Valvulados para ensaio e apresentações

Autor Mensagem
Rafa Cichini
Veterano
# mar/12


Pessoal,

Tenho pesquisado muito sobre o que tem disponível de amps valvulados de até R$ 3.500.

Sei que alguns destes amps foram discutidos em alguns tópicos do forum, pois muito do que pesquiso está neste forum, porém senti falta de um lugar que consolidasse uma série de opções de amps que gira entre R$ 2.500 até R$ 3.500. (considerando a compra em esquemas como GangMusic)

LIstei alguns e gostaria da opinião de vocês para me ajudarem na escolha. Para facilitar na ajuda, vou tentar explicar o que estou buscando.

Na minha banda atual tocamos sons como Live, Nickelback, Pearl Jam, Foo Fighters, Creed... Uma linha pop rock que mulher adora. Tocamos normalmente as que estouraram em rádios. Nesta banda temos algumas músicas próprias, e quero imprimir o estilo que gosto nas músicas que fazemos e nas músicas que tocamos. Em alguns casos preciso de um pouco mais de peso nos drives, algo mais puxado pro grave, mas não gostaria de limitar minha escolha só para estes covers que fazemos.

Em casa toco um som mais clássico e possivelmente me reúna com um pessoal para tocar algumas coisas mais clássicas como Rolling Stones, Hendrix...

O estúdio que eu ensaio tem um Marshall Valvestate e odeio o som dele, pois com drive ele embola tudo.

(Como referência, toco com strato tenho uma Fender American Standard e uma Fender Richie Sambora 1997 com mini humburkers seymour no braço e na ponte e no meio o captador original dela. Meu set de pedais: dois TS9 Ibanez, Fulltone OCD, Jackhammer, SharedMaster Marshall, Vox 847 Wha, Phaser 90, Boss DD-3.)

Abaixo segue a lista que fiz, considerando, facilidade no transporte, a premissa de ser valvulado e de estar dentro do valor que estipulei como justo para investir neste momento :) Alguns desta lista me preocupam por talvez serem amps que para saturar as vávulas precisasse de um lugar muito grande.

Fender Hot Rod Deluxe III 40w 112
Fender Hot Rod Series Blues Junior III 15W
Fender Hot Rod Series Blues Junior NOS 15W
Fender Hot Rod DeVille 212 III 60W 212
Vox AC15C1 Custom 15w 212
Blackstar HT 20 Studio 20w
Blackstar HT 40 40w
Orange Tiny Terror Combo 15w
Marshall Class 5 - 5w
Marshall MA Series MA50C 50W 112
Marshall Haze MHZ40C 40W 112
Laney VC 30 - 30w(112 ou 212)
Line 6 Spider Valve™ - 40w (112 ou 212)
ACEDO 290
PEAVEY VALVEKING 112 ou 212
Peavey Classic 50 212 - 50w
Peavey Classic 30 112 - 30w

freudunddrums
Veterano
# mar/12
· votar


pro teu estilo eu ia de de blackstar , ou orange,ou peavey (não conheço todos q vc citou).

os que eu contra indico
o vox saturado não chega no campo da distorção (mesmo no top boost) e sim do overdrive então eu não indicaria , como voce nao curtiu o som do valvestate eu não indicaria nenhum dos marshalls ,alem de que provavelmente usa muito som limpo pq essas bandas q vc falou costumam alternar na mesma musica sons limpos e sons pesados na mesma musica , logjo marshall não é muito legal tb . o haze eu ja toquei uma vez e n curti muito.line 6 eu contra indico , porque é muito legal valvula com circuito digital quando funciona , mas se der pau onde tu vai arrumar alguem que saiba concertar um sistema valvulado misturado com chips?e os fenders pela mesma razão do vox (ficar muito no campo do overdrive).

acho que oque voce prescisa é um amp de mais de um canal , que chegue em um timbre higain , mas que tenha um limpo legal alem de agir bem com pedais, bem estilo do mesa boogie rec(n sei escrever) eu não sei quais desses ai encaixam melhor no perfil , mas pesquisando tu descobre , boa sorte!

Rafa Cichini
Veterano
# mar/12
· votar


Opa valeu pela dica. O Blackstar cheguei a testar o HT-1 e havia gostado bastante para ser meu ampli de estudo.

É exatamente o que você falou. A maioria das bandas e sons que toco na Versão Delta seguem esta onda de clean e explodem com uma distorção / drive pesado meio que numa turbina de avião :)

Cheguei a ver um Mesa e gostei por ele ser bem pequeno e ter chave para trabalhar com 5 w ou 25 w. Porém mesmo no esquema de trazer dos EUA sai cerca de 5.000 e está fora do valor que topei gastar.

