DUVIDA, amp baixa potência + power amp

    Autor Mensagem
    z1919
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: z1919


    me surgiu uma duvida...

    é possivel ter um amplificador de 15w ( tiny terror) e ligar ele em um power amp (estagio de potencia em forma de rack ) pra aumentar a potencia dele e ligar em um gabinete?

    > vai perder mt o timbre?

    > se eu usar um estagio de potencia transistorizado? ( sim, transistor eh mais fiel q a valvula, nao significa q soe melhor, valvula soa mt melhor mas se tratand de fidelidade o transistor eh melhor ( ateh certo ponto antes de "fritar" e ficar a coisa mais feia do mundo)

    aguardo respostas

    Obrigado.



    ( jah usei a busca )

    JC_Junior
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    z1919

    Você teria que usar um "Dummy Load" no cabeçote (no speaker out) e jogar a saída de linha desse DL pro power amp que você quer. É algo que o EVH fazia (ou faz) pra aproveitar a saturação do power amp dos cabeçotes e usar efeitos após essa saturação.

    z1919
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    JC_Junior

    ok , vou pesquisar sobre "Dummy Load", qualquer duvida eventual que eu nao achar na pesquisa eu posto aqui.

    Obrigado

    z1919
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    enfim...

    se eu fizer a seguinte ligaçao:

    Guitarra >>>>> Amp>>>>> Dummy Load >>>>> Power Amp>>>>>Gabinete

    *vou obter uma saida para o gabinete com a potencia do power amp sem me preocupar cm nada?

    * algum cuidado especial com esse tipo de ligação??

    * alguma dica sobre qual dummy load adquirir ?


    Obrigado

    Bog
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    z1919

    Eu usei algumas vezes uma configuração parecida para ligar um cabeçote valvulado em linha. No caso, o cabeçotezinho já vem com a dummy load, e eu usei uma simulação de falantes. No teu caso, se você usar um gabinete com falante de guitarra, não precisa da simulação de falantes (se for uma caixa de propósito geral, a tendência é ficar bem abelhudo).

    > vai perder mt o timbre?

    Não diria perdas, mas existem alterações. Parte da dinâmica do amp vem da interação do power com o falante. Você perderia esta interação. Por outro lado, não é um negócio absurdamente evidente, é mais uma nuance do timbre.

    *vou obter uma saida para o gabinete com a potencia do power amp sem me preocupar cm nada?

    Você precisa de algo te tenha saída em nível de linha. Existem vários atenuadores que fazem isso.

    * algum cuidado especial com esse tipo de ligação??

    Lembre-se de ter o amp *SEMPRE* ligado à load. E com um cabo de falante, não um cabo de instrumento.

    * alguma dica sobre qual dummy load adquirir ?

    Não sei se você encontra no Brasil, mas:

    http://www.thdelectronics.com/product_page_hotplate.html

    z1919
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Bog

    vou mandar fazer uma 2x12 pra ligar no amp.
    estou juntando uma grana pra tirar um timbre decente sem gaster 3 mil soh em um cabeçote que me agrade, gostei mt do timbre do tiny terror e queria uma opçao pra usar ele tanto em casa quanto na banda pra ensaiar e pra estrada. ai veio a ideia de ligar em um power amp ...


    *vou obter uma saida para o gabinete com a potencia do power amp sem me preocupar cm nada?

    Você precisa de algo te tenha saída em nível de linha. Existem vários atenuadores que fazem isso.


    disculpe a ignorancia mas nao entendi direito... entendo praticamente nada nesse aspecto.
    poderia explicar melhor como seria feito entao toda essa ligaçao?

    MMI
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    z1919

    Honestamente, não vejo muita vantagem em se fazer isso. É bem mais simples e prático microfonar e mandar para um PA se seu problema é que o Tiny Terror falta potância.

    Usar um DL muda o timbre, esse sinal em linha é bem mais abelhudo do que o que sai do falante. Verdade que você quer mandar para um power SS, teoricamente mais transparente, mas o power SS para guitarra é feito para colorir do jeito que guitarrista gosta, depois manda para os falantes que dão sua característica ao som. Mesmo colocar efeitos após o DL, não vejo muita razão a não ser que você possa gastar como EVH.

    Em resumo, você vai ter uma alteração de timbre, vai complicar bastante seu set para timbrar, um THD não é barato, mais o power... Além que vai ficar uma parafernália maior ainda para carregar. Mais simples e prático microfonar nessa situação. A não ser que você tenha razões outras para isso que a gente não sabe.

    Abç

    JC_Junior
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    z1919

    Cara, na minha opinião com o Tiny Terro você não vai precisar de mais potência. Muitos afirmam que o amp fala muito alto. Mas caso você realmente queira, pode dar uma olhada também no Dual Terror, é idêntico ao Tiny porém ele possui 30W. A complicação é menor na minha opinião.

    Bog
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Bog
    poderia explicar melhor como seria feito entao toda essa ligaçao?

    Você ligaria a saída de falante do amp no Hot Plate configurado para "Load" (atenuação total), a saída Line Out do Hot Plate no teu power, e o power em um gabinete com falantes específicos para guitarra.

    Aí vem a questão que o MMI colocou: esta solução altera o timbre e não é nada barata - pelo preço do Tiny Terror + power + hot plate + gabinete, você poderia simplesmente comprar um amp mais potente.

