Não encontro capacitor de 47pf p/ jcm 800 e agora?

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # mai/12


    Olá estou tentando terminar o meu jcm 800 que estou montando e não encontro nas lojas da minha cidade um capacitor de 47pf que fica ligado entre as placas da valvula inversora,

    aqui na minha cidade tem de 47pf de 50v, eu achei meio baixa a voltagem deste, não acho com voltagem maior a maior voltagem que tem é de 220pf pra 1000v, mas não é o que pede o lay out

    http://music-electronics-forum.com/attachments/16593d1325002563-jcm800 _2204ceriatone.jpg

    não queria alterar o som dele, alguem sabe qual valor eu posso substituir?

    juninhoxp7
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    manda um e-mail pro pedrone q ele te responde entra no site dele e vai em contato.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    juninhoxp7
    vou mandar,



    mas se alguem souber de outro valor, ou se não dá problema de não utilizar este capacitor por favor.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    vishi velho,por ser de tensão diferente acho que não altera o timbre mas o problema é que essa tensão de 50V é muito baixa.pode tentar fazer um banco de capacitores tipo assim

    50v + 50v + 50V + 50V + 50V= 250V
    ---||--------||--------||-------||-------||----
    220pf / 220pf / 220pf /220pf /220pf =44pf

    assim vai mudar o timbre porque não sera 47pf e sim 44pf,mas é tão pouco que não fara muita diferença,o trafo é bem mais critico que isso
    mas acho que esse amp trabalha de 400V a 800V,ai to chutando,mas a tensão é alta. boa sorte e parabéns pelo projeto.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    não consegui alinhar direito os valores com o desenho,mas qualquer duvida posso tentar ajudar.abç

    andrecoelho
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Fábio Santiago

    Dá onde você é? Se for de SP posso tentar ajudá-lo com o capacitor...

    O camarada Luiz_RibeiroSP está correto, a tensão não alterará o som mas sim a capacitância, porém o valor de tensão é importantíssimo dentro do projeto, uma vez que se for menor do que o exigido o componente virá a queimar.

    Abs

    Ramsay
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Fábio Santiago

    Liga 2 capacitores de 100pF em série que resulta em 50pF. Os 3pF a mais não vão dar diferença nenhuma no som.

    Além disso vc encontra capacitores de 47pF no ML.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232308665-capacitor-cermico-47p f-500v-5-unidades-so-r350-_JM

    Nefelibata
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Fábio Santiago

    Le wild gambiarra appears!

    Ramsay

    Humm... retiro o que disse!

    tatus
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: tatus
    · votar


    Eu tenho um aqui, é de mica.
    Te dou ele.
    Onde você mora?

    Fábio Santiago
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    tatus
    moro em sorocaba, me add no face Fabio Santiago, na foto to com uma guitarra branca


    Ramsay
    não queria ter que comprar no mL eu já vi tem 8 por 3,50 mais o frete, q não deve custar muito, mas queria uma solução mais rápida,

    se não der partir pra gambiarra, mas eu queria saber qual a importancia deste componente não amplificador, o que ele faz basicamente?

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Fábio Santiago pelo que entendi do esquema,ele é um filtro pra eliminar uma faixa de alta frequência.essa válvula vai comparar o sinal do master volume com o do presence e esse capacitor vai deixar passar apenas uma faixa de frequência para a etapa de potencia.

    macaco veio
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    o sinal nas duas placas têm fases invertidas, um capacitor entre as duas placas curto circuita o sinal (uma fase anula a outra). Como o capacitor é de baixissimo valor , so anula a faixa de altissima frequencia acima da faixa audivel, anulando assim possiveis interferencias de ondas de radio ou oscilaçôes de alta frequencia (assovios agudissimos, hiss, etc). Em circuitos transistorizados um capacitor de ate uns 300pF não se nota diferença nenhuma no som (é usado entre 50 a 200pF), mas como ai é valvula e suponho que a impedancia é muito mais alta, então imagino que fica mais sensivel aos valores dos caps. Pode se fazer o teste, ligar sem capacitor e com capacitores de diferentes valores. Que me corrijam se eu estiver falando m****.