Do blackstar acha que vale a pena o ht-20 ou o ht-40. Pelo que vi o 40 tem umas coisas mais legais e parece que em volume e ponto de saturação não muda muito para o ht-20.

Eu até gostei do Hot Rod Deluxe III. O Drive não tem o peso que tem o Blackstar, mas pensei que talvez empurrando com meus pedais pudesse dar um som legal.

Você conhece este ACEDO? http://www.acedoaudio.com.br/?page_id=883

Parece um amp interessante, mas não conheço ninguém que tenha tocado em um ACEDO ou tenha tido um e que pudesse me dar referências.

Estou buscando um amp para longo prazo, algo que possa me acompanhar por longos anos :)

freudunddrums
Veterano
# mar/12
· votar


Rafa Cichini
nunca toquei no acedo ,mas pelo q li no forum ele parece ser muito bom . talves amanhã quando o pessoal mais experiente ler teu topico eles vão poder te ajudar melhor q eu. mas acho q o perfill do amp blackstart independente do modelo é oque mais se encaixa no que pareceu ser teu perfil , de qualquer forma , boa sorte , tenha paciencia pq quando vier o pessoal te ajudar tudo vai ficar muito mais facil .boa noite!

carlos adolphs
Veterano
# mar/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Rafa Cichini
Boas.Se vc quer saturar válvulas, esquece todos os Fenders listados.Os circuitos de Fender são projetados para preservar o clean ao máximo(questão de filosofia de projeto).Em contrapartida, se vc quer explosões de drive, vc terá que entrar no campo da potencia maior, pois nas menores potências, devido à característica do som proposto, vc perde peso ao entrar na área de drive.Fuja, então dos baixa potencia.Fuja dos Marshall Haze, tem problemas de projeto.Na linha analizada vc fica então com as seguintes opções:
- HT Blackstar 40
- Marshall MA50C
- Line6 Spider Valve 212
O Acedo é muito bom, mas nas apresentações, vai faltar potencia.
A linha Valvulada da Peavey apresentada, não é recomendada pois tem circuitos muito criticos, extremamente sensíveis às variações de rede e dão muita manutenção, quando usados sem estabilizador de voltagem ou vc coloca algum componente não original.Vai ferir sua proposta de ampli de longa vida.
Abcs.

Alfredo Massoni
Veterano
# mar/12
· votar


Rafa Cichini
Eu tenho um Tiny Terror e um Marshall Haze, quanto ao Orange, com certeza irá faltar versatilidade p o q vc quer, pois ele possui apenas um canal e não possui loop, com uma saturação baixa até rola usar modulações, porém se vc saturar um pouco mais..... ferrou....., mas este amplificador possui um timbre maravilhoso !!! Quanto ao Marshall Haze, este aqui é adorado pelos críticos de plantão......... pode ter dado muito problema no início, porém comprei o meu a 6 meses e nunca tive nenhum problema, é um puta amplificador, os efeitos não são os melhores, mas quebram um galho, eu particularmente não os utilizo, mas o timbre dele é muito bom, possui um ótimo clean e um bom drive, chega tranquilamente no tipo de som que vc quer, se quiser algo mais pesado.... colocar um DS-1 p empurrar as valvulas !!!!!

como voce nao curtiu o som do valvestate eu não indicaria nenhum dos marshalls

Dai forçou né...... só faltou escrever p vc não comprar um JCM800 caso vc não tenha gostado do som do valvestate........

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Alfredo Massoni
Os Haze são bons até darem o primeiro problema, qualquer desbalanceada no circuito e vai tudo pro saco, são a versão Marshall, eletronicamente falando, dos Valveking.Veja que em nenhum momento estou me prendendo à qualidade de som, mas sim nos aspectos de construção eletronica/manutenção.Os Fenders,por exemplo não tem excitação na inversora, suficiente para saturar as power, mas o som é excelente.Amplificador novo, funcionando, sempre é bom.O brabo é dizer isso após a primeira pane.Abcs.

Led Zé
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs
Bom, que eu saiba , os Haze que deram pau foram os primeiros lotes dos combos de 40w. Inclusive teve até um recall desses amp nos EUA . Mas quanto ao mini stack de 15w, ainda não achei nada sobre defeitos dele n a net. Só os velhos comentários xenofóbicos dos ingleses e americanos.

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Led Zé
Sim ,pode ser, Zé, mas o problema do rapaz é que a coisa precisa de mais de 15W, e os de 40 eu não confio.Abcs.

sobrevivente
Veterano
# mar/12 · Editado por: sobrevivente
· votar


carlos adolphs
O Acedo é muito bom, mas nas apresentações, vai faltar potencia.

