Laney Cub8 - Review

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# set/10


Comprei um CUB8 e resolvi fazer esse reviewzinho pra quem estiver interessado.

O CUB8 é o caçula da família de cubos valvulados da Laney. Acima dele estão o CUB10, CUB12, CUB12R, CUB-HEAD e CUB-CAB. Não se trata de uma família homogênea, ou seja, não é o mesmo projeto de amp, só diferentes em tamanho e potência. A Laney trabalhou cada um deles como um projeto único, o que é bem legal, pois cada um tem suas características próprias.

O CUB8 é um amp clássico, do tipo single-ended, Classe A, com falante Celestion de 8¨. Tem uma ECC83 no pré-amp e uma 6V6GT na saída, gerando 5 watts RMS. Simplicidade e tom vintage-tube de qualidade foram as molas-mestras do projeto. Entradas Hi e Lo, um controle de tonalidade, um de volume, saída opcional para outro gabinete (caixa) e só! Nada de reverb, nada de footswitch, nada de FX, nada de Send/Return, nada de canal sujo... mas... som de qualidade.

Exatamente o que eu queria: um amp para fins de estudo, prática e gravação, com um tom muito bom a volumes baixos de quarto (minha mulher fala que está alto até quando a guitarra está desligada, pra vocês terem uma ideia...). Segundo li em sites, o tom dele remete mais a Vox que a Fender (precisamente o que eu queria). Já o CUB10, por exemplo, parece ser exatamente o contrário (mais pra Fender que pra Vox) e o projeto é totalmente diferente, com 2 válvulas de saída, não sendo single-ended (não tenho como atestar essas comparações de tonalidade porque teria que ter outros amps aqui...).

Uma coisa que logo fica clara é que ele é mais sensível a tudo que se faça em termos de ajustes na guitarra (e à própria guitarra em si). Por exemplo, num amp SS meia-boca (como o meu "outro" que uso pra fazer volume, um Stanner Kute 60) não faz tanta diferença se você estiver usando hambuckers de uma Les Paul ou single-coils de uma Strato. No CUB8 a diferença é mais evidente. Mexendo nos knobs da guitarra de volume e tone, se conseguem variações sutis, mas claras. Outra coisa legal é que, mesmo sem ter reverber, o som dele não é seco feito pau velho, como o do Stanner. Tem uma suave ressonância, que não é reverberação, mas deixa o som bem gostoso de ouvir.

O cabo tem um lugar bom para guardar atrás do amp e uma fita com velcro para segurar bem bolada. Os botões no estilo antigo são bens legais. O volume e tone fazem diferença e não estão lá pra enfeitar. A entrada LO é hiper-clean. Gostei mais da HI, que dá uma sujadinha bluesy interessante. Ainda preciso testar mais, a volumes mais altos e com pedais e tal, mas, a princípio, gostei bastante. Por falar em volume, como fala o carinha!!! Impressionante, considerando que são só 5 watts... Paguei 740,00 + frete, na Rexsom.

Descrição oficial da Laney:

"The CUB 8 is a brand new, all tube guitar amp with its roots fairly and squarely back in the very beginning of tube amp production.
The design ethos behind the CUB amps is 'Small is Beautiful!' There are plenty of situations when small is king and having an amplifier like the CUB 8 allows you to get 'THAT' vintage sound.
The CUB 8 features a classic single-ended Class A design, and is loaded with a single ECC83 in the pre amp section and a single 6V6GT in the output section generating 5 watts RMS of vintage tube tone.
The CUB 8's control panel is simplicity personified - a tone control, a volume control, Hi and LO input and that's your lot. The CUB 8 houses an 8" Celestion driver.
Using a CUB 8 is straightforward, plug in, dial in your tone and wind the volume up a little and the 6V6GT's respond in a bright, bouncy and brilliant fashion. Drive the output section harder and the increased 2nd and 3rd order harmonics give the tone a pronounced bottom end and a lovely lower mid."

Links:

foto

foto

foto

foto

foto

vídeo oficial

manual

fripp
Veterano
# set/10
· votar


Fala cara!
Estou buscando um ampli com os mesmos objetivos q o seu. Vi no mercado livre novo por 900 pratas.

Uma dúvida, pelo que eu tenho lido aqui, o ideal para gravação e timbragem é um falante de 12' e este é de 8...

ogner
Veterano
# set/10 · Editado por: ogner
· votar


JJJ

É com um SE que vc conhece a alma da guitarra!! Hehehe!!
Deve ser sensacional o som do bichinho, unica resalva é mesmo pro falante de 12" e de preferencia um com sensibilidade bem alta!!
Mas tenho certeza que vc vai se divertir bastante, e os SE aceitam pedais numa boa, só ter parcimonia e bom senso e não tascar um super-distortion-heavy-fromhell-abelha, Agora tente perder o minimo de sinal possivel, nos SE é bem mais facil perceber tb a perda de sinal, faça os testes pra vc ver.Guitarra e amp o som fica "puro" cristalino cheio de harmonicos, vai colocando pedais na frente e vc vai percebendo as perdas...Eu uso somente o necessario e TBP.

