Autor |
Mensagem |
diehlguitars Veterano |
# mar/12 · Editado por: diehlguitars
Olá amigos,
fazem uns bons 8 anos que acompanho o fórum para tirar dúvidas e ler sobre guitarras, amps e efeitos. Já inclusive ajudei em alguns posts, mas acreditem ou não, já perdi 3 contas por esquecer dados e não consigo recuperar a senha pelo mail! Vamos ver se nessa tentativa eu consiga manter ativo meu nick!
Bom, tirando o monólogo acima, criei esse post para publicar, na medida do possível (ou seja, bem lentamente), gravações de meu amp, o Bruschi G40 mod. Postarei gravações: * De ensaios de minha banda com câmera filmadora de mão (Kodak Zx5, recomendo para filmar shows também!); * Microfonadas em casa (com volume baixo, mas sempre buscando manter o Master em pelo menos 12h; * Microfonadas com volume ensurdecedor (muito raras, quando consigo levar o amp nos finais de semana para a empresa de um familiar e "arregaçar" o volume!)
Espero com isso ajudar os amigos, que tanto já me ajudaram no passar dos anos, na escolha de um ótimo amp valvulado, . Dúvidas, sugestões, críticas são sempre bem-vindas, estou aprendendo a fazer gravações (antes fazia com POD, bem mais simples). Meu objetivo não é mostrar minhas limitadas habilidades, mas sim colocar o timbre (fantástico) em evidência.
Sobre o equipamento usado nas gravações: * Netbook; * Placa de som externa: Focusrite Saphire 2i2 usb * Microfone: Shure Sm-57 mexicano; * Amp: Bruschi G40 "mod" (o "mod" refere-se às alterações que o handmaker Edson Brusche fez nesse amp: 2 canais com equalização compratilhada; boost regulável; 2º canal com distorção muito forte; chave de mudança de equalização de frequências (equalização em V, clássica no metal); footswitch para trocar de canais, ativação de boost e reverb; * Guitarra: Ledur modelo custom "Fly DD": corpo mogno, braço neck-thru de marfim, tampo quilted maple, caps Bill e Becky Lawrence/Wilde L500-XL e L500-R; ferragens e Floyd Gotoh com big block e D-Tuna EVH. O floyd está apenas fazendo "dive bomb", pois está bloqueado pelo Tremolo Stopper da Floyd Upgrades pela facilidade de set-up e manutenção da afinação, já que utilizo afinação drop-D a todo momento; * pedais: explico conforme a utilização nos exemplos.
Vou começar com gravação de estúdio feita agora em março/2012 após 3-4 anos sem tocarmos juntos - até que quebramos o galho!
Pedais usados: MXR GT-OD (boost com ganho 0 no canal sujo) e EFX Maximizer (no front do amp, pois estava sem tempo de fazer ligações no loop, kkk!):
Logo que der posto sons de gravações microfonadas que tenho aqui.
Outras gravações novas/antigas aqui: youtube.com/user/DiehlGuitars?feature=watch - só para quem tem estômago forte!
Espero ajudar, um abraço!
|
diehlguitars Veterano |
# mar/12 · Editado por: diehlguitars
· votar
Timbre Microfonado, gravação caseira. Equalização do amp, pedais, posicionamento do mic: ver fotos no vídeo. Pedais usados: * MXR GT-OD sem ganho, apenas boost * Maximizer EFX Pedais no loop. Música: pequeno trecho da música Dead Winter Dead do Savatage. Perdoem os erros, mas fiz em 1 take e era isso. O foco aqui será sempre o timbre, dificilmente terei tempo de me esmerar numa gravação 100% sem erros, pois faço isso apenas como diversão e o tempo é curto. Outras info de equipo: veja o início do post (guitarra, placa de som, etc,,,). P.S.: usei o master do amp em volume 7 (+-14h) e, como o som ficaria ensurdecedor e seria despejado de meu prédio, usei o maximizer no loop com o LEVEL bem baixo como controle de volume. Funcionou muito bem no teste pelo timbre que consegui, pelo menos pelo meu gosto de timbre. Mas ainda sinto que não é o som que escuto aqui, que fica ainda melhor, huahau!
[T]
|
Deco_ufrj Veterano |
# mar/12
· votar
diehlguitars usei o master do amp em volume 7 (+-14h) e, como o som ficaria ensurdecedor e seria despejado de meu prédio, usei o maximizer no loop com o LEVEL bem baixo como controle de volume.
ha 8 anos lendo o forum e ainda não aprendeu que não adianta aumentar o master e abaixar o level do pedal? o som ficou melhor por causa do maximizer, mas continua não tirando o som das valvulas de power tão desejado
|
MauricioBahia Moderador |
# mar/12
· votar
diehlguitars
Acho que esses Bruschi devem ser sensacionais. Pelo menos a aparência impressiona.
Bom, aqui nos meus fones a gravação microfonada achei boa, apesar de bem seca. Isso é gosto.
As gravações em estúdio como Kodak são ótimas pra registrar e, dependendo do posicionamento do mic o resultado pode ser ainda melhor. Eu uso um Zoom H4 que grava apenas áudio, mas a câmera do celular quebra um galho pra captar o vídeo.