    Lembrando também que um valvulado de 15w faz *** MUITO *** barulho, a não ser que você faça questão de um som imaculadamente limpo.

    z1919
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    eu jah pensei em tudo q vcs falaram ai, soh axei q poderia ser mais viável, fosse algo mais simples, mas agora vi que nao.

    foda vai ser esperar mais alguns anos pelo meu timbre kkkk

    obrigado a todos, vo continua aki nos orçamentos, mas vou deixar o topico aberto por enquanto

    obrigado

    z1919
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    axei um handmade nao sei se eh confiavel ainda, que faz um amp de 15 w cm atenuador pra 7w, baseado no jcm800 e tiny terror,

    R$ 530,00 sem as valvulas

    aqui o site deles:
    http://www.amplificadoresgalaxy.com.br

    sera q isso presta mesmo? ( axei feio pra caralho kkkkkkk, mas o timbre q vale, to vendo o video agora )

    Led Zé
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Led Zé
    · votar


    z1919
    Cara , essa gambiarra toda é desnecessária. O amp , na verdade, é alto demais para a maioria das situações. E outra , quando o lugar é muito espaçado SEMPRE é necessário usar a microfonação. Mesmo que você tivesse um amp de 100w pois iria ficar uma porrada na orelha de quem no palco e na fente dele e ruim e abafado para que estiver no fundo ou nos cantos do lugar. A não ser que você toque em lugar aberto, tipo uma praça, mas mesmo assim indicaria a utilização de PA. Acredite em mim. Eu toco com esse o Tiny SEMPRE em 7w , em todos as situações.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Led Zé
    Cara, qual a diferença entre os 7w e 15w do TT ?
    Muda o volume ou o nível de saturação ?
    Abçs

    z1919
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: z1919
    · votar


    Felippe Rosa
    até ond eu sei ele troca a potencia da saída de 15w pra 7w que consequentement vai fica mais facil de saturar...

    flw

    z1919
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Led Zé

    kra vc ensaia com o TT sem problemas?? que tipo de musica vc toca??


    o baterista que toca comigo bate mt forte, sempre temos problemas em relaçao volume/bateria

    quanto a tocar por ai nunca teve problemas tmb? por mais q lah pra frente saia em volume bom...


    vlw

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    z1919
    Não foi comigo mas..
    Led Zé

    kra vc ensaia com o TT sem problemas?? que tipo de musica vc toca??

    Preste atenção ao nick dele, quer dica melhor ??

    o baterista que toca comigo bate mt forte, sempre temos problemas em relaçao volume/bateria
    Manda ele aprender a tocar de verdade, não é porque ele é batera que tem que tocar alto...
    Abçs

    z1919
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: z1919
    · votar


    Felippe Rosa
    sim percebi o nick agora huaehauehua

    a kra mas quanto ao baterista é o estilao dele, na minha opiniao é indiscutivel isso ta ligado...
    sei lah nao intendo de bateria kkkk

    o foda q nao tenho oportunidade de testar o amp pra saber ...

    e o que me dizem dakele handmade baseado no TT q eu linkei ali?
    é confiavel??


    vlw

    filipe.sollo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    z1919
    Cara, se o seu amp tiver send/return, você pode ligar o send dele em uma potência, mas tem que tirar a válvula do power para não deixar o power do seu amp em aberto (sob o risco de queimar o power do seu amp). Nesse caso não é necessário atenuador ou dummy load.
    O Mini8 possui send/return e ainda tem 2 canais, que vão te dar mais versatilidade. Dá uma olhada:

    www.solloamps.com.br e http://www.youtube.com/watch?v=jdlJvFTA8gk

    Lembrando que mesmo você não mudando o timbre por causa do dummy load e do atenuador, o seu timbre vai mudar por causa da utilização de um power diferente do power original (como já foi dito). Claro que quanto maior a qualidade do seu power, maior a chance de conseguir um timbre bacana.

    Abraços!

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    filipe.sollo
    O Tiny Terror não tem Loop, compensa muito mais tacar dedo no volume e microfonar...
    Sem contar que a proprosta de um valvulado com chave de 15/7w é saturar o power, seria um crime tirar as valvulas do power.
    Abçs

    filipe.sollo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Felippe Rosa
    Tem razão, o Tiny Terror não tem loop de efeitos, e usar um power SS em um amp all tube "é um crime".
    Estou apenas dando uma opção mais barata e com menos gambiarra para o que o z1919 busca: o uso do Mini8 (que tem loop de efeitos) conectado ao power SS com a retirada da válvula do power.

    Abraços!

    Led Zé
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    z1919
    Eu toco Led, AC/DC, Stones, Sabbath , Deep Purple, Clapton, etc..Old school stuff.

    A diferença de 7 pra 15 no volume, quando no talo, é bem pequena. Acontece que em 7w, o amp satura mais cedo, o que é bom pra rock n roll. Cara, esse amp quando se põe o gain no meio e o volume no talo, é muito alto. seu batera tem que ser um ogro pra tapar esse amp. E outra cara, ensaio de gente adulta não é aquela competição de adolescente de que ver que tem o p** maior....Nada de fica surdo no ensaio. Até porque, quando você for microfonar, sua equalização vai ser diferente num volume mais moderado e é melhor já ter o som redondinho no ensaio mesmo.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Led Zé
    Então, dá pra ensaiar tranquilo nele né ?

    z1919
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Led Zé

    pois o unico problema do ensaio eh o volume da bateria, e eu nao tenho ideia do q sao 15w valvulados, queria muito poder fazer um teste mas no tem como....

    esses 15 valvulados "engolem" cerca de quantos Watts gerados por amp SS?

    vlw

    z1919
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    filipe.sollo

    o power SS foi uma suposição apenas, uma vz q a intençao era amplificar o mais fiel possivel o sinal do TT, porém nao foi uma boa ideia creio eu levando-se em conta todos aspectos...

    vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DUVIDA, amp baixa potência + power amp