de mais nada, com a resistência do seu amp e falantes. Pesquise sobre a ligação em série e paralelo (esta última é a geralmente utilizada nos combos 2x12) e case seu par de falantes com a resistência do amp.

steel_guitar
Veterano
# jun/12
· votar


a.strada

Pode crêr, meu véio!!!
Eu andei dando uma pesquisada ontem a noite, e realmente, o pessoal sugere muito o The Governor como boa opção (e semelhante, mas não identica) para o V30!
Com ctz, me parece ser uma boa pedida!!!!
Por acaso, seria este modelo né:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-239461175-alto-falante-eminence -redcoat-guitar-series-the-governor-_JM

E o The Wizard, vc conhece bem???
Ele seria ainda menos agudo que o Governor, ou td na msm praia?
Vc consegue me dizer a diferença básica entre um e outro???
Seria este né:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-239460201-alto-falante-eminence -redcoat-guitar-series-the-wizard-16-_JM

Agora... vc tocou num ponto importante ae cara!
O casamento entre o falante e a potencia do amp!
Como devo fazer?????
Meu Fender tem 100watts! Qual deve ser a potencia de cada falante????
Além disso... eles devem ser de quantos omhs? 4, 8, 16?????

Vlw pela força ae, caras!!!
Abraço!

a.strada
Veterano
# jun/12
· votar


Segundo o site o amp trabalha em 4 Ohms. Usa dois falantes de 8 Ohms ligados em paralelo.

A ligação dos falantes pra casar a resistência com o amp é basicamente assim: Ligação em série soma a resistência dos falantes, ou seja, dois falantes de 8 Ohms em série fica 16 Ohms. A ligação em paralelo divide a resistência, que é exatamente o caso do seu amp, dois falantes de 8 Ohms geram 4 de resistência em paralelo.

Tem um tópico aqui no fórum com os esquemas em jpeg dos tipos de ligação, é bem simples. Não tenho o link mas uma busca rápida e vc já acha.

A potência do amp, sempre bom levar em conta mas não precisa quebrar a cabeça muito.Por segurança, basta usar falantes que, somando suas potências, o valor seja igual ou maior que a potência do seu amp. Tecnicamente você pode colocar um falante que não suporte toda a potência do seu amp, desde que jamais o use num volume muito alto, senão você extrapolaria a potência do falante e iria fritar ele com certeza.

Sobre os falantes em específico, acho que o Governor seria mais a sua cara. Ele tem agudos mais "comportados" que o Wizard.

steel_guitar
Veterano
# jun/12
· votar


Valew msm, a.strada!!!

Tá ajudando pra caramba!
Bom... com relação as ligações... me parece simples!
Basta que eu siga o esquema já proposto pelo meu amp, nao é?
Ou seja... é sou eu "imitar" com os falantes novos, a ligação que já está montanda com os antigos... estou certo?????
Sendo assim, eu precisaria de 2 falantes de 12", de 8 Ohms... Positivo e operante????

Pesquisando um pouco mais aqui, realmente o Governor me parece agradar mais! Acho que é mais negocio né?

Entretanto, os exemplares que tenho econtrado deste modelo são basicamente todos de 75 Watts!
Será que meu amp (de 100watts) vai ter potencia suficiente pra empurrar e rasgar o som em dois falantes desse??????????

Valewww!!

a.strada
Veterano
# jun/12
· votar


Basicamente sim, imitando as ligações do seu amp usando dois falantes de 8 Ohms, 12'' e correr pro abraço! Mas ainda assim recomendo procurar o tópico que tem as imagens com os esquemas de ligações, mesmo pra dar uma olhada nos outros tipos e saber identificar de cara cada tipo de ligação.

E seu amp vai ter potência sim, com certeza. Nisso você pode ficar despreocupado. Tenso é ficar com a potência do falante menor que a do amp, se o cara se empolga e aumenta muito o volume do amp arrisca fritar o falante rapidinho.

