Subutilização de Potência ?

    Autor Mensagem
    Rock With Salad
    Veterano
    # out/11


    Então galera, um tempo atrás eu tinha criado um tópico sobre pedais, e citei que tava pensando em adquirir um ampli.
    Eu tava entre o Peavey Bandit 112 e o Laney Lv100, então dei uma pesquisada e achei esse Hiwatt G100 R e resolvi ouvir umas 'amostras' dele.
    Superou qualquer amp em que eu estava interessado antes, achei o som demais !!

    Espero poder testa-lo pessoalmente em breve, hehe


    mas eis o problema (ou não): 100W.
    seria desperdício?
    eu tocaria bastante em ensaios em casa, e em futuras apresentações. o que acham?

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Rock With Salad

    Se fosse um valvulado poderia ser inutilizado sim por causa do crunch das valvulas em altos volumes.

    Ja o SS mais potencia só vai ajudar a nao chegar no talo o volume e ficar aquela chiadeira do capeta que SS da quando ta no volume maximo.

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Rock With Salad

    eu tenho esse mesmo problema. Quero muito o roland cube 80xl, mas vou so tocar em casa e em futuras apresentações. Portanto em casa o volume nao vai poder ser muito alto e com isso eu acabaria perdendo ganho? E se eu abaixasse no pedal de volume da minha pedaleira?

    Vou acompanhar seu topico, companheiro

    kyo_ryo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Rock With Salad
    Eu tenho o G100R e, para o meu uso atual, não acho um desperdício de potência. O amp aguenta o tranco, utilizo ele frequentemente em ensaios e shows, tanto em lugares fechados quanto abertos. Já toquei em lugares que precisei abrir cerca de 80% do volume dele (lugar aberto, sem microfonar). O importante é que na maior parte do tempo não é preciso sobrecarregar o amp com volumes próximos do máximo, acredito que isso aumente a sobrevida dele, bem como a qualidade do som, já que se trata de um transistorizado. Cabe ressaltar que a pressão sonora dele deixa muitos 2x12 no chinelo...


    edioceratineto
    Em casa eu normalmente toco apenas com fone, mas pelo que eu já percebi, amps transistorizados de grande potência não se comportam mal em volumes baixos. Você perde a pressão sonora, mas a qualidade do som não fica ruim. Comparado com amps menores, com falantes pequenos, pelo menos o som não ficará absurdamente agudo.

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kyo_ryo

    entao da pra comprar o cube 80xl e em casa usar em volumes baixos sem perder qualidade no som? so q ele nao é tranzistorizado, mas sim digital. E minha pedaleira eh uma boss me 25 q tem saida pra fone, eu teria mais qualidade no som com o cube ou com fone de ouvido?

    Hitman
    Veterano
    # out/11
    · votar


    uma explicacao BEM superficial:
    vc nao ver perder qualidade de timbre em volumes baixos com amplificadores digitais ou SS, vc so perde qualidade em amplificadores valvulados

    Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Hitman
    vc nao ver perder qualidade de timbre em volumes baixos com amplificadores digitais ou SS, vc so perde qualidade em amplificadores valvulados


    Não , cara... o amp , mesmo ss, em baixo volume não produz os graves e os agudos necessários. O meu, Orange, se vc não abrir o volume no máximo e controlar o volume total pelo gain, o som fica bem fechado.

    Hitman
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Binohendrix
    isso acontece no seu orange? ou na grande maioria dos SS??

    Spect
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Spect
    · votar


    Binohendrix
    Não , cara... o amp , mesmo ss, em baixo volume não produz os graves e os agudos necessários. O meu, Orange, se vc não abrir o volume no máximo e controlar o volume total pelo gain, o som fica bem fechado.

    Pois é. Independente de ser SS ou valvulado, todo amp tem que estar numa certa faixa de volume para dar um timbre legal. Acima disso satura, abaixo disso o timbre fica sem graça. Claro que essa mudança de timbre é muito maior nos valvulados, mas não deixa de ocorrer nos SS.

    E não é que valvulado tenha que estar sempre perto do máximo para ter qualidade, não é assim. Valvulado precisa de volume para saturar, porém vai funcionar tão bem quanto qualquer SS nessa faixa de volume ideal.

    Rock With Salad

    Então, sim, se você tiver um amp de potência alta demais, pode acabar sub-utilizando ele, mesmo sendo SS.

    Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Hitman
    Cara, timbre tá muito ligado a volume. Não adianta querer tirar timbrão com volume de caixinha de pc. Certas nuances do som só aparecem com um relativo volume. Os graves são um bom exemplo. Aquele gravão, aquele punch, não aperece em volumes de estudo. Tem que abrir o volume. É claro que não precisa ser ensurdecedor mas tem que ser alto. Amps de guitarra foram feitos pra falar alto. O timbre muda completamente. Todo mundo que vai tocar a primeira vez com banda percebe que os settings usados dentro do quarto não funcionam ao vivo.Não é só pegar tudo do jeito que está e só aumentar o volume do amp. Tem que mudar a eq, a quantidade de drive, acertas os pedais...Enfim, grande diferença.

    Hitman
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Binohendrix
    po cara, foi mal, vc tem razao

    Rock With Salad
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Muito obrigado à todos vocês que me deram essa grande ajuda !! :D
    vou perceber mais sobre esse G100 R quando eu testar (semana que vem), e posto os resutados..
    \m/

    rocknroll1234
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Binohendrix

    Não , cara... o amp , mesmo ss, em baixo volume não produz os graves e os agudos necessários. O meu, Orange, se vc não abrir o volume no máximo e controlar o volume total pelo gain, o som fica bem fechado.



    isso dá pra compensar com uma maravilha chamada equalizador

    Hitman
    Veterano
    # out/11
    · votar


    rocknroll1234
    alguem aqui entende de amps....

    ogner
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Binohendrix
    Vero!! Meu Bandit ( Peavey ) timbra bemm melhor quando coloco mais volume nele!!

    Spect
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Spect
    · votar


    rocknroll1234
    isso dá pra compensar com uma maravilha chamada equalizador

    Não dá. Amp em volume baixo não soa como deveria, só isso. Não é só uma questão de equalização, é como o Binohendrix falou: o timbre muda completamente. No máximo você vai conseguir uma melhoria, mas ainda assim não vai passar nem próximo do timbre com volume aberto.

    Façam o teste com o amp de vocês mesmo e irão perceber. Com o volume baixo o timbre fica morto, sem graça.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Spect

    Pois é. Um tempo atrás fiz um tópico sobre percepção auditiva e a tal da curva de Fletcher/Munson que explica esse fenômeno dos volumes.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/259935/
    .

    abs

    rocknroll1234
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Spect
    Não dá. Amp em volume baixo não soa como deveria, só isso. Não é só uma questão de equalização, é como o Binohendrix falou: o timbre muda completamente. No máximo você vai conseguir uma melhoria, mas ainda assim não vai passar nem próximo do timbre com volume aberto.

    aumente um pouco o volume,reduza os medios (para compensar o volume maste),e aumente os agudos e os graves(por serem as frequencias menos audiveis).

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Rock With Salad

    cara, um amigo meu me emprestou o amp de 100 watts dele pra eu testar ja q eu estou querendo comprar um amp potente tambem. testei 100 watts no meu quarto com o gain no 2 e o volume no 5 e meio. O som ficou excelente em distorções, drives, clean, wah, phaser, chorus, tudo q vc possa imaginar. E nao ficou alto demais ficou no suportavel por mim, pela minha familia e pelos meus vizinhos. Agora se vc eh uma daquelas pessoas q acha q amp de 15 watts transistorizado e falante de 6 ou 8 com volume no talo eh alto demais, esqueça 100 watts e vá brincar de hot wheels [aproveita q o dia das crianças ta chegando e pede alguns :) ]

    Rock With Salad
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Rock With Salad
    · votar


    Seguinte...
    Testei esse monstrinho chamado Hiwatt.


    Nas primeiras notas tocadas meus ouvidos derreteram!!! Hehehe
    Adorei o amp! Pena ainda não te-lo em mãos... tanto por falta de grana quanto pela disponibilidade de pegá-lo ( Não tem no estoque) .

    Mas enfim, estava pesquisando sobre o amp e achei esse tal de Hiwatt G100/112R !! Ai bateu a dúvida: Qual a diferença entre os dois (Hiwatt G100R e Hiwatt G100/112R) ???
    Alguém poderia me ajudar? Não achei a resposta em lugar nenhum...

    Rock With Salad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    *Up maroto*

    Rock With Salad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    *Outro up maroto e um Feliz Natal atrasado*

    Rock With Salad
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    *Up final*

    Spect
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mas enfim, estava pesquisando sobre o amp e achei esse tal de Hiwatt G100/112R !! Ai bateu a dúvida: Qual a diferença entre os dois (Hiwatt G100R e Hiwatt G100/112R) ???

    Cara, chutando sem ter pesquisado em nada: pelo nome, um vem com falante de 10 polegadas e o outro com falante de 12.

    Rock With Salad
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Spect

    Hm, acabei de pesquisar isso, os dois vem com falantes de 12"... Obrigado pela sugestão !

    Acho que vou abandonar essa pesquisa, já optei pelo G100 mesmo. Quem sabe eu possa adquiri-lo nos próximos meses...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Subutilização de Potência ?