Valvulas 6L6 qual modelo? (quero uma o mais "Clean" possível)

Autor Mensagem
erickchba
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs
Sendo assim, nao haveria um controle do ganho do input? Na pior das hipoteses se nao adiantar, negocio seria ligar a guitarra num direct box com atenuaçao pra entao ligar na pedaleira.. Mas ai acho que seria trabalho e gasto de mais.

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


bluesband
Duas perguntas rápidas:Em que posição vc está usando a chave identificada com o nº 18 do manual(1/4 OUT) no painel frontal, logo a direita abaixo do volume Master?No painel traseiro, qual a posição da chave Line/Stomp, logo a esquerda, acima dos jacks do FX Loop?

bluesband
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs
Vai ter que fazer uma sequencia de regulagem tanto da entrada como da saída da pedaleira. Para verificar se a entrada está com muito ganho, ligue a pedaleira, quando o crunch acontecer vá diminuindo o volume no potenciômetro da guitarra.Se o som limpar é sinal que já tem o ganho de entrada muito alto. Diminua até que com a guitarra no máximo volume dela, não aconteça o crunch. Memorize.

Vou fazer o testes que você falou e outros testes que outros membros disseram.

Duas perguntas rápidas:Em que posição vc está usando a chave identificada com o nº 18 do manual(1/4 OUT) no painel frontal, logo a direita abaixo do volume Master?No painel traseiro, qual a posição da chave Line/Stomp, logo a esquerda, acima dos jacks do FX Loop?


Primeira pergunta: eu deixo a chave no modo AMP , testei no modelo LINE e deu mais aumento de volume/gain.
Segunda pergunta: no painel traseiro uso na posição STOMP , não testei a posição LINE enquanto tocava, pra fazer a comparação.

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


bluesband
Ambas as chaves devem ser colocadas em Line, o ganho de entrada é ajustado no volume ao lado do tone stack e esse excesso que vc escutou em line , é só reduzir o master.A posição Stomp vc só usa se for usar o loop da pedaleira com pedais de "latinha", pois dá ganho adicional antes do master, a posição Amp, na frente é usada para entrada normal de amplis, o nivel correto para loop é Line.Na realidade vc estava com pouca saida e tinha que puxar muito ganho na pedaleira, que a leva a área de crunch, ao passo que o ganho adicional da posição stomp deixa vc sem recurso no master, pois satura a saida sem dar peso.Tente regulagens com tudo em line, mas primeiro ligue a guitarra direto no ampli, sem a pedaleira no loop, pra ver se o ampli não está distorcendo.

bluesband
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs
mas primeiro ligue a guitarra direto no ampli, sem a pedaleira no loop, pra ver se o ampli não está distorcendo.

Vou ligar minha guitarra direto no amplificador. Mas ligo minha guitarra no Input do amplificador ou no Return do amplificador ?

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


bluesband
No input e deixa em clean.

bluesband
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs
Meu ampli tem dois canal. O canal A é clean e cruncha se eu colocar o controle de Drive do 6 adiante. Vou usar o canal A, que é mais limpo, quanto de Drive eu ponho e o volume Master do ampli, deixo como? Volume no talo, no 5, no 7, hein ?

snd
Veterano
# nov/11
· votar


bluesband

o EVH alimentava o amp 110V dele com 90V pra saturar em volume mais baixo.

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


bluesband
Põe o volume master do canal A perto do 8, o volume do pré do canal A não deve passar do 5.Não deve distorcer.

bluesband
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs
Vou fazer isso amanhã de manhã e posto os resultados aqui.
Só lembrando que minha guitarra é Epiphone Les Paul Custom Classic (captadores humbucker "Alnico Classic Plus" - deve ser de "Alnico V")

bluesband
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs
Desculpe a demora, dias muitos corridos...
E desde já agradeço a atenção e ajuda.

Testei a guitarra ligada direto no amplificador (Input), com controles em GAIN: 3 , VOLUME: 6

Ficou realmente CLEAN e com um punch de volume bem bacana para os 50 watts deste amplificador.

