Tensão insuficiente em amp valvulado

    Autor Mensagem
    Mr. Black Beauty
    Veterano
    # out/10


    Há alguns dias, enquanto tocava, notei uma gradual perda de volume do meu amp de 50 watts até o ponto em que, mesmo ajustado no 10, a sensação era de que tocava no volume 1, fora o timbre que ficou completamente insoso. Ai começou o meu desespero, pois havia acabado de trocar as valvulas de power e comecei a achar que tinha feito algo errado. Mantive o amp ligado e depois de alguns minutos o volume e o timbre curiosamente voltaram ao normal. No dia seguinte, no mesmo horário, o som miou de novo e foi ai que tive a´idéia de chacar a tensão numa tomada vizinha a do amp e, para minha surpresa, o multímetro estava indicando 95 volts!!!! continuei tocando de olho no aparelho e, conforme a tensão subia, até se estabilizar em 114 volts, o som ia voltava ao normal gradualmente. Isso vem ocorrendo todos os dias entre 19:00 e 21:00 e é ai que entram minhas dúvidas:

    1- É um problema de baixa tensão como parece ou pode ser outra a razão?

    2- Se o problema realmente for esse, há algum risco para meu amp ou válvulas?

    Valeu pela ajuda galera.

    Soul Wyx
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Mr. Black Beauty
    É provável que o problema realmente seja esse!
    Estabilizador de tensão, não corrigi?
    Na casa da minha vó também já senti isso!

    wiskeria
    Veterano
    # out/10
    · votar


    estabilizador é para computador, não valvulado...
    leia a respeito!

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/10 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Mr. Black Beauty
    Realmente uma queda de voltagem altera tudo que vc ajustou, o bias vai pro vinagre, pois imagine:Vc tem 115V sendo transformado para 320 = 2,8 x 1.Se a rede cair 20 V, como no seu caso isso é igual a 56V no secundário do trafo, que X 1,4 da retificação dá uma queda de 78,4V no +B.Sai tudo fora mesmo.Agora, notou o horário?É quando o pessoal chega do trabalho e vc tem mil e uns ligando chuveiro elétrico ao mesmo tempo, fora os ar-condicionados.O que vc tem de fazer é abrir uma reclamação junto à Eletropaulo, depois de conferir, lógico, se vc tem a mesma queda junto ao disjuntor do medidor(relógio) da rede.Observe se não é alguém de sua própria casa usando chuveiro e a voltagem caindo.Ai nesse caso é algum mau contato na sua rede interna.Se tudo isso estiver ok, processo neles, pois pela lei do Consumidor, eles tem de resolver.Vc paga por energia estável e não por gangorra.
    Abcs

    emaniox
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Acho que o bias nem é tanto problema, pois tanto o B+ como a tensão de bias caem proporcionalmente. O principal problema é a tensão dos filamentos.

    Resumindo: diminui a vida útil das suas válvulas.

    Acho que o estabilizador não daria conta de uma queda de tensão tão acentuada.

    Flw.

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Mr. Black Beauty

    As válvulas são criaturas bem resistentes, muito mais que transistores, não é fácil estragá-las com essas variações de 10V, apesar que seu computador certamente está sofrendo mais com isso.

    Abaixar a tensão tem algumas consequências. Uma delas é perder agudos e definição, o chamado "brown sound".

    A outra como já citaram é a baixa calefação.

    Quando o filamento não emite eletrons suficientes, a alta tensão da placa rouba esses eletrons do próprio material do cátodo, causando literalmente o consumo do mesmo.

    DotCom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    As válvulas são criaturas bem resistentes, muito mais que transistores
    Transistor aguenta esse "pau" melhor que válvula...

    Acho que o estabilizador não daria conta de uma queda de tensão tão acentuada.
    Se for um parrudão, pode quebrar um galho. MAS se isso acontece todo dia, você vai estar tomando analgésico, mas a doença continuará lá.

    A sugestão do carlos adolphs é a melhor a ser seguido.

    RSKD
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Acho que você não esperou as valvulas esquentarem.

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Valvulados são frageis, é bom esperar as válvulas esfriarem, pequenos esbarrões destroem as válvulas e pequenas variacões de tensão também.

    Recomendo este vídeo mostrando o manuseio correto de um valvulado.
    http://www.youtube.com/watch?v=Q-z_qNNcVz8

    tatus
    Veterano
    # out/10
    · votar


    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,
    Zé "Desvendando Mitos" Fonseca!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensão insuficiente em amp valvulado