Combinando falantes diferentes

    Autor Mensagem
    Buddy_guitar
    Veterano
    # ago/09


    Alguém aí já viu isso aqui????. Esses caras fazem caixas com falantes diferentes, tipo um Weber e um Eminence na mesma caixa. Achei bem interessante e confesso que nunca havia pensado nessa possibilidade.

    Tenho um interesse em especial nesse assunto, pois estou trocando meu Laney LC15R por um valvulado de maior potência. Vou precisar de uma caixa, então resolvi pesquisar.

    Será que essa idéia de misturar falantes é boa? Alguém aí sugere uma combinação legal, pois está difícil achar o par de falantes. Já arrumei um Eminence Wizard, mas o cara só tem 1. Também vi Celestion, Jensen, mas também só tem 1!

    Agradeço pelas opiniões, sugestões e comentários.

    Abraço

    edalko
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Buddy_guitar

    Cho que vc tem que entrar no site desses fabricantes e ouvir os samples e ver se a frequencia de um casa com o do outro para vc ter o som que deseja.

    Acho que tem que ter muita experiencia com falantes para começar a combiná-los.

    Lord Sigis
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Isso é muito usado.
    Uma boa combinação é usar um bom falante de Alnico como os Eminence Red Fang com um cerâmico, tal qual o Eminence The Governor ou Vintage 30.
    Na verdade tudo depende do que vc quer.
    Falantes de Alnico são mais aveludados, distorcem mais precocemente e comprimem mais, enquanto os cerãmicos são mais secos e distorcem menos, porém existe variabilidade dentro dessa regra.

    Buddy_guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    edalko
    É velho, também acho que o negócio da experiência pega. Não conheço quase nada de falantes. Comecei a me ligar nisso tem uns
    3 meses. Valeu por comentar.

    Lord Sigis
    Valeu pela informação. Será que um eminence Wizard + Celestion V30 fica legal? Ou Wizard + Jensen C12K?

    Abraços

    MMI
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Buddy_guitar

    Acho legal combinar falantes, você vai ter mais possibilidades e sonoridades, especialmente se você puder controlar cada tipo, nem que seja uma ligação em estéreo.
    Tive a impressão, pelo que você contou, que a troca do Laney está programada, mas não concretizada. De qualquer forma, é legal você ter a impedância e a potência do ampli, para depois pensar no tipo de caixa (1x12, 2x12, 4x12...), no tipo de ligação dos falantes e no número de caixas que você vai ter. Com isso em mente, você compra os falantes mais adequados e os aproveita melhor.
    Eu sou fã dos Weber, esses falantes fizeram minha cabeça e tenho dois modelos diferentes. Então se você dispõe de tempo, importa os falantes que você escolher, aproveitando o dólar em baixa no momento. Mas se for de Weber, tem que ter paciência, principalmente agora que o Ted Weber morreu (no último dia 14), então a fábrica deve estar demorando mais que o normal. Mas vale a pena. Alguns modelos dos Weber você pode escolher a impedância e a potência, o tipo de imã, além de sempre poder escolher o "dope" deles. Senão importa um de linha de produção mesmo. Achar por aqui é dificil e caro.

    Buddy_guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    MMI
    É cara, nunca vi os Weber por aqui. Acho meio arriscado importar falante, pois eles são delicados. Se o pessoal da receita achar que tem algo errado, eles abrem a embalagem, e te mandam o produto todo esculhambado, sem embalagem nem nada. Isso já aconteceu comigo e com alguma pessoas que conheço. Mas a sua sugestão está anotada.

    Abraço

    MMI
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Buddy_guitar

    Olha, minha sugestão é importar com importador. Não é o lance de comprar no EBay e ver no que chega pelo correio. Sai um pouco mais caro, mas menos do que numa loja por aqui. Mesmo porque numa loja você não acha nunca 4 falantes iguais ou 2 e 2. O que eu quis dizer é importar certinho, tudo direito para receber tudo inteiro, direito, nada esculhambado.

    DotCom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bom, fica de olho também na sensibilidade deles (na impedância também, mas acho que isso deve ser óbvio pra quem tá procurando falantes).

    Se um falante tiver a sensibilidade muito maior que o outro, ele vai "engolir" o outro falante. (entenda por "muito" algo maior que 4 dB)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    DotCom
    Exatamente. No mais é prestar atenção às respostas de frequências também.
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Misturar a resposta em frequências é que parece ser o interesse de quem quer usar falantes diferentes, imagino eu.

    Buddy_guitar
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Buddy_guitar
    · votar


    MMI
    Cara, acho que vou de Weber! Vc tem alguma sugestão de modelo para sons mais pesados (hard rock, metal anos 80)?
    Valeu pelas dicas.

    DotCom e Mauricio Luiz Bertola
    Estava vendo esse lance da sensibilidade hoje. Acabei descartando algumas opções, pois percebi que ia dar furo nisso aí.

    Abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Buddy_guitar
    Pois é, opte por 2 falantes de mesma sensibilidade, mas com respostas de frequencias diferentes.
    Abç

    Lord Sigis
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Compra dois Celestion V30 e serás feliz!

    Lord Sigis
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Da Eminence, podes optar pelos GB12-8 (mais na praia dos Celestion Greenback, porém com maior resposta nos graves e menos compressão) ou The Governor (concorrentes imediatos dos Celestion Vintage 30).