Agora vou (re)timbrar meu presets com as dicas que você me deu na POD:

- mudar a chave 1/4 OUT de AMP para LINE
- mudar a chave FX LOOP de STOMP para LINE

A ultima duvida é:
Nas configurações gerais de saída (OUTPUTS) da minha POD, deixo o controle OUTPUT – MODE: em COMBO PWR AMP (que é o que estou usando) ou STUDIO/DIRECT ?

Aqui as fotos do meu Amplificador, da POD HD500 e Guitarra:
http://www.megaupload.com/?d=G13U5MLX

45 MB o arquivo, porque as fotos estão em alta resolução.

carlos adolphs
Veterano
# nov/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


bluesband
Beleza!Agora que vc parou de culpar as coitadas das 6L6, é só sentar e com paciencia ir testando todas as possibilidades.Lembre-se que todo ajuste é um binomio entre entrada e saida.Se vc der pouca saida, vai ter que aumentar muito a entrada e aí distorce, da mesma forma, se der saida demais, satura.Tem que achar o ponto G(de ganho, é claro).O output mode vc troca na hora para ver o efeito, pois além do ganho, ele muda a impedância da linha de sinal.Tem que ouvir direito e selecionar o que melhor casa com o seu ampli.Abcs.

wiskeria
Veterano
# nov/11
· votar


viuuuu!!! eu falei que largando a pedaleira "como macho rsrsrs" vc teria o som puro do valvulado que esta com bom clean...
Queira ou não o problema é a nível de pedaleira e suas regulagens...
Sim, pessoalmente uma pedaleira num amp valvulado é idéia de poucos neurônios, afinal vc esta digitalizando o sinal da sua guitarra ANTES de entrar no amp para ter o puro som valvulado. Neste caso um amp transistor simples faria o mesmo serviço... Mas cada um faz o que quer né!
Eu pelo menos dou minha opinião pessoal...

macaco veio
Veterano
# nov/11
· votar


e no final as 6L6 é que paga o pato.

bluesband
Veterano
# dez/11
· votar


wiskeria
Velho, eu nem vou responder esse seu ultimo comentario, você é macho demais e usa todos os seus neuronios. Faz o seguinte, não perde tempo comigo não, ou melhor, não perde tempo com esse fórum aqui. Pelo jeito, você procura tópicos pra criticar os outros e se sentir melhor consigo mesmo.
Eu pedi uma ajuda aqui, e aprendi um pouco sobre amplificadores com o carlos adolphs, que além de entender sobre o assunto, foi humilde e prestativo; virtudes das quais você não compartilha.

macaco veio
Só uma coisa... Uma das valvulas do meu ampli estava com problemas, parece que a base trincou. Comprei um par casado, troquei, e o ampli ficou com MUITO mais Clean. Se você não sabe exatamente o que está acontecendo, por que comentar algo? Ainda sendo sarcastico?

Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos;

bajo
Veterano
# dez/11
· votar


Calma galera esse forum é sobre amplificadores, vamos se ater ao que foi proposto no tópico e dexar de lado infantilidades ou brincadeiras de mal gosto, afinal ninguém está interessado na macheza ou brabeza de uns e outros.
Paz

rsrs

wiskeria
Veterano
# dez/11 · Editado por: wiskeria
· votar


Vcs levam muito a sério, ficam fazendo tempestade em copo de agua, foi um comentário em tom de brincadeira simplesmente sincero sobre o assunto e queira ou não fez sentido para resolver seu problema.
Vc ficou todo magoadinho porque eu não usar palavras bonitas como um vereador, mas ajudou na detecção do problema. mimimi...
Se vc quiser digitalizar o som do seu valvulado nada me impede de ser sarcastico e dar uma zoadinha saudável!

