Caixas: mesmos falantes, diferentes marcas!

    Autor Mensagem
    Zedin
    Veterano
    # jan/11


    Boa noite pessoal, andei pesquisando caixas 2x12 na praça e notei grandes diferenças de preço. Como uma das minhas preferências era o aclamado Celestion V 30 pesquisei caixas que o continham e achei várias. Pois bem, a mais barata e pela qual estou mais inclinado a ceder é da Orange. Pude ver outras caixas 2xV30s mais caras, de outras marcas, e me surgiu a dúvida: por quê? Uma caixa Mesa 2xV30s é praticamente o dobro da Orange. Que fator justificaria essa diferença? Pelo menos uma eu sei: a caixa Orange é fabricada na China, mas acho que não seja o bastante para justificar. Pelo que li os Celestions estão todos sendo fabricados na China a alguns anos, isso é verdadeiro? Se sim, não vejo o porque da diferença de preços. Pois bem, o que me encucou foi as diferenças de preços entre as marcas com os mesmos 2xV30s. Alguém tem idéia?

    Bomber Man
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    cara compara os preços dos amps orange com os mesa e vc vai entende sua duvida, tudo se resume a nome......

    Zedin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    É exatamente o que penso: nome! Pois não consigo ver nada de diferente entre elas. Como a Orange é a mais nova das marcas deve estar na "promoção" haha. Talvez seja bom até comprar logo uma antes que valorizem!

    Bomber Man
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    cara posso te dar uma dica, manda faze uma caixa e compra os falantes sai mais barato, tenho 2 que mandei fazer, uma com um celestion gold de 12, e outra com 2 Jensen C12Q, saiu muito mais barato que essas de marca pronta e fico da forma que eu queria, na net vc acha esquemas de caixas dos amps mais famosos, assim como seus falantes originais, paga por nome é besteira, qualquer marceneiro corta o compensado naval pra vc, e faz os furos do falante, ai leva pra alguem coloca um tecido da sua escolha pra encapar, ai depois se vc nao souber soldar falantes, so levar em qualquer loja de som, que os cara soldam, sai mais barato e ainda tem um gostinho de handa made e custom a sua maneira.......

    Zedin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Também pensei nessa opção mas esqueci de escrever, pois não descartei essa ideia.

    MMI
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Zedin

    É assim... A rigor, existe uma "timbragem" da caixa. Depende do tamanho, da reverberação, do volume, se é aberta ou fechada, do tecido ortofônico. Essa é a teoria, que tem sua razão de ser, porém...

    Veja bem, aqui é minha opinião. A caixa em si não esconde duendes misteriosos que fazem grande diferença. Existem projetos, você pode fazer caixas do tamanho exato de uma Mesa, Orange, Marshall... Depois mete nela o falante que quiser, se você gosta dos Celestion V30, pode ser, compra só o falante e monta uma caixa. Eu gosto dos Weber, que são handmade e muito bons, mas isso é pessoal, gosto também de falantes diferentes para poder brincar um pouco com a variabilidade deles. A minha eu fiz assim... Comprei os falantes, encomendei com um pessoal especializado para fazer (pode ser handmades, pode ser uma manutenção de amps). Os caras tem as madeiras, os tecidos, as dimensões e principalmente as manhas de fazer uma caixa perfeita e idêntica à original, sem sair um absurdo e ainda dividem o preço para pagar parcelado se você quiser. As minhas tem o requinte de ter um tampo traseiro removível, posso usá-las abertas ou fechadas (tem uma boa diferença). Fica aí minha humilde sugestão para sua reflexão.

    Zedin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    MMI
    Obrigado pela opinião! Eu cogitei os Weber, em especial os 12V e também pensei em montar uma caixa V30 / GreenBack ou até Alnico Blues. Agora, a poucos meses cotei uma caixa no Pedrone e o preço ficou quase igual ao da Orange que encontrei.

    Esqueci de mencionar essa questão de abertura traseira, também estou indeciso quanto a isso. Estou mais para a open back pois vou me mudar para um cubículo e caso eu queria "dar uma fechada" eu colo a caixa na parede (quase uma gambiarra, será que tem algum efeito?). Me conte quais as diferenças que você percebe e qual sua preferência quanto a traseira.

    Quanto a essa timbragem de caixa até acredito que possa minimamente existir (vi umas 2x12 verticais por ex), mas me soa bastante subjetiva e eu teria de evoluir muito mais meus ouvidos para poder avaliá-las haha.

    MMI
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: MMI
    · votar


    Zedin

    Como eu falei, a diferença não é pequena não. Colar a caixa na parede não dá o efeito desejado, precisa "vedar" mais. A open back é mais comum e melhor para sons bem altos, não tenho dúvidas. Mas como normalmente uso mais baixo, tenho um atenuador também, uso fechada. Ganha-se graves.

    A timbragem da caixa não é mínima não, engano seu. O que eu quis dizer é que acertar esse timbre não é tão difícil. É uma questão de dimensões principalmente. Não é complicado.

    Se o Pedrone cobrou caro, pergunte a outros... Ou vai ver você achou uma Orange barata.

    Zedin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Então realmente precisaria testar cada caixa com sua devida dimensão para ter ideia das diferenças. Minha intenção é tocar principalmente em casa mas tenho banda e esporadicamente gostaria de levar a caixa para apresentações. Agora, entrando no campo da atenuação, quais suas impressões quanto ao timbre? Me recomenda algum? Pensei em importar um da Weber... OBS: provavelmente usarei em 16 ohms. Um abraço!

    braddock
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Orange?? tem caixa 2x12 no ML nova, pela metade do preço com falante Celestion vintage30.. é a mesma coisa..

    Zedin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Metade de que preço?

    Zedin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Atualizando... comprei msm a Orange PCC 212 OB!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixas: mesmos falantes, diferentes marcas!