Autor |
Mensagem |
felipenobrega Veterano |
# fev/12
Fala galera.
Antes de tudo, eu pesquisei muito aqui nos foruns sobre transformadores 220-110v
Só que o meu problema é meio diferente.
Tipo, eu comprei um Fender Mustang I. Amp muito bom, tô feliz com ele.
Só que ele é 110v. Certo, a maioria das tomadas aqui é 220. E eu preciso ir tipo no quarto da minha irmã, ou na cozinha pra tocar. Mas meu pai vai fazer o esquema pra colocar uma tomada 110.
Certo. Só que quero aproveitar esse carnaval e ir pra chácara do meu vô. Só que lá é tudo 220. (não dá pra fazer ficar 110 pelo que meu pai falou)
Eu tenho um transformador, até liguei ele e toquei um tempo. Só que ele esquenta muuito depois de um tempo. Vc nem consegue pegar ele de tão quente que fica.
Então sei lá. Tô pensando em comprar um novo. Vai que dá pau aqui. HSG07TA078TA08A
Tipo, eu vi que o consumo do amp é de 70w.
Então vem minha dúvida. Quando pesquiso sobre os amps tem uns par de negócio que não entendo. Negócio de 3000va, 100va. Sei lá. E li aqui no forum sobre amperagem errada.
Tô confuso mesmo. Preciso de ajuda.
Um transformador de quantos va daria certo pros 70w do amp? E esse negócio de amperagem? Dá certo ligar no estabilizador do PC? Vlw!
|
carlos adolphs Veterano
|
# fev/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar
felipenobrega Boas!Bem o carnaval já passou, mas seu problema continua. Se seu estabilizador for de 300VA pelo menos, pode usar com o ampli sim, desde que tenha só a saida de 110V estabilizados. O lance do VA x W, é usado para definir o que vc pode usar de carga resistiva ou carga indutiva. Decodificando a coisa, os Watts significam o quanto de carga de resistencia vc pode colocar (tipo ferro de passar roupa, lampada comum, ferro de soldar). O VA significa o quanto de carga indutiva vc pode colocar no dispositivo(tudo que contenha bobinas de fio, tipo motores, trafos de fonte dos amplis, ventiladores, etc). Uma relação aproximada é que um trafo ou estabilizador que tenha sido especificado em Watts pelo fabricante, por exemplo 100Watts, pode aguentar 100W de resistencia pura, porém de um ampli, que é indutivo, apenas 3/4 disso ou seja 75W indutivos. Devido a variação de qualidade entre as marcas de transformadores/estabilizadores, costuma-se usar um fator de segurança de 40% a mais na especificação, para o dispositivo não esquentar. Então, se vc tem uma diferença aproximada de 25% entre W e VA, seu amp vai precisar de de 70+40% = 98 VA minimos, e se o dispositivo que vc tem está em Watts, +25% disso ou 122,5 W.Como esse valor de potencia não é comercial, vc terá que adquirir um trafo de 100VA (reais, não trambique) ou 150 Watts. Sempre procure comprar com valores de potencia para cima nunca no "esbarro". Seguro morreu de velho.. .Abcs.
|
Alex guitar man Veterano |
# fev/12
· votar
Watts significam o quanto de carga de resistencia vc pode colocar(tipo ferro de passar roupa, lampada comum, ferro de soldar).O VA significa o quanto de carga indutiva vc pode colocar no dispositivo(tudo que contenha bobinas de fio, tipo motores, trafos de fonte dos amplis, ventiladores, etc).
