Ligar um cabeçote com duas caixas

Autor Mensagem
fabiotropia
Veterano
# mar/12


E aí pessoal!
Estou com um Laney GH100L e duas caixas GS412IA e gostaria de saber como faço para utilizar as duas caixas com apenas um head!

Saídas do head: 1 - 16OHM 2 - 8OHM 2 - 4OHM
Impedância de cada caixa: 16OHM

Obs: Na própria caixa há um Imput e um ''link'', gostaria de saber qual a funcionalidade desse último citado

Outra dúvida, também estou com outro head, aliás, outro GH100L, e gostaria de saber como faço para UTILIZA - LO EM CONJNTO COM O OUTRO HEAD!!

PS: se eu usar os dois head's, eu posso continuar utilizando DUAS CAIXAS APENAS EM UM???

AS OPÇÕES ATRÁS DO HEAD SÃO: SE PUDEREM TAMBÉM GOSTARIA DE SABER QUAL A FUNÇÃO DE CADA UM
''SEND''
''SIDE CHAIN'', ''INSERT'', ''BYPASS''
''RETURN''
''FX RETURN LEVEL''
''SLAVE IN''
''SLAVE OUT''


Agradeço!

marcioguita
Veterano
# abr/12
· votar


*8 ou 4 ,nao 40 e 80
tem que ver a impedancia dos falantes
dois de 4 em serie da8 ,e 2 de 8 em paralelo da 4
busque o google. Tem mt coisa

marcioguita
Veterano
# abr/12
· votar


Use as 2 juntas , caso sejam 16 ohms.em paralelo,(posit. com posit. e negativo com negativo) com o ampli chaveado em 8 ohms.
Tem bastante coisa na busca falando de send return.
Se nao tiver pratica,evite mexer com eletricidade.
Abcs!

carlos adolphs
Veterano
# abr/12
· votar


fabiotropia
Ligue o link de uma caixa na entrada da outra.Na primeira caixa puxe um cabo PP 1,5mm com plugs P10 entre o input e a saida de 8 ohms do G100H.Não pode usar os dois Heads com as duas caixas apenas em um.Nesse caso vc liga cada Head em uma caixa, usando a saida de 16 ohms.Como vc agora tem dois heads e caso queira usá-los com a mesma guitarra, eleja um deles como Master.Nesse Master vc vai fazer todos os ajustes que queira para timbrar o som da guitarra.Feito isso, vc vai conectar um cabo P10-P10 de guitarra(blindado) curto, entre o jack "SLAVE OUT" do Master(1º ampli)para o "SLAVE IN" do escravo(2º ampli).No segundo ampli vc vai apenas dar volume master geral, pois através do link "slave in", ele vai obedecer os comandos do ampli Master.Agora vc já sabe para que serve o slave in-out.O SEND vc usa para para mandar sinal para uma pedaleira externa e o SIDE CHAIN para pegar o sinal dela de volta(é o famoso loop de efeitos), como loop paralelo.O INSERT pega o som de volta da pedaleira como loop série.Deve ser usada apenas para efeitos de modulação(echo, reveb, phaser, flanger, vibrato), nesse loop.O potenciometro FX Return Level ajusta o ganho do loop de efeitos.O BYPASS é utilizado para por um foot e fazer o som passar direto do pré para o power(FLAT).
Tudo isso está bem explicado no download do site da Laney.Agora deixa de moleza e toca baixar os manuais.Abcs.

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


o meu tem uma saida de 4 ohms e outra de 8 ohms, tenho uma 212 de quatro ohms e uma 4x12 de oito, se eu ligar as duas ao mesmo tempo nas respectivas entadas pode acontecer de queimar o cabeçote?

ejames
Membro Novato
# ago/20
· votar


eatguitar
o meu tem uma saida de 4 ohms e outra de 8 ohms, tenho uma 212 de quatro ohms e uma 4x12 de oito, se eu ligar as duas ao mesmo tempo nas respectivas entadas pode acontecer de queimar o cabeçote?

Vai tocar no Maracanã?

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/20
· votar


Qual é o seu cabeçote? Já consultou o manual?
Em anos de guitarra, geralmente, não se usa caixas com diferentes impedância, geralmente a impedância mínima é 4ohm, e geralmente quando vc liga duas caixas elas ficam em paralelo, e geralmente não se deve ligar saídas de diferentes impedâncias ao mesmo tempo. Então não faça isso sem antes consultar o manual, porque a chance de dar merda é grande.

