Problemas com capacitador "estourado" do amp

    Autor Mensagem
    asxavier
    Veterano
    # ago/11


    Oi pessoal,

    Então, esses dias fui tocar guitarra e logo na primeira batida nas cordas houve um estouro no som e saiu fumaça do meu Orange Crush 35w, pelos furos da onde se pluga os fones de ouvido, o footswitch e a saída line out...
    Pois bem, após o desespero inical, continuei tocando e comecei a achar q o som ficou até melhor q antes, e meu DS-2 estava soando meio granulado...

    Qnd fui guardar o ampli percebi q uma "capsula" de capacitor vazia estava na parte de tras, no fundo vazado do ampli!

    Pois bem... não entendo nada de eletronica e o q está escrito no capacitor é Honsing, 35v e 3300 uF... As minhas dúvidas são as seguintes:

    * O que faz esse capacitor?
    * Quanto um capacitor influencia no som do ampli?
    * O ampli pode se danificar ainda mais se continuar sem ele?
    * Se for o caso de trocá-lo, alguém indicaria um capacitor melhor (caso haja uma influencia direta na som)?

    Valeu!

    Digão00
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    * Capacitor são equipamentos capazes de armazenar carga. No seu caso, o capacitor é de 35 volts, e de 3300 micro Farad.
    *O Resto eu não sei.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    asxavier
    O capacitor é o de filtro da fonte, não use o ampli sem ele.Vc está usando o Orange sem regulador de voltagem e o excesso de voltagem da nossa rede fez o capacitor ultrapassar a voltagem máxima de funcionamento e ele estorou.É o que digo a todos que compram importados.Eles não aguentam nossa rede, sem estabilizador/regulador de voltagem e acabam estourando.Abcs.

    asxavier
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Valeu pelas respostas!

    Mas continuo na duvida em relação a troca... Tem algum problema o tecnico colocar outra marca, mas respeitando as especificações do capacitor antigo? Tipo, alterará o som ou/e o funcionamento (vida útil e tal)?

    carlos adolphs

    Eu ligava a tomada do ampli num filtro de linha, se eu ligar em um estabilizador será melhor?

    abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    asxavier
    Filtro de linha é pra tirar interferencias e ruidos, não pra regular voltagem.Use o regulador/estabilizador.Capacitor pode usar da marca EPCOS, disponível aqui e muito bom.Mantenha os Valores.Abcs.

    Filipe Reis
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    carlos adolphs

    Mestre aproveitando o ensejo. Estou com um GK800 RB americano (115v) que está com defeito (já chegou aqui no BR assim) o defeito acho que é moleza de consertar, mas depois desse seu comentário estou receoso que a nossa rede possa causar outros problemas no amplificador. A tensão da minha cidade aqui é 127v, será que vai dar pra usá-lo ou terei de mandar enrolar um novo toroidal ?

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Filipe Reis
    Se for fácil de soltar o toroidal, apenas enrole mais umas 50 espiras de fio da mesma bitola do fio do primário e ligue em série com o primário original.Só cuida para ligar em fase com o enrolamento existente.Abcs.

    Filipe Reis
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    carlos adolphs

    Ok mestre! Tá moleza de soltar sim! Obrigado pela explicação.

    MiguelSalomão
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Dando uma upada no tópico, estou prestes à comprar um amp. dos EUA... não sei qual voltagem ele vai vim, mas deve ser a padrão deles lá (que eu não sei qual é), pra ligar eles aqui no Brasil, o que eu preciso fazer/comprar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com capacitador "estourado" do amp