celestion ou seleniun?

    Autor Mensagem
    bruno maia
    Veterano
    # mar/11


    galera to com um amp de 65w e queria dar uma turbinada na potência dele, tipo colocar um falante de 100 a 150w.qual destes é mellhor em relação a custo x benefício, sonoridade, timbre,etc???
    eu gosto de um som bem encorpado e bonito tanto em distorção quanto em clean.

    vlw

    Igormusic
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    WTF!

    Doggy
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Doggy
    · votar


    Você sabe que potência do falante é diferente de potência do amp, né?

    Acho que um de 150w aguentaria melhor (se é que eu não tô viajando)...

    Mas existem n Celestions, tal como n Seleniuns... Diga qual modelo você procura, caso você saiba o que está procurando.

    Bomber Man
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara nem se compara uma a outra, os celestion são feitos pra guita, os selenium são pra carro, mais com uma modifição no selenium vc pode usar pra guita tmb, tenho uma caixa 1x12 com um selenium é muito bom, so q nem se compara a minha 1x12 com celestion gold, que custo beneficio procure os jensen ok, outra pro seu amp, vc pode usar qualquer falante de 65w ou mais, oq não pode é ser menos q a potencia do amp, ou seja de 65w pra cima ta susse.

    Melhor seleniun pra guita é o 12pw3

    Igormusic
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Igormusic
    · votar


    Bomber Man
    Corrigindo:
    Melhor Selenium pra guita é o 12G1
    rsrs
    A linha de falante deles instrumentos musicais agora se chama Hot Gig.
    Acho que esses PW nunca foram feitos especificamente pra guitarra... mas caiam bem.

    bruno maia
    Aumentar a potência do falante não vai aumentar a potência do seu amp.

    Procure falante com sensibilidade maior que 100dB...
    Aí sim você terá um aumento no volume...
    Tem o ACE do Alien...

    Mas, legal mesmo, seria que você falasse pelo menos que amp é...


    Abraço!

    Bomber Man
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Igormusic

    Cara pra te falar nem sabia q a selenium tinha falantes pra guita tmb, mais é bom saber, pois deve ser legal os falantes, tmb não sabia q o melhor modelo era o 12G1, o meu 12pw3 foi modificado por um conhecido que mexe com falantes e caixas aqui na minha cidade, Valeu pelas infos abraço.

    Igormusic
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bomber Man
    Se foi modificado eu não posso dizer nada =p rsrsrs de repente ficou melhor que o Hot Gig rsrs

    Eu tenho um 8G1, instalei no meu Landscape.
    Soou bem melhor que o falante original =)

    O 12G1 é o que equipa o Maverick 3012 e o MVK150 ($$$$$$$$$$$$$)... só que no caso do MVK, acho que é o 12G1 Classic, que não tem nem no site da Selenium Brasil. pfff... pobres de nós, índios rsrsrs


    Abraço!!!

    bruno maia
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    o amp é um crate 65w como faço pra aumentar a potência?q falante vcs indicam?

    Doggy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    pra que você quer mais que 65w? já chegou a usar ele no talo?

    wiskeria
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: wiskeria
    · votar


    falantes não aumentam potencia amigo, quem dita a potencia é o amplificador...
    Agora 65w é bastante coisa, ou seu amp tem defeito, ou seu falante foi pro pau, ou vc não sabe regular o amp, ou vc esta surdo...

    bruno maia
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    tipo na minha banda somos eu e outro guitarrista. ele toca com uma line 6 de 120w. em lugares peqnos tá beleza, mas em lugares maiores(não digo tão grandes, mas q precisamos d bastante volume) ele me abafa.

    Doggy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    bruno maia

    Ah, sim... Nesse caso o falante não lhe fará diferença e não conheço nenhum meio viável de aumentar a potencia do amp além de ir até a loja e comprar outro.

    Abç

    Igormusic
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    bruno maia
    Again...

    Cara, minha palavra definitiva não vai ser igual a de todo mundo rs e me desculpem os colegas =(

    Seu falante tem SPL 96dB (Deus ajude que eu não esteja falando bobagem)...

