Construção de sistema Amp a base de um speaker de 10w RMS!

    Autor Mensagem
    GustavoDavi
    Veterano
    # fev/12


    Pessoal eu sou um noob neste negócio de Amps, e por isso td q é relacionado ao assunto eu prefiro vir aqui e comentar, apesar de nunca ter feito isso, mas ultimamente eu descidi me aprofundar nessa de mini amp para estudo, ensaios e pra quem mora em apartamento ou até mesmo pra quem toca só no final de semana com os amigos, e arranjei um speaker com circuito amplificado e segundo as especificações ele tem "RMS 5Wx2 (4Ohms) THD = 10%", como eu não manjo nada, acho que no total ele tem 10w de potência no geral (o suficiente para as ocasiões citadas acima, certo!), até aí td bem, mas para montar o amp e não gastar muito eu descidi usar esse speaker como cabeçote mesmo, tipo faço a ligação do circuito dele com outra caixa com falante de 12 feita sob-medida, e como eu uso os efeitos da Rp70, não preciso de "efeitos" direto do amp certo, então até agora temos amp de 10w e falante de 12, sendo que no speaker tem a opção "Audio In", que geralmente conecto a guitarra no clean, zero, sem efeito algum, e agora é que complica pq 10w de potencia não empurram um falante de 12 legal, 15~17w sim, mas acho q 10w não, então eu penso assim, sabe aqueles módulos de som (carro ou até mesmo PC) de 50~80w eles sim fariam a diferença e dariam ao falante a sua devida potencia, então eu usaria o módulo certo para amplificar som na devida potencia e não estourar o circuito original de 10w, ou seja, o esquema completo ficaria assim:

    Guitarra>Pedaleira>Módulo>Speaker (cabeçote)>Falante de 12'

    Se isso da certo eu não sei, porém acho que é lógico até o ponto do módulo, que os dois falantes de 8 originais do speaker não aguentariam e estourariam claro, e por isso a adaptação do falante para segurar a potencia que o módulo iria atribuir ao circuito, mas fica a questão, o circuito original do speaker aguentaria passar a potencia do módulo de 50w para os falantes de 12! sendo q a potencia original do speaker é sómente 10w...

    ...eu não tenho a menor ideia, nunca tentei pq o speaker é novo, e estourar ele assim de uma hora pra outra é brincadeira né!

    TBM tem a questão das adaptações de cabos e fiação, pq pra se ter noção o cabo da minha guitarra é p10~p2, e liga na entrada mic do pc sem problema algum, e claro q o módulo precisa ser adaptado tbm mas é pouca coisa tipo só os cabos e o local onde vou acoplar ele, se é na parte de fora, em cima, baixo ou se vai ser móvel, tenho q ver a possíbilidade de alterar o speaker de 8 pelo de 12, tipo os cabo que saem do circuito para o falante e a extensão destes, grossura e resistencia dos cabos, para casos extremos sabe.

    Bom é isso aew, eu penso sem fundamento algum, só lógica, e se tiver como facilitar essa montagem me ajudem por favor e se não existir possibilidade alguma disso acontecer me avisem, e não liguem pq como já disse sou um noob nisso hein!!!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    GustavoDavi
    Boas!Meu caro garotinho das Alagoas(belíssimo estado).Da maneira que vc escreveu, tá tão confuso, que a maioria não vai entender e ainda vai te zoar.Vou reescrever perte da tua estória, com coisas mais comuns, para que vc entenda como colocou a ordem das coisas, eletronicamente falando.Vamos usar os carros, que fica mais fácil de entender.
    " - Resolvi montar um caminhão para pequenas cargas, encontrei um oferta de dois UNO MIlle, que no total deve dar uma Van.Pretendo usar a Van para carregar uma caçamba de 12 toneladas, mas acho que a potencia não vai dar, então vou comprar um módulo da Mercedes , o 1313 e vou conectá-lo na Van para puxar a caçamba.Só não sei se a Van vai aguentar eu engatar o Caminhão Mercedes 1313 pra puxar a caçamba."
    Enfim, vc fez uma salada eletrônica que beira o absurdo.Vamos consertar as coisas, parte a parte.
    1- Speaker e altofalante são a mesma coisa, só que em inglês.
    2- Os antigos(Beeem antigos) usavam o termo "Speaker" para citar uma caixa de som ATIVA, que era composto da caixa, altofalante e amplificador embutido.Algo como as caixas de som para computador,de hoje.
    3- 5W X 2 não são 10W, significam amplificador estéreo de 5W por canal e não um mono de 10W.Com 10% de THD(Total Harmonic Distortion) significa som embolado e bem ruim.Nenhum ampli de guitarra que se preze, pode ter mais de 5% THD.
    4- 10W seriam suficientes para tocar qualquer altofalante de 12".Temos no mercado hoje o Borne Classic T7, que é um valvulado de 7 W, com altofalante de 12" e que toca muito alto!
    5- A ligação dos elementos do sistema, proposta por vc, dará uma bela fogueira de componentes fundindo um após o outro, dando início a um incêndio que pode acabar com sua casa.A única coisa correta é a guitarra ligada na pedaleira.A pedaleira não tem saida suficiente de sinal para excitar um módulo de 50-80W, mas caso desse, vc teria que conectar o altofalante de 12" logo depois dele, sem o tal de "Speaker".O Speaker receberia uma potencia tal na entrada que a mesma fundiria de imediato, sendo que com sua ligação, não existe a transferencia da potencia do módulo para o altofalante.O Speaker está intercalado e é ele que continua empurrando o altofalante de 12.Então vc continuaria com a potencia de 10W e não com os 80W do módulo, se essa ligação fosse possível, mas não é.Outra agravante é que módulos automotivos necessitam de fontes de alimentação imensas, se não utilizados com a bateria do carro.No caso da sua potencia relatada, algo em torno de 25 Ampéres, mais que o chuveiro elétrico do seu banheiro.
    Resumo do filme:
    Os 10W(mesmo, não esse circuito que vc arrumou), são suficientes para uso doméstico, com um alto-falante de 12" de boa qualidade, sem ter que adicionar módulos automotivos.O amplificador deverá necessáriamente ser composto de pré-amplificador adequado para guitarras e a parte do power(potência) de 10W, com controle de volume, graves e agudos, no mínimo(pode ter um de médios, que melhora as regulagens).Acesse o Google e estude e tente entender como funcionam as coisas básicamente, pois sua "salada de frutas"vai render um artigo na página policial do seu jornal local como"Incêndio de causa desconhecida assola a cidade".Boa Sorte, e juizo!

    GustavoDavi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    kkk Tem razão vou pensar em algo mais vantajoso, e não em um incendio kkkk

    Valew pela ajuda e pelo esclarecimento da bobagem q iria fazer vlw cara!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Construção de sistema Amp a base de um speaker de 10w RMS!