Que definição!! Eu nunca me dei bem com VA, seria tão simples se o aparelho "falace" que "puxa" 5A e 127V, isso não seria o suficiente?
|
Alex guitar man Veterano |
# fev/12
· votar
Volts Amper
|
carlos adolphs Veterano
|
# fev/12
· votar
Alex guitar man Vc já ouviu falar sobre reatância indutiva e fator de potencia?A potencia em Corrente Alternada, só é corretamente medida se levar em consideração esses fatores.A reatância vale para tudo e o fator de potência em sistemas trifásicos.Volts x Amperes diretamente expresso em Watts, só vale para cargas resistivas puras, em circuitos DC ou AC.Para cargas chamadas "complexas" onde vc tem uma resistência Ohmica associada a uma resistencia por reatância indutiva ou capacitiva, que modificam completamente a potencia pura e simples.Pode-se fazer um cálculo a grosso modo em AC com circuito indutivos, para fins de determinar fusíveis, porém ao se colocar a carga indutiva sobre outro indutor, vc tem outros fatores a considerar, como perda proporcional por corrente de Foucalt, o defasamento de 90 º elétricos da reatância indutiva, seu aumento e estagnação de corrente por saturação do núcleo e varias perdas e efeitos a mais, que se traduzem em aquecimento de trafos mal construidos ou mal projetados.Outra coisa, a carga sobre o trafo não é constante, visto que a corrente consumida pelo circuito varia conforme o sinal aplicado.Esse efeito sobre a permeância do núcleo pode causar força contra-eletromotriz que também se traduz na perda por aquecimento do núcleo. Existem vários fatores em circuitos AC que não são levados em consideração pelo usuário comum, que se baseia em "opiniões", por pessoal bem intencionado, mas sem muita fundamentação teórica.Abcs.
|
Alex guitar man Veterano |
# fev/12
· votar
vc tem outros fatores a considerar, como perda proporcional por corrente de Foucalt, o defasamento de 90 º elétricos da reatância indutiva, seu aumento e estagnação de corrente por saturação do núcleo e varias perdas e efeitos a mais, que se traduzem em aquecimento de trafos mal construidos ou mal projetados.Outra coisa, a carga sobre o trafo não é constante, visto que a corrente consumida pelo circuito varia conforme o sinal aplicado.Esse efeito sobre a permeância do núcleo pode causar força contra-eletromotriz que também se traduz na perda por aquecimento do núcleo
Caramba, não conhecia muito bem esse lado da vida, não aprendi isso no meu curso de eletricista :(, do que você falou conheço um pouco porque até hoje meu pai é eletricista(manutenção e alta tensão), eu trabalhava com ele, e posso dizer que valeu muito mais que o curso. minha experiencia foi com transformadores de alta tensão (13.800 V pra 220V), um bom conhecimento........
Existem vários fatores em circuitos AC que não são levados em consideração pelo usuário comum, que se baseia em "opiniões", por pessoal bem intencionado, mas sem muita fundamentação teórica
Hum.... Posso dizer que nessa parte (AC) eu sou oco, eu me dedico a eletrônica, ainda não fiz um curso, mas vou fazer..... da uma passada aqui e olhe a duvida...
|
carlos adolphs Veterano
|
# fev/12
· votar
Alex guitar man Também aprendi com meu Pai, na década de 60, depois fiz o curso.Só que foi eletronica e válvula direto.Tinhamos que enrolar nossos próprios trafos e bobinas móveis de alto-falantes, dava um serviço danado!Existe uma distância bem grande entre os trafos de alta potencia e tensão e os que usamos no dia a dia, apesar dos princípios serem os mesmos.Não temos como refrigerar os trafos com óleo, então temos que otimizar suas funções e seus cálculos.Abcs.
|
Alex guitar man Veterano |
# fev/12
· votar
Não temos como refrigerar os trafos com óleo
Realmente, já viu que interessante como funciona a refrigeração. Essa também foi usado em carros, acho que em 60, ainda nos motores 2 tempos, não me lembro se a DKW usou......
|
vitorrock Veterano |
# fev/12 · Editado por: vitorrock
· votar
carlos adolphs Cara,também penso em comprar um amp dos e.u.a,um fender frontman 65r,e a voltagem dele é 110v,e aki na minha cidade é 127v. Atrás do amp está escrito: Input Power:180w. O que é isso? Que transfomador eu compro? Muito Obrigado!
|
carlos adolphs Veterano
|
# fev/12
· votar
vitorrock Boas!Um transformador de 127V para 110V, 300W ou um estabilizador de voltagem de 500W.Abcs.
