Sobre microfonar amplificador em casa!

Autor Mensagem
Leandroviski
Veterano
# jul/11


Eae galera, to comprando um shure sm57 pra microfonar meu simplório Fender Frontman 15G! Nunca microfonei antes, então ja começam as dúvidas... ainda irei comprar o cabo, que acredito que um lado deverá ser p10! Então estou pensando em usar um adaptador de p10 para p2, queria saber se pra gravar é só ligar o microfone na entrada de mic do pc, no meu caso notebook, e gravar...
Utilizarei o Nuendo, programinha legal que eu ja usava pra gravar em linha!

(obs: nao tenho grana pra comprar uma placa de som melhor, por isso queria tirar o máximo da minha mesmo!)

Me deêm dicas!

Obrigado desde já!

felipelfln
Veterano
# jul/11
· votar


Leandroviski

Deve ter pre amps, interfaces. E a saida do mic não é aquela balanceada?

Leandroviski
Veterano
# jul/11
· votar


pre amps.. interfaces.. pra que servem exatamente? nao dá pra gravar sem estas? balanceada como?

kiki
Moderador
# jul/11
· votar


Leandroviski
nao dá pra gravar sem estas?
não, fica ruim

não adianta ligar um mic bom (e voce tem um) direto no plug p2 da placa onboard.

se for pra usar a placa onboard, melhor usar um mic de pc mesmo, vai ficar tão ruim quanto!

o microfone precisar ser preamplificado. o melhor pra isso é usar uma interface. se não, um preamp ou uma mesa de som.
pesquise mais que voce acha respostas boas.

http://forum.cifraclub.com.br/?action=search

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


Leandroviski

Pergunta: precisa ser microfonado? Sinceramente, em casos como o teu, simuladores podem dar resultados bem melhores. Afinal de contas, estamos falando de um Frontmanzinho de 15w, um microfone ligado em uma placa onboard, e um "produtor" que aparentemente não tem muita experiência e conhecimento técnico (é, equipamento não é tudo). Ao meu ver, nessas condições qualquer pedaleirazinha com simulação de amp e conexão USB pode soar melhor.

kiki
Moderador
# jul/11
· votar


Bog
é, faltou eu dizer isso: se arrumar uma interface, dá pra gravar em linha, sem microfonar. menos barulho e menos ruído.

lipe_2104
Veterano
# jul/11
· votar


Leandroviski, desculpa me intrometer no tópico!
Mas... tb tenho vontade de gravar em casa,
tenho uma boss gt-10 , um meteoro mgv 30 (valvulado, falante de 12") Tb tenho a disposição, um shure sm-58 (é, infelizmente não é o 57, mas enfim)...
Pretendo comprar um koss porta pro pra usar em gravações,
Se eu pegar uma mesa behringer de 8 canais, microfonar o amp com o shure e jogar na mesa, e jogar a saída da mesa no pc, fica legal?
Tem algo mais indicado nesse caso? Interface ?

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


lipe_2104
Se eu pegar uma mesa behringer de 8 canais, microfonar o amp com o shure e jogar na mesa, e jogar a saída da mesa no pc, fica legal?

Depende da tua placa de som, depende do ambiente, depende do posicionamento do microfone diante do amp (acho incrível como muita gente parece negligenciar este "detalhe")...

Note que qualquer interface que já venha preparada para trabalhar com nível de mic pode dispensar a mesa - menos cabos e menos ruído para você se preocupar.

lipe_2104
Veterano
# jul/11 · Editado por: lipe_2104
· votar


Bog

Placa de som onboard "Realtek" huaehuae.
Bom, o ambiente é o meu quarto, quando eu fecho a porta, a janela, é muito raro de vir qualquer barulho pra cá. Sei que o posicionamento do mic vai influenciar bastante, acredito que com o tempo e a experiência de "microfonação" eu vá pegando o "sweet spot" da coisa né?
Você me recomendaria alguma interface para gravação, ou achas que a mesa é a melhor opção?
Valeu! Fica com Deus

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


lipe_2104

Eu não entendi a necessidade da mesa. Se você só tem uma entrada, tudo o que ela vai fazer é mudar a impedância e o nível de sinal do microfone. Dependendo de onde o mic for ligado, é totalmente dispensável.