Agora, sobre o modelo, também acho que o Governor é mais a sua cara, mas eu ainda recomendaria você levar seu amp na loja e testar pessoalmente, se for possível. Assim você pode até testar outros modelos, vai saber se não encontra algum que fique ainda melhor.

steel_guitar
Veterano
# jun/12
· votar


a.strada

Valewwwww meu véio!!!
Ajudou demais!!!
Muito obrigado msm!!!!
Agora é consultar o limite do cartão pra ver se é possivel parcelar as belezinhas!!! HAUIOhau

Muito obrigado!
Abração!

a.strada
Veterano
# jul/12
· votar


Dando um up pra saber como que foi a troca dos falantes. Eae cara como ficou o amp?

steel_guitar
Veterano
# jul/12
· votar


a.strada
Fala meu brother!
Ainda não consegui o par pros testes!
Estou esperando uma loja daqui de minha cidade traze-los, e quando estiverem disponiveis, levarei pra testar!

Mas já vou te adiantar o seguinte!
Sexta passada, minha banda alugou um estudio pra ensaiar!
Chegando lá, encontrei um SS bem simples, falante de 12', pequeno porte!
Não sei nem a marca, pra vc ter uma ideia!
Quando pluguei a teleca no ampzinho e dei o primeiro acorde, caí de costas, irmão!!! PUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUTZ TIMBRE!
Som gordo, encorpado, bem definido, respondia muito bem com os pedais... um timbre realmente macio!
Na hora já corri virar o amp no avesso pra ver o que falante era... e pra minha supresa, tava lá escrito bem grandão: "LANDSCAPE"!
¬¬
Pooo véi.... aí que eu quase desmaiei msm!!!

Mó timbre animal mano... facil regulagem! E na boa, aos meus ouvidos, deu pau no Frontman!!!!

Vc conhece os falantes Landscape???? Sabe da qualidade deles?
E do som????

Valew véio!

a.strada
Veterano
# jul/12
· votar


Cara, acho que esses falantes não são fabricados por eles.

Deve ser tipo o que a Meteoro faz, passa as especificações dos falantes pra uma empresa tipo Selenium, Bravox e etc, eles fabricam especificamente pros amps, não vendem no varejo.

Outra coisa, a DanAmp deu uma atualizada no estoque, tão com vários modelos da Eminence em estoque.

steel_guitar
Veterano
# jul/12
· votar


Pode cre, a.strada!!!

Mais, oq q eu faço cara???
Aquele ampzinho tá dando pau no meu Fender, véi! hUIAOHuiah
Inacreditavel!
Invisto nos Eminence msm, ou me coloco a procurar falantes mais em conta, e que respondam bem ao meu timbre, assim como aquele em que toquei?????

Certa vez, ouvi a seguinte frase: "a grana nem sempre agrada os ouvidos"!!!
Pois é.... tá funcionando comigo agora, mais do que nunca!! hauoiaha!

Valew, mano!

a.strada
Veterano
# jul/12
· votar


Cara, se possível, eu levaria o amp na loja pra testar diferentes falantes ali na hora.

Não sei se essa situação se aplica ao seu caso, mas pra mim isso é o melhor a se fazer.

Agora, o timbre do amp, aí vai do ouvido. Será que o cabeçote era um landscape também, ou era outro bicho lá que por qualquer motivo tiraram o símbolo/emblema/etc.?

Por exemplo, a galera em geral não gosta do Meteoro, e sinceramente eu concordo na maior parte das vezes. Porém tenho um Vulcano G200 há 12 anos, velhinho já o menino, inclusive preciso trocar os falantes q já passaram do nível de ficar peidando, tão se cagando mesmo. E não vendo ele nem a pau. Sempre adorei o canal de overdrive dele (o clean é uma bosta mas nunca o uso, então sem problema). Podem meter o pau nele, falar isso e aquilo, mas eu adoro o o drive que ele tem, nos meus ouvidos ele soa muito bom. Bom, soava, esses falantes precisam ser substituídos urgentemente. E como o Led Zé já falou, os falantes podem transformar seu amp num bixo um tanto diferente do que ele costumava ser.

