Fender Frontman 212R - Que transformador posso usar ?

    Autor Mensagem
    Agent Steel
    Veterano
    # jan/12


    Olá amigos,depois de muita procura por um combo que atendesse às minhas necessidades,adquiri na tarde de ontem um Fender Frontman 212R. Porém,a voltagem padrão em minha cidade é de 220V,e do ampli,120V. Assim,tenho lido atentamente tudo ao que poderia se relacionar a transformadores e este amplificador especificadamente,porém não encontrei nada em lugar algum,e essa dúvida ainda aumentou quando li tópicos falando sobre picos de energia e variações de voltagens...110,120,127...135... Isso me assustou bastante,pois nem mesmo liguei o ampli e já encontro este problema gravíssimo,já que literalmente posso torrar os circuítos se ligá-lo inadequadamente. Os transformadores que encontrei são os padrões 220V x 110V ~ 110V x 220V e se diversificam em VA...muitos. E,(ainda tem,E!) o bendito ampli tem uma especificação de 360W junto o indicador de voltagem. E estabilizador,posso usar? Olha,eu sei que muitos aqui vão querer me apedrejar por perguntar coisas óbvias,mas quero deixar claro para estes que sou músico e não eletricista,e preciso muito de uma ajuda. Desde já meu muito obrigado!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Agent Steel
    Boas!A potencia de consumo de 360W equivale a uns 430VA(antes que alguém duvide, explico que isso é a potencia real de consumo mais as perdas de potencia reativa média(20%)), considerando uma eficiencia em torno de 80%.Seu estabilizador deverá ter a potencia de 500VA ou 400W no mínimo.Daí pra cima em VA ou W tá de boa!Abcs.

    Foucault
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tenho um frontman 65r e utilizo o estabilizador que tiver disponível... nunca tive problemas quanto a isso.

    Agent Steel
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    carlos adolphs
    Olá,primeiramente muito obrigado pela dica. Então...
    Logo após sair do trabalho,fui a uma elétrica conceituada de minha cidade,pedi um transformador que atendesse as minhas necessidades (copiei no rascunho para especificar) . A vendedora que parecia entender do assunto pegou uma calculadora...fez uns cálculos,e me aconselhou um de 750W... Comprei,e o instalei cuidadosamente no amp,confesso que me pareceu ter sido construído para ele mesmo,pois coube certinho e se acomodou bonitinho entre os dois falantes. Aí havia chegado a hora de ligar...e o medo ?... Mas tudo correu bem,o monstro acordou e o deixei em stand by por alguns minutos,pluguei um cabo para testar o sinal e,inspecionando a cada instante o "corpo estranho" que passou a fazer parte dele. Obviamente,por estar sem fones de ouvido,pelo horário e a "ignorância" do amp,não me foi possível ficar mais do que 2 horas tocando com o volume acima do 3,(regulando-o na pedaleira)... Não houve alterações no som ou timbre até o momento que o desliguei,respirei aliviado como se tivesse voltado vivo da 2ª guerra,mas o bendito trafo estava uma brasa! - Putz! Sei que eles esquentam naturalmente,mas pela "voltagem folgada" e pelo volume que esteve,não era para tanto! Agora ficou-me a dúvida de eu correr algum risco de queimar um ou ambos... O que devo fazer?

    guido trueb
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Qual é a especificação exata do transformador para o Fender FM 212r? Acabei de comprar um, trazendo da Europa (onde tudo é 220V) e gostaria de trocar o transformador dele para 120V.

    Pelo esquema do circuito parece que pode ser um 30-0-30 ou 32-0-32 no secundário... Agora gostaria de saber a amperagem (5A, 10A ou 12A?!)?

    Agent Steel
    Não quer me vender o teu transformador não?! =) O meu caso é exatamente o contrário do teu! Na minha cidade tudo é 120V (127V), enquanto que o Frontman virá com transformador de 220V. Se quiser inclusive fazer uma troca (para colocar o original de 220V no teu).

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    guido trueb
    A troca com o Steel é uma boa!Veja aqui!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/280917/

    guido trueb
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Espero que o Steel me responda! E que não tenha se desfeito do transformador... =)

    guido trueb
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Alguém conhece o Agent Steel e poderia entrar em contato e dar um toque nele? Deixei uns recados para ele já.

