Amps valvulados de baixa potencia (gt-10, metalcore)

Autor Mensagem
gsteckel
Veterano
# out/10


Bom galera li uma porrada de tópicos aqui sobre valvulados de baixa potência, como um laney cub12 ou laney lc15, msmo assim sei pouco e tenho dúvidas sobre meu equip junto a eles!

Tenho uma Epiphone SG G-400, uma GT-10 mas como odeio as dists dela uso o ML-2 da boss com os efeitos e pre-amp da gt-10.

Em casa tenho um stanerzinho kute 16w, queria um valvulado pequeno pra substituí-lo mas aih vem:

1- Como uso a GT-10 q eh digital, isso estragaria o som do amp? Isto é, perderia o som característico das valvulas?

2- Qual desses amps valv pqnos é o mais indicado para um som pesado (metalcore, nu metal, metal)?

Seria apenas pra tocar em casa msmo, ensaio com amps de estúdio então não a necessidade de algo mto potente!

Sim, eu vou testar só preciso de tempo para ir a algumas lojas hehehe!!! Mas é sempre bom ja ir com algumas idéias na cabeça!!

obg

Bog
Veterano
# out/10
· votar


gsteckel

1- Como uso a GT-10 q eh digital, isso estragaria o som do amp? Isto é, perderia o som característico das valvulas?

Sem querer iniciar (mais) uma infinita discussão sobre digitais x analógicos, a princípio não, especialmente se você não usar simulações. Afinal de contas, muita gente por aí usa pedaizinhos de reverb e, pricipalmente, delay digitais, não é mesmo? O fato de serem pedaizinhos separados não os torna menos digitais...

2- Qual desses amps valv pqnos é o mais indicado para um som pesado (metalcore, nu metal, metal)?

Não é muito a minha praia, mas já de cara eu penso que tem que ter falante de, no mínimo dos mínimos, 10". O primeiro que me vem à mente é o Blackstar HT-5. Ele usa diodos para clipar o sinal (como um pedal), mas aí não tem mágica: nenhuma valvulinha solitária no pré vai te dar distorçãozona de metal sozinha. Como ele tem loop, você poderia colocar delays e modulações no seu lugar, depois da distorção do amp.

Ah, e como ex-proprietário de um Fender Champ 600 posso dizer que ele NÃO É o que você procura (ele fica ridiculamente abelhudo com distorção pesada, pelo menos com o falantezinho de 6" que vem nele).

PS - Não conheço os Laneys.

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


gsteckel

1- Como uso a GT-10 q eh digital, isso estragaria o som do amp? Isto é, perderia o som característico das valvulas?

Eu acho que a melhor maneira de aproveitar a pedaleira é ligando-a no loop do amplificador. Você pode simplesmente ligar o send do amplificador no input da pedaleira e o output da peldaleira no return do amplificador para usar apenas os efeitos de modulação e delay da pedaleira. Caso você queira aproveitar os prés aí você pode usar o método dos 4 cabos e tal.

2- Qual desses amps valv pqnos é o mais indicado para um som pesado (metalcore, nu metal, metal)?

Pra sons mais pesados vai ser difícil achar um amplificador efetivament pequeno. Digo isso pois é muito imortante que o amplificador tenha falante de 12" pra reproduzir aqueles graves que os metaleiros adoram. Ambos os amplificadores que você citou têm falante de 12 (se eu não estou enganado), logo não são tão pequenos...

Estes dois amplificadores têm diferenças razoáveis. O LC15 tem menos headroom por causa das válvulas EL84 no power, já o Cub12 deve ter mais headroom por causa das 6L6 (ou 6V6, não lembro de cabeça) no power. Como você toca sons mais pesados, não sei até que ponto você precisa de um som limpo, então a princípio os dois podem atender as suas expectativas.

gsteckel
Veterano
# out/10
· votar


Bom vou falar como uso o equip hj em dia! Como toco com banda pra la e pra cá, tento fazer um set mais plugnplay possivel hahahah! Normalmente jogo no flat os amps q uso em shows diferentes e tento ir aproximando ao meu gosto sem mexer nas configs q eu ja coloquei na pedaleira!