No fim das contas, sei lá cara aahuahuaahuauuhuahh!

Eu já toquei num Frontman 212 e achei muito bom. Pessoalmente eu pensaria muito bem antes de substituir ele.

steel_guitar
Veterano
# jul/12
· votar


a.strada

Com ctz, cara!!!
Concordo com vc!
Não vou substituir meu Fender de jeito nenhum!
Já cheguei a pensar nisso, e pesquisei um monte de SS's (que é oq preciso, já que não sou profissa, e carrego isso pra td que é lado) buscando um substituto a altura! E não achei!
Afinal de contas, tenho um Fender nas mãos... ótima construção, robusto, ótima potencia....!!! No meu caso, a melhor opção é realmente a troca dos falantes, apenas... e não do amp todo!
Dexa comigo, irmão...! Vou tentar testar nele os falantes que eu encontrar pela frente.... até msm pq, posso me surpreender positivamente até msm com marcas "renegadas" pelo pessoal ae! rs!!!

Valew cara!
Quando eu concretizar a saga, posto pra vc o resultado!
Abração!!!!

Romulompbah
Veterano
# jul/12 · Editado por: Romulompbah
· votar


Olá a todos!

Também tenho um Frontman 212 e chegou um tempo que fiquei até com raiva dele, senti falta de algo… mais precisamente timbre e um som mais quente em volume alto ( o clean embola).

A galera me sugeriu trocar os falantes e tal, mas depois de tanta pesquisa, surgiu outra idéia: trocar de amp!

Depois de muuuuita pesquisa fui afunilando e cheguei em um amp: FENDER HOT ROD DELUXE III

Vi um tópico do famoso Pedrone no Orkut (desenterrei né?, pra vcs verem aonde fui com pesquisa) falando muito bem do timbre e da construção do amp então vem a pergunta: ele é MUITO melhor?

Obviamente por ser valvulado creio q sim mas queria a opinião de quem conhece e pode me ajudar, ou seja vcs do FCC!

E são 100w SS contra 40w all tube… eu vou conseguir um clean em volumes altos com o HRD???

Saudações a todos!!!

p.s: minha primeira participação no fórum, sinto me honrado de estar aqui! =D

inExperienced
Veterano
# jul/12 · Editado por: inExperienced
· votar


steel_guitar
Cara da uma olhada neste site, http://www.cvaudio.com.br/portal/catalog/177
São importadores oficiais da Eminence.
Fiz uma cotação com eles em março, veja ai o que o cara disse.

Segue abaixo:

1 X LEGEND GB128 - R$ 179,15 – (sujeito a confirmação na chegada do embarque ) – frete não incluso


Previsão de chegada no final de março

Formas de envio:

Transportadora com frete a pagar ou retirada no local

Att

Renê M. Filho

CV AUDIO – Comércio e Importação Ltda


Com base na cotação que fiz, e com o mesmo falante que o cara do ML ta vendendo dá +$100 de diferença.

steel_guitar
Veterano
# jul/12
· votar


inExperienced

Valew cara!!!
Mas vc comprou alguma coisa com eles?
Conhece a importadora?
Sabe se é de confiança!!!
Realmente, os preços estão matadores!
Vou cotar os meus Governor's com ele!!!
Brigado aeee! ;)

inExperienced
Veterano
# jul/12
· votar


steel_guitar
1)Mas vc comprou alguma coisa com eles?
2)Conhece a importadora?
3)Sabe se é de confiança!!!


