Valvulado - Defasagem de potência

    Autor Mensagem
    RoLP
    Veterano
    # dez/10


    Pessoal..
    Andei que alguns amplificadores tem defasagem de potência...por exemplo...tem 100 watts, mas pode ser usado com 50 watts.

    Gostaria de saber se o JCM 900 tem este esquema também..e quais são as vantagens de fazer isto.

    Em quais condições é vantagem fazer isto (show ao vivo, gravação ou nunca).

    Van_Lorien
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    RoLP
    Normalmente esses esquemas de redução de potência afetam bastante o timbre, comprometendo o mesmo. Quase sempre o som perde dinâmica, headroom e fica mais "magro". Apesar de em termos de potência 50w ser a metade de 100w, em termos de som, 50w são 75-85% de 100w, ou seja, pouca diferença prática.

    O ideal mesmo é utilizar um atenuador de potência.

    wiskeria
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    fuja dos jcm900, eita amp agudo pra dedéu!

    Ramsay
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    RoLP

    Eu concordo com o wiskeria no de fato que o JCM900 tem o som bem agudo, porque ao invés de ser um valvulado puro como o JCM800 ele tem componentes solid-state misturados aos circuitos das válvulas.

    Quanto ao chaveamento da potência de 100W para 50W o que se faz é desligar duas das 4 válvulas de saída, no que se perde um pouco a dinâmica do som, mas não o headrom.
    E 85% é muito. Dificilmente um amp de 50W dá mais que 70% do som de um amp valvulado de 100W.

    DRokx
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Aproveitando o post, Meu amplificador eh de 20W, mas o falante tá marcado 100W.
    Essa eu não entendi.

    Van_Lorien
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    DRokx
    O amplificador manda potência de até 20w e o alto falante suporta até 100w, simples, com uma breve pesquisa tu saberia isso.

    alfacorrea
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    A vantegem de usar um atenuador de potência seria a possibilidade de se obter uma saturação natural de válvulas sem ter que estourar seus tímpanos.

    Existem alguns músicos que gostam de colocar o amplificador no máximo, usando a totalidade da capacidade do amplificador. Este uso "no talo" gera uma distorção (overdrive) natural nas válvulas e este timbre é considerado bom de se ouvir.

    O que acontece é que, se vc tiver um amplificador de 100 Watts e vc quiser usar ele "no talo" é melhor usar protetores de ouvido pois vc certamente vai ficar surdo se tocar perto do amplificador.

    Com o atenuador de potência, vc reduz a potência máxima do amplificador e pode colocar ele "no talo" sem que isso represente uma grande saída de volume.

    Ou seja, vc atinge o ponto de distorção natural das válvulas sem atingir o ponto de ensurdecimento dos seus ouvidos.

    Abraço.

    RoLP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    wiskeria
    Para quem não sabe regular ele realmente é agudo.
    Para quem já pegou as manhas...ele soa exatamente como o jcm 800.
    Já tive um 800 2210 e não era muito diferente.
    Só que tem q saber regular o 900.
    PRovavelmente você não soube tirar um som mto bacana do teu...ou não passou um tempo suficiente com ele.

    Eu ralei no começo...mas acho o som mto superior à maioria dos valvulados que já peguei (laney, fender, mesa).

    RoLP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    alfacorrea
    Agora entendi exatamente a função.
    Mas pelo que comprendi..é feito para usarmos a saturação afim de conseguir um melhor som, mas ao mesmo tempo vc perde timbre.

    ENtão não serve pra nada hauhauhauuhauha

    RoLP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    alfacorrea
    Vc teria idéia de alguns atenuadores que serviriam pro meu caso?
    Algumas marcas boas?

    TeXuGo TuNeLoSo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    RoLP
    Uai, desistiu de migrar para os Orange? =)

    JC_Junior
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Defasagem de potência

    ??

    O correto é redução de potência.

    Só por esclarecimento:

    A muita gente tem o conceito errado de defasagem.

    Defasagem - diferença de fase entre 2 fenômenos (tensão, corrente ou onda sonora) alternados de uma mesma frequência.

    Defasagem não tem relação alguma com redução de potência, cancelamento de bobinas de captadores, etc.

    RoLP
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: RoLP
    · votar


    TeXuGo TuNeLoSo
    Ainda não consegui passar pra frente meu JCM...e olha que estou pedindo bem baixo no valor...mas a galera está sem grana....varios supostos compradores e nenhum ainda concretizou.
    E olha que inclui o foot e o hard case pelo preço que tinha passado.
    Mas ainda quero migrar sim para o Orange....

    Aliás...testei o ge-7 no tiny terror em uma loja...e foi o que imaginei...ele só dá um volumezinho de nada no geral...não age como booster de volume mesmo...só um boost de drive
    Ai tem que ser o dual terror mesmo....

    JC_Junior
    Valeu pelo "esclarecimento" sobre parte técnica...mas o sentido era outro...era reduzir a potência... você conseguiu entender o conceito, então, porque não deu sua opinião sobre o assunto, afim de contribuir no auxílio?