    Agradecido! :)

    Paulo Utida
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Fala pessoal,

    Depois de muito bater a cabeça para encontrar uma resposta sobre qual transformador comprar para 220 - 110 (ou o contrário), venho dar minha contribuição!
    Para saber o valor correto é só pegar o consumo (em Watts) e dividir por 0,7! O resultado será em va!
    No meu caso:
    Comprei um Fender Frontman 212R 220v. No manual diz que o consumo do amplificador é de 360 Watts. Como eu iria usar em 110v fiz as contas:
    360 (w) / 0,7 = 514va
    Compre sempre ACIMA do valor obtido e nunca na medida exata ou abaixo!!!!
    Assim, comprei um de 750va!
    Funcionou perfeitamente e praticamente não esquenta! Ele fica morno... mas não um 'fritadeira' como imaginei. Ele faz um ruído praticamente imperceptível! Agora por exemplo: 01:10 da manhã... todo mundo dormindo (silencio) e só consigo ouvir cerca de +/- 30cm do transformador. A marca do meu é Kitec!
    Espero ter ajudado!

    Paulo Utida

    stomach
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Boa tarde pessoal.

    Estou utilizando um novo transformador de 500VA, onde comprei falaram que da e sobra.

    Porém deixei na tomada direto (Mas com o amplificador desligado) esquentou muito e deu até cheiro de queimado (Acredito que é pq o transformador é novo).

    Vou colocar um filtro de linha para desligar o amp. antes da entrada de 220V correto ?

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    colocar um filtro de linha para desligar o amp. antes da entrada de 220V

    Teoricamente a chave do amp faz isso já...

    stomach
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Acredito que não, mesmo com a chave do amp. desligada o transformador esquenta e muito.

    Hitman
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    stomach
    Sou um completo leigo no assunto mas transformador ligado na tomada nao continua "transformando" energia, independente se o amp estiver ligado ou nao?

    Matec
    Membro
    # abr/15
    · votar


    stomach

    O melhor é desligar o amplificador e depois a régua , para desligar o transformador. Na hora de ligar, o inverso, primeiro liga a régua (o transformador incluso) depois o ampli.

    O transformador na tomada sempre vai consumir energia, e quanto mais quente, mais consome.

    stomach
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    OK. Muito obrigado

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Hitman
    transformador ligado na tomada nao continua "transformando" energia, independente se o amp estiver ligado ou nao?

    Supostamente, se não houver carga (consumo) e consequente fluxo (corrente), no secundário, não haverá carga ou fluxo no primário. Como nem tudo é perfeito, ele pode consumir energia... Valores irisórios, mas na situação atual, significativos...

    Vou colocar um filtro de linha para desligar o amp. antes da entrada de 220V correto ?

    Se esse filtro for pra desligar o AMP do trafo vai ser redundante com a chave do amp, se for pra desligar o trafo da tomada será desnecessário, pois é mais simples puxar da tomada.

    Rodris.RA
    Membro Novato
    # mar/18 · Editado por: Rodris.RA
    · votar


    Senhores, vou aproveitar esse tópico para sanar uma dúvida minha:

    De quantos VA seria um transformador ideal para o Marshall DSL 20c? No "mains input" dele informa o seguinte:

    230V ~ 50Hz
    100WATTS

    Esse transformador abaixo seria ideal?

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-788415822-autotransformador-tr ansformador-de-voltagem-300va-220127v-_JM

    EDIT: notei que esse autotransformador que coloquei parece não ter terra (o pino do centro). Isso seria ruim, certo?

    Outra questão é: to vendo apenas autotransformadores de 60Hz, só que o amp diz que é 50Hz, seria isso um problema?

    Matec
    Membro
    # mar/18
    · votar


    Rodris.RA

    Aparentemente deve funcionar sim.

    notei que esse autotransformador que coloquei parece não ter terra (o pino do centro). Isso seria ruim, certo?

    Esses autotransformadores não costumam ter o pino terra. Bom não é.

    ¨60 Hz é a frequência da rede no Brasil. Melhor para o seu amplificador.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender Frontman 212R - Que transformador posso usar ?