1) Não comprei ainda, pretendo comprar um cabeçote de até 15 w e fazer a caixa eu mesmo, dai vou pegar um Legend ou um The Governor.
2)Pesquise no site da Eminence
http://www.eminence.com/dealer-locator/international/?country=Brazil
Esta CV Audio é representante deles.
3) não sei, só comprando pra saber.

steel_guitar
Veterano
# jul/12
· votar


inExperienced

Valew véio!!!
Vc sabe me dizer se o Legend tem resposta parecida com o The Governor?
É mais grave, ou mais encorpado que o Governor...???
Ou mais médio, mais agudo????

Conseguiria me explicar algo assim, por favor????

Abraço!

inExperienced
Veterano
# jul/12
· votar


steel_guitar
1)Valew véio!!!
2)Vc sabe me dizer se o Legend tem resposta parecida com o The Governor?
3)É mais grave, ou mais encorpado que o Governor...???
4)Ou mais médio, mais agudo????

5)Conseguiria me explicar algo assim, por favor????


1Valew!
2, 3, 4, 5) hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha hhahahahahahahahhahahahah.
Eu também queria saber cara, mas aqueles dados que os fabricantes apresentam eu não entendo é nada. Vejo o pessoal falando muito bem do Governor.
No site da Eminense tem os falantes e é possível ouvir o áudio deles.

Estas respostas os caras mais experientes talvez as tenham, vamos ver se o MauricioBahia ou o ogner ou o carlos adolphs ou o Mauricio Luiz Bertola ou o... Tem muitos foristas experientes por aqui.

steel_guitar
Veterano
# jul/12
· votar


Romulompbah

Véião!!!!
Mas ae pela demora em responder!
Sua pergunta ficou "encavalada" junto com outras ali, e eu acabei nem, vendo!
Mas acabei de ver... foi mal, mano!

Bem... vc tem ctz realmente que não vale a pena investir no Frontman?
Pra vc ter uma ideia, eu to basicamente na mesma situação que vc, mas não estou nem um pouco a vontade com a ideia de troca-lo, justamente por conta de todos os outros beneficios que o Frontman me dá, e que se colocados na balança, pesam muito... a ponto de eu optar por trocar os falantes, ao invés de mandar o amp todo embora!
A não ser queeeeee vc tenha uma graninha legal pra investir, e tenha condições boas de transportar uma valvulado sem grandes dores de cabeça! (Diferente de mim, que preciso levar meu Fender pra cima e pra baixo... e pra td que é lugar..! Por isso, os SS's são os ideais, pra mim!)

Ouço falar muito bm dos FENDER HOT ROD DELUXE III!
Mas nunca tive a oportunidade de testar um!
Quem sabe a galera ae não pode te ajudar melhor nesse quesito!
UP pro Romulompbah ae, rapaziada!!!!

inExperienced
Pois éeeeeeeeeeee veio!! HAOUIHauihIUAHiuhaiUA
Sofro com o msm mal!!! kkkkkk!
Achei que vc já tivesse tocado num Legend, por isso perguntei!!!!
A diferença de preço entre eles é bem consideravel, né?
Pelo menos pra mim!!!!!
Valew msm assim, irmão!

Abraço!!!!

a.strada
Veterano
# jul/12
· votar


Cara, vou te dar um exemplo com meus amps.

Um tempo atrás eu até criei um tópico sobre onde encontrar assistência técnica autorizada pra ampli Crate. No fim das contas entrei em contato com a DanAmp, levei lá e consertei ele. Aproveitei a viagem e acabei pegando um Wizard pra por nele. O bicho transformou cara. Pra começar, um volume que ele nunca teve, graves que ele nunca teve, ficou 10x melhor.

Precisei também fazer uma manutenção no Meteoro. Aquele que eu falei antes que eu adoro o drive. Assim como o crate, já tem mais de 12 anos que eu tenho eles. Pois bem, em casa eu tinha dois Legend 1258 pra usar. Tudo bem que eles juntos aguentam 150w e o amp é de 200w, só não abrir o volume no talo que tá tudo certo. Mas a primeira coisa que se percebe, ele perdeu muito grave. Não tem uma fração do que seus falantes antigos tinham. Comparando com o som que o Crate tá dando, ficou MUITO fraco.

