Quando se fala em valvulado de baixa potência, estamos falando de

Autor Mensagem
fripp
Veterano
# set/10


Pelo q eu li aqui, os melhores ampli para gravação são os valvulados de baixa potência. Qual o "limite" para essa baixa potência? 15W, 10W, 5W? Estou fazendo essa pergunta pois busco um bom timbre limpo para tocar em casa e gravar (não busco potência, portanto). Gostaria de uma indicação de modelos q atendessem à minha necessidade. Quanto mais em conta, melhor.

Iversonfr
Veterano
# set/10
· votar


fripp

Tem pessoas mais entendidas do assunto por aqui, mas as pessoas pegam amps de baixa potencia para poderem saturar as válvulas de power, sendo que essa saturação se dá apenas aumentando o volume do amp. Se voce procura um bom timbre "limpo", não sei se tem muito a ver pegar um amp de baixa potencia, mas como é pra tocar em casa, 15w já é BEM forte. Se voce pegar um de 5w, vai conseguir distorcer as valvulas de power mais fácil em volumes mais baixos. Eu acho que uns 15w pra voce que quer timbre limpo ta bom... se conseguir um amp com aquela chave que derruba a potencia pela metade, tipo o tiny terror, é mais legal ainda.

Quanto mais em conta, melhor.

Se voce procura por qualidade como disse antes, não confie nisso... abs!

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


fripp
Iversonfr

Eu tenho um amp que com 5W é MUITO alto.
Com 1 falante de 12" é extremamente alto.

Saturar o Power com volume moderado pra tocar em quarto, é impossível.
Pra gravações provavelmente vc vai precisar de um isolamento no cômodo. Ou seus parentes/vizinhos vão reclamar.

Cara, valvulados são e sempre serão um problema em relação ao volume.
Não tem salvação...

Perceba que pra obter o máximo que o amp pode oferecer, vc precisará de um falante grande (12" ou pelo menos 10").
Fora isso, pode ficar sem peso o som.

Falou!!!

Boas aventuras... hehe.



Um aceno de longe!!!

fripp
Veterano
# set/10
· votar


Iversonfr
Del-Rei

Vou explicar melhor... Em casa é somente para estudo, com timbre limpo e/ou pedais de efeito. A saturação será utilizada em estúdio, com isolamento acústico. Pelo que o Del-Rei falou, um ampli de 5W com um falante de 12' já me atende bem, portanto? Obrigado pelas respostas!

fripp
Veterano
# set/10
· votar


Algumas opções...

Fender Champ 600 - R$ 850,00
Laney Cub8 5w Rms - R$ 943,00
Orange Ad-5 - R$ 1.450,00
Vox Da5 5w 1x6.5 - R$ 499,00

E os tais handmades valem mesmo à pena?

Iversonfr
Veterano
# set/10
· votar


fripp
E os tais handmades valem mesmo à pena?

Com certeza. Ainda mais um amp simples desse, vai pagar bem barato por uma qualidade excelente. Fuça no fórum que tem diversas recomendações de handmakers. Abs!

fripp
Veterano
# set/10
· votar


Achei menções a estes fabricantes:
- pedrone
- lifesounds
- tubeamps
- altovolts
- acedoaudio
- pedrone
- lifesound
- electrontubes

ogaitnas
Veterano
# set/10
· votar


Eu tenho um valvulado de 10w e para saturar o volume com uma 1x12" já foi complicado, ficava bem alto, o negócio é ter atenuador, assim, vc tem volume para som limpo e pode saturar baixando a potência quando for necessário...

Iversonfr
Veterano
# set/10
· votar


fripp

Bom, quando eu estava pensando em montar um, eu liguei pra todos esses aí que voce listou. Os que me pareceram ser mais flexíveis e deram maior atenção foram Tube Amps, Acedo e Pedrone. Tive a oportunidade de ver apenas um TubeAmp e um Acedo, mas como geralmente os amps são clones, o handmaker sendo bem falado, não é pra ter erro. Começa ligando pra eles, diz o que voce espera do amp e ve o que cada um sugere, vai vendo preços. Aí o esquema é pesquisar, ouvir, testar, ler a respeito de tipos de válvulas, prés, potencia...

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Del-Rei
Eu tenho um amp que com 5W é MUITO alto.
Com 1 falante de 12" é extremamente alto.

Saturar o Power com volume moderado pra tocar em quarto, é impossível.
Pra gravações provavelmente vc vai precisar de um isolamento no cômodo. Ou seus parentes/vizinhos vão reclamar.


Que amp é esse cara!?! Meu Acedo 6w nao é assim nao, vc ta meio viadinho, não?!?! Hehehe!! É alto mas pô, fecha a porta do quarto e já é....Acho que de tanto tocar alto minha percepção ta meio alterada....Sera?

fripp
Veterano
# set/10
· votar


Iversonfr
Valeu, camarada!