    tatus
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: tatus
    · votar


    Fabio, eu não uso facebook, msn, orkut, só uso e-mail.
    Manda uma MP pra mim com seu e-mail.
    Depois eu tento enviar por carta para você.
    Por enquanto pode usar o ampli sem ele que não terá problemas.
    Quando tiver com o capacitor em mãos pode até colocar direto no soquete, entre os pinos 1 e 6.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    tatus
    blz é killer-kikuchi@bol.com.br to aguardando.

    macaco veio
    se eu ligar por enquanto o de 200pf que foi o unico que achei na loja o que pode ocorrer?

    macaco veio
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    nada, vai fucionar normalmente, em teoria enquanto maior o valor do cap mas vai roubar o brilho do som (na posição em que ele está no circuito). 47 pra 200 não é uma diferença grande então talvez não afete em nada. Digo talvez poque nunca fiz o teste num ampli a valvula, num transistorizado com desenho de circuito parecido não afetaria em nada este valor. Tudo depende da impedancia do estagio amplificador. Enquanto mais alta impedancia mais sensivel fica entre a diferença dos valores.
    Quanto a voltagem, é de praxe usar caps com voltagem maior do que a voltagem total, no caso ali seria maior que 250v, porem na posição que o cap está a diferença de potencial (voltagem) entre uma placa e outra é menor que 10v então um cap com voltagem acima de 30 v daria conta do serviço. Mas o bom senso é usar acima de 250v.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    macaco veio

    fiz o teste e percebi o seguinte:

    com o gain no maximo e master no 3, o som fica bem agradavel

    quando eu aumento o master no 5 metade e daí pra frente o som perde agudo e o grave permanece perde aponto de eu colocar o agudo no maximo e o presence no maximo tb pra obter o timbre do master no 3.

    o que pode estar ocorrendo? eu já rivisei inumeras vezes o circuito e está tudo certo, desconfio q pode ser o trafo de saida,

    será que estou certo?

    se for aonde posso comprar um que seja compativel com o jcm 800 de 4 el34, e que eu possa comprar facil e seja confiavel?

    macaco veio
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    li em algum lugar do forum sobre o efeito de Loudness que é quando em baixos volumes se tem a percepção que está faltando graves. Nesse caso ai não seria isso? ao aumentar o master, aumenta o ganho, entao o volume de graves aumenta dando a sensação que perdeu os agudos. Isso será mais desnivelado ao girar o pot, se estiver usando um potenciometro Linear no master (pelo esquema é um Logaritmo).
    quanto ao trafo, a grosso modo um trafo mais parrudo (laminas metalicas maiores) tende a reforçar as baixas frequencias como nos trafos de ampli de contrabaixo (vamos deixar claro que é a grosso modo de dizer porque tem muito mais parametros envolvidos), então é o caso de se comparar o trafo que esta usando com o trafo original. Se todas as voltagens estão dentro dos conformes como manda o figurino, então pouco se pode fazer pois os valores de componentes ja estão todos ajustados para o equilibrio perfeito da configuração do esquema proposto.
    Antes de qualquer alteração de valores, deve-se ter a montagem com todos os valores de componente igual do esquema, so então analisar o som. Então no caso de o trafo não ser original eu experimentaria primeiro mexer no valor do resistor de 100k que realimenta do trafo no pino 7 pra ver o que aconteceria, na tentativa de algum ajuste pra melhorar o som. Eu não mexo com valvulas a muitos anos, so analiso o comportamento das peças pelo desenho de esquema. o Carlos Adouf que é a pessoa mais indicada pra opinar.

