Microfonar o amp com dois microfones

    Autor Mensagem
    Luiz 7
    Veterano
    # out/10


    Estava vendo uns vídeos aqui e daqui a pouco a câmera filmou um amp, e quando olhei com mais atenção percebi que tinha dois microfones posicionados na frente do amp. Alguém sabe dizer qual o motivo de usar dois microfones, como funciona e se tiver olho bom, me dizer quais microfones são aqueles, não me parece nenhum Shure SM57 D:
    Obrigado.
    http://img827.imageshack.us/img827/1197/semttuloqqd.jpg

    erickchba
    Veterano
    # out/10 · Editado por: erickchba
    · votar


    Isso é bastante comum. Muita gente usa dois (ou varios) microfones microfonando um mesmo cabinet. Isso acontece pois assim se misturam os timbres dos microfones (que podem ser diferentes ou ate de mesmo modelo) colocados em posiçoes diferentes (o que tambem faz uma diferença absurda no timbre).

    Exemplos de uso de 2 ou mais microfones:

    Caso 1: usa-se um microfone dinamico posicionado em direçao ao centro do cone do falante com distancia de tres dedos entre eles, com o intuito de se ter uma som mais agudo. No mesmo cabinet, usa-se uma microfone condenser a cerca de 1 metro de distancia pra captar ambiencia e frequencias mais graves, medio graves (e alguns medios de tabela, rsrs ). Isso faz o timbre ficar mais gordo e crescer bastante.

    Caso 2: usa-se um microfone dinamico (um sm57) posicionado em direçao ao cone na regiao a cerca de 1cm de distancia da "bola" no centro do cone, com tres dedos de distancia entre o mic e o falante. Isso pra captar alguns agudos, mais medios, etc. Usa-se outro microfone de mesmo modelo (sm57) em direçao a borda do cone (tambem a 3 dedos de distancia), pra captar mais graves e alguns agudos (deixado um som mais "scooped").

    Enfim, existem infinitas possibilidades com esse metodo. Mas o interessante e que voce junta o som captado por todos os microfones e tem um timbre mais rico e variado, conforme seu gosto. Claro que praticamente todos os guitarristas tambem usam os efeitos em cima dessas gravaçoes, como EQs, filtros, etc.
    Eu particultamente nao gosto de usar muito EQ, so quando necessario mesmo. Agora quanto aos filtros, eu acho importante, pois pode-se tirar excessos de grave (que quase sempre se tem) e de agudo (que tambem quase sempre se tem - eu mesmo gosto de cortar os agudos acima de cerca de 7500khz).

    Quanto aos microfones na foto, o da esquerda se parece com uma sm57, porem nao tenho certeza. O da esquerda, pela posiçao mais angulada (pendendo um pouco pra "em pé") pode ser que seja um Sennheiser MD 421. Isso falando por alto, pois essa combinaçao é muito comum. Nao da pra se saber com certeza pois está muito embaçado.

    Osvaldojr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Pode ser tbm que 1 dos mics era pra mesa de PA e o outro pra gravação...

    DotCom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Osvaldojr
    Não parece ser o caso. Nesse caso, se usaria um microfone só, ninguém vai querer dois timbres diferentes de um mesmo evento...

    O mais provável é o que o erickchba falou. Como cada microfone tem uma resposta em frequência diferente, utilizar um mix de dois mics diferentes pode trazer resultados interessantes. Onde um é deficiente, o outro pode cobrir essa deficiência.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonar o amp com dois microfones