JetDean
Veterano
# set/10
· votar


Comprei um JET CITY JCA20H, parece bom. Só que não tem loop mas pelos 180 dólares está ótimo. euiheuiheiuheuieh

ogner
Veterano
# set/10 · Editado por: ogner
· votar


LondrinaBittar

E vai ficar assim!??! Fala do amp ae!?
http://www.jetcityamplification.com/2009/09/19/jca-20h/

Muito bacaninha!!!

EDIT: E me conta pnde vc comprou por 180 doletas que eu tb quero!!

JetDean
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Opa... Ele não chegou ainda. Acho que estão mudando algo nos portos, o produto esta parado entre os USA e o Brasil fazem uns 12 dias, normalmente chegam em 3 dias.

Sobre os 180 dolares, ganhei leilão usado. Já vi acabar por 150 dolares. Só estou com medo de chegar com algum problema, válvulas quebradas, pedi para tirar as válvulas mas acredito que o cara não se deu ao trabalho.

ogner
Veterano
# set/10
· votar


LondrinaBittar

Legal, velho!! Boa sorte!

MMI
Veterano
# set/10 · Editado por: MMI
· votar


fripp

Talvez você tenha lido sobre algo que eu comentei por aqui... Vamos lá então!

A questão inicial é que distorcer uma válvula de power precisa forçá-la, ou seja subir volume. Fique atento para o falante que será usado, muda muito o som, é um item importantíssimo que muitos não dão o devido valor. Um falante de sensibilidade média, com 1W a 1 metro dele geralmente dá em torno de 95 dB, o que é bastante alto e suficiente para lhe tornar um velho surdo no futuro (cuidado!). Mas muitos não se importam muito com sua saúde e pela juventude, acham que são indestrutíveis e jamais terão problemas. Tudo bem, continuando...

Quando se fala em estúdio, muitos acham que acabou o problema do volume. Engano! Depende muito do microfone em que se vai microfonar seu falante. O SM-57 é famoso entre guitarristas porque tem um realce de médios e aguenta muita pancada sonora, mas muitos não acham o ideal nele. Um microfone quase encostado na tela do falante de um amplificador de 100W passa facilmente de 120 dB, o que é capaz de danificar muitos microfones ou mesmo lhe deixar surdo quase que instantaneamente. Então depende do som que se quer, do microfone que se vai usar, do tipo de música que se vai tocar. Por conta disso, a Zvex fez o Nano Head de apenas 1 W, exatamente para estúdios poderem microfonar um valvulado. Vale a pena ler sobre ele, a título de informação, ele explica bem o problema. Eu já fiquei alguns dias com esse Nano Amp, mas empurrado por um pré Mesa Boogie não resolveu meu problema, continua bastante alto nas minha caixas de 12'.

Antes de mais nada, sugiro você avaliar bem sua necessidade! Vão me jogar pedras, mas para estúdio, pode ser que um bom simulador resolva tudo melhor que um amplificador de verdade.

Abç

fripp
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Valeu pela resposta atenciosa.

O que rola é q minhas gravações são feitas no estúdio de um amigo, em uma sala isolada. Não serei eu quem vai microfonar o amplificador, nem vou entrar no mérito de como gravar a guitarra pois confio plenamente no meu amigo. Estou no meio do disco já e até o momento gravamos as guitarras microfonando um fender bullet reverb emprestado. Mas sinto falta de um bom ampli, tanto para gravar quanto para tocar em casa. Por isso, pesquisando aqui e conversando com entendidos, fiquei sabendo que amplificadores valvulados de baixa potência são "a boa" para gravações e com certeza iria me atender bem em casa tb. Calculei que um valvulado de baixa potência provavelmente dentro do meu orçamento, especialmente se for handmade.

Ufa! Falei pra carai!

MMI
Veterano
# set/10
· votar


fripp

Pois é, se você vai gravar com seu amplificador, é bom que esteja atento a como fazer isso. Você pode confiar no seu amigo e inclusive estar conseguindo um bom resultado, mas se é assim, uma hora terá que fazer a sua gravação ou mesmo opinar e participar do processo, mesmo que em projetos futuros. Aprender e ter a informação nunca é demais. É legal ter alguém com quem confiar, mas ninguém sabe tudo e tem os mesmos gostos, nem sempre você o terá ao seu lado.

Eu penso que valvulado de alta potência não é o caso para 99% das pessoas desse forum (arriscando alto, se bobear é menos ainda). Procure handmades, sei que tem quem faça com atenuador incluído. Sobre isso, tem um tópico do MauricioBahia recheado de informações, sugiro você ler.

ogner
Veterano
# set/10
· votar


fripp

Vc esta tocando/gosta/procura que estilo de som??

Bog
Veterano
# set/10
· votar


fripp

Tenho cá meus valvuladinhos (3 deles). Meus comments:

- O volume não depende só da potência. Falantes maiores aumentam a pancada, além de terem ligação direta com o timbre.

- A potência influi muito no headroom. Além disso, a nossa percepção de volume segue uma curva logarítmica. Isso quer dizer que um amp de 10w distorce bem antes de um e 100w, mas com o volume no talo, 10w NÃO soam como 1/10 de 100w - você fica com metade do volume.

