Roland Cube 40 XL ou Vox Valvetronix VT 40+

    Autor Mensagem
    king of metal hard
    Veterano
    # ago/11


    Estou para comprar um amplificador bom entre 40w e 60w.
    No meu orçamento estes foram os que se encaixaram.
    Os dois são Top... mas, qual deles tem melhor desempenho, custo-benefício, versatilidade etc?
    Já vi vários vídeos. As timbragens são muito boas.
    Alguém pode poderia ajudar?

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    king of metal hard

    Tendo alguma experiência com vários produtos da Vox e da Roland - incluindo amps e simuladores - eu diria de forma bem geral que:

    - O Vox tem mais simulações e efeitos, e o seu som tem mais dinâmica nas simulações de baixo ganho, aquela coisa do drive variar de acordo com a força da palhetada ou mesmo conforme a nota vai soando. Ele também te permite salvar algumas configurações.

    - Já o Roland tem um canal clean mais limpo, e o seu principal diferencial é a construção, bem mais robusta. O Cube 40 XL também tem um looper embutido, coisa que o Vox não tem.

    - Ambos são amps digitais, e esse tipo de amp normalmente tem suas vantagens e desvantagens. A principal vantagem é que eles costumam fazer muito mais coisas e soar melhores que os transistorados tradicionais em baixos volumes. A principal desvantagem é que eles costumam ser mais sensíveis a problemas na rede elétrica, e quando pifam, são bem mais chatos de consertar - isso quando existe conserto.

    king of metal hard
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Olá
    Obrigado pela opinião.
    O que eu procuro é algo que me proporcione um timbre "claro" e nítido... como eu uso pedaleira (BOSS ME-25), não ligo muito pra efeitos e tal.
    Quanto a altura, tem alguma diferença?

    Bog
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Bog
    · votar


    king of metal hard

    Peralá... Como dito antes, na minha opinião, as principais vantagens dos amps digitais são os vários efeitos e simulações embutidos e o fato de que eles soam melhor que transistorados tradicionais em baixo volume. Aparentemente, nenhuma das duas coisas é um diferencial para você: você afirma que não liga para os efeitos e está perguntando de "altura" (acho que você se refere a volume, e pretende usar o amp em apresentações ou ensaios).

    Então fica a pergunta: para que você quer um amp digital? Este tipo de amp funciona mais ou menos como um mini-multi-efeitos digital (menor e mais simples que a tua ME-25) ligado em um power amp mais ou menos limpo e um falante com resposta mais ou menos plana. Se você pretende usar a ME-25 para distorções e demais efeitos, um transistorado tradicional pode fazer o serviço sem os problemas de um amp digital. Na verdade, se você quer deixar quase toda a timbragem para a ME-25, pode até dispensar um amp de guitarra e partir para um setup FRFR (use a busca para entender). E se você queria usar o amp para distorções e drives e a pedaleira para modulações, reverb e delay, um amp com loop de efeitos seria altamente recomendável.

    Enfim, repito a pergunta: para que você quer um amp digital? Por que exatamente você está dividido entre dois amps cujos pontos fortes não parecem ser aquilo que você está procurando?

    king of metal hard
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Entendo perfeitamente o quer dizer.
    Na verdade, quero algo de qualidade e que eu possa no momento pagar. Não entendo muito de amplificador por isso, quando olhei, a primeira coisa que vi foi a marca, o nome... e não as funcionalidades, isso é algo que preciso estudar.
    Aprendi algo agora.

    Gugafi
    Membro Novato
    # 29/ago/22 14:33
    · votar


    Faço manutenção em amplificadores há mais de 35 anos e sou guitarrista. Minha experiência diz que os amplificadores Vox digitais são mais fáceis e mais difíceis de consertar, pois os problemas sempre caem nos circuitos digitais. Em muitas vezes isso inutiliza um amplificador. A Roland tem muito mais tradição no desenvolvimento desses circuitos. Os defeitos que encontrei nos Roland foram todos no campo analógico e de força. Ou seja uma vez consertado, amp novo. Fusíveis de proteção no circuito eficientes. Amplificador de potência linear analógico push pull , nada de classe D chapadinha de consertar. Som limpo decente. Falante de qualidade. Sonha digitais questionáveis , assim como os do Box. Mas como amplificador digital 10 vezes o Roland em termos de robustez e qualidade, além do suporte da Roland ser infinitamente melhor no Brasil.
    Mas se vc vai usar pedaleira, tente um fender 100% analógico , fácil de consertar, som ótimo limpo, reverberaçao a mola ...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland Cube 40 XL ou Vox Valvetronix VT 40+