Técnicas de Microfonação

    Autor Mensagem
    Lúcio Gomes
    Veterano
    # abr/06


    Aí pessoal, eu estava querendo me informar mais sobre microfonação de amps para gravação e shows. Já fiz algumas pesquisas sobre o assunto na internet mas não consegui descobrir muita coisa.

    Queria pedir umas dicas sobre que tipo de microfone usar para tal tipo de amplificador, para a obtenção desse ou daquele timbre, posicionamento de microfone e no que isso influi, microfonação de dois ou mais amps ("wall of sound" que chamam? não sei...), utilizando mais de um microfone, entre outros. Qualquer dica que você puder dar eu agradeço!

    Se possível, queria também informações sobre a construção de uma sala especificamente para a finalidade de gravação de amplificadores.

    Mods, fiquei em dúvida se o tópico deveria ficar aqui na parte de Amplificadores ou na parte de Gravação e Homestudio. Se eu tiver postado no fórum errado, por favor coloquem o tópico no lugar.

    Valeu galera!

    Michael Vlcek
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Michael Vlcek
    · votar


    impossivel vc ter pesquisado na net, usado a busca, e não ter visto q:

    1 - SM 57 ou similar é o mic standart para se gravar guitarra na boca da caixa.

    dependendo de onde vc o posicionar em relação ao falante, vc terá o timbre diferenciado.

    posicionando o mic a cerca de 5cm da tela da caixa:
    com o mic virado pro centro do falante, os graves vêm mais agressivos, o som tem mais peso.
    com o mic virado 45º para o cone do falante, o som tem menos graves, e é menos sharp (duro, agressivo, ríspido).

    outra coisa q se faz tb é usar mais de um mic na gravação
    colocar um microfone condensador para captar a ambiência da sala é algo muito feito tb.

    ou então colocar um mic atrás da caixa de falantes, para ganhar peso (atentando para o cancelamento de fase...)

    enfim, são multiplas as opções.
    recomendo q vc entre no site da Shure americana e baixe os pdfs q têm lá sobre técnicas de microfonação.
    é um bom começo.

    não dá pra escrever nada muito aprofundado por aqui, nao é mesmo?
    mãos à obra!

    PS:

    sem contar q comentei apenas as possibilidades de microfonar a caixa com o mic a 5cm de distancia.
    vc pode colocar mais afastado um pouco, tipo uns 15cm, ou então o mic pendurado em cima da caixa, pegando o falante com a capsula "de lado"..

    enfim...
    leia lá o faq

    AugustoPedrone
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Outra dica é ler de cabo à rabo a Bílbia do áudio brasileiro:

    www.audiolist.cjb.net - seção FAQ

    Lá tem praticamente TUDO escrito por quem sabe das coisas, e em português.

    Leitura obrigatória para profissionais, amadores e curiosos do ramo.

    enigmabox
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Eu usava sm57 para captura de audio de instrumentos e sm58 para voz.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    enigmabox

    e sm58 para voz.

    aí é ruim.
    o 58 é legal só pra fazer ao vivo ou overall...
    pra gravação multipista nem rola bem..

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    qual seria a melhor posiçao para pegar exatamente o som natural que o amp solta ( de preferencia clean) vlw

    Igormusic
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Alex guitar man
    qual seria a melhor posiçao para pegar exatamente o som natural que o amp solta ( de preferencia clean)

    Só ficar de frente pra ele hahaha

    Não tem muito disso mano, é como querer saber qual equalização deixa o som mais próximo do que sai da guitarra...

    A microfonação também faz parte da timbragem.

    De forma genérica, você pode pensar:
    Centro = agudo;
    Borda = graves;

    Tem também a inclinação, distância, o microfone usado, falante e etc...

    EEEU, gosto de deixar o microfone mais pro lado da borda, mas não reto, deixo ele levemente inclinado pro centro. Não gosto do som rasgado, então busco mais graves e pego o que "vaza" de agudo.


    O negócio é testar. Timbre é timbre!!!
    Uma dica é ligar o microfone no pc (ou PA, ou retorno), colocar um delay longo depois dele, tocar uma frase ou acorde, e ouvir a repetição já microfonada, até achar o ponto que te agrada ;)


    Abraços!!!

    Michel_Wylde
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Igormusic
    colocar um delay longo depois dele, tocar uma frase ou acorde, e ouvir a repetição já microfonada

    Ou comprar um loop station... hehehe.. brincadeira.. (com o loop station vc pod ficar testando por horas as posicoes do mic... ^^ )

    TonyBrux
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ou comprar um loop station

    Brother aproveitando, posso dar um loop antes da pedaleira de um acorde e fazer o mesmo esquema pra ir timbrando a mesma naquele acorde até eu achar o timbre ideal ... ?

    DINO EK
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    SABE o melhor jeito de deixar o microfone na posição que ira o agradar? Liga o microfone em algum lugar e ai coloca ele em tudo quanté posição e ve qual mais lhe agrada e fica mais perto do som do amp!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnicas de Microfonação