A GT-10 já é uma interface USB. E tem simulação de amps e gabinetes. Não tenho certeza de como funcionaria, mas consigo imaginar 3 maneiras de usar ela aqui:

1. Dispensando o amp e usando as simulações de amps da pedaleira (com tudo de bom e ruim que isso acarreta).

2. Usando somente o preamp do amp e a pedaleira para simular o gabinete. Teria que posicionar o loop antes da simulação de amp, e no lugar de uma simulação de amp completa, usar uma opção full range e simulações de gabinete e mic.

3. Este jeito é meio maluco, e não sei se funciona, e precisaria ter o loop da pedaleira livre. A idéia seria colocar o microfone no return do loop, e o loop no final da cadeia. Aqui você provavelmente precisaria da mesa ou de qualquer outra coisa que corrigisse a impedância e o nível de sinal do microfone.

Como a pedaleira está ligada no amp? O amp tem loop?

lipe_2104
Veterano
# jul/11
· votar


Bog

Então, valeu pelas dicas, pretendo fazer testes aqui depois que comprar o fone, porque com a gt-10 direto em linha, e ligando a saída da gt-10 no amp, o timbre fica muito nada a ver com o que ele realmente tá saindo na gravação, aí complica..
na opção 2, você diz pra usar o preamp do amp e a pedaleira pra simular gabinete, daí eu jogaria a gt-10 no usb? Me parece bem interessante!
O terceiro não entendi muito bem, mas amanhã, sem sono, eu tento entender =D hahaua.
A pedaleira tá ligada no 4CM. Sim, o amp tem loop.
Valeu!

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


lipe_2104

com a gt-10 direto em linha, e ligando a saída da gt-10 no amp, o timbre fica muito nada a ver com o que ele realmente tá saindo na gravação

Com a GT-10 no amp seria de se esperar, mas se você ligar ela direto na USB e usar fones/monitores/caixinhas de PC, a princípio o que você ouve devia ser o mesmo que aparece na gravação.

Eu só não vou sugerir para você usar necessariamente a opção 1 porque aqui já estamos falando de um valvuladão, que talvez tenha muita importância no teu timbre (é bem diferente do Frontmanzinho do autor do tópico, né!).

na opção 2, você diz pra usar o preamp do amp e a pedaleira pra simular gabinete, daí eu jogaria a gt-10 no usb?

Isso! Aí em vez de jogar o sinal de volta no amp, você usaria fones ou monitores para timbrar. Ficaria tipo um "3CM", porque a saída da GT-10 não voltaria para o return do amp. O problema seria que você fica sem o power do amp, mas a não ser que você esteja com o volume bem razoável, isso não deve ser um grande problema.

Aliás, com a opção 2 você poderia também deixar as simulações de caixa da GT-10 de lado, e usar no lugar delas um plugin para impulse responses. De maneira bem básica, o que esses IRs fazem é capturar o que um falante microfonado em uma sala faz com o sinal que ele recebe do power.

A pedaleira tá ligada no 4CM.

Se você já está usando o 4CM, a opção 3 não funcionaria. Ela seria na verdade um "truque", uma idéia meio mirabolante, então é melhor deixar ela de lado.

ogner
Veterano
# jul/11
· votar


lipe_2104

Pra microfonar guitarra no quarto, esquece o fone e a mesa..Foque numa placa dedicada externa, com entrada balanceada e phanton power para alimentar possiveis mic condenders no futuro...Se for pra colocar em ordem de necessidade/funcionalidade, na mINHA opinião seria

* Mic dinamico
*Placa externa ( com entrada balanceada, phanton e pelo menso 2 entradas
*Mic Condenser,. pra usar junto com o dinamico
*Pré amp pra ajudar a chegar no mais proximo possivel do som original, e pq não tb dar uma reforçada quiça uma melhorada na gravação.

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Leandroviski: nao tenho grana pra comprar uma placa de som melhor

Hoje, temos o Reaper, Amplitube e Guitar Rig com versões que podem ser baixadas sem custo algum pelo sites dos fabricantes. Pra gravar no computador, usá-los acho mais prático e versátil que microfonar, com resultados fantásticos. Isso já foi muito debatido aqui no FCC.