bluesband
Veterano
# dez/11
· votar


wiskeria
Magoado? É pra rir... Ou melhor, não tem como rir, você é sem graça. Enfim, o objetivo desse forum é trocar informações, se você vai no tópico dos outros pra dar uma "zoadinha saudável", acho que o ato em si já define quem você é.
E não é questão de falar "bonito" como um vereador, é ser util mesmo... E você não me ajudou a detectar problema nenhum. Quem me deu uma boa dica foi o carlos adolphs, mas ainda sim descobri que as valvulas estavam com problema mesmo.
Sobre eu digitalizar meu timbre... Eu não pedi a opinião de NINGUÉM sobre isso, sem falar que estou conseguindo bons timbres. Assim como já vi vários boçais tirarem timbres lixos usando só valvulados e pedais analogicos.
Eu toco na noite, vivo disso... A banda tem um repertorio muito variado, não tem como eu usar só dois timbres: limpo e distorcido, do ampli.
Eu já tinha esse amplificador, antes de comprar minha POD... Agora, não faz sentido eu usar meu amplificador valvulado com minha POD? Tenho que vender e comprar um transistor?
Parece que todo mundo nesse fórum sabe tudo de tudo... Vejo gente dando opiniões infantis e triviais sobre os mais variados assuntos. Já alguns poucos falam daquilo que sabem, no objetivo desse ajudar.
Não é questão de falar bonito, é questão de educação e humildade, coisas essas - como já coloquei aqui - você não tem.

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Calma gente! É Natal! Clima de paz, harmonia, distorção... :)

Enfim, vamos manter a discussão sadia.

bluesband

Eu, particularmente, não vejo problema em misturar tecnologias pra obter sonoridades. Muitos (senão a grande maioria) músicos profissionais fazem isso inclusive. Tem gente que odeia! Ces la vie...

Abs

Rodrix Guitar
Veterano
# dez/11
· votar


Cara se vc ta usando a pedaleira como pré a distorção do clean está vindo dela, o power pode sim distorcer em altos volumes mas as valvulas 6L6 já são as válvulas mais limpas que conheço para potencia, isso deve ser culpa da sua pedaleira, mas por outro lado isso é característica de amp valvulado mesmo rasgar o som quanto mais alto fica seu volume, se quer um timbre super limpo de verdade pega um amp transistorizado da ROLAND são excelentes amplificadores como por exemplo Jazz Roland ou então pega um amp como Peavey Bandit 112, ou um VOX train de 15 watts que possui ótimos limpos, mas cuidado com o ganho que vc coloca na sua pedaleira essas simulações de cubo que vem na pedaleira possui tbm ganho, talvez vc esteja usando uma simulação do FENDER com bastante ganho que realmente distorce o som !

wiskeria
Veterano
# dez/11 · Editado por: wiskeria
· votar


bluesband
obrigado pelos elogios, mas prefiro mulheres!
Sobre eu não ter ajudado em nada, se vc tivesse largado a pedaleira antes "quando eu falei" teria descoberto que não era culpa das 6l6.)

bluesband
Veterano
# dez/11
· votar


...

Rodrix Guitar
Veterano
# dez/11
· votar


bluesband[i][/i]
É cara infelizmente tem muita gente aqui no fórum que não tem paciência, vc pergunta uma coisa e analisam o seu ponto fraco e ficam te chutando nesse ponto, é sempre assim se vc coloca teu equipamento no fórum pronto ninguém mais te responde a pergunta, só ficam criticando o pedal tal que vc ta usando porque não troca isso ou aqui é sempre assim !

boleterodectba
Veterano
# dez/11
· votar


Não sei vcs, mas eu achei engraçado a zoada do Wiskeria...) rsrsrs
Ele é um cara sem meias palavras mas ta sempre ajudando o pessoal.. Eu uso pedais analogicos em valvulados, compartilho com a visão dele, acho que se mais para frente vc quiser um som mais legal deve mesmo pensar em abandonar a pedaleira. Inclusive terá um clean muito, mas muito melhor, fora os drives!!!
Veja que não estou zoando, apenas dizendo que o wiskeria fala grosso mas não fala errado, pense a respeito quando for renovar seu setup futuramente.

