Autor |
Mensagem |
gauchito Veterano |
# set/05
pessoal...eu to fazendu uma fonte de +35v e -35v para um power SS ki eu to montando...
bom, no projeto da fonte, está que a entrada tem que ser de 28v...a ponte e retificadora de onda completa...só que, como o trafo tem dois fios, qual a designação do trafo???? 2x28 ou 2x14???
eu li tb que os toroidais ajudam a diminuir o ruido...isso eh verdade???vale a pena o investimento em um trafo toroidal???
e se eu fizer uma coisa absurda de pião...tipo, ao inves de usar trafo, pegar a tensão da rede, reduzir ela com resistor e depois passar por um regulador...qual o prejuizo que terei se fizer isso????
|
Zacarias Veterano |
# set/05
· votar
pega um trafo de 18+18V, 6A...... vc vai ter +/-25,38V retificados após os diodos.......
trafo toroidal vibram menos, mas possuem a característica de corrente de surto mto maior q um trafo normal, então dependendo do tamanho do trafo q vc for usar, vai precisar de um circuito soft-start pra amortecer essa corrente inicial
eu não usaria tensão direto da rede, coloca um transformador, é mais seguro
|
oldmonkey Veterano |
# set/05
· votar
gauchito
para uma fonte de +35 e -35 precisara de um trafo de 28 0 28 ou seja dois enrolamentos de 28 com Tap central (tera tres fios , dois fios de cor igual e um de cor diferente no meio). 2 x 28
use trafo comum (com as placas bem colocadas), 28v nao eh um valor padrao de fabricacao (eh um valor procurado e deveria ser, os fabricantes sao burros), entao provavelmente tera que mandar enrrolar.
agora se for +35 e 0v ai pode ser um de 2 x 14.
|
gauchito Veterano |
# set/05
· votar
oldmonkey
isso eu jah to sabendo...num tem nas loja naum...
a corrente é de 4A...eu poderia usar dois trafos de 2x14 @2A?????
ae junto as pernas deles???pode isso????
|
gauchito Veterano |
# set/05
· votar
oldmonkey
olha só..o esquema de fonte que eu tenho não usa o tap central...eu posso pegar o fio e dexar isolado numa boa né???isso vai prejudicar o trafo?
|
gauchito Veterano |
# set/05
· votar
agora se for +35 e 0v ai pode ser um de 2 x 14.
eu acho facil um de 2x12...bem baratinho até...no datasheet tem o esquema para fonte comun, só com +35v...será que vale a pena fazer esse circuito e usar fonte de +35v ao inves de fazer a fonte +35 e -35????
|
oldmonkey Veterano |
# set/05
· votar
eu nao usaria dois trafos conectados juntos, sei que eh possivel mas nunca fiz e nem vi ninguem fazer.
uma fonte de +35 e -35 tem que ter o zero volts (terra) que seria o tap central (se nao tiver estara errado).
Um ampli que +35 terra e -35 na realidade eh um ampli de 70v , a voltagem e dividida dessa forma por varias razoes economicas. Se for apenas um circuito de zero a +35v entao eh um ampli de menos potencia ou ainda que tiver mais potencia teria um alto consumo de corrente e entao um trafo muito grande.
|
gauchito Veterano |
# set/05
· votar
oldmonkey
http://fotolog.terra.com.br/gilmax
esse é o esquema...é o esquema básico do lm3876...no v+ vai 35v e no v- vai -35
so que no datasheet, tb tem um esquema usando um 2n3904...ae a fonte só entra +35v...e o 2n faz o -35 dae...o q vc acha melhor?fazer a fonte com o trafo de 2x28 feito sob encomenda ou usar um trafo de 2x12 e usar o esquema com o transistor?
|
gauchito Veterano |
# set/05
· votar
oldmonkey
postei ali tb a fonte...ela não usa o tap central...será ki ela tá errada?
|
oldmonkey Veterano |
# set/05
· votar
no esquema do lm3876 o tap central do trafo esta no terra do circuito (se nao tiver tap o circuito queima).
o esquema inversor seria um transistor invertendo o sentido da voltagem para a etapa negativa do circuito? teoricamente possivel de ser feito mas pouco usual, (se tratara de um transistor de potencia e a desvantagem disto). Sinceramente faria um trafo de 2 x 28v de uns 3 Amp (1,5A + 1,5A) para este ampli mostrado e faria uma fonte retificada simples (sem o estabilizador). para este estabilizador mostrado estabilizar alguma coisa teria que usar uma tensao menor que 35v em cima do ampli, pois esta usando 28v alternado que daria 35 continuos e o estabilizador nao teria o que cortar. Como disse anteriormente um trafo de 2 x 28v (uns 3amp) pode ser usado em varios amplis na faixa de 40 a 60W de potencia portanto util para varios projetos.
|
oldmonkey Veterano |
# set/05
· votar
no caso de usar um transistor invertendo a polaridade ai realmente nao ha tap central pois sera trafo simples e apenas o terra normal do circuito. podera usar trafo de 2 x 12 (mas usando os 24v e isolando um fio) mas como falei acima o estabilizador tera que esta mais ou menos nuns 32v (ou menos) pois 24 nao dara os 35. (nao seria a minha opcao).
|
gauchito Veterano |
# set/05
· votar
oldmonkey
é que o estabilizador ta ali pq a ideia inicial da fonte é ser uma fonte variavel..de 1 a 35...como eu vou usar os 35, ele nem vai ser preciso...
acho que vou mandar fazer o trafo mesmo....valew
|
gauchito Veterano |
# set/05
· votar
oldmonkey
pra finalizar..no caso, faço o trafo de 2x28...uso akela fonte ali so que sem o regulador...dae o tap central do trafo, eu coloco no terra do circuito do power neh????eh issu???
|
oldmonkey Veterano |
# set/05
· votar
tap no terra
tera que ter dois caps C1 de mesmo valor (2200uF/40v), um ligado entre +V e terra e outro ligado entre -V e terra (este com o lado mais no terra). se quizer pode ter dois C2 (1nF de poliester) ligados juntos com os caps eletrolitico (tambem ajudam).
esta eh a diferenca na fonte, procure na net um ampli qualquer de alimentacao dupla para visualizar o desenho de uma fonte.
|
gauchito Veterano |
# set/05
· votar
oldmonkey
ahhmmm..eu vi uma fonte assim...valew ae cara...bah, ajudo um montao cara!!valew mesmo...abraços
aparece mais lah no hand mades cara...vc faz falta lá!!!valew
|