    JC_Junior
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    RoLP

    Conhecimento nunca é demais. o/

    Solução já foi dada.

    Atenuador de potência. Eu já teria receio em retirar válvulas de power para atenuar a potência, poderia aumentar o desgaste das que ficariam, o timbre muda. Com um bom atenuador, você consegue manter boa parte do timbre. Um excelente atenuador é o THD Hot Plate, a desvantagem é que eles são relativamente "caros".

    RoLP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    JC_Junior
    Claro....legal saber.

    Meu medo é o atenuador detonar o timbre do amp.
    Se eu reduzir para 50 watts já não dá uma diferença bacana?
    Nunca fiz isto...vou testar hj...mas é a metade né.

    Eu vi este THD por 800 reais no mercado livre....
    Mas é melhor testar antes em uma loja né.

    Ramsay
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    RoLP

    O atenuador não detona o timbre do amp e sim reduz um pouco o sustain, mas isso só se nota em som clean.
    Em sons distorcidos praticamente não se nota a perda de sustain.
    De qualquer forma é melhor vc testar, antes de comprar.

    JC_Junior
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    RoLP

    Tem esse vídeo aqui que fala sobre atenuadores:







    Espero que seja de alguma ajuda!

    wiskeria
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    RoLP
    não é o fato, um camarada tem um 900 combo fazem alguns anos e vive reclamando da falta de corpo... Ele sabe regular, mas o jcm não tem corpo mesmo.
    Se fosse com caixa 4x12 fechada melhoraria, mas ninguem quer carregar isso...

    RoLP
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: RoLP
    · votar


    wiskeria
    Cara...to começando a achar que vc é fake.
    Vc entra em TODOS os tópicos do JCM 900 para criticar o som, falar que não tem corpo, falar que só tem agudo...sendo que vc não tem a mínima idéia de como funciona este amplificador.
    Vc nem leu o tópico....nem deu sua dica sobre o assunto.
    Vc tem problema velho?? Não tem grana pra comprar um JCM e vem aqui para encher?
    Vai procurar o que fazer da vida.

    E não existe "fazem alguns anos"...começa a aprender a escrever a lingua que vc fala...para você opinar sobre algo, principalmente em um fórum.

    RoLP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Ramsay
    Boa notícia isto!!! Não sabia..valeu mesmo.

    JC_Junior
    Ótimo video..pena que ele não fez o teste com drive tb.
    Mas já dá pra ter noção de como funciona no clean.

    MMI
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    RoLP

    Cara, não leve opiniões contrárias à sua para o lado pessoal. Cada um tem seu gosto. Eu mesmo acho o JCM900 uma porcaria, mas claro, com uma regulagem fica bom, considero bem limitado. Mas tem outros que praticamente qualquer regulagem fica bom, o que não acontece com o 900. Vou mais longe, para mim, strato e tele também não são lá essas coisas. Fuzz também não curto. Mas não tome esse tipo de opinião como ofensa pessoal. Seu tom agressivo não contribui, é melhor você admitir seus erros e tentar melhorar com eles, como no caso da "defasagem" de potência. Não seria mais fácil pedir na central de ajuda que os moderadores corrigissem ao invés de atacar que falou algo certo? :p

    Se você quer aprender como reduzir volume com distorção de power, especialmente com atenuadores (apesar de ter muitas outras opções), dá uma olhada no tópico do próprio Ramsay onde ele desenvolve um atenuador e veja o valor do cara. Olhe também o tópico do MauricioBahia sobre distorcer power em amp de 15W. Tem muita coisa ali.

    RoLP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    MMI
    Não levo opinião contrária para o lado pessoal. Mas o cara entra em TODAS as postagens que faço do jcm 900 e nunca opina sobre o assunto..só vem pra encher o saco.

    Cada um tem seu gosto, mas falar que jcm900 é porcaria é dar tiro no pé e demonstrar que não sabe regular o amp. Vc pode dizer que ele é inferior ao jcm 800, aos mesa boogie por gosto...e tals.
    MAs falar que é porcaria é exagero demais....eu mesmo já tive um JCM 800 2210 e comparados lado a lado, o som ficava MTO parecido.

    Então praticamente vcs estão falando que o jcm 800 tb é porcaria...o q é estupidez. A diferença entre o jcm 900 bem regulado para o jcm 800 não é grande...comparem lado a lado.

    Seu tom agressivo não contribui, é melhor você admitir seus erros e tentar melhorar com eles, como no caso da "defasagem" de potência.

    Dá uma lidinha ali em cima e verá que fiz isto...e defasagem está escrito de forma correta. E também o sentido da palavra já foi admitido.

    Se você quer aprender como reduzir volume com distorção de power, especialmente com atenuadores (apesar de ter muitas outras opções), dá uma olhada no tópico do próprio Ramsay onde ele desenvolve um atenuador e veja o valor do cara. Olhe também o tópico do MauricioBahia sobre distorcer power em amp de 15W. Tem muita coisa ali.

    Vou olhar sim...vou dar uma pesquisada...valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valvulado - Defasagem de potência