Eh um problema não ter seu próprio equip nessas horas, mas vou me virando hehehe!!!

Eu ligo o amp>output:pedaleira(ml-2 e crybaby no s/r)>input:guit

Pq assim eu jogo um cabo pra guita e outro pro amp.... como se fosse soh a GT-10, coloco o ml-2 em soh um canal da gt-10 com o crybaby, e o outro fica limpo pra brincar com efeitos!
Essa config me agrada muito pra alternar clean/dist, mas isso meio q inutiliza o amp, ele me serve praticamente de caixa acustica...

Bog

Fico mais tranquilo que a gt-10 não vá estragar td, msmo pq vai ser dificil eu levar td meu set até uma loja para testar td junto, ñ sei se rola!

E realmente eu não sei se espero tirar um dist pesada de um amp deste porte, não entende de valvulados mas a minha impressão eh que eu precisaria de amps de 100w+ pra isso, ou não tem relação w/peso?

Além de que o ml-2 com as simulações da gt-10 ja dão um peso bem grosseiro.

erico.ascencao

Sim sim eles não são pequenos, mas digo comparando-o aos grandes valvulados do metal exemplo um triple rectifier (chutei o balde lgl!) que eh o meu sonho!

Lgl não sabia desse headroom, procurei e achei vc msmo explicando em outro tópico hehehe! Cara pra falar a verdade eu não uso mto som limpo, no maximo pra brincar com os efeitos, no mais uso de crunch a dist pesadas!




Bom galera, acho q o intuito realmente eh ter um amp que me de uma sonoridade lgal pra ouvir meu equip direito, não adianta eu ter captadores maravilhosos, guitarras maravilhosas e tocar em um Staner kute16, certo??? Por isso pensei em valvulados menores.

vlw desde já!

guitarfilth
Veterano
# out/10
· votar


To com vontade de comprar um valvulado de baixa potência pra toca metal tbm, até achei uns filezim no ebay, de 15w com falante de 12 polegadas da fender, me deu uma estiga de comprar por causa do preço!

Bog
Veterano
# out/10 · Editado por: Bog
· votar


gsteckel
a minha impressão eh que eu precisaria de amps de 100w+ pra isso, ou não tem relação w/peso?

Não não... aliás, um valvulado de 100w no talo deixaria você surdo. Mesmo. O que falta nesses valvuladinhos é outra coisa: válvulas encadeadas no pré. É por isso que o Mesa Transatlantic tem 4 12AX7: para oferecer uma bela distorção mesmo trabalhando com 5w. Quando o amp tem só uma 12AX7 solitária, normalmente não chega nesse tanto de distorção... a não ser que ele tenha algum truque, como um estágio preliminar solid state (mesmo amps maiores, como o JCM900, também têm isso).

Mas só a distorção do pré sozinha não dá peso. Uma das coisas que não tem muita mágica é que para ter esse peso - não só distorção, mas aquele "soco no peito" - você necessariamente precisa deslocar um monte de ar. Isso você só consegue com o volume erguido e um bom falante (de 12" de preferência, de 10" no mínimo dos mínimos). O problema é que mesmo um valvulado de 5w com o volume alto é BEM barulhento. Mais do que uma pessoa berrando. Na verdade, no talo, mesmo 1w é bastante coisa para tocar num apartamento sem incomodar os vizinhos.

Some-se a isso o fato de que o grande diferencial dos valvulados aparece quando o power começa a saturar - o que também significa aumentar o volume (note que isso não quer dizer que com menos volume o som fica RUIM, só quer dizer que não fica tão melhor assim)...

Então, é importante você:
1. Definir o quanto de barulho pode fazer, e
2. Definir o quanto de peso você quer, e
3. Saber que 1. e 2. muitas vezes são contraditórios. :(

guitarfilth
To com vontade de comprar um valvulado de baixa potência
15w com falante de 12 polegadas

Por "baixa potência" você diz o que? Um amp para tocar no quarto sem incomodar a TV na sala? Um amp para tocar em casa sem enlouquecer o vizinho? Um amp para ensaiar com banda?

