Componentes Elétricos - Quanto eles influenciam no som do Amplificador?

    Autor Mensagem
    Jandira
    Veterano
    # out/11


    Fala Pessoal...

    Recentemente, um vendedor me ofereceu um Fender Twin Reverb Blackface de 1965. Toquei nele um bocado e me realizei, é inexplicável mesmo. Sensacional! O vendedor aparentemente foi muito honesto e não escondeu os possíveis problemas que eu poderia estar comprando junto com o Amplificador. Citou alguns problemas estéticos no amplificador que não achei relevante citar aqui, mas disse também que quando comprou o amplificador ele já veio com uns capacitores trocados por componentes mais atuais, além de teóricamente mudar o som por isso, pelo lado estético o amplificador também não tinha uma tampa que envolvia estes capacitores, pois os novos capacitores não permitiriam esta tampa ser fechada.

    Diante deste contexto eu queria deixar 2 perguntas para que os entendidos respondam:

    1 - Se eu trocasse estes componentes modernos por componentes vintage como este aqui, qual seria o grau de influência no som?

    2 - A falta desta tampa que protege estes componentes elétricos, tem alguma outra utilidade além de proteger de pancadas e etc?

    Fábio Santiago
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Jandira
    olha sou tecnico em eletronica, e conheço caras q fazem amp hand made,

    influencia no som sim, mas nada absurdo, so ouvidos bem apurados percebem,

    sobre a tampa, os capacitores eram protegidos pra resistir a pancadas na estrada e algo do tipo, tem vários geitos de proteger eles, tipo:

    colar eles na placa com cola especifica ou cola quente.

    prender com fita relerman

    Jandira
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fábio Santiago
    Fala cara, obrigado pelo comentário!

    Esta tampa, por exemplo, não tinha também uma funcionalidade de isolar estes capacitores de forma que algum campo magnetico ou coisa parecida?

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Jandira
    Fábio Santiago
    Tanto a tampa quanto os capacitores citados, são dos eletrolíticos da fonte.Nos originais dos anos 60, a finalidade da tampa era evitar derramamento do eletrólito interno, dos capacitores que eram do tipo úmido(hoje utilizam eletrólito seco).O vazamento dessa substância causava corrosão na parte interna do ampli.Então, quando ocorria, ficava confinada dentro da tampa.O cara comprava outra, outros capacitores e trocava.Hoje não há necessidade disso.Capacitores não criam campos magnéticos(pelo menos, não a ponto de influenciar algo no circuito).Esses capacitores também, não tem a menor influência no timbre dos amplificadores.São da fonte e não participam da linha de sinal.Mesmo os menores, de desacoplamento de catodo, sendo eletrolíticos, não causam qualquer modificação, desde que mantidos os valores originais.Capacitores que modificam algo no timbre, são os de acoplamento inter-estágios, que sendo de poliéster, cerâmica ou mica, podem ter diferenças muito sutís no timbre.Essa diferença só é percebida por audiófilos treinados e músicos virtuoses, donos dos famosos ouvidos absolutos, que não é o caso de 99% da população musical.Cara que não consegue afinar sua guitarra usando só um diapasão, tem que usar o afinador eletronico da pedaleira, não me venha dizer, por favor, que nota alguma diferença.Conversa.Não precisa comprar o material citado nos links.Se está tudo funcionando no 65, nenhum dos materiais citados fornecerá a vc qualquer diferença.Nossos capacitores da Epcos são melhores que muitos desses gringos por aí.Abcs.

    Jandira
    Veterano
    # out/11
    · votar


    carlos adolphs
    Excelente resposta meu caro, quanto a desempenho devido a sua explicação estamos bem servidos, quanto a tampa acho que só seria legal mesmo para manter ao máximo a originalidade do amplificador.

    Obrigado pela resposta!

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Jandira
    Isso aí, pelo lado estético, vale!Caso não consiga fechar a tampa, troque os eletroliticos por alguns da marca Epcos, que são semelhantes em tamanho aos das sua fotos!Uma abraço e cuide bem do bicho, que é um baita som!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Componentes Elétricos - Quanto eles influenciam no som do Amplificador?