Substituindo componentes por outros com valores diferentes.

    Autor Mensagem
    cibonato
    Veterano
    # jul/05


    Senhores... aqui vai uma dúvida que tenho: o que aconteceria se eu substituisse um componente por outro de outro valor? Caso concreto: no distribuidor de componentes eletrônicos local me disseram que nao possuem capacitores de 50uf, mas sim de 47uf.

    Consultando, por exemplo, o catálogo da Farnell nao encontrei capacitores de 50uf, mas sim de 47uf (tomando um valor aproximado, havia outros valores...).

    E bom... considerando que esse componente seria usado num JCM800 agredido que haverá diferenças no som (timbre, "peso", etc...). O que vocês poderiam me dizer sobre esse assunto?

    Obrigado, até mais.

    Miguel.

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cibonato
    Tudo depende, se for na fonte pode variar bastante, se for no sinal isso muda o timbre.

    emanuel macedo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cibonato

    faça assim , compre 2 condensadores eletroliticos 1 de 47 / e outro de 3.3 mf
    ligue os 2 em paralelo que serar o valor total de 50.3 mf apenas respeite a voltagem.

    + ---[}--[}-- 100 em serie 100 = 50


    ou vc pode fazer e serie tambem ...

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    emanuel macedo

    Desculpe, mas acho que você está enganado, essa não é uma regra.

    cibonato
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Ou seja... um cap. de 47 uf ligado em paralelo a um cap. de 3,3mf me dá um capacitor de 50,3mf?

    Nao entendi essa parte que fala sobre ligar em série...

    E outra pergunta seria também sobre as voltagens: por exemplo, eu preciso de capacitores de 50uf/500V, porém só encontrei de 50uf/630V. Se uso capacitores para maior tensao há algum problema? Imagino que o problema seria usar capacitores para menor tensao que o valor estipulado.

    Obrigado e até mais,

    Miguel.

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    porém só encontrei de 50uf/630V
    cibonato

    Aonde você arrumou isso?????

    Eles devem ser gigantescos e pre-históricos! Será que não é 0,50µF óleo???

    cibonato
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cibonato

    Aonde você arrumou isso?????

    Eles devem ser gigantescos e pre-históricos! Será que não é 0,50µF óleo???


    Encontrei isso no catálogo da Farnell... aliás, há um erro na minha mensagem anterior. O que encontrei de fato foram capacitores para 400V ou 630V. O que quis resaltar era o fato de nao ter encontrado capacitores de 500V. Sao capacitores de polyester. E consultando o esquema que tenho do JCM800 diz "50uf/500V", olhando um esquema de um Plexi 1987 também encontrei "50uf/500V".

    Até mais e obrigado,

    Miguel.

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cibonato
    É impressão minha ou esse será seu primeiro amp valvulado? Acho que é difícil demais para ser a primeira experiência.
    Tudo na substituição vai depender da voltagem da fonte, e do indutor. Você já sabe quais vai usar? Pois pode ser que o de 450V seja suficiente... já não se fabricam maiores, mas tem jeito de fazer altas voltagens em altas capacitâncias, mas é extremamente desaconselhavel.

    cibonato
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cibonato
    É impressão minha ou esse será seu primeiro amp valvulado? Acho que é difícil demais para ser a primeira experiência.
    Tudo na substituição vai depender da voltagem da fonte, e do indutor. Você já sabe quais vai usar? Pois pode ser que o de 450V seja suficiente... já não se fabricam maiores, mas tem jeito de fazer altas voltagens em altas capacitâncias, mas é extremamente desaconselhavel.


    É sim o primeiro amplificador que vou montar... já sei quais tensoes terei na fonte e no indutor. Nao penso substituir nenhum componente por outro, se o capacitor que me aparece no esquema é de 50uf vou procurar um de 50uf. Porém o que eu cheguei a encontrar disponível foram capacitores para 400V ou 630V. E o que eu estou pesquisando é se seria possível usar um capacitor para 630V no lugar de um capacitor para 500V.

    Até mais novamente... hehe.

    Miguel.

    emanuel macedo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    baruch_kata

    (Desculpe, mas acho que você está enganado, essa não é uma regra.)

    onde esta o erro?
    2 eletroliticos em serie de 100mf/100v =? r: 50mf/ 200V

    2 eletroliticos em pararelo 100mf/ 100V=? r:200mf/ 100V

    seja mais objetivo em suas respostas....explique por que...

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    2 eletroliticos em serie = preco + preco = dobro do preco = quadruplo do preco do valor de um da capacitancia obtida.
    2 eletroliticos em paralelo= preco + preco = dobro do preco = mas um pouco menos no valor de um da capacitancia obtida.
    sem levar em conta o espaco ocupado pelo componente no circuito, esta e' a regra mais importante.
    as outras regras so beneficiam o fabricante e o vendedor e so deve ser usada no ultimo recurso, de (do verbo dar) preferencia as aproximacoes de valores (de capacitancia).

    Metal Fuzz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    O que vai alterar vai ser a capacitância e não a voltagem... pode usar de 630 volt tranqüilamente!!

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    emanuel macedo
    seja mais objetivo em suas respostas....explique por que...
    o oldmonkey já deu uma prévia... mas o que eu estava pensando é se o capacitor em questão fica no caminho do sinal, por exemplo no cátodo da válvula onde até o material do capacitor é importante, sendo então diferente colocar 2 capacitores de mica para substituir um de cerâmica. Ainda conta a resistência do capacitor que influencia na filtragem no caso dele (fonte). O que eu acho que é errado é somar dois capacitores para chegar no valor de 50µF, sendo que pode estar usando capacitores de 20% de tolerância, o que estará trocando seis por meia dúzia.

    Mas na teoria é isso aí... na prática a "teoria é outra".
    Desculpem as brincadeiras, estamos aqui todos aprendendo.

    cibonato
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Tudo bem gente, já nao tenho mais esse problema com os capacitores... procurei na internet e acabei encontrando empresas que vendem capacitores para essa voltagem e com a capacitância que necessito.

    Tenho que admitir que comecei mal o tópico, deveria ter tido que o capacitor em questao é um capacitor "de lata" ("can capacitor" no inglês). Esses capacitores sao daqueles que se utilizam no motor de igniçao dos carros.

    Se alguém quiser saber mais ou senao precisar desse tipo de material pode dar uma olhada nessa página www.tubestore.com (nao ganho nada propagandeando eles... hehehe).

    Até mais e obrigado,

    Miguel

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cibonato
    Eu consigo desses, saem na faixa de 30 reais cada, sendo duplos, veja na foto, o meu é o da direita...
    http://www.itsconsult.com.br/handmade/index.php?option=com_content&tas k=view&id=30&Itemid=42

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Substituindo componentes por outros com valores diferentes.