amplificadores valvulados, qual melhor pro meu estilo!

Autor Mensagem
luiztx
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Além do que, microfones estão ai pra isso né?

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


Enfim, não sei quem te disse isso, mas não é verdade. Um valvulado de 15w (com um bom falante, obviamente) aguenta pequenas apresentações sem problemas, a não ser que você precise do clean mais imaculado e não aceite um "semi-clean". Dá para chegar em volumes consideráveis com um amp desses. Você vai fazer apresentações em festivais ao ar livre ou coisa do tipo?



Concordo plenamente.

HMec
Veterano
# mar/12 · Editado por: HMec
· votar


Bog
em um outro topico eu estava falando sobre um amp meteoro que eu tenho de 15w, (a msm potencia do orange) perguntei que se eu comprasse um falante de 20 daria pra fazer apresentações com ele, olha o que me responderam :

Um falante de 20... sabe que não é isso né, o tamanho do falante não é responsável pela potencia do ampli, entendi que quer saber se um ampli de 20w dá conta de apresentações, mas ...Não dá para se apresentar com 20W, em qualquer lugar com um público mínimo o seu som vai sumir, ou saturar sua caixa que vai trabalhar no volume 10 o tempo todo, se quer algo para apresentações pequenas, no mínimo 50w

isso me matou... :(

Bog
Você vai fazer apresentações em festivais ao ar livre ou coisa do tipo?

Cara o lugar que eu vou fazer cabe umas 150 pessoas( mais nunca da isso) vai umas 50, ele nao é todo fechado, mais tbm nao é totalmente aberto.

Led Zé
Veterano
# mar/12
· votar


HMec
Cara, ele estava falando de um amp SS ...20w valvulados com um falante de 12" é som que não acaba mais. Pode ir com certeza em um de 15w ou 20w.

HMec
Veterano
# mar/12
· votar


Led Zé
hm.. boto fé demais.. então continuo com o orange TT :D esse amp é show

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


HMec

Vou tentar explicar resumidamente. Quando você exige muito do amp, ele chega em um ponto que o power satura - neste ponto, ele passa um pouco da potência nominal das especificações. No amp transitorado, esta saturação é feia, e você normalmente pára de aumentar o volume antes de ela chegar. Do contrário, o amp começa a dar estalos e "peidos". No valvulado, é o oposto: quando ele começa a saturar é quando o amp está no seu melhor. Este é o momento em que você fica com vontade de aumentar o volume AINDA MAIS. O valvulado vai comprimindo os picos do sinal, começa a dar um crunch que afeta mais os começos das notas, e que varia de acordo com a força da palhetada. É o "sweet spot" do amp, onde a famigerada dinâmica do valvulado dá as caras. E mais que isso, a compressão aumenta consideravelmente a sensação de volume.

Some a isso o fato de que normalmente se usam falantes de 12" e boa sensibilidade em valvulados de 15w, ao contrário dos falantezinhos genéricos de 8" que transistorados da mesma potência costumam receber, e... Volá: um Tiny Terror ou Night Train serve tranquilo para ensaios e apresentações menores. Para falar a verdade, eu até quis um valvulado de 15w para usar em casa, mas simplesmente não conseguia deixar o amp no volume ideal - é muito alto para usar no quarto!

HMec
Veterano
# mar/12
· votar


Bog

Valeu velho, esse seu comentário me deu uma esclarecida e tanto, vlw msm!

Some a isso o fato de que normalmente se usam falantes de 12

velho pq normalmente se usam falantes de 12 ?
Andei pesquisando em um forum aqui e vi um post dizendo que o falante tem que ser 30% a mais do que a potencia do ampli, e tbm menor do que o dobro da potencia, sendo assim em um ampli de 15w o falante deve ser de 19 ate 30 (arredondando), isso ta certo ou e mais uma informação errada ? vlww

esclarecendo melhor, to mto tranquilo com o orange TT pois posso tocar o hard rock que eu curto, mais na hora do metal, msm adicionando um pedal pra isso, ainda faltaria uns graves ( esse amp nao tem tanto grave assim) por isso a minha preocupação com os falantes! um falante maior que 12 resolveria isso ? vlww

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar


HMec
Andei pesquisando em um forum aqui e vi um post dizendo que o falante tem que ser 30% a mais do que a potencia do ampli

Você está confundindo as coisas.

12" = doze polegadas. Este número se refere ao diâmetro do falante.

O que precisa ser maior que a potência do amp é a potência suportada pelo falante. Normalmente, você usa um falante que aguenta 30w com um amp que manda 15w. ***Este é um OUTRO número***, que não tem nada a ver com o tamanho do falante. E não sei de onde que precisa ser menor que o dobro. Meu headzinho de 2w (é dois watts) faz par com um falante que aguenta 30w.