carlos adolphs
Veterano
# dez/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


bluesband
wiskeria
Rodrix Guitar
boleterodectba
Oigalê!Segura peão !Vamos tornar a coisa mais produtiva?Ok!Vamos então falar sobre os prós e contras das pedaleiras.Porque os puristas falam mal delas?Porque as latinhas dão melhor som?Bem, nem tudo é pura verdade.
Eletronicamente falando, existem ótimos pedais analógicos e ótimas pedaleiras.O oposto também ocorre.Confusões com as latinhas também acontecem, vem o cara e mete o pau nas pedaleiras e depois "endeusa" uma latinha que ele tem de digital delay da Boss.Digital delay é digital, em forma de latinha.O parâmetro mais importante na compra de digitais aplicados ao áudio é o fator de amostragem(velocidade) e os bits. O bit é o digito 1 ou 0 de uma palavra digital, a amostragem é a frequencia em Khz com que isso acontece.Por exemplo 24/96Khz.Isso significa que para digitalizar um determinado som, seu conversor usou uma palavra digital de 24 bits na velocidade de 96 Khz.A maioria das pedaleiras usa esse padrão que foi top de linha em 2006...Em termos de pureza de timbres fica a desejar, pois cada nota tem que ser construida usando um "escada digital" de 24 uns e zeros 96000 vezes por segundo.Isso causa uma latência ou retardo que a inércia do seu ouvido entende como diferença timbral.Por isso defende-se a volta do vinil em detrimento do CD, o som analógico não tem nenhuma conversão, é direto.O digital tem que ser primeiro convertido de analógico para digital e depois de digital para analógico, novamente, para que sejam computados ajustes e efeitos.A cada conversão perde-se qualidade, apesar de se ganhar em razão de sinal/ruido.Hoje em dia uma conversão adequada é de 96/256Khz, que já se aproxima de um som com fidelidade a prova de puristas.Pedaleiras antigas, realmente não serão as melhores, pois na época delas as de HI-FI eram monetáriamente inatingíveis.Os pedais analógicos são mais fáceis de lidar e mais baratos(ainda).A grande confusão é julgar que transistorizado é digital e válvula é analógico.Erro crasso:O primeiro computador foi valvulado(ENIAC)e o o primeiro sintetizador(bisavô dos teclados atuais e tio-avô das pedaleiras)o Moog original(está no Museu Smithsonian, nos EUA), também era valvulado.Quem define digital ou analógico é o tipo de circuito, não de dispositivo.Abcs.

Thiagokerzer
Veterano
# fev/12
· votar


Eu tenho um Fender HRD III, ligo direto no Imput e o som cruncha no clean no volume 3.5 quando uso minha telecaster e no volume 2.5 quando uso minha guitarra com caps emg passivos.

Eu definitivamente queria um som clean, sem crunch, com volume bem alto.

Existe alguma substituição de válvulas do pré que me proporcionaria isso? As válvulas desse ampli são Groove Tubes.

carlos adolphs
Veterano
# fev/12
· votar


Thiagokerzer
Há algo errado em seu ampli.O HRD é extremamente clean, no minimo até volume 8.Nessa regulagem isso não deveria acontecer.Assista os vídeos no site da Fender e compare.Ele só cruncha quando vc aciona o pedal, trocando o canal para drive.Manutenção nele.

Thiagokerzer
Veterano
# fev/12
· votar


carlos adolphs

Então, já o enviei para manutenção. Inclusive uma das válvulas estava com problemas (provavelmente por causa do transporte) e eu já substituí por Groove Tubes 6L6, como estava antes.

Há pessoas que me falam que esse é um comportamento normal do amplificador...

Veja esse vídeo. O meu está assim.
http://www.youtube.com/watch?v=lyS_ZFHK5sA&context=C35d9e3eADOEgsToPDs kIsyHst5gR9yVVgsTQempiH

carlos adolphs
Veterano
# fev/12
· votar


Thiagokerzer
Veja esse video emque o cara usa o HRD III e ainda aparece a regulagem no canto.
http://www.youtube.com/watch?v=J1XIjDBvH_Q&feature=related

Thiagokerzer
Veterano
# fev/12
· votar


carlos adolphs

Muito obrigado pelas respostas.
Eu já conhecia esse vídeo.

Vou fazer o que me sugeriu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulas 6L6 qual modelo? (quero uma o mais "Clean" possível)