Duvida sobre Válvulas

    Autor Mensagem
    Corvo_BM
    Veterano
    # dez/10


    Ola pessoal.

    Sou novo no forum, e estou afim de comprar um ampli valvulado, só que eu tenho algumas duvidas.

    Andei pesquisando sobre marcas de ampli e acabei me interessando sobre tipos de valvulas de pré e power.
    Pelo o que eu vi aqui no forum.cifraclub e outros foruns existe uma tabela com varias valvulas EL34, 6L6, E84, KT66, 5881, KT88, 6550, 12AX7, ECC83 e muitas outras, sendo umas de power e outras de pré.

    Pelo o que eu li no site da Acedo;

    http://www.acedoaudio.com.br/?p=320

    as valvulas EL84 são válvulas de baixa/média potência, com característica de timbre médio/agudo usadas em amplis como Vox e Orange.
    As valvulas 6L6 são válvulas de média/alta potência, possuem graves fortes e encorpados usadas nos Fenders, Mesa Boogie e os famosos Peavey valveking 112/212.
    As valvulas EL34 também são de média/alta potência, possuem como característica principal um drive forte com médios pronunciados quanto saturadas usadas em alguns Laney e Marshall's como o famoso JCM 800.

    Bom, algumas coisas eu não entendi.
    Pelo o que eu li no site estas são as valvulas mais "famosas" no mercado. Eu particularmente gosto muito dos amplis Marshall's pois toco punk rock, hard core e tento arranha uns hard rock as vezes(hehehe), e como muitos marshall's usam EL34, ACHO eu que seria o melhor tipo de valvulas para mim. Até então tudo bem, mas estes dias estava olhando o site da marshall e vi o Vintege modern 2466, é o ampli que o Slash usa atualmente e achei muito lindo, olhei alguns videos e o som é demais.
    Só que as valvulas de power deste ampli é KT66 (diferente do que eu pensava,pois achei que era EL34) e de pré é ECC83 ( os marshall's que vi até hoje só usam esta de pré).
    Andei pesquisando um pouco mais e vi o novo JCM 800 modelo Kerry King do Slayer, que do contrario que eu pensava usa KT88 ,e não EL84.
    Sem contar os nossos "Made in Brazil", mais conhecido como Meteoro, que por mais que a maioria do pessoal não goste, tem algumas excessões como o MAK 3000 Andreas Kisser, que usa 6x KT88 no power e 3x 12AX7 no pré, e o MHA 2000 Destroyer Hélcio Aguirra que usa 6x 6550 no power e 3x 12AX7 no pré (Que ao meu gosto são 2 amplis bem bons).
    Só que ai me surgiu a primeira duvida, alguns amigos meus me disseram que a melhor valvula de pré é 12AX7, só que os marshall's os oranges e outros amplis famosos praticamente só usam ECC83.
    Tem alguma diferença entre estas valvulas de pré? Tem alguma que é melhor que a outra? E pro estilo de musica que eu toco qual seria a melhor?

    E sobre as valvulas de power, alguns amigos me falaram que a diferença não importa, sendo valvulado é tudo bom. Mas há alguma diferença como qualidade e durabilidade entre elas? E pro estilo de musica que eu toco qual seria a melhor?

    Peço DESCULPAS pelo livro que escrevi ai em cima, mas é que as duvidas são grandes e ja estou alguns anos pensando ( e sonhando) em comprar um valvulado, e agora eu consegui juntar um pouco de grana para comprar. Então se puderem me ajudar eu agradeço.

    Abraço a todos.

    Van_Lorien
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Corvo_BM
    ECC83 é o nome europeu da 12AX7.

    Corvo_BM
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Huumm.

    Ta, mas tem alguma diferença de qualidade entre a ECC83 que é europeia, para a 12AX7 que é americana?

    JC_Junior
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Corvo_BM

    Não. Só muda o nome mesmo.

    Igual a "seis" e "meia dúzia". É a mesma coisa.

    wiskeria
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    hehehe vc sacaria isso antes se digitasse 12ax7 ou ecc83 no google. As mesmas valvulas podem ter momenclaturas diferentes.

    Corvo_BM
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Ta Beleza..
    Entendi.

    Mas sobre as valvulas de power?

    wiskeria
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    basta vc digitar aqui, no google e outros buscadores o modelo de valvula que quer saber que obterá maiores informações.
    Aqui mesmo ja foi bastante discutido sobre muitos modelos de valvulas.

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Corvo_BM
    A KT66 é a versão européia da 6L6, e a KT88, a versão européia da 6550.São equivalentes em potência, porém com um timbre puxando para o da EL34.Ambos amplis citados são muito bons.
    Abç.

    tatus
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Corvo,
    Não faça isso com você! rsrs
    Leve em conta que amplis com as mesmas válvulas podem ter sons bem diferentes devido à engenharia do circuito e regulagem.
    Em suma, se você pretende só comprar um ampli a última coisa com o que você tem que se preocupar é o tipo de válvula usada.
    Tem que escutar o ampli, se possível testar, comparar, escutar opiniões sobre ele (não sobre as válvulas) e depois que você comprar o ampli olha lá atrás e descobre o tipo que é para poder contar para os amigos.
    Importante: Para os estilos de som que você toca é muito importante um ampli deveras versátil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre Válvulas