Sobre hardware, eu investiria numa interface de áudio USB. Pode ser uma UCG102 de Behringer e um fone Koss Porta Pro pra ter uma qualidade boa de saída sonora.

Pra mim, esta seria uma opção barata, boa e eficiente.

Abs

Leandroviski
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia o problema é que eu to afim mesmo de microfonar, e nao gravar em linha!
Como ja tenho o mic, queria saber então se comprando uma interface como essa Behringer Ucg102 já dá pra gravar... Quanto ao fone já tenho um koss... :D

valeuu.

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


Leandroviski
eu to afim mesmo de microfonar

Algum motivo particular para microfonar um simplório Fender Frontman 15G? Tá, talvez seja o "teu" timbre, mas não costuma ser um amp que as pessoas fazem questão de ter microfonado, por isso a pergunta.

Leandroviski
Veterano
# jul/11 · Editado por: Leandroviski
· votar


Bog

A questão nao é exatamente microfonar o amp e sim o meu som como um todo... meus pedais, etc.

Eu criei o tópico com a esperança de que alguém me ajudasse a gravar com meu mic, porque a questão nao é microfonar ou nao e sim como microfonar... da maneira mais simples, e se precisar eu posso até comprar alguma coisa...

ogner
Veterano
# jul/11 · Editado por: ogner
· votar


Leandroviski

Meu post nao ajudou??

Tirando uns 3 videos o resto é tudo microfonado no meu canal

http://www.youtube.com/user/gonzaklez?feature=mhee

lipe_2104
Veterano
# jul/11
· votar


Bog

Claro, mas eu falo isso, porque nunca tentei ligar nas caixinhas do pc (no meu caso, um rádio velho =D uhauha)
Claro, até pelo meu amp ser um valvulado e tal te perguntei, se não eu teria tomado como resposta pra mim a resposta que vc deu ao colega =). hauhauha, realmente era meio mirabolante, mas acho que entendi :] . Vou analisar bem o que posso fazer, você abriu minha mente agora é pensar no que será melhor..

ogner

hmmmmm, então me parece que a placa deve ser minha primeira compra, acho que microfonar vai ser a melhor coisa, ainda mais agora que conto com a pressão de uma 4x12" hehehe.
Leia seus recados, não quero atrapalhar mais o tópico.


Obrigado aos que ajudaram, e ao colega do tópico por ter deixado por livre e espontânea pressão que eu atrapalhasse! auhhua.

Valeu!

Leandroviski
Veterano
# jul/11 · Editado por: Leandroviski
· votar


ogner

Ajudou mas nao entendi tudo perfeitamente :x

No caso essa placa externa seria uma placa de som... ?
se for, qual me recomendaria? uma que nao seja de preço tão elevado...
E esse pré amp não é diretamente necessário pra eu conseguir gravar microfonando né?

Queria saber o que eu vou precisar basicamente pra poder gravar microfonando...

lipe_2104

ta tranquilo auehauhduhuahushudhusdiahu

ogner
Veterano
# jul/11 · Editado por: ogner
· votar


Leandroviski
No caso essa placa externa seria uma placa de som... ?
Isso, essas duas são bastante usadas

Fast Track Pro - 2 entradas, Phanton POwer e Prés
Line 6 UX2 - 2 entradas tb Phwnton P. nao sei se tem pre, mas tem simuladores e efitos pra guitarra tb

Tenho a fast track pro e consigo gravar bem, sem ruidos, tranquilo...

E esse pré amp não é diretamente necessário pra eu conseguir gravar microfonando né?
Não, não é, seria um UP e uma ajuda a mais nas suas grtavaçoes.

Queria saber o que eu vou precisar basicamente pra poder gravar microfonando...
Basicamente uma Placa de audio que nao seja a do seu computador..e um Mic...
Mas adianto que microfonar e ter um bom resultado é BEMM dificil, quanto melhor o equipamento de gravação melhor o resultado..

EDIT: Provavelmente oq vc vai fazer quando gravar vai ser, captar e gravar o som bem xexelento e depois de gravado ficar mexendo no DAW e plugins ate ficar bom,. hehehehehehe!!!!