Eu estava muito a fim do Acedo 290, e eu usaria ele com banda e pequenas apresentações também. Onde eu toco eu posiciono o meu LV100 para mim, servindo de retorno e microfono para o som sair no PA. Ao tocar nesse esquema com a minha banda, o meu amp se demonstra um pouco fraco, coloco ele no volume 8/10 e ainda com o clean boost ativado do Prodrive II!

Considerando que eu preciso de um clean a um volume legal, você acha que pra minha aplicação, o 290 seria uma boa?

Ah, em uma apresentação que eu fiz, para umas 600 pessoas, o esquema foi o mesmo: amp microfonado, virado pra mim como retorno.

Rafa Cichini
Veterano
# mar/12
· votar


freudunddrums

Valeu pela ajuda. Já ví que o tópico começou a dar uma esquentada com boas dicas :)

Rafa Cichini
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs

Verdade os Fenders preservam muito a qualidade do clean. Que eu diria que é quas imbatível. Ele manda bem nos crunchs. Fica com um som aveludado bem legal! Mas realmente o drive dele não passa nem perto do que eu preciso. Aí pensei neles, pois eu poderia usar drive no pedal para empurrar mais peso.

Mas se eu acabar pegando um na linha do Blackstar aí vou incluir na minha wish list um Fender Champ 600 de 5w pra tirar um som em casa :)

Vou dar uma olhada com carinho neste Line 6 também. Eu curti a versatilidade dele porém dizem que por ter muito circuito digital misturado com as válvulas o risco é grande de penar com ele na manutenção.

O Blackstar eu testei o HT-1 uma vez e adorei, mas não comprei por que eu ainda não tinha muitas referências da marca e me preocupou muito o fato de só a Made In Brazil trabalhar com ele. Então fiquei pensando na garantia e manutenção dele.

Valeu pelas dicas ;) Estão ajudando bastante. Afinal investir esta grana precisa de muita pesquisa. Como a lista inicial que fiz é enorme, minha idéia aqui é restringir a lista em uns 5 ou 6 amps para testá-los com meus pedais e minhas guitas. Afinal no escuro, sem testar não dá pra arriscar.

Rafa Cichini
Veterano
# mar/12
· votar


Alfredo Massoni

Agora fiquei mais curioso sobre este Haze. Tem uma galera do lado A e a outra do lado B. Alguns amam e alguns odeiam.

Você usa ele em apresentações e ensaios? Timbre legal mesmo??? Quais pedais usa com ele e com qual guita?

Abs

Rafa Cichini
Veterano
# mar/12
· votar


sobrevivente

Eu acho que o Acedo pode ser uma opção, mas pelo que entendi do projeto o forte dele não é o clean. Ele pega mais para o drive e hi gain. Acho que pra você que busca um bom clean e num volume bem alto, o Fender Hot Rod Delux III, pode ser uma ótima opção.

Pelo que ví ele fala mesmo muito alto e tem um clean muito legal.

Referências que podem ser úteis:
http://www.youtube.com/watch?v=J1XIjDBvH_Q
http://www.youtube.com/watch?v=hzQDp4W3wSc
http://www.youtube.com/watch?v=f9HCrJFAcxU

Pelo que ví o Vox não vai servir pra você, pois o clean dele vai crunchar quando aumentar muito.

elchapa
Veterano
# mar/12
· votar


Fender Hot Rod Delux III cara sem duvida!

O melhor clean de toda essa lista. Eu sou suspeito, meu lance é blues, entao eu preciso de ótimos cleans.

Péssimo drive para o seu estilo, mas de tiver um bom set de pedais, Fender Hot Rod Delux III com toda certeza!

Del-Rei
Veterano
# mar/12
· votar


Rafa Cichini
Cara, por curiosidade... O que são esses 112 e 212 ao lado dos amps...?

Um aceno de longe!!!

Rafa Cichini
Veterano
# mar/12
· votar


Del-Rei

Estes 112, 212 e 410 é a configuração de falantes.

112 = 1 falante de 12''
212 = 2 falantes de 12' (famoso twin)

410 por exemplo é a configuração do Hot Deville da Fender com 4 falantes de 10'

Abs

Del-Rei
Veterano
# mar/12
· votar


Rafa Cichini
Huuummm... saquei!! Faz sentido, hehe.

Eu tenho o Vox AC15 C1.
Dá uma sacada nos meus tópicos, fiz vários vídeos usando ele e outros pedais. De repente pode te ajudar em algo.
Inclusive tem um sobre o próprio amp...

