Autor |
Mensagem |
TitoOliveira Veterano |
# dez/10
Digamos que eu tenha um amplificador valvulado de 50W e tenha de gravar algo em um estúdio. Atochar os 50W no talo pra conseguir o timbre perfeito dentro de uma sala de estúdio é pedir pra ficar surdo.
Como se faz gravação nesse caso? Só usando um amplificador igual de potência mais baixa? É possível ligar o cabeçote do amplificador no computador (direto no computador, ou numa mesa de som, enfim, qualquer coisa) para conseguir ter a potência do timbre com uma regulagem de som audível?
Como que os artistas costumam gravar nessas situações?
|
erico.ascencao Veterano |
# dez/10
· votar
TitoOliveira Acho que existem duas opções. A primeira é usar um amplificador de potência menor. A segunda é deixar o amplificador na sala de gravação e o guitarrista ficar na sala de edição.
Esta segunda opção deve ser a mais usada em gravações por canal dos músicos famosos por aí, pois o cara deve querer usar "aquele" Marshall de 100W no talo pra tirar o melhor timbre. Inlcusive há casos em que o cabeçote fica na sala de edição e só a caixa fica na sala de gravação.
|
TitoOliveira Veterano |
# dez/10
· votar
TitoOliveira Acho que existem duas opções. A primeira é usar um amplificador de potência menor. A segunda é deixar o amplificador na sala de gravação e o guitarrista ficar na sala de edição.
Esta segunda opção deve ser a mais usada em gravações por canal dos músicos famosos por aí, pois o cara deve querer usar "aquele" Marshall de 100W no talo pra tirar o melhor timbre. Inlcusive há casos em que o cabeçote fica na sala de edição e só a caixa fica na sala de gravação.
Faz sentido, até tinha imaginado que fosse assim, mas fiquei só no achismo mesmo.
|
Iversonfr Veterano |
# dez/10
· votar
TitoOliveira
Outra opção além dessa que o erico.ascencao disse, é usar um atenuador de potencia, mas logico que a opção de deixar o amp sozinho na sala de gravação é a mais barata e adequada. Abs!
|
TitoOliveira Veterano |
# dez/10
· votar
Atenuador de potência mata um pouco o timbre não?
E ja li uma polêmica não resolvida sobre a vida útil do amp diminuir com uso de atenuador.
|
Iversonfr Veterano |
# dez/10 · Editado por: Iversonfr
· votar
TitoOliveira Atenuador de potência mata um pouco o timbre não?
Tem os bons e os ruins. Se voce quiser ligar um amp no talo e usar o atenuador pra tocar no seu quarto as 11 da noite, é logico que vai destruir o timbre. Após muito pesquisar (aqui no fórum inclusive) peguei um atenuador da Weber e não me arrependi... esse negócio de "matar o som" é para puristas. Procura pessoal usando ele no youtube, o som fica bom pra krai, muito melhor pq finalmente consigo saturar DE VERDADE as válvulas do power...
E ja li uma polêmica não resolvida sobre a vida útil do amp diminuir com uso de atenuador.
Isso é lenda entre aspas. A explicação eu meio que ja dei sem querer ali em cima... quando voce tem um atenuador, voce tende a ligar o amp no talo fritando as válvulas, que obviamente diminui drásticamente a vida útil delas, mas não a vida útil do amp... depois que as valvulas ficarem xoxas é só trocar, ou fazer igual eu e não abusar demais do atenuador e usar as válvulas com moderação, senão elas não duram nada mesmo... e queira ou não, num volume 7 aí ja da pra conseguir um som bem massa! num vai me querer botar o amp no canal clean e tirar drive pra tocar rock das valvulas de power com pedal de drive empurrando ainda por cima né! rsrsrsrs tem que achar um meio termo entre pré e power... eu to fuçando o meu ainda! sempre fuçando... abs!
|
erico.ascencao Veterano |
# dez/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar
Iversonfr: Outra opção além dessa que o erico.ascencao disse, é usar um atenuador de potencia
Ando reparando que o atenuador dá uma matada no timbre. É pouca coisa, mas dá pra perceber. Acho que usar atenuador em gravações é como se fosse usar um silenciador para uma bazuca...
num vai me querer botar o amp no canal clean e tirar drive pra tocar rock das valvulas de power com pedal de drive empurrando ainda por cima né! rsrsrsrs tem que achar um meio termo entre pré e power
Ando reparando isso no meu ampli também. Estes dias toquei só com o amplificador e notei o quanto faz diferença dosar entre o ganho (ou "volume" do pré) e o volume master (ou "volume" do power). Pra tirar um drivezinho eu botei o ganho no 8 ou 9 e diminui o volume, e o timbre "apareceu" do nada.
Geralmente quando toco com pedaleira e em ensaio eu deixo o ganho no 0 e o volume no talo, com o atenuador em ~5W. Deste jeito eu sinto que falta corpo no som, alguns palm mutes nãi ficam legais com drives leves, enfim...
Já dizia o sábio Eddie Van Halen: "Timbre é volume".
TitoOliveira: E ja li uma polêmica não resolvida sobre a vida útil do amp diminuir com uso de atenuador.
O que eu imagino que deva diminuir a vida útil das válvulas é o uso delas no talo. Deixar o volumeno máximo faz com que a tensão sobre elas (ou a corrente, não sei bem ao certo) seja maior, o que leva a um desgaste dos filamentos. Pense na válvula como uma lâmpada incandescente com luminosidade controlada...
Entretanto, usando um atenuador ou um amplificador no talo, as válvulas serão gastas na mesma proporção, com a diferença que no amplificador com atenuador você terá menos volume.
|
carlos adolphs Veterano
|
# dez/10
· votar
TitoOliveira erico.ascencao Iversonfr Em todas as gravações que fiz em meu estúdio, com guitarras, as melhores foram com os amplis em volume normalmente usado pelo músico, com o mesmo dentro da sala do estúdio(ela, a sala,em um estúdio bem planejado, blindará quase todo o som para fora).Quanto a ficar surdo, não aconteceu no meu caso pois os músicos estavam usando fones profissionais full-ear(tipo abafador), que os fazia sentir o peso no corpo, porém escutavam o retorno, não o som direto.Microfonei com Shure SM57 apontado ao cone de um dos alto-falantes da caixa(meia distância entre o centro e a borda) e um microfone capacitor Marshall 990 a 1 metro da caixa, mesa analógica, reverber de mola, gravação em ProTools, efeitos em plug-ins do programa, compressor valvulado.
|
Iversonfr Veterano |
# dez/10
· votar
erico.ascencao Ando reparando que o atenuador dá uma matada no timbre. É pouca coisa, mas dá pra perceber
Matar mata... não existe milagre tb, nada é perfeito... mas usando com equilibrio, a vantagem de poder saturar o power é muito maior do que a desvantagem da matada de timbre e corpo que o atenuador tira... na minha opinião, esse atenuador (que chegou faz pouco tempo inclusive) foi a melhor aquisição que eu fiz depois do ampli... rsrsrs abs!
carlos adolphs
Eu não tenho estúdio profissional como voce, gravo só por hobbie, mas uso um E906 entre o cone e a borda e um M-Audio Nova a cerca de 1m de distancia tb... como eu disse é só hobbie mas da um resultado legal. To sem tempo nenhum de gravar... na verdade mal to tendo tempo pra tocar, faz umas 3 semanas que não encosto na guita... mas assim que conseguir um tempinho e me acertar com o atenuador (queira ou não muda completamente a maneira de equalizar o amp), gravo umas coisas pra mostrar esse... é um Weber Mass Lite 100.. abs!
|