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


é um handmade plexi 50 watts, tem uma saida de quatro e de oito ohms. nao faz muito sentido pra mim pq o som sai do cabeçote e vai pros falantes e nao ao contrario, entao pq queimaria o cabeçote? a saida nao seria igual pra qualquer tipo de falante e o problema nao serria que os falantes queimassem? entao usar uma saida de quatro ohms pra uma caixa com impedancia igual e ao mesmo tempo usar a saida de oito em uma caixa com impedancia de oito nao seria a mesma coisa? pq queimaria o cabeçote se ele fica neutro nessa situaçao? tipo continua fazedo o mesmo trabalho que faria ligando ums caixa só, nao é?

makumbator
Moderador
# ago/20 · Editado por: makumbator
· votar


eatguitar

Você está enganado. Ao ligar caixas com impedância errada o mais provável de queimar é justamente o cabeçote, e não as caixas. É claro que o cabeçote não fica “neutro” e nem faz o mesmo trabalho, ele vai queimar exatamente por estar submetido a um cenário com impedância muito baixa.

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


pq?? serio eu n consigo entender pq tecnicamente quem "manda" a eletricidade é o cabeçote entao a caixa seria a passiva, nao é?entao como pode ela queimar o cabeçote?

makumbator
Moderador
# ago/20
· votar


eatguitar

Quanto menor a impedância total, mais potência o sistema exige do amplificador, por isso ele queima, chega a um ponto em que a potência requerida é maior que o máximo possível para o amplificador em questão produzir, e aí ele vai para o saco.

Se quiser entender em detalhes sugiro você pesquisar na internet sobre o assunto.

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


é como se os falantes "sugassem" a potencia do amp e quanto mais, mais potencia "sugada" e por isso mais necessidade de alimentaçao do head pra caixa?

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


como se os falantes fossem um buraco negro? e o amp materia?

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


como se os falantes fossem um buraco negro? e o amp materia?

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


e a potencia do cabeçote a capacidade de geraçao de matéria?

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


e por isso teria que fazer mais trabalho e consequentemente quemaria? tem alguma forma que eu possa usar as duas caixas nele como por exemplo um cabo y ou pedais abbox??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


eatguitar
Não.

makumbator
Moderador
# ago/20
· votar


eatguitar

Essas duas caixas nesse amp não. Se ambas fossem de 8ohm você poderia usar as duas ao mesmo tempo, mas não é o caso. Só pode usar uma delas.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/20
· votar


Cara, estude a lei de ohm, talvez dê uma clareada na mente sobre porque o ampli queima.
Bem basicamente, o ampli é uma fonte de tensão e ele acha que vc vai conectar uma carga de Xohms. Se vc conecta uma carga menor, ele vai mandar a tensão que precisaria pra ter aquela potência específica naquela carga específica (a carga que ele acha que vc conectou), mas vc.colocou ele numa numa condição diferente, e vai mandar mais corrente que o que deveria por a carga serenor, ultrapassando o limite dos componentes e fritando tudo.

Cara, não ligue as duas saídas ao mesmo tempo, vai dar merda.

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


oi, eu estive pensando..
e se eu comprar um cabo y e ligar na saida de 4 ohms a caixa 212 de 4 ohms e a 412 de oito? tecnicamente o amp vai ta mandando a mesma potencia que estaria pra 212,ainda dividida por mais quatro falantes, a 212 estaria recebendo a quantidade normal e a 412 estaria trbaalhando com folga, certo?

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/20
· votar


Com um cabo Y vc estará ligando as caixas em paralelo, e a impedância equivalente é de 2,6 ohms.
É a pior opção possível.
O que dá pra fazer é ligar as caixas em série, que vai dar 12 ohms, e ligar o conjunto na saída de 8ohms. Mas daí vc perde potência (headroom)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


eatguitar
Vai queimar...

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


pq?

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/20
· votar


eatguitar
Porque as caixas ficam em paralelo e a impedância equivalente é de 2,6 ohms, praticamente metade da que deveria.
Vai queimar

Edmarcio
Membro Novato
# ago/20
· votar


O porquê vai queimar você só saberá quando estudar eletrônica. Todos acima já responderam sua pergunta, mas pra entender exatamente como funciona um amplificador, impedância, máxima transferência de potência, só estudando amigo.

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


oi, tem como eu ligar essas duas caixas em paralelo e poder usar ao mesmo tempo as duas??

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


o contrario de paralelo eu quis dizer

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


série*

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/20
· votar


eatguitar
Isso já foi respondido, leia os textos acima.

eatguitar
Membro Novato
# ago/20
· votar


não tem nenhuma maneira de eu ligar esse cabeçote nas duas caixas?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligar um cabeçote com duas caixas