potência e volume: qual a diferença?

    Autor Mensagem
    bruno maia
    Veterano
    # mar/11


    um amp com mais potência tbm tm + volume?(dsculpem a ignirância!!!)

    Ramsay
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    bruno maia

    É claro que tem, mas de forma exponencial e não linear, entende?

    bruno maia
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    não..como assim?

    Ramsay
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    bruno maia

    Significa que para os seu ouvidos, um amp de 20W não tem o dobro do volume de um amp de 10W, mas sim o de um amp de 15W, aproximadamente.

    bruno maia
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    pr q?

    JC_Junior
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ramsay

    O "dobro de volume" de um amp de 10W é um amp de 100W aproximadamente. Um amp de 20W vai ter somente 3db de diferença no volume para um de 10W, ou seja, para o dobro da potência, se tem uma diferença de 3db. Para se ter o dobro de volume, aproximadamente, a potência tem ser 10x maior.


    bruno maia
    pr q?


    Isso é pura matemática. Dá uma pesquisada sobre relação entre potência e volume. Se você não gosta de matemática, sinto muito.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    bruno maia

    O porque é meio complicado de explicar para leigos em eletrônica e acústica, mas é o que acontece na prática.

    E isso que eu te falei só vale para amps transistorizados, porque se for um amp valvulado a diferença é maior ainda!!

    Ramsay
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Ramsay
    · votar


    JC_Junior

    Não me leva a mal, mas isso que vc falou tá totalmente errado!!
    Por exemplo, se um amplificador tem 50W e outro tem 25W, a diferença a nível de intensidade sonora entre eles é:
    10 Log 50/25 = 10x 0,3010299 = 3db
    E esses 3db significam o dobro do volume e não 10 vezes conforme vc afirmou!!
    Porque só a cada 3 Db é que o volume dobra!!

    Então, um amp de 10W nunca vai dar um volume que sequer chegue a 1/4 de um amp de 100W!!

    Bog
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    bruno maia
    um amp com mais potência tbm tm + volume?(dsculpem a ignirância!!!)

    Sim e não. Mantidas todas as demais variáveis, um amp com mais potência tem também mais volume, ou melhor, ele tem mais headroom limpo (chega num volume mais alto sem distorcer). O problema é que isso é apenas se todas as outras variáveis forem mantidas. Isso inclui, por exemplo, o tamanho e sensibilidade do falante, a forma como a potência foi medida, e claro, a saturação do power - um power de Xw saturado pode soar com muito mais volume que um power de 2Xw limpo. No fim das contas, a diferença de potência é apenas UM fator entre vários que determinam o volume que o amp é capaz de produzir.

    DotCom
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    E esses 3db significam o dobro do volume e não 10 vezes conforme vc afirmou!!
    Porque só a cada 3 Db é que o volume dobra!!

    3 dB é o dobro da potência, não do volume...

    Como volume sonoro é algo ligado a uma SENSAÇÃO, não tem como medir efetivamente, aí fica complicado falar exatamente.
    Mas como regra prática, se fala em 10 dB para uma sensação de dobro de volume.

    Agora, sobre a pergunta inicial...
    um amp com mais potência tbm tm + volume?(dsculpem a ignirância!!!)
    Se você simplesmente aumentar a potência, sim, ele tem mais volume. Mas a diferença pode ser mínima.
    Trocar um ampli de 15w por um de 20w por exemplo, talvez você nem sinta diferença direito.
    Mesmo dobrando a potência, você vai sentir que o volume máximo aumentou alguma coisa, mas você vai ficar se perguntando cadê esse DOBRO da potência...

    Mas existe alguns fatores como a sensibilidade do falante, que é a capacidade dele converter potência elétrica em som. Se você trocar o falante do seu ampli por um com o dobro da sensibilidade, seria a mesma coisa que você ter dobrado a potência do seu ampli.

    Como a característica mais importante para guitarristas é timbre, esse item (sensibilidade do falante) não é item de primeira importância, eles preferem escolher o falante que tenha as características de timbre que o agradem e qualquer coisa compensam com um amplificador mais forte.

    JC_Junior
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: JC_Junior
    · votar


    Ramsay

    Ia explicar, mas o DotCom já se adiantou.

    Agora refaça as contas para a diferença de 10db, que é a sensação de dobro de volume, e você verá que a potência será 10x maior.




    DotCom

    Valeu ae!


    Edit:

    bruno maia

    Artigo interessante com linguagem bem simples para leigos, recomendo você dar uma lida.

    http://caraipora.tripod.com/carac_ouvido_.htm

    BJAofficial
    Veterano
    # set/11
    · votar


    cara, desculpa, mas se na teoria isso funciona, na prática não...
    eu tenho aqui em casa 2 transistors.. um de 15w e outro de 120w...
    eu uso os 2 juntos as vezes.. e o de 15 w no 10, é a mais baixo doq o de 120 no 2, 3 no max.

    rocknroll1234
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu tenho 2 amplificadores.

    o de 15W consegue mais som que o de 20W

    então não é só potência,tem tambem o fator sensibilidade.

    DOLLAR
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pra vc entender,

    Eu estava com 2 amplificadores aqui em casa, um Fender FM 65R (65w0 e um Acedo Audio Valvulado (30w).

    Testei os dois apenas com a guitarra e com som limpo.

    O Fender tem mais que o dobro de potencia, porem, os dois TEM o mesmo volume, ou seja, quando eu tocava a sensação de volume era igual em ambos.

    Só que detalhe, o Fender estava no Máx, o Acedo não, pois só estava no limpo, quando eu saturava o Pre+power ficava com mais volume doque o Fender que tem mais que o dobro da potencia.

    Van_Lorien
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Outro fator que deve ser levado em consideração é a sensibilidade do falante. Dependendo da sensibilidade do falante, um amplificador de 15w pode soar mais alto que um de 50w, por exemplo.

    rocknroll1234
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Van_Lorien
    eu já falei isso.

    Van_Lorien
    Veterano
    # set/11
    · votar


    rocknroll1234
    Perdão, eu havia lido direito.

    rocknroll1234
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Van_Lorien
    entendo.

    esse forum tem muitos posts por pagina.

    edalko
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pelo que li alguns dias atrás, o ouvido humano começa a ouvir a partir de 3db, de modo que a diferença de volume entre um amp de 25W e um de 50W é irrisória. Pode ter o dobro de potencia, mas não de volume.

    10db são necessários para que haja a dobra de volume.

    quando fiz uns cálculos haverá a dobra de volume entre um amp de 100W e outro de 5W/10W.

    GustGuitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    A enorme pressão sonora de um amp de 100w valvulado se daria à quantidade de falantes do amp, que geralmente são 4.
    Certo?
    É muito dificil se pensar no que o edalko disse... hehehe
    É dificil de entrar na cabeça

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a potência e volume: qual a diferença?