Um aceno de longe!!!

Rafa Cichini
Veterano
# mar/12
· votar


elchapa

Com este amp Delux III você consegue tocar com ele em casa para estudar ou o volume dele no 1 é ensurdecedor???

Toca com ele em ensaios e apresentações? Tem algum som que você toca que precisa de um drive mais forte? Se sim com qual pedal resolve isso???

Eu gosto bastante do som do fender, porém meu medo é ele não ser nada versátil quando eu precisar de um som um pouco mais pesado. Não toco metal, mas toco algumas coisas pro grunge, classic rock, hard hock e em casa curto tirar sons puxados pro blues, hendrix, vaughan, buddy guy...

Abs

Delson
Veterano
# mar/12 · Editado por: Delson
· votar


Marcando pra acompanhar o tópico, pois tenho dúvidas semelhantes.

Estou de olho no Acedo 290, mas tem o 296 e o 302... Difícil... kkkkkkkk

Drive30
Veterano
# mar/12
· votar


Rafa Cichini

Cara , analisando isso ai e o que voce falou. Eu iria de Laney ou Peavey. Todos os outros amplis eu tenho contras o que voce falou e vou listar, (com exceção dos black star que não conheço.)

Fender - > Esquece todos, não vai te dar o ganho necessário, a nao ser que atoche uns pedais overdrives nele. Pelo que voce falou que toca, tipo nickelback/creed.

Vox - AC15 -> Ja toquei em um, curti o timbre , tem um ganho até legalzinho mas acredito nao ter headroom suficiente para alternar clean/drive, teria que testar.

Orange - > Seria tudo otimo mas só 1 canal da pouca versatilidade para o que voce quer, se fosse somente sons com drive era uma boa opcao.

Marshalls - > Desses todos ai, só curto o Class 5 , que eu ja tive inclusive. Timbre animal, mas esqueça o clean, minimo headroom. 1 canal só tambem.

Laney VC30 - > Boa escolha para o que voce quer, os graves dos amplis da laney sao sempre presentes e nitidos, ja que vc disse que precisa de mais grave ai, 2 canais, da mais versatilidade, pra mim a melhor escolha, agora, pra tocar em casa 30 w é esporrento hein, e é pesadinho o bicho.

Line 6, Acedo - > Nunca toquei nao sei dizer

Valveking - > Tem as mesmas vantagens do laney ai em cima, seria minha segunda opcao, gosto do timbre, mas o Carlos Adolphs disse que da problema, ai ja não sei.

Peavey Classic - > Vai a mesma explicacao para os fenders, acho pouco ganho para o que voce quer.

Ja pensou em tentar pegar um head + caixa? voce levaria somente o head para o ensaio, esses pequenos de 15w acho que dao conta de ensaio , talvez nao em show, algo de 30w seria ideal, é menos trampo de carregar do que combo.

Rafa Cichini
Veterano
# mar/12
· votar


Drive30

Ja pensou em tentar pegar um head + caixa? voce levaria somente o head para o ensaio, esses pequenos de 15w acho que dao conta de ensaio , talvez nao em show, algo de 30w seria ideal, é menos trampo de carregar do que combo.

Mas com o head eu conseguiria ligar ele em outro amp?? Pq o estúdio que ensaio é um combo valvestate.

Eu havia amado uma cabeça da Orange, Dual Terror. Achei muito legal pois ela tem chave para 7w, 15w e 30w, então ajudaria para tocar em casa. Mas aí comecei a pensar em ter que levar cabeça e corpo e comecei a desanimar, pois no passado tive um cabeça e corpo (não valvulado), e era um pouco sacal transportar. Como não faço apresentações constantemente, o meu problema é para os ensaios. Carregarei toda semana o amp, pois quero o meu amp comigo sempre que eu tocar.

Drive30
Veterano
# mar/12 · Editado por: Drive30
· votar


Rafa Cichini

Cara todo ampli é head + caixa, só que em combos eles estao embutidos numa coisa só. Na maioria o head do combo é ligado por um cabo para o falante, é so ver atrás. O valvestate é assim, se for esse o ampli do estudio dá tranquilo, agora uma coisa que voce tem que se ligar é na resistencia, quantos ohms. O valor de ohms do head tem que ser o mesmo do da caixa, ou na pior das hipóteses menor.

O dual terror é bem legal , mas tem outros amplis com essa opcao de reducao de watts tb, VHT, Engl tem uns heads pequenos legais.

Edit: agora 7w ainda é alto para valvulado hein, dependendo do objetivo, mas pelo menos nao vai ser aquele esporro ensurdecedor.