E pra fechar o caso, tem uns 3 meses que eu peguei um Orange Tiny Terror, cheguei a usar esse mesmo Legend 1258 nele, tava legal até (apesar de graves bem fracos) e nesse fim de semana resolvi pegar um Man O War pra ele. Cara... que diferença. O timbre encorpou lindamente, o falante casou muito bem com o drive.

No fim das contas, na minha experiência, os falantes que eu testei da série Red Coat são bem superiores ao Legend. Não que sejam ruins os Legend, por exemplo não testei o V128, mas se for comparar o Wizard ou Man O War com o 1258, a diferença é gritante.

steel_guitar
Veterano
# jul/12 · Editado por: steel_guitar
· votar


a.strada
Pode cre manooo!!!
Muito obrigado por compartilhar conosco suas experiencias!
Tem sido fundamental sua ajuda tbm, véio!!!!


E já que vc falou do seu Meteoro, saca só... ontem fui ensaiar num estúdio, e não levei o amp!
Levei a minha teleca e os meus pedais, e encontrei pela frente um Meteoro Nitrous de 100w (sem preconceito nenhum, pq nunca tive isso).
Liguei o equipo no amp e............... PASMEM! QUE SON-ZE-RA!!!
Caraca meu.... como pode????????????????? 2X10"
Um som macio, encorpado, definido, sem sobras de agudo, mas td bem equilibrado! O drives soando MUITO bem, de maneira muito organica e natural!!!
(lembrando que usei apenas o canal limpo... preciso confessar que o drive dele é bem ruim msm)!

Mas realmente, mano... o canal limpo do negocio me surpreendeu, e muito!
Talvez, minha alegria esteja bem mais pro$$xima do que eu imaginava!!! haha!!!
Sem preconceito ou pretencionismo.... não tem critico melhor que o SEU proprio ouvido!!!! FATO!!!


(Estou em choque, até agora.... sério! =OOOOOOOOOOOOO)

EDIT: Esqueci de comentar que, sem exagero, deu pau no meu Frontman 212... de loooonge, de looonge! (Não sei fico animado ou triste...! HAOUIha)

a.strada
Veterano
# jul/12
· votar


É aquela coisa cara. Eu mesmo não tinha exata idéia do que seria ver o mesmo amp que eu conheço a anos mudar assim só com a troca do falante.

O Crate tá falando MUITO melhor que o Meteoro. O Meteoro em si ganhou um brilho e uma definição que ele não tinha antes mesmo, mas o grave foi absolutamente derrotado nessa transição. E agora sim, posso dizer com absoluta certeza, ele estaria um monstro com um par de Wizard ou Man O War.

Sinceramente, comparando as duas linhas de falantes, não acho que valha a pena investir num Legend se você pode pegar um Red Coat, de boa.

steel_guitar
Veterano
# jul/12
· votar


a.strada
Cara.... sua experiencia pratica tá me ajudando demais, meu!
Vc num tem noção!
É como realmente ter uma nova visão sobre esses acessorios, além de poder ver o leque de opções ser aumentado... Oq ajuda muito na hora de fazer a escolha certeira!!!!
Muito obrigado, véio!!!

Mas.... e agora (haha!... eee duvida "bouaa"! rs!)
- The Governor (que vc msm tinha me indicado, como talvez sendo uma das melhores opções pra mim)?????
- The Wizard (que vc disse que cairam matando com o seu Crate)????
ou
- Man O War (que fechou o show com o seu Tiny Terror)???????????

Lembrando que o meu principal problema é o excesso de agudos (por volta da frequencia 6.4k) que me atrapalham muito!!!!

Acho que estamos chegando na soluçãao, heim!! rs!
Valew irmão!!!

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda e sugestões para troca dos falantes do Fender Frontman 212!