Enfim, gostei do resultado. :)
Abs
|
carlos adolphs Veterano
|
# mar/12
· votar
MauricioBahia Os Bruschi são realmente bons, falei com o construtor na Expomusic 2010.Eles tem o ampli e uma caixa com power valvulado, que vc pode fazer um Full Stack bem bacana.Pode comprar só o ampli e depois completar com a caixa ativa.Tudo valvulado.Abcs.
|
Led Zé Veterano |
# mar/12
· votar
diehlguitars Gostei da textura do amp em overdrive. Me pareceu granuloso ou crunchy, como queiram. Grava uma agora com o master aberto sem nada reduzinho o sinal no loop. Não precisa de ser no 7 mas uns 4,5 ou 5 ehehe. Abrax
|
diehlguitars Veterano |
# mar/12
· votar
MauricioBahia Valeu pela dica Mauricio - um amigo vai levar num próximo ensaio um grvador digital (não sei se esse modelo da zoom que falou ou outro) e iremos testar como fica a captação. Achando um bom lugar para captar o som, podemos deixar o gravador parado e usar a câmera sem alterar a qualidade do som, como acontece com essas filmadoras compactas. Mas em shows, como falei antes, é impressionante a qualidade do áudio. Parece às vezes melhor que algumas gravações ao vivo BEM antigas de bandas velhonas, huahuaua!
carlos adolphs oi Carlos, eu comprei essa caixa que comentou com o Edson anteriormente (é a SA80), para dar som e facilitar o uso de pedaleiras. É muito boa, e testei também com esse amp, fica um som absurdo! É uma parede sonora, mas em casa impraticável de usar, e em ensaios só se eu contratasse um roadie para carregá-la, pois já sofro com o G40 e seus mais de 20 kilos, kkk. Apenas um adendo: essa caixa é transistor[u][/u], não é valvulada! Ela é feita assim para não modificar o som que sai de pedaleiras e mesmo do G40 que tem saída slave (som sai todo trabalhado - pré e power - indo apenas para outros falantes).
Led Zé e MauricioBahia Obrigado pelo "elogio" (direcionado ao amp, não a mim, kkk).
|
diehlguitars Veterano |
# mar/12
· votar
Deco_ufrj olá Deco, que bom que você tem bem mais conhecimento que eu para me orientar nas gravações que faço, pena que não pode daí escutar o timbre e escolher o que ficou melhor, considerando as limitações da gravação já faladas antes. Daqui, meus mais de 15 anos de ouvido de guitarrista moldado com os equipos mais podres que pode imaginar, e que foi sendo trabalhado com o passar dos anos com equipos gradativamente melhores, mostrou que o timbre ficou pouco melhor assim, pelo menos nesse rápido teste. Hoje, felizmente confio muito mais nos meus ouvidos do que nas "verdades absolutas" que se tem aqui e em outros lugares.
Amigo, tenha certeza: nesse amp e nessa gravação, o maximizer apenas dá uma pincelada no som. De forma alguma o som gravado tem influência forte do maximizer, ele não está salvando um timbre ruim. Acredite, ele é totalmente dispensável desse set para ter excelente timbre, mas ajuda muito a moldar ainda mais, e por isso gosto tanto de usá-lo. Já toquei poucas vezes com o volume no talo (ao ponto de caírem coisas no chão na empresa onde estava) e não vi uma diferença tão absurda de qualidade entre timbrar com o master no 4, 5, 7, 9 em se falando de overdrive/distorção para tocar metal, mas nesse caso aqui "apeteceu" mais os ouvidos assim. Para crunchar som limpo concordo contigo a maravilha que é, e pude experimentar pessoalmente isso. Mas essa não é tanto minha praia.
É aquilo: estudo como tratar pessoas há 12 anos e tenho certeza de minhas limitações, imagina em meus 8 anos de cifraclub + uns outros de revistas de guitarra, kkk.
Vou tentar gravar aqui quando possível o que levantou e comparar friamente para ver o quanto de diferença dá para perceber na gravação (pois escutando não é tão perceptível, acredite, nessa utilização que eu trouxe aqui - som para metal). Será um excelente teste, e muito útil para eu ter mais certeza como como gravar melhor esse amp e ajudar o pessoal aqui quando tiverem a mesma dúvida, pois a idéia geral que se vende é que o amp tem que estar estourando para ter timbre decente, e ao menos ouvindo nem de longe é assim. Ao menos nesse amp! ;]
|
Led Zé Veterano |
# mar/12
· votar
diehlguitars Obrigado pelo "elogio" (direcionado ao amp, não a mim, kkk). hahahaha...Que isso , cara. Tocou bem. É que eu fiquei prestando mais atenção no som do amp!
|
MauricioBahia Moderador |
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
[off] Nada como users educados! :)
|
Deco_ufrj Veterano |
# mar/12 · Editado por: Deco_ufrj
· votar
diehlguitars o que eu quis dizer é que não adianta colocar o master alto, e abaixar no pedal... você pode colocar o pedal no volume normal, e deixar o master baixo que o resultado vai ser igual... se não for, é por que o pedal influencia de maneira diferente... é a mesma coisa o cara que aumenta o volume do som em casa, mas abaixa no pc... deixar o pc alto, e abaixar o som vai dar na mesma...entende? e se tratando de valvulado, as pessoas em geral procuram um valvulado pra extrair o som de valvula de power... e pra isso, só com som alto...
Edit: ou usando um atenuador de potencia...
no mais, o timbre ficou otimo... mas é impossivel qq pessoa escutar do mesmo jeito que você escuta aí, pq tem a compressão do som pelo youtube, tem a diferença do som de cada um, etc... mas o timbre ficou otimo...
|