transformadores...eis a questão...

    Autor Mensagem
    gauchito
    Veterano
    # set/05


    pessoal...eu to fazendu uma fonte de +35v e -35v para um power SS ki eu to montando...

    bom, no projeto da fonte, está que a entrada tem que ser de 28v...a ponte e retificadora de onda completa...só que, como o trafo tem dois fios, qual a designação do trafo???? 2x28 ou 2x14???

    eu li tb que os toroidais ajudam a diminuir o ruido...isso eh verdade???vale a pena o investimento em um trafo toroidal???

    e se eu fizer uma coisa absurda de pião...tipo, ao inves de usar trafo, pegar a tensão da rede, reduzir ela com resistor e depois passar por um regulador...qual o prejuizo que terei se fizer isso????

    Zacarias
    Veterano
    # set/05
    · votar


    pega um trafo de 18+18V, 6A...... vc vai ter +/-25,38V retificados após os diodos.......

    trafo toroidal vibram menos, mas possuem a característica de corrente de surto mto maior q um trafo normal, então dependendo do tamanho do trafo q vc for usar, vai precisar de um circuito soft-start pra amortecer essa corrente inicial

    eu não usaria tensão direto da rede, coloca um transformador, é mais seguro

    oldmonkey
    Veterano
    # set/05
    · votar


    gauchito
    para uma fonte de +35 e -35 precisara de um trafo de 28 0 28 ou seja dois enrolamentos de 28 com Tap central (tera tres fios , dois fios de cor igual e um de cor diferente no meio). 2 x 28
    use trafo comum (com as placas bem colocadas), 28v nao eh um valor padrao de fabricacao (eh um valor procurado e deveria ser, os fabricantes sao burros), entao provavelmente tera que mandar enrrolar.
    agora se for +35 e 0v ai pode ser um de 2 x 14.

    gauchito
    Veterano
    # set/05
    · votar


    oldmonkey

    isso eu jah to sabendo...num tem nas loja naum...

    a corrente é de 4A...eu poderia usar dois trafos de 2x14 @2A?????

    ae junto as pernas deles???pode isso????

    gauchito
    Veterano
    # set/05
    · votar


    oldmonkey

    olha só..o esquema de fonte que eu tenho não usa o tap central...eu posso pegar o fio e dexar isolado numa boa né???isso vai prejudicar o trafo?

    gauchito
    Veterano
    # set/05
    · votar


    agora se for +35 e 0v ai pode ser um de 2 x 14.

    eu acho facil um de 2x12...bem baratinho até...no datasheet tem o esquema para fonte comun, só com +35v...será que vale a pena fazer esse circuito e usar fonte de +35v ao inves de fazer a fonte +35 e -35????

    oldmonkey
    Veterano
    # set/05
    · votar


    eu nao usaria dois trafos conectados juntos, sei que eh possivel mas nunca fiz e nem vi ninguem fazer.
    uma fonte de +35 e -35 tem que ter o zero volts (terra) que seria o tap central (se nao tiver estara errado).
    Um ampli que +35 terra e -35 na realidade eh um ampli de 70v , a voltagem e dividida dessa forma por varias razoes economicas. Se for apenas um circuito de zero a +35v entao eh um ampli de menos potencia ou ainda que tiver mais potencia teria um alto consumo de corrente e entao um trafo muito grande.

    gauchito
    Veterano
    # set/05
    · votar


    oldmonkey

    http://fotolog.terra.com.br/gilmax

    esse é o esquema...é o esquema básico do lm3876...no v+ vai 35v e no v- vai -35

    so que no datasheet, tb tem um esquema usando um 2n3904...ae a fonte só entra +35v...e o 2n faz o -35 dae...o q vc acha melhor?fazer a fonte com o trafo de 2x28 feito sob encomenda ou usar um trafo de 2x12 e usar o esquema com o transistor?

    gauchito
    Veterano
    # set/05
    · votar


    oldmonkey

    postei ali tb a fonte...ela não usa o tap central...será ki ela tá errada?

    oldmonkey
    Veterano
    # set/05
    · votar


    no esquema do lm3876 o tap central do trafo esta no terra do circuito (se nao tiver tap o circuito queima).
    o esquema inversor seria um transistor invertendo o sentido da voltagem para a etapa negativa do circuito? teoricamente possivel de ser feito mas pouco usual, (se tratara de um transistor de potencia e a desvantagem disto). Sinceramente faria um trafo de 2 x 28v de uns 3 Amp (1,5A + 1,5A) para este ampli mostrado e faria uma fonte retificada simples (sem o estabilizador). para este estabilizador mostrado estabilizar alguma coisa teria que usar uma tensao menor que 35v em cima do ampli, pois esta usando 28v alternado que daria 35 continuos e o estabilizador nao teria o que cortar. Como disse anteriormente um trafo de 2 x 28v (uns 3amp) pode ser usado em varios amplis na faixa de 40 a 60W de potencia portanto util para varios projetos.

    oldmonkey
    Veterano
    # set/05
    · votar


    no caso de usar um transistor invertendo a polaridade ai realmente nao ha tap central pois sera trafo simples e apenas o terra normal do circuito. podera usar trafo de 2 x 12 (mas usando os 24v e isolando um fio) mas como falei acima o estabilizador tera que esta mais ou menos nuns 32v (ou menos) pois 24 nao dara os 35. (nao seria a minha opcao).

    gauchito
    Veterano
    # set/05
    · votar


    oldmonkey

    é que o estabilizador ta ali pq a ideia inicial da fonte é ser uma fonte variavel..de 1 a 35...como eu vou usar os 35, ele nem vai ser preciso...

    acho que vou mandar fazer o trafo mesmo....valew

    gauchito
    Veterano
    # set/05
    · votar


    oldmonkey

    pra finalizar..no caso, faço o trafo de 2x28...uso akela fonte ali so que sem o regulador...dae o tap central do trafo, eu coloco no terra do circuito do power neh????eh issu???

    oldmonkey
    Veterano
    # set/05
    · votar


    tap no terra
    tera que ter dois caps C1 de mesmo valor (2200uF/40v), um ligado entre +V e terra e outro ligado entre -V e terra (este com o lado mais no terra). se quizer pode ter dois C2 (1nF de poliester) ligados juntos com os caps eletrolitico (tambem ajudam).
    esta eh a diferenca na fonte, procure na net um ampli qualquer de alimentacao dupla para visualizar o desenho de uma fonte.

    gauchito
    Veterano
    # set/05
    · votar


    oldmonkey

    ahhmmm..eu vi uma fonte assim...valew ae cara...bah, ajudo um montao cara!!valew mesmo...abraços

    aparece mais lah no hand mades cara...vc faz falta lá!!!valew

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a transformadores...eis a questão...