Leandroviski
Veterano
# jul/11
· votar


ogner

entendi agora...
mas olha, se eu tentar gravar com a minha on board nao vai prestar mesmo? nem um som mais ou menos..? porque eu até pretendo comprar a placa de som, mas nao agora!

Se der queria saber como fazer... pego o cabo do mic e plugo na entrada de mic do meu pc?

ogner
Veterano
# jul/11 · Editado por: ogner
· votar


Leandroviski

pego o cabo do mic e plugo na entrada de mic do meu pc?
Isso.

E precisa de um programa pra gravar...Se nao tiver nenhuma idéia de como fazer..recomendo o Reaper e leia esse topico aqui,
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/201766/

Ele explica como gravar usando um simuldaor de amp no Reaper mas vc vai entender como gravar usando o mic tb..

Qualquer duvida sobre o reaper upa sua duvida NESSE topico que indiquei e nao aqui...

Sacaste?

EDIT: Mas pra gravar dessa maneira Seu SHure ou um MIC de PC não vai ter tanto diferença, alias eu acho que eu preferiria um MIc de pC..Muita genta aqui do FCC consegue ( manipulando a pós gravação depois) boas gravaçoes usando mic de PC

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/195723/

Leandroviski
Veterano
# jul/11
· votar


ogner

Beleza, valeu!
Eu ja tenho o Reaper e gosto dele mesmo! aeuahu

Quanto a gravar com o mic do pc... eu nao tenho mic de pc e sim o sm57. Por isso quero aprender a gravar com ele...

E isso de manipular a pós gravação... Seria no propio reaper, ou eu teria que gravar nele e manipular em outros programas?

ogner
Veterano
# jul/11
· votar


Leandroviski

No proprio reaper mesmo....Na track tem um botãozinho, FX..VC clica nele e aparecem lista plugins (VST )pra vc adicionar a track ( efietos e etc) como compressores, Reverb, equalizadores e etc..No prorio Reaper ja tem varios...

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Leandroviski

Cara, pra tudo o que perguntou até agora há resposta nos tópicos fixos dos fóruns de Guitarra e Gravação e Home Studio.

Abs

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/11
· votar


eu tenho um sm57 tb, e uma fast track usb , meu amp é um vox ac15 e minha guitarra é uma strato , quando eu gravo soms limpos do amp no sm57 sai muito legal ,mais se eu ligo uma distorçao ou overdrive , o som gravado sai rasgado demais e sem brilho chega lembrar uma dist de punk rock ou de zoom 505 II mau configurada (embora o som que esta saindo do amp na verdade seja muito legal) ja tentei varias configuraçoes diferentes do microfone , ai tava lendo esse topico ,que prescisa de pré amp e talz pra sair legal ,e me veio a duvida ,a fast track usb antigafast track usb antiga tem pré amp? se não tiver sera q é isso?

ogner
Veterano
# jul/11
· votar


rhoadsvsvai

cara pela descriçao acho que é mais posicionamento do mic que preamp hein...

Tenta coloca-lo bem na borda DO FALANTE inclinado 45° na direção do cone

Chad Stroke
Veterano
# jan/12 · Editado por: Chad Stroke
· votar


Me ajudem aqui galera!

Na semana que vem eu vou comprar um Borne Evidence 212 (100watts, 2x12).

Tenho um Sheldon GT150, por isso até então eu só gravo meus vídeos usando o Guitar Rig ou Amplitube, mas eu não sou muito fã desses programas (coisa pessoal, chatice minha).

Então eu tô afim de microfonar o Borne pra fazer minhas gravações.
Eu tenho um microfone desse aqui e uma Zoom G1.

Estou pensando em gravar como eu fazia antes no Reaper, só que ao invés de ligar minha guitarra no pc eu vou ligar o mic.

O que eu quero saber é se fica legal (dá um som bom) fazer desse jeito que eu falei aí em cima, tem algum VST que vocês me recomendariam usar nesse caso?

O amp tem saída de linha, será que eu posso ligar essa saída no pc e gravar normalmente no Reaper?

PS.: O amp tem Loop.

Valeu!

Chad Stroke
Veterano
# jan/12
· votar


up

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre microfonar amplificador em casa!