Falante 8 vs 12 , faz tanta diferença assim?

    Autor Mensagem
    Matheus Vengeance
    Veterano
    # fev/11


    pra tocar em casa, em estudio talvez e em shows sendo microfonado?

    um acedo audio valvulado ta 700 reais com falante de 8

    Van_Lorien
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    Matheus Vengeance
    Usa a busca, só aqui no fórum isso já foi debatido e explicado diversas vezes. Existe também o Google:

    http://acapella.harmony-central.com/showthread.php?1650869-recording-8 -quot-vs-12-quot-speaker-for-guitars

    Achei isso em três segundos de pesquisa.

    Mas enfim, eu mesmo só tocando em casa sozinho, sem fazer shows nem nada do tipo optei pelo Acedo 276 com falante de 12", achei mais negócio. Porém, dependendo como for, um de 8" pode suprir as necessidades pra tocar em casa e gravar, mas acho que pra shows não, nem microfonado.

    Matheus Vengeance
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Van Lorien eu li esse artigo ai mas nao fala expecificamente para meu caso -.-

    marcelotzh
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Diga lá Matheus!

    Cara, palavra de quem já sofreu muiiiiiito com isso: sim, faz uma PUTA diferença!

    Não adianta, por melhor que seja um falante de 8'' e a construção da caixa (mesmo selada), não haverá projeção de graves e a presença sonora de um falante de 12''.

    Os de 10'' chegam perto, mas mesmo assim as 2'' a mais de um de 12'' fazem a diferença. De qualquer forma, nada melhor que seu ouvido.

    Eu acho que se fosse pra tocar em casa, estudar e brincar, até vai. Mas para usar de verdade (mesmo microfonado), esquece.

    []s

    Matheus Vengeance
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    entao vo comprar o 1x12...

    Heitor_SYN
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    entao vo comprar o 1x12...


    É o melhor que você faz!!! Palavra de quem saiu de um "8 pra um de "12. Serio cara, senti que eu tinha nascido denovo! Tocar guitarra fica totalmente diferente!

    Ramsay
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Matheus Vengeance

    Se eu fosse vc comprava logo uma caixa 2x12.
    Porque quanto maior o número de alto falantes, melhor a projeção do som nos médios e agudos, porque nos graves o amp tem que ter potência pra empurrar os cones, simples assim!!

    Matheus Vengeance
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Matheus Vengeance

    Se eu fosse vc comprava logo uma caixa 2x12.
    Porque quanto maior o número de alto falantes, melhor a projeção do som nos médios e agudos, porque nos graves o amp tem que ter potência pra empurrar os cones, simples assim!!



    se fosse assim comprava logo uma 4x12 lol

    tenho grana pra uma 2x12 nao po

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Matheus Vengeance

    com certeza 2x12 não é tão mais caro que 1x12 e vai compensar no futuro

    celotoledo
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: celotoledo
    · votar


    Matheus Vengeance

    Fiz um review sobre isso, vou colar aqui para você: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/247485/


    Então, eu comprei um Crate Flexwave 15R. Achei fantástico!!! Mas fiz algumas comparações antes e gostaria de dividir com vocês.

    Testei o Peavy Rage 158, o Fender Frontman 15, o Onner Block 20FX, mas não teve jeito. O falante de 12 faz muuuuuita diferença. Com o falante de 8 o som tende a ficar muito agudo e com graves e médios sem presença.

    Outro destaque importante é o timbre. O som do Crate é "quente", soa como, quase, um pré-valvulado.

    O Fender tem um som limpo mais equilibrado e com um pouco mais de brilho, mas mesmo assim, com uma característica mais aguda (por causa do falante de 8 e por ser fechado atrás). E não tem Reverb.

    Agora na minha opinião o grande destaque e o que fez eu realmente me decidir foi a distroção. Fiquei de queixo caido. Fiz questão de testa com uma Les Paul SX, que tende a ter uns captadores fraquinhos e com uma Memphis (strato segunda linha da Tagima)....

    Vou explicar o que achei: Simplesmente não precisa nem pensar em comprar pedal de overdrive ou distortion. A regulagem de ganho é excelente.