|
Alex guitar man Veterano |
# fev/12
· votar
180w - 300W ou um estabilizador de voltagem de 500W
Altas tolerâncias!
|
carlos adolphs Veterano
|
# fev/12
· votar
Alex guitar man Sim, o fator de segurança pediria um trafo de 252W(não tem no mercado), e estabilizadores não funcionam bem muito em cima da potencia.
|
vitorrock Veterano |
# fev/12
· votar
carlos adolphs Muito obrigado,grato!
|
vitorrock Veterano |
# mar/12
· votar
carlos adolphs Opa, uma pergunta,vc citou 300w,más 300w,não é muito mais que 180w que é o input power,ou vc citou 300w,pois tem garantia que não vão ocorrer problemas? Ah,uma outra coisa: Pedaleiras normalmente consumem muito ou pouco?? obrigado,abç
|
Alex guitar man Veterano |
# mar/12
· votar
vitorrock
Pedaleiras consomem MUITO pouco! não deve passar de 2A......
|
carlos adolphs Veterano
|
# mar/12
· votar
vitorrock Alex guitar man Por aqui na Brasilandia, se vc compra um trafo da Trancham, por exemplo, ele vai ter 300W, mas tem outros mais "baratiére" por aí que dizem 300W e não aguentam nem 150.Esquentam tanto que vc pode passar no McDonald's e pegar um Big Mac, deixar em cima do trafo e ensaiar, que ele se mantém quente.Os caras calculam o trafo para ferro de qualidade e usam o chinfrim, que não aguenta o tirão, por isso sempre é bom dar uma boa margem.Pedaleiras em geral não consomem mais de 50W.Abcs.
|
Alex guitar man Veterano |
# mar/12
· votar
carlos adolphs
O que muda de um trafo quente (não fervendo) pra um que esta morno?
A temperatura influencia no campo magnético?
|
vitorrock Veterano |
# mar/12
· votar
Alex guitar man Obrigado cara! carlos adolphs Entendi,sempre é bom ter mais,pois nem sempre o amp consome necessáriamente o que diz. Muito Obrigado.
|
carlos adolphs Veterano
|
# mar/12
· votar
Alex guitar man A temperatura influencia no campo magnético? Um dos fatores que "cria" a temperatura são as correntes magnéticas perto da saturação do núcleo, também chamadas de correntes de Foucault, e as perdas por histerese.Pode-se reduzir essas perdas laminando os nùcleos(por isso os trafos são feitos de várias lâminas empilhadas)para as Foucault, e usando ligas de ferro-silício de alta pureza, sem Carbono, para diminuir a histerese.Quando vc tem ferros não muito puros de baixo preço, eles podem ter a permeância(capacidade de absorver um grande número de linhas de força), o que mantém o cálculo de espiras dos enrolamentos normal, porém o ferro é ruim para Foucault e histerese, que além de sobreaquecer o ferro, esse aquecimento soma-se, ao invés de dissipar-se no núcleo, ao aquecimento normal dos fios de cobre em função de sua corrente circulante e resistência ôhmica.Então vc vai ter um trafo com cálculo para 300W, porém sobreaquecendo devido ferro vagaba, se vc puxar o máximo, vai derreter.Não se trata de consumo a mais do ampli e sim de ferro ruim do trafo.Por isso recomendo usar marcas tradicionais e conhecidas, se possível com certificação para exportação, para não ter surpresas.Abcs. Uma ajudinha aqui: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=perdas%20por%20histerese%20e %20correntes%20de%20foucault&source=web&cd=3&ved=0CDYQFjAC&url=http%3A %2F%2Fwww.moodle.ufu.br%2Fpluginfile.php%2F19671%2Fmod_folder%2Fconten t%2F1%2FNotas_de_Aula%2FPerdas_Magnetias_-_Artigo_-_UFPR.pdf%3Fforcedo wnload%3D1&ei=xhRST8ScDNHiggfskYHOBQ&usg=AFQjCNFsGspO-GxqJT8MHU070ghQS -wf4A
|