Dúvida sobre Amps com wattagem variada

    Autor Mensagem
    pacificguitar
    Veterano
    # out/11 · Editado por: pacificguitar


    Há um problema com amps com grande wattagem, se queremos deixá-los no ganho apropriado para que as válvulas nos dêem o maravilhoso som de distorção. No caso dos amps de wattagem variada como o Egnater, mudando o knob para por exemplo 5 watts, o problema é perfeitamente resolvido sem perder nenhuma nuance da saturação? Só diminui o headroom sem perda de característica no timbre? Vou ter o som fidedigno que teria se o amp estivesse em 30 watts e meus ouvidos sangrando? rs Se alguém puder ajudar agradeço. É uma dúvida específica e não encontrei nada na busca.

    Doggy
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara... Eu creio que deve ser como um Tiny Terror da Orange, que ligado em 7w ele muda a forma das valvulas funcionarem (se nao me engano, deixa duas das quatro valvulas funcionando -posso me enganar nos numeros, mas deu de entender meu ponto, rs...)

    Isso, pra mim, alem da diferenca do headroom, nao causou mudancas no som final

    pacificguitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Entendi Doggy Valeu. No manual do meu o próprio dono fala sobre o headroom, que é o que de fato muda, mas eu quero saber opiniões práticas como a sua por exemplo. No meu não rola das válvulas trabalharem diferente no sentido de umas deixarem de trabalhar e outras não não. Rolam todas juntas. Eu tenho feito experimentos mas gosto de ouvir opiniões alheias à respeito.


    Obrigado.

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    pacificguitar
    Doggy
    Boas!Fabricantes diversos usam também processos diversos na redução de potencia.Os Egnater usam conexão pentodo para triodo, via chave, para isso, enquanto os Orange(alguns) tiram duas válvulas do circuito(quando tem 4 no power) ou conexão triodo quando tem 2.O importante do fato é que como se trata de mesma válvula, não deve haver alteração significativa de timbre, embora a conexão triodo altere algumas capacitancias.A saturação em sí, não depende dessa conexão, mas sim do nível de voltagem de excitação, que no caso, não muda.Abcs.

    pacificguitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Obrigado Carlos.

    Então eu tenho efetivamente um amp de 1, 2, 3, 10, 20 watts que se comporta idealmente como tal, num amp só?

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    pacificguitar
    Respeitada a potencia e a sensação do headroom, sim.

    pacificguitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Certo. Obrigado Carlos.

    oldschoolgod
    Veterano
    # out/11
    · votar


    pacificguitar
    Então eu tenho efetivamente um amp de 1, 2, 3, 10, 20 watts que se comporta idealmente como tal, num amp só?


    Idealmente não, a atenuação perde sempre algum tone, alguns agudos, alguns médios, alguns baixos. Tone pronto.

    Quanto mais atenua o som mais tone perde. Se atenuar pouco você consegue timbres quase iguais ao som original, mas se atenuar muito, vai começar a notar diferença.

    pacificguitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Beleza oldschool,

    é mais para estudar a dinâmica da saturação com a palhetada e os
    controles da guitarra e tirar meu som no amp com minha guitarra sem ficar surdo!! Acho que vou estudar com 5 watts e depois coloco 20 e 30 para perceber as mudanças tonais e compensar no ouvido.

    obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Amps com wattagem variada