    Bozo Ramone
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Buddy_guitar

    Pro estilo que vc quer, um par de GB128 na cabeça !!!!!

    MMI
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Buddy_guitar

    Acho que antes de pensar em quais falantes, você precisa ter tudo em mente, qual é o ampli, sua potência, sua impedância, tipo de caixa, quantos falantes e claro, você já citou, para sons mais pesados. Faça o projeto certinho, para aproveitar o máximo de seu ampli e seus falantes. Dou toda razão para sua preocupação com seus falantes, ele fazem muita diferença mesmo. Se for para montar uma caixa 4x12 ou 2 caixas 2x12, primeiro faria com tampo removível atrás, podendo usar tanto fechada como aberta. Tudo isso é necessário para se comprar os falantes com as potências e impedâncias corretas, ligando-os em série ou paralelo. No site da Weber tem várias informações, pena que tiraram do ar o blog do Ted Weber, que tinha muita informação lá também. Vou colar aqui algumas coisas interessantes para você, provavelmente.

    How do I determine the best match, power wise, between amp and speakers? For example, I have a 100 watt SF Twin and want to replace the two 8 Ohm speakers. How do I calculate the wattage ratings needed for each speaker to best match the amp? Also, how do I determine the specifications of the two speakers I have in there now? They are different in appearance and have different model numbers. I'd also like to know if it is OK to mix different types of speakers in the same amp.
    Chuck, normally you would use two speakers of the same power rating. For instance, in your situation, you would use speakers which would be rated at 50 watts minimum. Together, whether they are wired series or parallel, they would handle the 100 watts since the power would be divided evenly between them. Speakers with higher power ratings generally have larger magnets since the wire in the voice coil is a larger diameter, is heavier, and requires a larger magnet to get the magnetic energy required to get the heavier voice coil moving to achieve high frequency response. Low frequency response is also improved.
    As far as determining the specifications of an unknown speaker, about the only way to do that is to take it to a professional reconer who can perform sweep and T-S parameter tests on it.
    Mixing different types of speakers in the same installation will work as long as you know the power ratings of each speaker and don't exceed those ratings in either speaker. Many players I have talked to achieve the tone they are looking for by mixing speakers with different characteristics. For instance, one might have clean, tight low end, with smooth top, while the second one would be very efficient in the upper mids and high end. I know of one player who has a 2x12 amp with a P12B Blue Dog on one side and a P12N on the other. According to him, it gives him just the right blend and texture for his particular playing style.

    Why is it that some speakers sound great in a closed back or sealed cabinet, but sound terrible in an open back cabinet, and why is the opposite true with other speakers?
    Chris, excellent question. When a person designs a speaker, one of the considerations is how much the cone will move and the subsequent loudness for a given amount of power driving it. If the designer uses a loose spider and fairly flexible surround on the cone, the voice coil will have an easier time moving the cone and the speaker will be loud with a small amount of power. The problem with a loose spider and surround is that as the power is increased, it takes the cone to its mechanical limit of movement and it gets harsh. This is an underdamped system and can also sound ringy. If you put this speaker in a sealed or closed back cabinet, the air that is trapped in the cabinet acts as a spring or big balloon that the back of the cone pushes against. This air mass helps control the movement of the cone and also affects the damping of the system, making the speaker sound more in control. A designer who uses a big magnet, tight surround and tight spider is designing for a low system Q, good damping, and good transient response. In other words, when you hit it with a sharp attack note, it responds and then stops very quickly rather than ringing on and on. This speaker would work well in an open back. However, in a sealed or closed back, the air mass spring we discussed earlier would add to the damping, potentially causing the speaker to be overdamped, compressed, and lifeless. It's a difficult design task to design a speaker that is a good compromise for all shapes, sizes and types of cabinets.
    SPL

    Context: What is the SPL of this speaker? (isso fala sobre sensibilidade dos falantes)
    Description: SPL means sound pressure level. Acoustic pressure is normally measured in a unit called a Pascal. We tend to convert it to power so we can think in terms of power gains and losses. When someone asks "What is that speakers SPL?", they are normally referring to a manufacturers rated SPL value. This rating, like the manufacturers power rating, is another one to take with a grain of salt. Since, with SPL, like power, it's the bigger the better, the SPL ratings get exaggerated a little. If you look at a response plot, you'll immediately wonder how one determines the SPL rating. A typical guitar amp speaker might vary from 92db to over 115db on axis in the test chamber, so you have to wonder how they come up with a number. Some use an average, some just pick a level at a midband frequency, while others use one of the highest readings on the plot. Some manufacturers use a calculated SPL. It is derived from a formula which includes various known parameters of the loudspeaker, such as magnet strength, Q, magnetic energy from the voice coil, weight (or mass) of the system (cone, spider, etc.). Plugging these numbers into the formula yields a calculated, predicted SPL. It's kind of like predicting how fast a car will go when you know the weight of the car, the gearing, and how much horsepower you have.


    Desculpe o texto enorme, mas tem muita coisa aqui que esclarece algumas polêmicas.

    Buddy_guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    MMI
    Valeu cara! São informações realmente importantes.
    Eu pretendo pegar um amp handmade, algo na linha do JCM800.

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Combinando falantes diferentes