    Com o ganho no comecinho, o som é tipo um chrunch, lembra um Tube Screamer, para tocar com acorde aberto, tipo Nirvana, Pearl Jam, essas banda de Seatle e até um Blues. Já mais para o meio, é um som mais para hard rock, na onda de Aerosmith, AC/DC e Guns n´Roses. Já passando da metade, tem um timbre ótimo para metal, Iron Maiden, Angra, Metallica, e até um Punk, tipo Green Day e Ramones. Agora batendo no talo sai Slayer, Sepultura, Pantera, Zakk Wykde (Black Label Society). Tudo isso, claro que timbrando, regulando graves, médios, agudos e o Reverb.

    Vou gravar um video demonstrando o que escrevi. Eu uso uma guitarra Les Paul Crafter Constantine (toda original) e estou muito feliz com a combinação.

    Cheguei na loja para comprar o Onner Block 20FX, para poupar grana com efeitos, mas depois que testei esse Crate ferrou.....

    O Onner é legal, mas é muuuuito digital. O que acontece......ele tem 100 presents, com os efeitos já regulados e com alguma combinação entre eles, tipo rever com delay, reverb com flanger, distorção com delay...etc. Além de não poder modificar essas regulagens de efeitos o som é sempre igual. Como assim?

    Vou explicar: Liguei primeiro a SX e depois a Memphis e o som no mudou nada, ou seja, matou o timbre das guitarras. Puxou o sinal dos captadores e transformou em plástico, som totalmente digital e falso (quem já usou pedaleiras Zoom, principalmente as 505, sabe o que estou falando). Mesma coisa com a distorção, além de não dar timbre, (o som não muda mesmo se você ligar um "pau com corda") não tem punch, não soa quente como no Crate.
    Sem falar que o Onner que tem 20 Watts RMS e falou menos em volume que o Crate que tem só 15 RMS, isso por causa do bendito falante de 12...

    Pra quem tem realmente um "pau com corda" (primeiro meus pêsames...rs) e não sabe diferenciar timbre bom e timbre digital e fake, até que é uma boa pedida. Tem até bateria eletrônica integrada, além de afinador e metrônomo.

    O peavy achei o pior de todos. Não tem a distroção potente e versátil do Crate, apresenta o mesmo problema do falane de 8, fechado atrás, não tem Reverb, o som limpo é pior que o Fender e quase igual ao Crate......

    Agora o preço: O Crate paguei R$ 430,00 à vista. O Fender custava R$ 520,00 e o Onner R$ 490,00. O Peavy eu não lembro, mas estava nesse faixa....

    TonyBrux
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Matheus Vengeance

    Claro que o projeto do ampli interfere, não adiante vc pegar um Atomic Drive com um Falante de 8" de 18w e por um de 12" de mesma especificação, vc verá pouca diferença, porém faz diferença sim, não em volume, volume se mede em dB, porém um de 12" em relação aos de 8" ou até mesmo os de 10" tem mais pressão sonora, soando mais médios-graves, nesta ordem.

    ou seja, 12" é som de guitarra, os de 15" são mais graves-médios, mais indicados pra baixo, existe todo um cálculo pra saber isso ...

    Abs.

    Joel_ESP
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Matheus Vengeance
    É impressão minha ou você faz tópico todo dia?

    L33tSk1llz
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    fica dificil falar alguma coisa depois do celsotoledo, porem..... eu usava um 6", agora q tenho um 12".... cara, imensa melhoria!!!! acho que menos de 12" eh soh pra bedroom mesmo.... :/

    ppaulo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    cara o falante de 12' nao só para guitarra mas para tudo até som de carro, sempre é o preferido de todos os de 8,10 sao pra menos os de 15 sao pra mais, mas o de 12' é perfeito, e faz bastante diferença sim, vale a pena gastar mais num de 12'...

    Doggy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Tenho um 1x12 e a única coisa que tenho a reclamar é no peso e na portabilidade dele, rs.

    wiskeria
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    falante de 8 não rola para show, estudo e gravação até vai...
    Neste tamanho de falantes tb não existe muitos graves, som magrinho...

    The Red Special
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ressuscitando o finado tópico:

    Engraçado guras, ia fazer um tópico sobre isso, mas vai aqui mesmo. Eu tenho uma caixa 1x12 da Alien Amps. Eu costumava usar ela com meu valvulado, que não tenho mais. Tenho um modesto Pathfinder 15R da Vox que muito me agrada. Daí, eu costumava usar o Alien na Speaker out do Pathfinder, sem nunca ter tocado muito com os falantes originais. Mas de uns tempos pra cá, comecei a ligar só o ampzinho sem caixa externa. Resultado? Ando gostando muito mais do timbre do Vox Bulldog de 8" do que do Alien Ace de 12". E aí? A regra que falante tem que ser de 12"?