Rafa Cichini
Veterano
# mar/12
· votar


Drive30

Moro em apartamento. Qualquer valvulado vai ser muito alto. Por isso o chaveamento para reduzir a saída é interessante. Não resolve, mas ajuda um pouco.

Provável que para estudo não seja a melhor opção, então ou vou manter o amp que tenho para estúdio ou pensar num bem pequeno para estudo. No caso do blackstar eu poderia ter algo parecido para estudo comprando um HT-1 depois.

Eu gostei do som do Laney que você fez bons comentários. Ele parece legal. Se tiver alguma outra indicação nesta faixa de preço e que se encaixe nestas necessidades, estou aberto a analisar também, testar e considerar para a compra.

Drive30
Veterano
# mar/12
· votar


Rafa Cichini

Pois é, dificil encontrar um valvulado que sirva para estudo e show ao mesmo tempo. Para estudo mesmo nem precisa de ampli, hehe. desplugado mesmo. ou entao usa no PC hehe.

Rafa Cichini
Veterano
# mar/12
· votar


Mas para estudo me preocupo menos. Tenho algumas alternativas para resolver este problema. Tenho um Marshall de 15w transistor que uso para tirar as músicas.

Gosto bastante de um amp Fender Champ 600 para ter em casa só pra estudar. É bemmm pequeno e dá pra levar para viajar e tal.

Ou ainda o que você disse. Desplugado ou até mesmo no iRig que tenho. Posso tacar direto no fone de ouvido :)

Minha dúvida é mesmo qual pegar para os ensaios e apresentações. Estou cansado de tocar com amps diferentes. Quero ter um que me resolva isso e que eu com o tempo passe a conhecer ele cada vez mais. Isso ajuda demais para chegar no timbre que agrada mais ou até mesmo resolver as diferenças de se tocar em lugares diferentes.

Rafa Cichini
Veterano
# mar/12
· votar


Uma dúvida que me surgiu agora seguido de uma idéia... como é possível trabalhar com dois amps? Tipo um pro clean e um pro drive? É algo simples de resolver? Um line selector resolve?

PQ aí posso considerar comprar um amp versátil agora e depois de um tempo (bom tempo) um com um clean como um fender.

Del-Rei
Veterano
# mar/12
· votar


Rafa Cichini
Uma dúvida que me surgiu agora seguido de uma idéia... como é possível trabalhar com dois amps? Tipo um pro clean e um pro drive? É algo simples de resolver? Um line selector resolve?

Resolve! A merd* é ficar carregando 2 amps pra shows. Carregar 1 já é uma tristeza... Imagina 2.

Viu meu último post....?

Um aceno de longe!!!

Alfredo Massoni
Veterano
# mar/12
· votar


Rafa Cichini
Eu uso ele p ensaios, tenho q utilizar o volume dele no máximo no 4, se passar disso o outro guitarrista fica triste.... Uso ele com duas guitarras Ltd, uma EC-1000 com captação SD, JB na ponte e 59 no braço e uma EC-500 com captação EMG 81/60, quanto a pedais, ainda estou montando um set, no momento só tenho um DS-1 da Boss e um Chorus da MXR... Quanto ao timbre, posso dizer q estou muito satisfeito, possui um timbre muito bom, tanto no clean quanto no drive, não irei entrar em detalhes do tipo.. ah é aveludado.. é quente... e blabla....o q posso dizer é q o timbre é muito bom, tipicamente valvulado !!!!!

carlos adolphs

Cara não tenho um conhecimento técnico sobre amplificadores muito aprofundado, realmente vc pode estar certo sim de tudo q falou, mas no meu caso, literalmente paguei p ver...... até agora é só alegria... espero q continue assim !!!!

Rafa Cichini
Veterano
# mar/12
· votar


Alfredo Massoni

Eu acho que o grande lance mesmo é este que você falou. É testar e você gostar. Com certeza muitos olhariam minhas guitarras ou set de pedais e falariam que não é legal que tem coisas melhores. Acho que existe uma coisa que é qualidade... e a outra é gosto. Dentro dos que são vistos realmente como projetos e fabricantes de qualidade aí você pode procurar o seu som.

As vezes errando é que se acha o som, faz parte :). Cara essa sua EC-1000 com os captadores originais era legal? Ví uma custom, meio dourada e me animei com ela. Eu tinha uma Epiphone Les Paul Standard e curtia ela para fazer um som mais pesadinho. E como ouvi falar super bem das LTD pensei em considerar ela numa possível loucura de comprar mais uma guita :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados para ensaio e apresentações