carlos adolphs Veterano
|
# nov/11
· votar
pacificguitar O quanto um som pode pifar um alto falante depende de algumas coisas.Teóricamente, qualquer som que fique dentro da potencia que ele aguenta, não deve pifá-lo.Porém essa potencia aplicada vai depender e muito, das frequencias envolvidas.Se estas estão abaixo ou acima da faixa de frequencias de uso do alto falante em questão, mesmo na potencia nominal dele, vão causar problemas.Se o alto falante responde de 200Hz até 2500Hz +/- 3dB, sua potencia média nominal de 50 W, e impedância de 8 ohms, por exemplo, se vc medir nos terminais dele uma voltagem de 20 Volts AC, com 1000Hz aplicados, significa que ele está recebendo 50 W e aguenta.A potencia aplicavel cai abaixo da faixa .Muitos não se dão conta disso.Podem ver pelos drivers de médios ou TI, que o fabricante coloca assim : 50W a 1200Hz, 75W a 2400Hz.Por que isso?Por causa da reatancia da bobina móvel.A reatância depende da frequencia e por tabela, a impedância também( uma depende da outra).Se o alto falante é especificado para 200a 2500Hz significa que vai manter a sua impedância entre 4 e 12 ohms, com 8 ohms cravados à 1000 Hz.Se agora aplicar os mesmos 20 V AC com 100Hz, por exemplo, a impedância cai para 2 ohms(exagerando para exemplificar) e a corrente dobra, causando um efeito equivalente 100W aplicados.O bicho queima na boa.Já em frequencias acima de 2500( 5000 Hz,por exemplo), a impedância vai aos 16 ohms, devido a reatância agora maior, não causando problemas com queima devido potencia, mas como o cone é bem maior do que deveria ser para a frequencia o mesmo vai sofrer um efeito de Flutter(vai criar ondas estacionárias ao longo do diâmetro do cone e se vc tiver potencia suficiente, ele racha, literalmente.Por isso os TI, Tweeters e outros dispositivos de agudos tem cones menores e mais rígidos.Se vc estiver com crossovers passivos ou ativos, nada acontece, mas direto em um ampli de guitarra, colocar muitos efeitos agudos, vai rachar o cone, pois ele não está protegido por crossover, como os do PA.Abcs.
|
Chibatocaster Veterano |
# nov/11
· votar
carlos adolphs
Obrigado Carlos. Fuçando meu FM4 Line 6 eu encontrei e gostei de um som que, quando eu palheto as cordas faz um som agudo tipo a sonoplastia clássica de um tiro de laser de cinema, com a curva mais lenta. Porém sinto o falante tremer pois além de ser agudo, é também grave. Outra coisa interessante é que este efeito quando passa pela placa de som e vai para minhas caixas Oneal, soam bem melhores e sem tremores. Eu criei o efeito nessa configuração. Mas no amp, o som muda completamente, provavelmente dadas as diferenças físicas dos falantes. No geral meu FM4 não está soando nada bem no meu Egnater...
|