Saída de amplificador valvulado para gravação som abelhudo e feio

    Autor Mensagem
    myigor
    Veterano
    # jun/12


    Galera blzaaa... siceramente fiquei na duvida se postava aqui mesmo ou na parte de gravações e homestudio... mas se não depois eu mudo.. vamos lá..


    Eu tenho um amp BUGERA 333XL 212 COMBO. TOTALMENTE VALVULADO (imagem abaixo):
    http://www.bugera-amps.com/images/lightboxphotos/333XL-212%20INFINIUM_ P0AAE_Back_XXL.png

    O lance é que estou querendo gravar usando a distorção do AMP sem nenhum pedal... estou usando para minhas gravações um interface chamada FAST TRACK PRO, que me serve como um PREAMP também... porém quando eu vou gravar sai um som como se fosse um "metal infantil" todo abelhudo feio d++... a pergunta é.. o que eu preciso para que o som fique "quase original" estou fazendo algo errado???

    Estou fazendo as ligações da seguinte maneira:

    GUITARRA INPUT -> AMP INPUT

    OUTPUT AMP -> INPUT FAST TRACK

    OUTPUT FAST TRACK -> INPUT PC MIC.

    Será que eu preciso de um direct box? sei lá... rsrs... preciso de ajuda..

    Abraços!!

    Bog
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    myigor

    O que você não está levando em consideração é que o falante do amp tem papel fundamental no timbre. O sinal que sai pelo line out obviamente não passou pelo falante, e por isso vai ser SEMRPE diferente do que você ouve saindo pelo falante. Uma das coisas que o falante faz é exatamente atenuar frequências agudas - e essas frequências agudas são responsáveis pela abelhice que você ouve.

    Você precisa de um simulador de falante para consertar isso. Antes de gastar dinheiro, procure na Internet (tem até aqui no fórum) por "cabinet impulse response". Esta é uma das poucas áreas nas quais os digitais são indiscutivelmente mais sofisticados que os analógicos - simuladores de gabinete analógicos são quase que invariavelmente equalizadores glorificados, já os impulse responses codificam o comportamento temporal do falante.

    Led Zé
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    myigor
    Cara, se já tiver o Guitar Rig, abra o control panel e use uma simulação de gabinete. Você ainda pode equalizar graves e agudos, assim como também pode equalizar os volumes dos mics. Simples, eficiente e rápido.

    myigor
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Bog

    Bacana.. não sabia desse detalhe.. vou dar uma pesquisada nesse simulador...

    Led Zé

    Eu tenho Guitar rig 5... boa idéia.. mas tipo.. deixa eu descomplicar minha cabeça.. a ligação continuaria a mesma que eu estava usando antes a diferença é que eu acrescentaria uma simulação de gabinete...?

    vou fazer um teste :D e já em alguns minutos ou horas falo com vcs... rsrs..

    Abraços.

    myigor
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Led zé


    poutsss ficou massa... usando o gabinete rampfire foi o que mais combinou comigo :D até gravei.. da uma olhada no som!!!!

    http://soundcloud.com/iguitarrista/teste-bugera-333xl-212

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: GuitarristaDoNickEstranho
    · votar


    myigor

    E se tiver como microfonar o amp, aí você aproveita as características sonoras do próprio falante dele sem precisar simular.

    Led Zé
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    myigor
    Isso aí, manim! Mete bronca nas gravações agora!

    bicinh
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    myigor
    rapaz, compre um microfone arcano A-57 e mete ele na frente do seu falante, aí voce pga o som do amp puro sem ter o guitar rig "colorindo" ele..

    Led Zé
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    bicinh
    rapaz, compre um microfone arcano A-57 e mete ele na frente do seu falante, aí voce pga o som do amp puro sem ter o guitar rig "colorindo" ele..


    Cara, eu tenho mic também. Te falo que o som da saída emulada passando pelo Guitar Rig soa mais real do que usando o mic. Microfonar é foda, exige muita experiência. Sem contar contar que você precisa de mais de 1 mic para poder captar a ambiência , um bom pré, uma sala com tratamento acústico. Só enfiar o mic na frente do amp fica bem porco....O computer nessa era é essencial. O som fica igual ao que sai do falante, com os ajuste necessários. Já o mic, tem que fuçar horas pra achar algo parecido com o som que sai do amp.

    bicinh
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Led Zé
    eu semper achei melhor microfonar... não sei porquê, eu tenho meio que uma "cisma" quando se mistura som do amp com vst... geralmente uso o A57 no centro do falante e um condenser bem longe pra pegar a ambiencia.. esse é o resultado que mais me satisfaz..

    Bog
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Led Zé

    Concordo em gênero, número e grau. Às vezes fica parecendo que microfonar consiste simplesmente em comprar um bom microfone, mas o verdadeiro segredo está em como usá-lo. Eu já desisti de microfonar amp faz tempo...

    myigor
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    bicinh

    Concordo com o Led Zé tem que ter experiencia e tal.. é tenso as vezes os som sai "xoxu" tipo ja até me orientaram a gravar em linha e também em mic e juntar os dois sons... mas eu hoje eu casa tenho uma MESA DE SOM BEHRINGER XENYX 802 / PAR DE MONITORES ROKIT RP6 / FAST TRACK PRO / KURZWEL SP4 que também uso como controlador... se eu colocasse um microfone eu preferiria comprar um equalizador para ligar na mesa para o som já entrar pocando na gravação, não sou muito de ficar equalizando via software nunca tem o mesmo ganho e definição do que se o som já entrar equalizado....

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    myigor

    poutsss ficou massa... usando o gabinete rampfire foi o que mais combinou comigo :D até gravei.. da uma olhada no som!!!!

    Eu gostei do timbre!

    myigor
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    sandroguiraldo

    A minha guitarra é uma strato que não sei quem fez...rsrsrs.. comprei de um cara que disse que foi feito por um luthier kkkk.... os captadores são dois single coil texas fender no meio e no braço e o famoso JB4 da seymour na ponte.

    Olha que eu nao configuei MIC nem coloquei equalizador não heim.. vou fazer uma sonzeira!!! :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Saída de amplificador valvulado para gravação som abelhudo e feio