Amplitude e DC em loop valvulado

    Autor Mensagem
    rgmanica
    Veterano
    # jul/11


    Pessoal. To com um valvulado dum conhecido aqui que tá com meio tinhoso. É um hand made conhecido e está com alguns problemas.
    Pergunto, níveis dcs são comuns em effect loops? ele tá dando algo perto de 500mV. Já achei coisa mínima.
    Mais uma, qual a tensão de sinal máxima (pico) que vocês já viram em um loop solid state de um valvulado?
    O handmaker tá dizendo que isso é comum...

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    rgmanica
    Bem isso depende de como vc está medindo.Sinal máximo de pico tem que ser medido com carga resistiva(mesmo no loop) e sinal de 1 Khz aplicado a entrada.Falar só em voltagens de pico é vago, se vc pensar em que nível vai haver o corte de crista, vai ter que fazer isso com osciloscópio.A presença de 500mV DC pode ser só indução ou interferência na medida.Se realmente houver e o acoplamento for feito via eletrolítico de baixo valor, pode representar fuga no mesmo(sempre tem e vai aparecer mais se o voltímetro for digital).Medidas de valores de voltagem de sinal devem ser feitas como disse em 1kHz, Voltímetro em AC, acoplado via capacitor de 0,1 uF(não deve ser direto pois mascara a medida).Jamais faria um loop transistorizado em um valvulado(o timbre, se existia, já não dá mais para falar).Loops baseados em amplificadores operacionais com acoplamento direto vão apresentar voltagens DC na saida se foi usado OP amp sem compensação externa de off-set.Alimentação simples também leva a isso, devido nesse caso, ser necessário manter a saída com um nível DC acima de zero, para poder haver excursão do sinal AC(o que não ocorre na alimentação simétrica, mas aí tem que compensar o off-set).A isso some-se que em Passo Fundo todas as voltagens são mais altas que no resto do mundo(as 6L6 fabricadas em Passo Fundo dão 500 W de potência com 100V na placa e o alto falante é ligado direto na alta tensão, mas BAHHHH).Ahahahahahah!

    rgmanica
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    O loco! hehaiuehiuae
    carlos adolphs,

    Sim, eu medi conforme tu descreveu, 1khz. Só não coloquei o capacitor no acoplamento com o osciloscópio. Apliquei um sinal no input do amp e medi no loop. Tanto o pico como a DC foram vistos no osciloscópio. A dc no multímetro também.

    Eu ainda não abri o amp, pois o dono está tentando se acertar com o handmaker, pois o sedex disso custa caro e mandar de volta é um estresse. Mas se o fabricante continuar dizendo que o loop é assim mesmo...

    Também suspeito do capacitor com fuga no caso da DC, até pq não acredito que o nível dc de 500mV seja suficiente para o caso de ser com ampops sem alimentação simétrica. MAS SIM, o loop e solid state... e série.

    Fiz medições com o loop sem nada e com o loop conectado nele mesmo. Sugere o que de carga pra eu medir o loop? Se fosse um pedal na carga, seria uns 470k suficiente?

    Abraços

    PS.: Medi a tensão da tomada agora e tava dando 226V. A corrente não consegui medir pois estourou o multímetro aiuhaiuahiauhaiuahiauhaihau > Brincadeira né!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    rgmanica
    Aí é que tá, loop com OPamp tem uma impedância em torno de 2,5 a 10K, mais que isso, não.Tem que carregar o send com uns 10K e aí medir.Os OPamps com fet na entrada tem entrada de alta, mas a saída é de baixa impedância, o fudunço vem daí.Dá a carga e mede de novo.Abcs.Tem que cuidar essas coisas, porque o RS fornece energia pra Itaipú, ela só distribui, e se não cuidar passa dos 440V, cosa de loco!Ahahahha!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplitude e DC em loop valvulado