    Já viram isso antes? Eu gostei mais do de 8", mas fico até cabreiro pensando porque eu não escolhi o "certo" hehehe e ai, o que acham?

    The Red Special
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    E ao contrário do que o wiskeria, meu som não está nada magro. Com o Alien, ele tava realçando muito os médios. Mesmo regulando no amp, não conseguia contornar este excesso. No falante stock, os graves estavam presentes, e o mesmo conseguia me fornecer um timbre balanceado, longe do timbre de "radinho de pilha" que muitos propagam por aí. Eu tocaria com ele microfonado tranquilamente, assim como fazia com o valvulado + 1x12.

    pOkiz
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Só ouvindo pra eu crer que uma Caixa selada 1x12 com ACE tem graves menos pronunciados do que um de 8" com caixa aberta...

    Bog
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    The Red Special

    Tem duas coisas:

    1. Está usando onde?
    2. Qual o nível de drive?

    Uns tempos atrás eu até entrei em uma discussão com um user que resolveu determinar que falante com menos de 12" não presta. Eu acho que falantes menores têm sim aplicação, mas tocar metal from hell num palco de festival não é uma delas, hehehe.

    The Red Special
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    pOkiz
    Eu disse que por ter medios MUITO pronunciadps isso desbalanceia o timbre e o torna desagradavel, enquanto o vox bulldog é agradavelmente balanceado. E tem bons graves. Por ter 8" ele é proibido de ter graves agradaveis?
    Bog
    Entao, eu uso ele pra ensaios e show (microfonado). meus timbres são 2 - hard rock 80's alá Richie Sambora e Vox crunchado + fuzz face! E ficou ótimo!

    Bog
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    The Red Special
    microfonado

    Só com isso, já resolveu metade do problema, né? Tem gente que soca o amp no talo e espera que com isso tenha projeção para atingir a platéia toda. Aí é óbvio que um ampzinho com falante de 8" não dá conta.

    O outro problema é que falantes de 8" tendem a ser meio estridentes, o que deixa as coisas muito abelhudas para quem toca metalzão. Mas mesmo assim, alguns amps têm filtros embutidos, exatamente para segurar as abelhas. Isso varia de amp para amp. Aliás, eu sempre tenho essa impressão de que tem gente que ouve UM amp e generaliza aquilo para tudo. Da mesma forma que tem gente que julga todas as pedaleiras (ou mais, tudo que for digital) tomando como base uma G1, deve ter quem ouça o seu Atomic Drive com falante de 8" e conclua que já sabe como todo amp com falante de 8" vai soar!

    Eu acho este Pathfinder um amp muito legal. E acho que, acima de qualquer lei escrita na pedra, o que vale é o teu ouvido. Se você está gostando do resultado, que se f* os que quiserem insistir que amp com falante de 8" não presta.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Bog: Eu acho que falantes menores têm sim aplicação,

    Apoio! Uma delas é compactar o amp. Tirar peso! A outra é barateá-lo. Claro que o som não tem aquela pressão ou abertura de graves como num de 12''. Eu considero amps com falantes inferiores a 12'' ideiais para microfonar (palco ou gravação) ou serem usados em ambientes menores. A questão é entender a aplicação do equipamento dentro da sua realdade. Eu tenho um Beringer Vintager AC-108 há anos (adoro esse amp!!!) e toco muito mais nele em casa que o Blues Jr. pois é levinho. Eu boto em cima da minha mesa de cabeceira, voume Master perto do talo e o canal gain ligado pra controlar o volume geral. Bingo, o som abre mais e eu percebo muito mais brilho.

    Resumindo, há "n" formas de uso pra falantes menores. Fora que a há muuuuito modelos de amps que permitem ligar um caixa externa. O grande lance é visualizar o propósito de ter um amo "A" ou "B", dentro da sua realidade com guitarrista de palco ou tocador de quarto".

    :)

    RuanbestXx
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Támbem tem que contar a qualidade do amp , já fi amp com falante de 10' falar mais grosso que um falante de 12' , mais pra mim essa coisa de falante pouco me importa se o som tive bom é o que importa ! é a mesma coisa que transistorizados e valvulados .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falante 8 vs 12 , faz tanta diferença assim?