E um falante de 30 polegadas seria uma aberração, eheheh. Para guitarra, é raro usar falantes maiores que 12". 15" é mais para baixo, e mais que isso você pode esquecer.

ainda faltaria uns graves ( esse amp nao tem tanto grave assim)

Muito dos graves não vem do cabeçote, e sim do gabinete com o falante.

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


Bog
um Tiny Terror ou Night Train serve tranquilo para ensaios e apresentações menores.
ganhei de graça uma dica que tava procurando!

que tamanho de apresentação? se for um lugarzinho fechado (tipo um barzinho de rock) com umas 100 pessoas, dá?

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


kiki
que tamanho de apresentação? se for um lugarzinho fechado (tipo um barzinho de rock) com umas 100 pessoas, dá?

Acho que dá e sobra. Eu na verdade nunca usei nenhum dos dois nestas situações (até porque ao vivo eu só tocava violão), mas já vi várias vezes pessoas tocando em bares pequenos (espaço fechado, 100 a 200 pessoas) com amp de 15w. A única coisa que não dá para ter aí é um clean-super-limpinho.

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


Bog
o/ valeu!
A única coisa que não dá para ter aí é um clean-super-limpinho.
saquei, vai ficar sempre saturado o bichim!

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


kiki
saquei, vai ficar sempre saturado o bichim!

Mas no comecinho da saturação, nem dá para reparar. A gente percebe mais compressão e que o som fica mais "estourado" no comecinho das notas, fica mais "percursivo" por assim dizer. Esta entrada suave no drive é uma das maiores diferenças dos valvulados para os transistorados.

Agora, infelizmente minha experiência com estes amps é mais brincando em lojas e vendo os outros tocarem. Como dito, meu "número" sempre foi na verdade voz e violão. E hoje em dia, é só eu, as paredes, e os vizinhos, hahaha. Eu uso um amp de 2w. Com o volume na metade. =P

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


Bog
Eu uso um amp de 2w
cite nomes

Como dito, meu "número" sempre foi na verdade voz e violão.
esse é meu drama atual: não tenho "número", só toco de brincadeira.
enquanto não me formalizar em alguma banda, não sei se toco baixo, violão ou guitarra, e aí não sei onde devo investir em equips... na duvida do pesquisando tudo o que tem de pequeno e bom!
=p

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


kiki
cite nomes

Vox Lil' Night Train

O irmãozinho menor do Night Train!

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


Bog
O irmãozinho menor do Night Train!
vixe tem um menor ainda!
o pior que nao é tao mais barato que o de 15w
=p

trouxe do nihon?
nao tem um sobrando aí pra mim?

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


kiki
trouxe do nihon?

Sim. Paguei 250 dólares no set head + caixa.

nao tem um sobrando aí pra mim?

Nope. =P

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


Bog
Sim. Paguei 250 dólares no set head + caixa.
quando voltar lá traz um pra mim.
boa noite.

Led Zé
Veterano
# mar/12
· votar


kiki
Eu uso um Tiny Terror na mesma situação que você quer. Aguenta numa boa. Eu uso sempre em 7w com humbuckers, o que dá uma saturada legal. Em 15w com singles de baixa saída você tem bem mais headroom e consegue uns "cleans" legais.

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


Led Zé
legal! valeu pelo depoimento!
o que desanima é o preço... eu to vendo agora pra quem sabe daqui um ano ou mais... =p

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


Cara o tiny terror é ate barato hehe, o dark terror ja ta mais carinho. O dark terror é de mais *....*

clessius
Veterano
# mar/12
· votar



Olá!Sou Cléssius Martini , gravei essa musica em minha sala de aula com um pré amp valvulado baratinho(MIC 100 Behringer) e um AMP do PEDRONE Slo MOD 3 ,não usei o som limpo(maravilhoso por sinal) mas da pra ter uma idéia do drive.Ja tive varios amps nacionais e importados mas nada me agradou tanto.Uso ele numa caixa handmade feita por meu sogro com 2 Celestions .acho que em temos de amplificador não precisamos gastar uma fortuna importando.....
http://www.youtube.com/watch?v=t-nY9mh3BzI&context=C4ee7047ADvjVQa1Ppc FOV8DIa5HUdd9elwN3CMTuOY6sGL8jDh8U=

clessius
Veterano
# mar/12
· votar


A propósito tenho um pequeno JCM 800 do Pedrone também ( 5w) que usei para fazer umas dobras em breve posto um review só dele .

Shapu
Veterano
# mar/12 · Editado por: Shapu
· votar


clessius

Então, eu curto muito o special 50 do pedrone, mais o tempo de espera me mata. Tem outros varios handmades que me interessam tb. O special 50 tem o tibre perfeito, o slo tb. Mais a demora de entrega e preços desses amps do pedrone lascam :S.

