Extension Cabinet Fender Hot Rod Deluxe 4x10.

    Autor Mensagem
    thevir
    Veterano
    # mar/12


    Olá a todos, desde de já agradeço a ajuda.

    Estou com quatro falantes Jensen Mod 10, 50 watts, 32 ohms.
    Gostaria de saber se o Hot Rod consegue tocar o 1x12 Jensen 50watts que vem nele e mais os 4x10 50watts no extension cabinet.
    Estou perguntando isso por que vi que o Deville que é 60 watts toca 4x10 de 30 watts, e o Deluxe tem 40 watts.
    Obrigado novamente. Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Júlio Bergo
    Conseguir tocar é uma coisa, ficar bom é outra.Se vc ligar os 4 em paralelo, terá 8 ohms.Supondo que o casamento de impedâncias fique correto(tem que ver pelo manual), vc terá 20W no 1X12" e mais 20W para ser dividido entre os 4 de 10, o que dá 5 W para cada um.Pouco, né? O aumento de área pode dar uma diferença de volume, mas peso, não dará, devido à baixa excitação dos altofalantes.Abc.

    Cesinha Realeza
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Mas aí nessa situação Carlos Adolphs, o que deve-se fazer?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Cesinha Realeza
    Para melhorar o rendimento, eu desativaria o alto falante interno quando usar a caixa de extensão ou faria um power, sómente, para a caixa de extensão.Se vc desativa o alto-falante interno, vc aplicará os 40W nos 4 de 10, que pela simples divisão de potencia, trabalhará com +3dB, em relação ao arranjo anterior.Veja que quando usa o AF interno junto com a caixa externa, vc diminuiu a potencia aplicada em - 3dB, no AF interno.Isso vai reduzir seu rendimento sonoro.Para que a caixa externa seja interessante, é necessário que seu ganho SPL sobrepuje a perda de potencia por divisão introduzida pelo arranjo.Raciocine em algo como seu carro, motor 1.6, tem uma velocidade final de 120 km/h.Agora vc passa a rebocar um outro carro igual, vc vai andar, mas conseguirá chegar à mesma velocidade final?Óbvio que não...Agora vc põe um motor igual em paralelo com o do seu carro, vai conseguir acelerar o conjunto à velocidade final?Sim, vai, e se o carro rebocado tem pneus slick, vai ter menos arrasto que o seu e pode ser que vc consiga uma velocidade final um pouco mais alta, mas não muito.Com as caixas é mais ou menos isso.Vc pode ter um volume ligeiramente maior, mas perde peso, potencia.Para uma efetiva melhora sonora vc precisa do dobro da potencia e o quadrado da área para o dobro do SPL ou instalar altofalantes que tenham maior rendimento por sensibilidade.Fazer gambiarra é facil, obter bons resultados necessita estudo e entendimento.É como tomar esteróides, vc aumenta os músculos, mas morre do coração...Abcs.

    Cesinha Realeza
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Carlos Adolphs.
    Cara, entendi o raciocínio, mas já me desculpando pela minha ignorância, o que é SPL? hehe

    Cesinha Realeza
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Já achei! Valeu aí Carlos pela explicação!!! Abçs

    thevir
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Olá.
    Pelo que eu entendi a pressão sonora será diminuída e o timbre ficará comprometido por esse motivo. Correto?
    Acho que o cálculo dos ohms está correto. São duas saídas de 8 ohms, com possibilidade de se colocar um plug "fazio" no primeiro jack de saída tornando a segunda saída 4 ohms.
    Não sei se isso pode ajudar nessa configuração de caixas. (1x12 + 4x10)

    Uma outra dúvida. Há algum risco de danificar o amplificador, pelo fato dos falantes terem mais watts do que o amplificador produz?

    Muito obrigado Carlos Adolphs e demais.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Júlio Bergo
    Danificar, não danifica, mas não espere grandes resultados com tudo ligado junto.

    thevir
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Júlio Bergo
    Júlio Bergo
    Júlio Bergo
    Júlio Bergo
    Júlio Bergo

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Extension Cabinet Fender Hot Rod Deluxe 4x10.