Pergunto porque um valvulado de 15w faz BASTANTE barulho. Dá uma olhada neste tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/233371/

guitarfilth
Veterano
# out/10
· votar


Bog

É eu sei que faz bastante barulho, eu falei de baixa potência pq eu tava querendo compra um de no minimo de 50w pra shows e ensaio, mas um de 15w ja ia da, msm por que eu não ganho renda com a musica e nem nada, minha banda toca de graça msm! AUSHSUASHA
E um de 15w seria otimo pra mim ensaiar com a minha banda, pq estuda eu estudo no fone ou no pc.

gsteckel
Veterano
# out/10
· votar


Bog

Cara vc falou desse Blackstar ht-5, mto lgl e vendo alguns videos do Blackheart BH5-112, meu deus fica grosseiro com dist man, gamei!

Falante de 12'' e eminence q pelo que vi em outros tópicos suporta melhor os graves, perfeito!

O negocio eh ir testar e ver qualeh desse volume todo que vc ta falando pra saber se isso vai ser problema, apesar de q pra mim qnto mais barulho melhor hauahua!

Abrazz e vlw pela ajuda!

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


gsteckel: a minha impressão eh que eu precisaria de amps de 100w+ pra isso, ou não tem relação w/peso?

Mais ou menos. Vou usar uma metáfora pra explicar uma coisa que eu entendo intuitivamente: amplificadores pequenos (geralmente com uma válvula de pré e uma de power) de potência pequena não têm "resolução" para dar timbres hi-gain. Por isso é recomendado amplifcadores de maior potência, algo com uns 30 W - que já não vai ser pequenininho.

guitarfilth: É eu sei que faz bastante barulho, eu falei de baixa potência pq eu tava querendo compra um de no minimo de 50w pra shows e ensaio

Um depoimento pra você. Tenho um Electrontubes Wizard (1 x 12", 50 W e com atenuador regulável de 0 a 10 W) e estou ensaiando com ele há mais de dois meses. Nos ensaios eu posiciono ele bem na altura da minha orelha pra me escutar legal e para os outros escutarem também (o baterista toca dentro de um quartinho). Eu coloco o volume no talo e regulo o atenudaro pra fazer mais ou menos barulho. Enfim: acabo deixando o atenuador regulado quase o tempo todo em ~5 W. 50 W é uma potência muto grande mesmo, coisa pra fazer apresentação naquelas igrejas grandes.

lemingue
Veterano
# out/10
· votar


gsteckel

Compre seu amp por causa do timbre e não pela potência.

Outra coisa a se levar em consideração é seu espaço e vontade de carregar peso pra lá e pra cá.

Tu tens que ver o que realmente serve pra ti. Tocar em casa tem várias interpretações... tô falando em música ein!

Apesar de muito falada aqui, não é porque não consegues distorção de power que o som ficará ruim. Te digo mais, na área do metal e cia, distorção vem mesmo é do pré. Tem amps que mesmo sendo de 100W, ficam bons em baixos volumes. Eu tenho um, toco em AP, ruim mesmo é o tamanho, só. Também tenho um de 50W, e só uso o de 100W. Já tive um de 30w, e, não tem grande diferença não mas o de 100 soa melhor que os outros dois. Aliás, pro que eu gosto, a equação ficaria assim 100 > 50 > 30... tanto em qualidade quanto em potência... mas com falei, a diferença não é tãããooo grande assim. Veja o que te serve, também em $$$.

Outra, é mais ou menos como um carro, não dá pra comprar um 1.0 e querer um ronco e feeling ao dirigir de um V6 ou V8 com vários cavalos a mais. Os dois te levam aos mesmos lugares... mas...

Eu ficaria com a GT-10 e pegaria um amp desses que falaste ou um de 30W. Ligaria ela em 4CM e o que faltasse de ganho boostava com a pedaleira mesmo. Deve ter um drive tipo SD-1 ou OD da boss nela... simples... Melhor seria se tivesse um bom falante de 12", closed back e etc... mas ae fica mais caro o lance né.

Abs.

rafael_cpu
Veterano
# out/10
· votar


lemingue
Tem amps que mesmo sendo de 100W, ficam bons em baixos volumes. Eu tenho um, toco em AP, ruim mesmo é o tamanho, só. Também tenho um de 50W, e só uso o de 100W.