    Você pode colocar um desses (98dB):
    http://loja.tray.com.br/loja/produto-25764-2839-woofer_selenium_hot_gi g_12g1_12_pols__80w_rms


    Ou, melhor ainda (100dB!!!!!!!!!)
    http://www.alienamplificadores.com.br/br/ace.html


    Eu iria quase que cego no ACE, até porque acho que está até mais barato que o Selenium rsrsrs
    O Alien ACE é novo e não vi nenhum comentário ruim sobre ele até agora, só elogios de todo mundo que já comprou!!!

    Reza a lenda da engenharia, que 3dB representa o dobro (quando se fala em ganho)...
    Ou seja, se você tem 96dB/W no seu falante atual e colocar um de 100dB/W, na teoria você precisaria de menos da metade de potência pra tirar exatamente o som (em volume) do que com o falante original.
    Garanto que você vai ter uma grande melhora em questão de volume... se vai ser suficiente, depende do seu outro guitarrista pegar leve também rsrsrs mas aposto que sim.


    Abraço e boa sorte!!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    bruno maia
    Igormusic
    wiskeria
    Doggy
    Bomber Man
    Hummmm!Bom dia!Que briga feia eihn?Um Crate 65 X um Spider 120( 2 X 60)com 2 X 10".Dbs à parte, vamos falar primeiro de SPL e uma grandeza matemática chamada de área do círculo.Um alto falante de 12" tem uma área de cerca de 113 polegadas quadradas(PI X Raio²) que é o caso do Crate.Um alto falante de 10" tem uma área de 78,5 polegadas quadradas e isso X 2 = 157 polegadas quadradas totais(caso do Line6 Spider III).Em área de cone, o Crate sai perdendo cerca de 44 polegadas quadradas em relação ao Line 6.Como cada alto falante recebe práticamente a mesma potencia(65W no Crate e 60W/Cada no line 6), podemos dizer que no total, o Crate rende em área, 1/3 a menos que o Line 6.Então a quantidade de ar movimentada pelo Crate é menor que a movimentada pelo Line.Um alto falante com mais dBs de ganho só dará mais som se a excursão do cone for maior que o anterior, o que deve ser um parâmetro a considerar na compra.O alto falante é como um pistão de motor, vc realmente só vai aumentar a potência, se aumentar a excursão do pistão e com isso, a pressão ou se vc aumentar o diâmetro do pistão.É a única maneira.Os dBs a mais de ganho para um mesmo diâmetro e mesma excursão de cone significará que vc atingirá o ponto de saturação do pistão em um volume menor, apenas isso( então vc pensa que tem mais potência pois agora em volume 3 vc faz o mesmo que fazia antes em volume 5).Bem chega de explicação e vamos à prática:Para vc usar apenas um alto falante e movimentar uma área de cone semelhante ao Line 6, será preciso um alto falante de 15"(área de cone de 176,6 pol²)e com sensibilidade igual ou maior da que vc tem(96 dB), o ideal seria em torno de 99dB, no mínimo, para vc atingir a excursão total do cone, que nos de 15" tende a ser mais "dura".Assim vc terá as duas grandezas necessárias para atingir um SPL maior:Área e Sensibilidade/potência.Para o seu ampli use um alto falante de no máximo 150W, para nãoser tão "duro".Pode ser que tenha que colocar um drive para médios para compensar a queda de rendimento nessas frequências, mas como vc gosta de som encorpado, creio que não será necessário.Experimente!
    Um abraço a todos!

    Igormusic
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    carlos adolphs
    Olha isso gente rsrs
    Todo dia uma lição =D
    Grande Mestre Adolphs!!!

    Abraço!!!

    bruno maia
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    galera, outra dúvida(e agradecendo as respostas):celestion ou eminence?
    abç

    eric bluesman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    bruno maia


    eu iria de celestion gt12, esses sao caros , mas guenta a porrada e os drives ficam bem bacanas.

    Guizaum......
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ta de brincadeira pra fazer uma pergunta dessas né?

    londrer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Antes da marca você tem que pensar o que você quer.
    É volume? Ótimo. Então vamos falar de volume.
    É complicado ir apenas pela Wattagem do falante, porque não é ela que define sozinha quanto o seu falante realmente fala. Ela apenas defique quanto a MAIS você pode jogar de potência do seu ampli.