    tatus
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: tatus
    · votar


    Fabio,

    Qual a idade das válvulas?
    Válvulas velhas, tanto de pré como de power dão essas diferenças quando são exigidas e já estão gastas.
    Se estiverem ok verifique as tensões de todo o circuito para ver se batem com as tensões originais.
    Depois pensa no trafo de saída.
    Verifique somente se ele esquenta antes de mais nada, pode ter algumas espiras em curto, o que vai mudar a impedância dele e consequentemente o espectro.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    macaco veio
    tatus
    as valvulas são novas tem menos de 6 meses de uso so em teste so em casa mesmo nunca toquei com elas por mais de 2 horas seguidas.

    todas as tensoes estão proximas as tomadas de casa variam muito tem hora que tá 123 tem hora que tá 115, aí por diante, mas de manhan q a força tá boa em torno de 125, todas as tensões ficam bem proximas, mas vou tornar a medir so pra ver se tudo está nos conformes,

    qual é a impedancia correta do primário do trafo de saida pra eu medir tb pra ver se tá correto?
    o valor pra mudar do 100k da realimentação poderia ser 47k que consta nos marshall plexi pra ver como ele se comporta?

    tatus
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Fábio, eu não sei a impedância. Tem que ver na página dos caras que fornecem o esquema e o layout.
    Verifique se a realimentação vem do tap certo.
    No esquema do plexi esse resistor de 47k se comporta da mesma forma que o de 100k no seu esquema.

    Ramsay
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Fábio Santiago

    A impedância do primário do trafo de saída do JCM800 é de cerca de 3400 ohms, mas não dá pra medir com multímetro.

    O multímetro no caso, na escala de ohms só serve pra determinar se o primário do trafo está em curto.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ramsay
    blz já dá pra ter uma referencia se eu quiser substituir o mesmo, não consegui achar a impedancia na net.


    macaco veio
    Carlos Adouf
    tatus
    o efeito Loudness que parece ser o meu caso como eu posso minimizar ele?

    macaco veio
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Repare que o resistor de 100 k de realimentação está tambem conectado ao terra atravez do enrolamento do trafo (diferentes trafos com diferentes numero de espiras etc. poderiam dar alguma diferença ai), alem de introduzir o sinal de volta no pino 7 o resistor tambem ajusta o ganho de certa forma. Se colocar um resistor de 47k em serie com um potenciometro (como resistor ajustavel) de uns 220k ou 470k, podera observar a diferença sonora pra melhor ou pra pior enquanto toca. Outro detalhe é o capacitor de .1 que vai desse resistor no pino 7, em alguns esquemas o valor é de .022. Isso sugere alguma influencia nos graves e agudos modificado atraves da realimentação. Outro detalhe é o controle de Presence que nada mais é do que um circuito de filtro abafador (tipo usado em guitarras), atua no sinal que vai realimentar, mudando o valor do pot se pode ter maior ou menor atuação. O circuito em cima dessa valvula é um inversor de fase tipo espelho invertido, então supõe-se que o que tiver no pino 2 deverá ser proximo do que tiver no pino 7 (com fase invertida), assim se tiver uma determinda impedancia de entrada no pino 2, espera se que se tenha algo parecido no pino 7 mais ou menos ajustados pelo resistor de realimentação de um lado e o potenciometro de master do outro. Então penso eu que uma discrepancia muito grande entre um lado e outro faria o master não atuar satisfatoriamente ao gira-lo quanto a essa linearidade na frequencia parecendo que está mais grave num ponto do pot do que no outro. Não tenho certeza do que estou dizendo, estou apenas supondo por uma analise de desenho. Na prática pode ser outra. De qualquer forma essa sensação de efeito Lowdness acontece em qualquer sistema de amplificação. Acredito que no caso de sua montagem por alguma razão (talvez o trafo) esse disbalanceamento no pot de master esteja ocorrendo exageradamente. Então seria uma questão de se tentar ajustar alguns componentes apenas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não encontro capacitor de 47pf p/ jcm 800 e agora?