Estou pensando em comprar um head valvulado high gain (talvez o 6505 Plus).
Entretanto, o fato de morar em apartamento pequeno me deixa temeroso, tenho receio de subutilizá-lo em razão de ter necessariamente que tocar em volumes baixos.
Sei que a distorção destes amplis vem do pré e, não raro, também da clipagem em cima das válvulas... mas...
Por isso pergunto a você, já que tem experiência com amplis valvulados de várias potências:

Você toca que tipo de música? Qual seu ampli de 100W?
O timbre destes heads de 100W ou 120W é muito prejudicado em baixos volumes?

lemingue
Veterano
# out/10
· votar


rafael_cpu

Meu head é um VH 100 R da laney, tem gente que diz que ele não é hi-gain... para mim tá mais que suficiente.

Meu como é um LC 50 112, laney também. Tem menos ganho que o head, completo com um OCD para ter um drive de solo e um mais "leve".

Dependendo do amp existe o Master Volume. Nenhum dos meus tem, mas, no VH existe um FX level return. Sem colocar efeito algum, apenas um cabinho p10-p10 e reduzindo o return, o volume do pré é reduzido, porém com o mesmo timbre. Para isso o loop tem que ser insert. Não é distorção de power, atenuação ou coisa assim. Dá pra usar sem fazer isso, mas o pot de volume fica muito sensível.

No combo, o pot é menos sensível, mas faço a mesma coisa, mas, como ele não tem fx level return, eu faço isso no rack.



Você toca que tipo de música? Qual seu ampli de 100W?
Toco de tudo, já toquei em banda pop grana. Com esse set toco metallica, megadeth, iron e etc numa boa. Esses rock instrumental também rola fácil (o amp né, eu peno pra caramba...). Atualmente tenho tocado é RATM, audioslave e uns pink floyd para relaxar, mais uma coisa ou outra pingada... larguei uma banda pop grana e tô me dando uma folga.

O timbre destes heads de 100W ou 120W é muito prejudicado em baixos volumes?
Com volume mais alto é melhor, claro... mas mesmo em volume baixo eu gosto mais do de 100. Eu não uso drive de power, não com um amp de 100 né... distorção de power isso é coisa pra bluseiro, ac/dc em palco gigante e para os mais puristas e aficionados. Já até experimentei rodar ele com 2 el34 e 50W, mas preferi com as 4 no power.

A questão é se sempre vais tocar em volume baixo, pode ser um amp menos potente, mas isso não sou eu que vou te MANDAR fazer, até por que, eu não gosto de amp menos potente...

Prejudicado, se for usar distorção de pré não é, mas que é subutilizado, isso sem dúvida, mas quem disse que é necessário tocar sempre no 7 ou 8, estourando as paredes? O meu amp me dá o timbre que eu gosto, em qualquer volume, isso é o que me interessa. Pra mim funcionou, agora, para vc ou outra pessoa, eu não posso afirmar com certeza.

Abs!

Dreh28
Veterano
# out/10
· votar


Invés de pegar um Laney LC-15, eu pegaria o VC-15, que tem dois canais acionáveis por foot (clean e drive), reverb de mola tbm acionável por foot.

http://www.youtube.com/watch?v=lwCZZEBgqg8
http://www.youtube.com/watch?v=KhBdbkdLubk

Vc pode ligar a sua GT-10 no método 4 cabos e aproveitar todos os recursos dela!

Eu já usei ele com gt-10, xt live, x3 live, digidesign eleven rack e nova system e fica muito com bom todos.

A qualidade do loop é bem legal e vc pode ligar qq pedal alí que soa bem.

Peace

Dreh28
Veterano
# out/10
· votar


rafael_cpu
Estou pensando em comprar um head valvulado high gain (talvez o 6505 Plus).

Cara, isso é um graaaaaaaande problema. Eu tenho um mesa mark iv e no apartamento simplesmente não dá.

No meu ap, uso o laney vc-15 e deixei o mesa no meu estúdio.

