Até quanto volume posso aumentar?

    Autor Mensagem
    slow-hand
    Veterano
    # jun/12


    Galera tenho um amp Vox Pathfinder de 15w e gostaria de saber até quanto de volume posso colocar nele sem estragar? Sabado retrasado fizemos um show em q o guitarrista da minha banda precisou usar meu Vox, nos microfonamos ele, mas seu volume estava no maximo. O circuito do Vox é diferente, o potenciometro de ganho vem antes do botão de boost, assim é possivel conseguir uma distorção mais fraquinha cm o boost desativado. La no show o ganho estava em 35% mais ou menos cm o boost desativado, e tava alto pra kralho msm pra um amp de 15w. Ai eu queria saber cm o volume no max até onde posso colocar o ganho. E ao ativar o boost? Lembrando q qnd aumenta o ganho ou ativa o boost o volume aumenta mto, por exemplo de deixar o ganho e volume em 35% cm o boost ativado a altura é o msm cm volume em 100% e o boost desativado.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    slow-hand

    até quanto de volume posso colocar nele sem estragar?

    Não é indicado você abrir toooooodo o volume master do ampli, até porque o som começaria a "peidar", dá umas travadas...Mas se quiser testar, vá aumentando gradativamente o volume, embora EU NÃO INDIQUE VOCÊ ABRIR MAIS DO QUE 50 / 70% DO VOLUME MASTER...


    Eu passo pelo mesmo problema seu: tenho um ampli valvulado de 7w que não dá todo o volume que preciso, então microfono ele com um volume suficiente pra eu usa-lo como meu retorno e o resto deixo com o pessoal do PA..

    Led Zé
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    slow-hand
    sandroguiraldo
    Mas aqui há uma grande diferença...Os valvulados, principalmente os low watts, foram feitos pra colocar no talo, sem dó. Já os SS , como o Vox Pathfinder , distorcem de uma maneira desagradável e deve se evitar de clipar o power amp.

    james.gurley
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: james.gurley
    · votar


    Amigo, teu amp é de transistor e tem meros 15W, o único problema que vai ter com ele é que aumentando o volume ao máximo ele provavelmente vai distorcer de maneira não muito agradável (notas abafadas ou meio emboladas).

    Se fosse valvulado, colocando ele no máximo o problema que teria, e ainda assim a longo prazo, seria diminuir o tempo de vida útil das suas válvulas e, caso seu amp fosse muito potente como um Fender Twin ou um Marshall JCM, talvez tivesse problemas com seus falantes dependo da caixa que tivesse usando.

    Use seu amp no talo sem medo. Abraço.

    123nove
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    até porque o som começaria a "peidar"
    AUHSUHASUHASUHAS

    slow-hand
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Frago... Mas qnt ao falante? Não tem perigo de zicar ele não? O amp eu sei q guenta no talo sem dó mas preocupo em relação ao falante, será q aguenta isso tudo sem estragar?

    slow-hand
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Frago... Mas qnt ao falante? Não tem perigo de zicar ele não? O amp eu sei q guenta no talo sem dó mas preocupo em relação ao falante, será q aguenta isso tudo sem estragar?

    2Humbucker
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    slow-hand
    Cara,eu acho mais fácil o amp dar defeito, usando no talo, do que o falante.

    slow-hand
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Um falante assim q vem nos combo pra guitarra, como no caso do meu q tem o amp de 15w, o falante tem qnts watts? E aguentam quantos watts de maximo?

    slow-hand
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    up.

    Spect
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    o falante tem qnts watts?

    Veja nas especificações do fabricante.

    E aguentam quantos watts de maximo?

    Veja nas especificações do fabricante.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    slow-hand
    15w, geralmente vem com falante de 30.
    meta o amp no talo, estragar não vai, no maximo o som vai ficar ensurdecedor ou uma merda.

    l.m.g
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ampli mandando onda quadrada pro falante é um veneno, que eu saiba!

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ampli mandando onda quadrada pro falante é um veneno, que eu saiba!

    veneno pra que? pro falante?
    A bobina dele vai carregar uma carga aí, mas provavelmente se o amp dele é de 15, o falante é de 30. Suporta numa boa.
    Isso é lenda, o som vai ficar uma merda, mas não vai estragar, pode diminuir a vida util, mas não estragar.
    Se ele quer só fazer um teste, então pode fazer sem medo.

    slow-hand
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Como assim onda quadrada? Distorção? Q eu saiba a distorção faz mau é ao amp e não ao falante, não?

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    slow-hand
    cara, é o seguite, existem vários tipos de distorção.
    A distorção que é uma bosta é a de crossover.
    O som é , toscamente falando, uma senoide, pedais de drive distorcem essa senoide deixando ela mais linear.
    Sabe qndo voce desliga o amp e ele da aquele "puuf"? Então, é mais ou menos a mesma coisa que voce estar ligando e desligando o amp.
    Mandar "ondas quadradas" pro amp, vão simular isso, e o som vai ficar uma bosta.
    Alguns pedais fazendo quase isso, o big muff é um deles, mas sem chegar ao ponto de ficar ruim. Sacou? É uma "senoide quadrada"

    slow-hand
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    O lance sempre é dobrado? Por exemplo o solo da minha banda tem um amp de 150w valvulado, os falantes dele são de 300w?

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    slow-hand
    não necessariamente, mas a potencia sempre vai ser maior. Se não voce arrebenta a suspensão do falante.
    Eu tenho um cabeçote de 100w que usa 4 falantes de 100W, e soa um monstro.

    Flavio Jr.
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    slow-hand
    por isso que em amps de grande potencia usam mais de uma caixa por ex: fica 8x12 dai
    mas isso depende muito da qualidade dos falantes

    e sobre o limite de volume:
    eu axo que não existe o limite pois
    deve subir o volume até estar agradavel a seus ouvidos
    se ta no talo e não ta dadno som anormal tranquilo
    o som crunchar é normal

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Até quanto volume posso aumentar?