Eegulagem de BIAS Marshall jcm 2000

    Autor Mensagem
    André Moura
    Veterano
    # mai/12


    Bom dia amigos,
    Estou substituindo todas as valvulas originais do meu JCM 2000 TSL 100 por valvulas JJ.

    A principio, depois de ler os tutoriais de regulagem de BIAS, teria que deixar a regulagem em 90mV, até ai tudo bem, 20 minutos depois de ligado, ele fica em torno de 70mV, sem tocar nada, e os potenciometros de regulagem ao lado dos 3 pinos de medição estão no máximo.

    Porém quanto toco a todo vapor, os mV chegam a 160, quando paro, retornam aos 70mV.

    Saberiam me dizer se é normal isso? Comprei ele no EUA, e originalmente ele era 220v, algum técnico de lá, alterou para 110v.

    Abraços e obrigado.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    André Moura
    bom eu não sei como vc está regulando o bias. o pessoal daqui do forum me ensinou o seguinte,

    Colocase um resistor de 1ohm 2w no catodo das valvulas de saida as el 34 no pino 1 e 8 jampeados juntos, uma ponta do resistor no jumper, e a outra ponta do reistor no terra,

    se não me falha a memoria, daí mede no catodo das valvulas uma das ponteiras do multimetro e a outra no terra (chasiss do amplificador)

    o valor normal pra 4 el34 é 25mv por valvula.

    André Moura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Então Fábio, no JCM 2000 TSL 100 ele tem 3 pinos de medição com 2 potenciometros de ajuste ao lado.

    Segundo o tutorial, vc liga a ponta vermelha no pino 1, e a preta no 2, ai depois que o amp estiver estabilizado, vc regula o pot para 90mV, depois regulado, passa a ponta preta para o ultimo pino e regula o outro pot da mesma forma.

    Mas o estranho é que com o POT no máximo, ele só chega a 70mV.
    Abraços.

    PEMAMETAL
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    André Moura

    cara voce sabe bem ingles?
    Eu aconselho voce a buscar ajuda no forum da marshall.
    www.marshallforum.com

    Lá tem uns caras que manjam demais, sem querer desmerecer ninguem, mas aqui no fcc pouca gente vai ter experiencia com equipamento de alto nivel como o JCM 2000 ou JCM 800 (no meu caso). Quando preciso de ajuda sempre vou lá. A não ser que algum handmaker ou alguem mais experiente em eletronica apareça aqui no seu topico pra contribuir.

    Eu não entendo nada de eletronica na prática, mas me baseandono que já li, parece que seu amp veio com BIAS frio de fábrica e isso é bem comum em marshall. Talvez vc tenha que associar algum resistor junto com esse trimpot que regula o BIAS pra voce conseguir chegar nos 90mv. mas não aconselho vc a fazer nada do que eu to falando sem consultar alguem que realmente entenda.

    Abraço!

    Flavio Jr.
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    http://www.marshallforum.com/marshall-amps/42754-marshall-jcm2000-tsl1 00-bias-problems.html

    André Moura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Senhores, obrigado pela ajuda, realmente está com algum problema, fui medir após uns 25m ligado e com os trimpots no máximo, cheguei a 70mV e um lado e 45 mV no outro, o som não está me agradando, por isso, falei com o Pedrone, vou levar o AMP até ele para a verificação.

    Abraços e muito obrigado.

    PEMAMETAL
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    André Moura

    Um dos meus JCM 800 ta lá com ele hehehe. Não chega a ser um problema, mas é parecido com o seu, a tensão na seção de pré não está "adequada" se é que existe um valor adequado

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Senhores, obrigado pela ajuda, realmente está com algum problema, fui medir após uns 25m ligado e com os trimpots no máximo, cheguei a 70mV e um lado e 45 mV no outro, o som não está me agradando, por isso, falei com o Pedrone, vou levar o AMP até ele para a verificação.

    Olá André, seu amplificador estava com 1 das válvulas sem funcionar - não por culpa dela, mas pelo resistor de screen que queimou quando aquela válvula derreteu ! Trocado o resistor a regulagem ideal foi facilmente alcançada.

    Estou escrevendo aqui pois não consigo acesso aos seus telefones, pode vir buscar o amp.



    Um dos meus JCM 800 ta lá com ele hehehe. Não chega a ser um problema, mas é parecido com o seu, a tensão na seção de pré não está "adequada" se é que existe um valor adequado


    Olá Paulo, aproveitando o espaço é interessante informar ao pessoal as grandes diferenças entre as séries dos amplificadores. Especificamente no seu caso temos dois JCM800, de épocas diferentes, onde um deles tem tensões que alimentam as válvulas de pré na ordem de 280 Volts (modelo de 100 watts, que ao seu relato tem timbre mais fechado) e outro tem as mesmas tensões perto de 380 volts (modelo de 50 watts, com timbre mais aberto e interessante, segundo sua opinião).

    A experiência com seus amplificadores foi bastante elucidativa, mesmo por que os dois, apesar de serem JCM800 são diferentes neste aspecto, e ainda assim diferentes do esquema "base" divulgado do modelo, que tem as tensões citadas na faixa de 320 Volts, talvez uma escolha de meio termo para o dep. técnico da Marshall.

    No seu caso específico pode comparar o timbre dos dois, e por sua escolha pessoal executamos a mudança para elevar as tensões do modelo de 100 watts, buscando o timbre desejado. É importante lembrar que no mundo da arte - que é onde estamos - o que vale é o que nos agrada. A técnica serve à arte, não o inverso.

    Abraços ,

    Augusto Pedrone.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Eegulagem de BIAS Marshall jcm 2000