    Veja esse falante de 30W:
    http://professional.celestion.com/guitar/products/pdfs/G12H.pdf
    Você pode ver que ele tem uma especificação chamada "Sensitivity" e ela diz 100dB SPL. O que isso significa?
    Com 1W esse falante vai falar 100dB SPL a 1 metro dele.
    É justamente nesse quesito que você tem que prestar mais atenção. Se você for pesquisar isso nos falantes, você vai ver que tem falante de 80W que fala menos. Por exemplo esse:
    http://professional.celestion.com/guitar/products/originals/spec.asp?I D=15
    Que fala apenas 98 dB com 1W.

    O que interessa para você é pegar a menor Wattagem possível (1 pra 1 é MTO mais do que seguro, e um falante de 65W é geralmente mais barato que um de 100 ou 150) com a melhor sensibilidade possivel (100dB SPL é MTO bom).

    Mas vou responder sua pergunta diretamente agora:
    Você não precisa de um de 100W, vc precisa de um de 65W com 100dB SPL de sensibildiade.
    Indicação:
    G12K-100 (Celestion) 100W com 99dBs de Sensibilidade e aguenta seu ampli numa booooua
    http://professional.celestion.com/guitar/products/classic/spec.asp?ID= 32

    O seu ampli amplifica 18dBs (65W na formula: 10xlog65) então você vai ter um total de 117dBs SPL (99dBs com 1W + os 18dBs do ampli de 65W). Volume de balada é +- 120dBs e EXTREMAMENTE rejudicial a audição. Mas lembre-se os 117dBs são com seu ampli NO TALO.

    Qualquer dúvida, pode perguntar.

    bruno maia
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    londrer

    show de bola tua explicação cara, mas é q agora eu to com um line 6 spider II de 150w e são 2 falantes de 75w,um celestion(q eu me amarro) e o outro é um line6 tube tone(esse não me agradou muito e por isso eu queria trocar.d qualquer forma preciso de um de 75w,8ohms e 12".vc me recomenda algum?eu achei esse aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180340455-falante-eminence-lege nd-1258-_JM
    q q vcs acham?
    abçs

    bruno maia
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    esse tem 100 spl

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    bruno maia

    Cara, Selenium é fusquinha perto da Ferrari da Celestion.

    londrer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Bruno,

    Seguinte, eu aconselho sempre utilizar dois falantes iguais.
    Se você tem esse celestion e gosta dele, pega mais um.
    Usar dois falantes diferentes para o mesmo ampli da zica cara.
    Porque a resposta de falantes diferentes nunca é a mesma e, seguindo nessa linha, vai ter falante q falando melhor uma frequencia q o outro, seu ampli vai ficar meio tronxo.
    O ideal em um único ampli é usar os falantes iguais.

    E 150W é potência pra kcete viu, são 21 dBs, o q faze você ter um volume de 121dBs, com o seu Celestion de 100spl, quando tiver com o ampli no talo... é o volume médio de balada, akela porra ensurdecedora hahaha q deixa você com o ouvido apitando quando chega em casa.

    É isso mesmo cara, minha opinião, use sempre falantes iguais. Fora q celestion é celestion... não precisa d mais apresentações

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    londrer

    Tenho diversas experiencias com falantes diferentes em 2x12.

    Só não pode usar um falante bom e um meia boca tipo esses Selenium. Que engana bastante pelo nome parecer com Celestion.

    emaniox
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Usar dois falantes diferentes para o mesmo ampli da zica cara.

    Usar dois falantes diferentes mas com sensibilidades iguais nao dá zica. Cada um vai adicionar um som diferente. Tendo sensibilidades iguais e distribuindo a potencia de forma igual, nenhum vai se sobrepor ao outro.

    Ter dois falantes diferentes tambem te propicia mais opçoes durante gravaçoes onde os falantes sao microfonados.


    Eu falo isso porque tenho dois falantes diferentes, com sensibilidades iguais, e a combinação de ambos é muito boa. A minha caixa permite tambem usar somente um ou outro falante, e é perceptícel a diferença no timbre usando cada um deles separadamente ou os dois em conjunto.

    Quanto ao tema do tópico, eu sugiro Celestion.

    Flw.

    bruno maia
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    galera agradeço todas as respostas, mas ond acho celestion pra comprar?
    75w
    12"
    8ohms
    abçs

    pedrolake
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Pra quem não sabe a Selenium foi comprado há 2 anois atrás pela Grupo Fane, formado pela JBL, Celestion e Hiwatt

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a celestion ou seleniun?