Dá problema ligar teclado em entrada de microfone da caixa ativa?

    Autor Mensagem
    Attila Okada
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Attila Okada


    Comprei uma caixa ativa CSR 3000 de 200W RMS.
    Atras dela tem uma entrada Line In tipo RCA e 2 entradas P10 para microfone.
    Nessas entradas P10 tem uma chave que troca as entradas P10 de "Mic" para 'Line".

    Acontece que o meu teclado (Prokeys Sono 88) só tem saída P10 e quando eu ligo o P10 na caixa colocando a chave na posição Line o volume do som fica baixo, mesmo colocando no volume máximo!
    Se eu mudo a chave pra posição "Mic", o volume aumenta bem, inclusive só posso aumentar o volume da caixa até a metade se não dá distorção no som.

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    - Tem problema ligar o teclado na entrada P10 mantendo a chave na posição "Mic" e controlar o volume pro som não distorcer, ou mesmo controlando o volume eu corro o risco de queimar ou estragar a caixa?

    - Ligando um microfone direto na caixa, achei o volume sai fraco também, por que isso acontece? Preciso ligar um pré amp pra poder ouvir o microfone num volume compatível com os 200W de potência?

    - Ouço um leve chiado vindo da corneta da caixa, que fica mais intenso conforme eu aumento o volume na caixa, isso é normal?

    Valeu a força!

    Segue o link para uma foto das entradas da caixa:
    foto das entradas


    E as especificações técnicas da Caixa Amplificada:
    Modelo CSR 3000A - (Código: 05221)
    Sistema Bass-Reflex de 2 vias
    Woofer de 12"
    Corneta com drive de titanio de 1"
    Potência: 200W RMS
    Impedância: 8 Ohms
    Divisor de Freqüencia : corte em 3,5 KHz
    Resposta de Freqüencia : 45Hz ~ 20KHz
    115V/230V - 50/60Hz
    Dimensões:
    L: 43cm , A:62cm, P: 38cm
    Peso: 18Kg


    Deco_ufrj
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    se eu fosse você, usaria uma mesinha de som... ligava o teclado e o microfone na mesa, e depois a mesa na caixa usando a entrada line in P10 ou RCA, tanto faz..... assim você vai poder equalizar teclado e mic de forma diferente, e controlar o ganho de forma separada também...

    mas por ora, testa o seguinte... coloca o volume do teclado no máximo e o volume da caixa no maximo usando a entrada de linha.... se a caixa clipar na hora que você tocar (com a pressão máxima), não tem jeito... é o volume maximo da caixa.... e vc deve usar a entrada de linha mesmo... se não clipar, é pq seu teclado ta com a saida baixa... aí usa a entrada de microfone mesmo... mas não adianta usar a saida de mic e usar o volume na metade... abaixa o volume do teclado... alias, uma dica... é sempre bom colocar o amplificador no maximo (a caixa, no caso), e diminuir o volume da fonte... em geral, isso melhora a qualidade...

    mas vc disse que fica baixo... baixo quanto?? não espere tocar em lugar barulhento com uma caixa dessas...

    Attila Okada
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Por enquanto estou sem grana pra investir mais em música. Esgotei a quota anual, rs. Mas pro futuro vou pensar na compra de uma mesa sim.

    Bom, estou usando equalização por Vst´s, no computador mesmo. Meu teclado tem uma pseudo "mesa de som", rs. Ele envia microfone, entrada auxiliar e entrada P10 para outro instrumento, mais o próprio teclado, cada um pra uma trilha diferente no PC e ai eu faço umas gravações e ajustes, pelo comp. mesmo.
    O som do computador também vai pro teclado, via USB, e o teclado envia tudo pra caixa..

    Ligando tudo no máximo, na entrada "line-in" não clipa não.
    Ouço música em mp3 em volume parecido com o volume máximo do som interno de fábrica da minha TV de 42 polegadas.

    Ligando só um microfone direto na caixa o volume fica tipo o da minha própria voz mesmo sem o mic. Como se outro "eu" estivesse falando do outro lado do quarto. Se eu ligar este mesmo mic na entrada "line-in" não se ouve praticamente nada.

    Ligando o mesmo microfone no teclado, usando ele como pré-amp, ou ouvindo sons do computador, pelo teclado, mas usando a chave na posição "Mic In" na caixa, o volume do som sai bem melhor.
    Amentando só até a metade fica como em um Pub pequeno com banda ao vivo. Um som que faz tremer um pouco o peito nos graves mais intensos mas que dá pra conversar com outras pessoas no ambiente, desde que se fale bem alto ou gritando.
    A caixa está no canto da minha sala. O comodo é quadrado, fechado, paredes de concreto e tem 16 metros quadrados de área.

    Pesquisando na net vi que a entrada "mic-in" geralmente tem impedância menor e +4db no volume, enquanto que as entradas "line in" tem impedância maior e -16db. Porém li também que quando não se casa a mesma impedância, não importa quem é maior, a potência sonora diminui. Tá certo isso? Porque se está, ou o meu piano tá saindo em uma impedância baixa, ou estes 20 decibeis a mais estão fazendo milagre aqui! rsrs

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Attila Okada
    Tem algo de estranho com sua caixa.Com as entradas para LINE, o nivel de saida do teclado é mais que suficiente para dar uma sonzeira, assim como o nivel de microfone, com as entradas para MIC, o suficiente para vc não usar mais que 1/2 volume. Pode ser que vc já tenha colocado pane ao usar a entrada em MIC para o teclado, mas não creio que seja isso.Se comprou recentemente, use a garantia e troque pois creio que a caixa está com problemas.Abcs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dá problema ligar teclado em entrada de microfone da caixa ativa?