O Laney é legal que dá pra conseguir boas distorções em baixo volume, e acho que fica muito bom com um sd-1 da boss ou qq outra dist pra hard rock. :-)

RennanRdC
Veterano
# out/10
· votar


To afim de pegar esse blackstar, mais não achei nenhum legal no ebay... Onde mais poderia pegar um desses?

gsteckel
Veterano
# out/10
· votar


lemingue

Sim cara com certeza! Comprarei pelo timbre sem dúvidas é o que mais estou visando nessa busca.

Sabado provavelmente testarei uns ampzinhos pra sacar o volume que eles atingem e como vai soar com pedal de dist.
Vlw a ajuda ae!

RennanRdC

Ae cara olha os que eu achei por ai na gringa!

http://www.musicstore.com/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/MusicStore-Mus icStoreShop-Site/en_EN/-/EUR/ViewParametricSearch-SimpleOfferSearch?Se archParameter=%26%40QueryTerm%3Dblackstar%26CategoryUUIDLevelX%3Dn2DVq Hzp8c4AAAEZAHotK5qL%26CategoryUUIDLevelX%252Fn2DVqHzp8c4AAAEZAHotK5qL% 3DZKrVqHzpbA8AAAEZY6RFop5P

http://www.wwbw.com/Search/Default.aspx?internal=1&src=blackstar

E tem um cara vendendo no ML tb!

lemingue
Veterano
# out/10
· votar


gsteckel

Não conheço esses amps. Não posso opinar, mas parece ser a mais nova modinha. Já teve várias... a última que lembro foi dos Orange.

Abs.

rafael_cpu
Veterano
# out/10
· votar


lemingue

Obrigado pelo seu relato, amigo. Muito bem escrito e perfeitamente fundamentado. Fico muito grato realmente.

Vou seguir estudando e pensando no investimento (que não é pouco)... até janeiro, quando estarei de férias, tomarei a decisão.

Vou abusar e tirar outra dúvida: exige muita manutenção seus amplis valvulados? Há diferenças entre os de maior e menor potência?

Abração!

rafael_cpu
Veterano
# out/10
· votar


Dreh28
Cara, isso é um graaaaaaaande problema. Eu tenho um mesa mark iv e no apartamento simplesmente não dá.
No meu ap, uso o laney vc-15 e deixei o mesa no meu estúdio.


E aí, Dreh! Beleza?
O timbre em baixos volumes não é satisfatório? Perde-se muito em baixos volumes?
Esse é meu medo...
Pode explicar melhor?

T+

lemingue
Veterano
# out/10
· votar


rafael_cpu

A diferença está no número e tipo de válvulas para trocar. As de pré demoram muito para dar algum problema, as de power, dependendo do uso, troca-se com mais frequência. Toda troca no power requer um ajuste de bias. Não me pergunte tecnicamente o que é, mas cada válvula tem diferenças mínimas e o amp precisa ser regulado para que trabalhem de forma homogênea. É só somar, válvulas + regulagem. Geralmente se troca todas de uma vez só (as de power).

gsteckel
Veterano
# out/10
· votar


Galera, fui hj na Teodoro Sampaio e testei o Blackheart!

Serio, eh impressionante! O bixinho fala que eh uma beleza!!!!! Pra apartamentos eu achei ideal, pra ensaio com baterista provavelmente ele não aguente muito bem... Mas eh muito alto mesmo!

Primeiro toquei só com o som dele limpo, e fui saturando aos poucos, a dist que ele pega ja eh bem lgl, não da pra falar que eh um crunchzinho, da pra fazer umas bases bem legais!
Depois pluguei o metalcore ML-2 BOSS e...
Ele simplesmente segurou todos graves do humbucker, com os ataques agudos perfeitos, foi bastante impressionante soou perfeitamente bem com o pedal, soh o drive do pedal que precisei cortar bastante pq a medida que vc satura ele jah distorce bem e mto mais gostoso do que o pedal. Achei incrível além do que ele tem uma versatilidade muito considerável, vc sente cada equalização muito bem mesmo com a dist quebrando td!

Passeando por la me deparei com Epiphone Valve Senior... num preço bem próximo ao Blackheart, e assim, me deixou numa duvida desgraçada pq eu não esperava esse preço!