Sobre gastar uma fortuna com amps importados. Vc nao acha que da 3500 em um amp brasileiro handmade não seria uma ? Da pra comprar muita coisa de qualidade com essa grana tb, e dão páreo feio com os amps dele.

De qualquer forma Pedrone, Paulo Acedo, Ronaldo da Alien, estão de parabens pela qualidade de timbres. Dentre os tres eu pretendo ter uma acedo :p.

clessius
Veterano
# mar/12
· votar


Ja tive Acedo !Excelente também!

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


clessius

Duvida ta cruel aqui :D. O special e o slo sao fascinantes. Mais slo nao ta no meu orçamento hehe. O special 50 entra ainda.

clessius
Veterano
# mar/12
· votar


Shapu :
Nunca toquei no Special 50 ,vi vários videos e gostei bastante do resultado,que tipo de som vc quer tirar?

Shapu
Veterano
# mar/12 · Editado por: Shapu
· votar


Shapu :
Nunca toquei no Special 50 ,vi vários videos e gostei bastante do resultado,que tipo de som vc quer tirar?



Então, eu quero um amp que va de um crunch bem blues ate um drive legal, cremoso saca ? nada tão aspero como um orange TT. Adoro o timbre do orante TT, mais meu timbre é mais voltando pra um estilo vox nightrain.

Bom mais o que procuro mesmo é um bom canal limpo, mais nem precisa ser um limpo estilo fender, gosto de um crunch legal pra tocar aquele blues estilo steve ray. Mais também quero um drive mais pesado e notei que o special 50 tem um drive bem legal.

Eu tenho considerado bastante o 290 do acedo. Pelos 3 canais e por ter um drive e um high gain um pouco moderado. Comprando o 290 creio que eu utilizaria pouco o clean, pois o timbre do clean nao me agrada tanto nesse amp, pelo menos em video. Eu penso em usar um amp setado pra um crunch moderado e o outro canal pra um drive mais pesado. Precisando de mais ganho penso em usar um boost que não me tire as caracteristicas do amp saca ?

Não sei se me entendeu, é meio complicado explicar por palavras hehe. Eu ja ate postei outras dúvidas sobre isso, mais ta complicado hehe, eu precisaria testar o amp com um boost.

Eu testei um vox nightratin ontem, adorei o timbre dele tanto crunch como com um ganho mais alto. Mais ele é bem do tipo ou eu deixo ele crunch pra aproveitar um timbre mais limpo e estalado que adoro e uso um boost pra chegar no drive que quero ou seto ele pra ficar com ganho alto e pronto e nao tenho aquele crunch bluseiro :S.


O que pesa mais na minha dúvida é o orçamento. Quero gastar em torno de 2500 a 3000 reais.

Tenho como opções:

vox nightrain 15 + gabinete 1x12
acedo 290 head + gabinete ou versao combo mesmo
acedo 296 combo ou head +gabinete
egnater rebel 30 (esse ta mais complicado, dificil achar aqui, to vendo cotações com importadores)
special 50 versao combo ou head
Orante TT ja usei muito, ja ta fora do que quero ultimamente :D
COMPLICADO kkkkk.

Alfredo Massoni
Veterano
# mar/12
· votar


HMec
As regulagens do TT são mínimas, no caso só há um knob...... eu utilizo um GT500 p conseguir drives mais fortes p tocar metal e fica muito bom...... este amplificador , pelo menos o meu TT combo, não sei se o seu é combo.. possui um grave forte sim... o meu pedal possui equalização, acho q no seu caso seria necessário um pedal de equalização !!!!

Cesinha Realeza
Veterano
# mar/12
· votar


Mesa boogie mini rectifier 25w. Se vc tem essa grana dá pra comprar esse amp lá nos EUA e ainda sobra dinheiro pra vc pedir uma caixa com dois falantes eminence pro Pedrone. Dá uma olhada nele. Ele tem o canal Vintage e o canal Modern. É válvula fritando no seu cérebro magrão.

Shapu
Veterano
# mar/12
· votar


Mesa boogie mini rectifier 25w. Se vc tem essa grana dá pra comprar esse amp lá nos EUA e ainda sobra dinheiro pra vc pedir uma caixa com dois falantes eminence pro Pedrone. Dá uma olhada nele. Ele tem o canal Vintage e o canal Modern. É válvula fritando no seu cérebro magrão.


com 3 mil ? Poxa nao tinha visto esse ainda hehe, vou da uma olhada. Pois é com essa grana se eu conseguir trazer dos EUA, da pra eu pegar o head egnator 30 e um gabinete aqui. Comprando o head ta de bom tamanho, gabinete é bem mais tranquilo de providenciar hehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a amplificadores valvulados, qual melhor pro meu estilo!