JJJ
Veterano
# set/10 · Editado por: JJJ
· votar


fripp
Na loja foi mais barato que isso...

ogner
Já deu pra perceber que fica realmente bem mais sensível a essas mudanças. O que é TBP?

******

Quanto ao falante de 8": Claro que não se consegue AQUELE BOOOOM, mas o grave é razoável. Não entendo muito de alto-falantes, mas Celestion é uma marca consagrada, até onde eu sei. E há uma saída P10 para desconectar o falante e jogar numa caixa maior (até vou tentar jogar no falante do Stanner, que é de 10" só pra ver o resultado).

Hoje eu toquei mais alto (minha mulher não estava em casa... hehehe). O bicho fala pra cacete e sem distorcer o sinal! Só uma leve (e ótima) sujada. 5 w... inacreditável. Se bem que dizem que Single Ended fala muito por Watt (eu li que antigamente faziam o som inteiro de salas de música com qualquer coisa como 10 w em SE - se é verdade eu não sei - mas que o bicho fala, isso eu constatei!).

Outro detalhe: a tomada veio com aquele formato ridículo que a ABNT(?) inventou. Tive que fazer uma gambiarra pra ligar, mas hoje já comprei uma conversão para o formato padrão com terra.

JJJ
Veterano
# out/10
· votar


Outra coisa boa: nenhum barulho, quando ligado. Nada daquele hummmm chato que alguns amplis fazem, mesmo com volume zero.

Pepe Le P
Veterano
# out/10
· votar


Po cara que massa!

Pode crer que o fato dele ser single-ended deve fazer render legal esses 5w.

Outra coisa boa: nenhum barulho, quando ligado. Nada daquele hummmm chato que alguns amplis fazem, mesmo com volume zero.

Elétrica da guita em dia + bom cabos + ampli de qualidade é o que há!

Parabéns pelo amp e pela revisão! Seria bacana tu postar uma atualização daqui a uns meses, depois de ter sentido bem o desempenho do bichinho e explorado as possibilidades.

Abraço!

ogner
Veterano
# out/10
· votar


JJJ

TBP=True By Pass
Não altera o sinal da guitarra quando estao desligados....Ou pelo menos alteram menos, hehe!!

LOST FOX
Veterano
# out/10
· votar


tipo to pensando em comprar um vox da5 ou laney cub8 qual dos dois vcs me recomendariam pra estudo ?vlw

JJJ
Veterano
# out/10
· votar


Pepe Le P
Seria bacana tu postar uma atualização daqui a uns meses

Eu vou atualizando a medida que descobrir mais alguma coisa. Já li algo a respeito de "amaciar" o falante ou algo assim. Não sei se é bobagem ou se faz sentido...

ogner
True Bypass eu sei o que é... não atentei para a sigla! hehehe

LOST FOX
Infelizmente, não conheço esse Vox para comparar.

Luciano SJ
Veterano
# out/10 · Editado por: Luciano SJ
· votar


Conheço esse mp - cub8: é uma delícia, é você pegar uma strato, por no cap do braço, cortar um pouco o brilho e viajar....

Mas se você quiser outra coisa, pluga ele num gabinete externo, põe uma latinha na frente e espeta uma LP nele: ai o amp fica totalmente britânico - marshall, entenda-se.

Valeu.

fripp
Veterano
# out/10
· votar


JJJ
De onde vc é? Como disse acima, estou querendo comprar um ampli com características semelhantes. Estou meio sem tempo de rodar a Rua da Carioca, aqui no RJ, mas vai ser o q vou acabar fazendo, já q o investimento não é muito alto e não compensa uma visita a SP.

Namastê!

JJJ
Veterano
# out/10 · Editado por: JJJ
· votar


fripp

Sou carioca, mas estou morando em Minas. Mas isso não faz diferença, pois comprei via web. Normalmente sai mais barato, o problema é que, se você quiser testar antes, não dá, obviamente...

fripp
Veterano
# out/10
· votar


JJJ
Vou dar uma testada geral no próximo sábado. Mas vc se incomoda de dizer em q loja comprou?

JJJ
Veterano
# out/10
· votar


fripp
Mas vc se incomoda de dizer em q loja comprou?