Esse Epiphone eh de 18 watts com falante eminence, e respondeu muito bem ao pedal tb, mas achei que as equalizações dele não surtiam muito efeito com o pedal ligado, o som era bem menos grave, mas não chegava a ser abelhudo nem um pouco. Bem mais alto que o Blackheart, mas não consegui aumentar muito pois a loja em que testei era meio fresca e tremiam todas as baterias quando eu jogava as abafadas! O presence dele eu achei bem inútil não acrescentava nada ao som...

Como segui o pensamento do timbre e não dos watts, to bem mais pro Blackheart... provavelmente pegarei o meu essa semana!

Babei em todos mesa boogies possíveis, testei um Dc-2 e aquela distorção eh perfeita, os caras fizeram pra mim aquilo hahaha... pena que no momento não vai rolar ter um por uma serie de fatores.

rafael_cpu
Veterano
# out/10
· votar


gsteckel

E os preços?
T+

rafael_cpu
Veterano
# out/10
· votar


lemingue

Valeu, amigo!

Vou seguir estudando o assunto... em janeiro deve sair o veredicto...kkk.

Grande abraço e obrigado pelo help.
T+

gsteckel
Veterano
# out/10
· votar


Blackheart R$ 1990

Epiphone Valve Senior R$ 2190

Isso parcelando até 10x... mas a vista da pra fazer uns preços melhores com certeza!

Brunin Major
Veterano
# out/10 · Editado por: Brunin Major
· votar


se for pagar a vista, sai mais barato pegar o BlackHeart no E-bay, tá uns R$1200 só o cabeçote de 15w com frete e imposto calculado a 60% e com mais 1000 vc compra uma caixa da Alien Amplificadores 2x12 com falantes eminence, ai o bixo fala alto viu.

ai é interessante pedir pro vendedor declarar uns 100U$ a menos pra não pagar tanto imposto e ainda enviar como gift(presente) de pessoa fisica pra pessoa fisica que talvez saia fora do ICMS alem de não pagar o imposto sobre o frete.

ou seja, sai praticamente o preço que vc pagaria no Epiphone mas com uma caixa de 2x12 ao inves de 1x12

Brunin Major
Veterano
# out/10 · Editado por: Brunin Major
· votar


ha, e se caso não precisar de uma 2x12, ainda sai 200 reais mais barato comprando a caixa da alien de 1x12 por 500, e se ainda for no esquema de declarar a menos o Head, sai ainda mais barato.

Matheus Bertolino
Veterano
# out/10
· votar


O Laney CUB (8", 10", 12") é um dos mais baratos valvulados e parece ser bom. Quero comprar um mas tem um problema: a coisa mais dificil é você achar esses Laneys pra comprar. O de 8 você acha facil na internet, mas todo mundo quer o 12", que eu nunca vi em nenhum site de lojas brasileiras. O que resta é o de 10" que também é bom, mas está com status "indisponível". Se você tem dinheiro e nao quer economizar pega um Lc-15, mas pro que vc ta procurando acho que é o cub msm.

gsteckel
Veterano
# out/10
· votar


Brunin Major

Então ja pensei em pegar no EBAY ou em alguma loja gringa, realmente fica mais em conta! Porém, li em outros tópicos que final de ano agora eh praticamente impossível, as importadoras param e leva mais de 1 mês pra vc pegar seu amp....



Alguém sabe se isso eh verdade???

Brunin Major
Veterano
# out/10
· votar


não é que elas param, é que ficam sobrecarregadas, isso vai depender da sorte, mas acho que quem compra nos USA deve ser mais rápido, pois a mercadoria chega no brasil em 2 a 5 dias dependendo do tipo de envio, ai demora alguns dias pra eles tributarem, enviar pro correio próximo a sua casa e vc ir lá pagar a taxa e retirar o produto.

gsteckel
Veterano
# out/10
· votar


Calculei qnto pagaria em um Blackheart em uma loja da Inglaterra!

Diz que chega de 4 a 7 dias aih ele calcula isso:

Item Subtotal: BRL 796.60
Shipping: BRL 430.70
Duty & VAL: BRL 314.40
Order Total: BRL 1,541.70

No total eu pagaria isso então? Ja inclui todos impostos possíveis ou tem risco de eu pagar algo a mais????

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amps valvulados de baixa potencia (gt-10, metalcore)