Sem problema, eu já tinha falado: comprei na Rexsom por 740,00 + frete.

fripp
Veterano
# out/10
· votar


JJJ
é vero. mal a distração. abs!

speedking
Veterano
# out/10
· votar


JJJ
Parabéns velho, pelo jeito vc gostou mesmo do amp né?

Eu ainda to em duvida entre esse cara e o Bugera V5, que ja vem reverb e controle de ganho.

Será que, neste seu cub8 rola um pedal de reverb? Mas ai tem que usar i amp com som totalmente limpo e um tube screamer da vida pra usar drive né? Será que fica bom?

JJJ
Veterano
# out/10
· votar


speedking

Eu tenho um pedal Landscape SRV que simula reverber de mola. É só colocar em ajustes suaves (sem exageros) que fica bem legal. Mas, como eu disse antes, o som normal do amp, mesmo sem reverber, não é duro e seco como vários SS o são.

Ainda não consegui ver muito bem a reação dele aos pedais, mas creio que o Tube Screamer com ajustes suaves também fique bom. Sabe qual é? Acho que quando você acha um amp com um som que você gosta, o que você menos quer é "mascarar" esse som com efeitos (ao contrário de quando você toca com um amp ruim - você quer encher de efeito pra compensar! rsrsrs).

ogner
Veterano
# out/10
· votar


JJJ
Sabe qual é? Acho que quando você acha um amp com um som que você gosta, o que você menos quer é "mascarar" esse som com efeitos (ao contrário de quando você toca com um amp ruim - você quer encher de efeito pra compensar! rsrsrs).

PERFECT!!!!

Limei o SRV da Landscape, ahuehuhae! E limo tudo que atrapalha o timbre do S. Ended... .Ele ferra meu som demais! Nao percebeu mudança com ele no seu amo não?


Lembrando que os pedais reagem de forma diferente em diferentes amps!!! Tem um Resistor na entrada do amp que é o responsavel por isso..Hehehe toscamente falando!
Tem um topico sobre isso...Se o Bahia ler aqui ele coloca pra gente! hehe!

JJJ
Veterano
# out/10
· votar


ogner
Limei o SRV da Landscape, ahuehuhae! E limo tudo que atrapalha o timbre do S. Ended... .Ele ferra meu som demais! Nao percebeu mudança com ele no seu amo não?

É um bom pedalzinho. Claro que um tanque de reverber de mola real seria melhor e menos "invasivo". Então... é como eu falei, se tiver que usar, é melhor deixar o efeito no mínimo possível. Claro que qualquer peça entre a guitarra e o amp vai mudar o som, mas as vezes não tem jeito, né? Tem horas que precisa de um overdrive, um flanger, etc...

Mas como eu disse, ainda não tive tempo (cheguei de viagem ontem à noite) de testar o quanto eu gostaria. Quando fizer isso com mais calma eu posto aqui.

Guizaum......
Veterano
# out/10
· votar


o amp tem saida para uma caixa de 8 ohms certo?
alguem testou ele com uma caixas 4x12"?
e se não testou, em teoria o cubo mais caixa 4X12" ficaria bom?

JJJ
Veterano
# out/10
· votar


Guizaum......

Não testei porque não tenho um gabinete 4x12... :-(

Mas no manual (deixei o link lá no início) fala que dá pra fazer - e incomodar os vizinhos (rsrsrs). Mas, sinceramente, 5w pra empurrar 4 falantes de 12... sei não...

Guizaum......
Veterano
# out/10
· votar


Mas como dizem que o danado é de dar medo pelo tamanho dele vai que fica bom. rsrsrs
Se chegar a testar fala ai.
ele não tem saida pra ligar em mesa não né?

ogner
Veterano
# out/10 · Editado por: ogner
· votar


JJJ
Guizaum......

O Acedo 276 6w tem saida pra caixas tb. Tenho uma fechada com 2x12" Eminence GB128. E sinceramente não aumenta tanto assim não, a sensação é de um som "maior" sem duvida. E no geral prefiro muito mais o falante do propro Acedo q vem no combo.

Agora outro detalhe. o timbre muda MUITO....Falantes são MUITO importantes.

EDIT: E quanto ao pedal S. Reverb da Landscape, acho o efeito em si MUITO bom, muito bom mesmo. O unico problema é o chaveamento. Lembrando que tenho paramentros pra comprar, pois tenho um SS com reverb de mola e ja tive um outro valvulado com reverb de mola tb.

JJJ
Veterano
# out/10
· votar


Guizaum......
ele não tem saida pra ligar em mesa não né?

Não, não tem line-out, nem saída de fones, só a de caixa mesmo (mas, talvez, fazendo um circuitinho de atenuação, casamento de impedância ou sei-lá-mais-o-que, dê pra ligar essa saída em uma mesa - mas tem que sacar de eletrônica pra fazer isso).


ogner
quanto ao pedal S. Reverb da Landscape, acho o efeito em si MUITO bom, muito bom mesmo. O unico problema é o chaveamento

Que problema tem o chaveamento do seu? O meu é dos melhores que já vi - totalmente suave, nem um clickzinho... A menos que você se refira ao lance do true bypass...

ogner
Veterano
# out/10
· votar


JJJ

To me referindo ao By Pass mesmo...A chave apesar de parecer "vulneravel", realmente nunca deu problema!!

Guizaum......
Veterano
# out/10
· votar


Eu vi vendendo um desse no Mercado livre e o mesmo vendedor me ofereceu um Crate Totalmente valvulado .
será que esse Crate V5 é boa coisa?
ou é melhor mesmo o Cub8?

italo_accioly
Veterano
# out/10
· votar


opa pessoal..tbm tow pra comprar um amp desse da laney.

o cub 8 tem um bom som clean??

ou se aumentar um pouco o volume e fica crunch??

Guizaum......
Veterano
# out/10
· votar


italo_accioly
Ta comprando no Mercado Livre também?

JJJ
Veterano
# out/10 · Editado por: JJJ
· votar


Guizaum......
será que esse Crate V5 é boa coisa?
ou é melhor mesmo o Cub8?


Me pareceram ter alguma semelhança, mas não sei nada sobre esse Crate (dá uma olhada nos reviews pela web).


italo_accioly
o cub 8 tem um bom som clean??
ou se aumentar um pouco o volume e fica crunch??


Cara, a menos que a saída dos caps da guitarra seja muito forte, parece não ser tão fácil sujar muito só no volume. Eu até achei que, por ter só 5w, ele sujaria fácil com pouco volume, mas não é assim, não. O clean (o que eu mais queria) é muito bonito (pro meu gosto pelo menos). E, para sujar, sempre se pode usar o recurso de pedais...

EDIT: Dei uma testada básica em alguns pedais e essas são as conclusões preliminares:

1 - Reverb - dá pra usar na boa, mas de preferência com settings bem suaves (testei o SRV da Landscape - esse eu já tinha mencionado)
2 - Distorção - não curti muito, preferi os overdrives (testei com um Vintage Distortion Behringer - clone do EH Big Muff)
3 - Overdrive SS - gostei, achei que dá pra tirar um som bem bluesy, mas sempre com settings leves - testei com um Korg OVD-1
4 - Overdrive valvulado - ficou com uma baita vibe vintage - logo deu vontade de sacar o riff de HeartBreaker do Led! Usando com moderação, fica muito bom - usei o Vintage Tube Overdrive da Behringer com o mod da Bitmo (o original sem mod é imprestável - IMHO)
5 - Modulação - Testei com o Vintage Phaser da Behringer - clone do EH Small Stone. Dá pra fazer coisas interessantes, mas acaba com o timbre do bicho...
6 - Wah wah - ficou ruim, mas talvez porque o meu wah é uma buesta... (é o da Behringer)
7 - Pedaleiras - Testei com um Pocket Pod. Aí as possibilidades são infinitas, mas, sinceramente, prefiro o som do amp normal.

Concluindo: eu sempre gostei (e toquei assim inúmeras vezes) de Guitarra -> Cabo -> Amp... Então continuo preferindo assim, ainda mais com um amp que soa bem! No máximo, aconselharia um bom reverber e um bom overdrive. Efeitos de modulação (phaser, chorus, flanger, etc.) costumam modificar demais o timbre, então seriam usados só se realmente houvesse muita necessidade. Quanto à alteração no timbre provocada pelo não-true-bypass tão falado pelo ogner, é verdade, realmente influi, mas não chega a "estragar" o som (alguns dos pedais acima tem true-bypass, outros não, por isso consegui testar esse detalhe).

speedking
Veterano
# out/10
· votar


JJJ
O SRV da Lanscape me paece ser mesmo legal...

Quanto ao Bugera... O Reverb que vem nele é digital e um amigo aqui do fórum disse não ser aquelas coisas... A Behringer costuma fazr quebra galhos pra deixar barato.

Sei que o Bugera vem muitos recursos que o Cub 8 não tem.. mas não sei se são indispensáveis.. como controle de ganho, atenuador de potencia, o reverb ja dito...
Ô dúdivda do cão...


Fui na Teodoro Hoje na esperança de testar esses amps... mas não encontrei nada... aliás, fiquei bem frustrado com a Teodoro...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Laney Cub8 - Review