- Para exemplificar, um Champzinho começa a saturar com o volume de uma pessoa falando bem alto. No talo, é o volume de uma pessoa berrando a plenos pulmões!

- Aliás, note que nem todo amp tem o timbre que você procura. Não vá pegar um Champzinho achando que ele vai servir para hard rock. Na verdade, o falante original dele não é nada amigável com distorções pesadas, então nem com pedal...

- Ah, e o DA5 não é valvulado. O Vox AC4TV é. Aliás, a Vox lançou este mês o Lil' Night Train. 2w. Tô só esperando chegarnas lojas para testar!

fripp
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Estou fazendo um "disco" com minhas composições. É um pouco difícil falar sobre meu próprio trabalho, mas acho q as músicas têm a influência (díspares) de Beatles, Talkinhg Heads, Portishead, King Crimson, Jards Macalé e Caetano Veloso (pode rir!). Qdo tiver em um mix prévio e satisfatório eu vou postar aqui pra vcs conhecerem.

Eu não sou guitarrista de ofício, comecei no baixo, fui pro violão e daí pra guitarra. Tiro um som de guitarra tipo Cake, Tom Waits. Mais melódico, minimalista.

Hj meu set é:
GTR: Epiphone Wildkat, Fender Tele MIM
PEDAIS: DOD COMPRESSOR > DIGITECH VALVE DISTORTION > BERTOLA MINI FUZZ > BOSS NOISE GATE > DIGITECH BASS SYNTH WAH > MARSHALL REGENERATOR > MARSHALL ECHO

ogner
Veterano
# set/10
· votar


fripp

Acho que um Vox staile seria perfeito pra vc! Hein!!
Procure sons desses amps como referencia pra vc ouvir, e ver se te agradam!Ja testou o Ac4TV?
Clean:
http://www.youtube.com/watch#!v=iyX5zyL6i9A&feature=related
drive:
http://www.youtube.com/watch#!v=pn4Zeabio6g&feature=related

(pode rir!)
Não sei pq!? Sou um pouco mais que só um guitarrista tapado...hehehe!!! Ouço muita, mais muita coisa mesmo. E sua mistureba ae é da boa!!! Seu set tb te da tudo que precisa. Talvez um pedal bosster clean no valvulado seria interessante.

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Que amp é esse cara!?! Meu Acedo 6w nao é assim nao, vc ta meio viadinho, não?!?! Hehehe!!

Hehehehe... o meu é um handmade do Pedrone.
Cara, te juro que não é viadagem... haha. Fica alto demais se colocar o Power no talo.

É alto pra cacete mesmo. Eu mal consigo ficar a 2 metros do amp sem incomodar os ouvidos. Acho que o problema é o falante de 12".

Mas talvez eu esteja fresco demais... haha.

Falou!!!



um aceno de longe!!!

fripp
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Pô achei legal a dica. Não rola de ouvir o som aqui no trampo, mas olhei os preços e 1000 reais é viável pra mim.

Aproveitando q vou no estudio de um chapa hj, vou ver se dou uma testada (não com a testa, é claro!) nuns handmades q têm lá.

Abs!

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Del-Rei
po, velho?!! Quantos amps vc tem!?

Legal!! É um SE do pedrone? Quais valvulas e quais os controles o amp tem??

Abço

Na verdade se eu colocar o Acedo com o volume e o ganho no talo, fica Bemmmm alto mesmo...é que nao custumo colocar muito ganho, mais volume mesmo...

fripp
Veterano
# set/10 · Editado por: fripp
· votar


Bog
Já vi uns videos no Mercado livre desse ampli. Curti o som (n toco hard rock). O falante dele é de 6'?

Veja o review q eu encontrei a seu respeito:

o Champ fala alto e timbra perfeitamente para estudo, (gravação e palco devidamente microfonado) porque não? no falante de 6 os médio-graves são tímidos porem satisfatórios (limitação devido ao tamanho do falante) que desaparece num (falante aux) de 10' ou de 12' onde o Champ soa muito bem. A estrutura do amp foi bem desenvolvida pois mesmo não tendo um controle de Tone, as frequências soam agradáveis em várias combinações à 50% da potência o clean se mantem pleno e cremoso, elevando a potência à 75% o amp cruncha agradavel, a combinação com overdrives é boa, no entando com distortion nem tanto, para qualquer tipo de guitarra Strat, Tele, e LP.

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


ogner

28 aninhos, hehehe.

O meu é um Pegasus. ESSE AQUI!!!
São 2 canais (JCM800 e Plexi).
São 5x 12Ax7 no Pré, e 2x EL34 no Power.

Tem reverb de mola.

O controlador é um foot que troca os canais, aciona boost, reverb e loop.


Pois é... pra ficar com um nível de drive legal, tem que aumentar o GAIN também...

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Del-Rei

Quantos AMPS!! Nao anos! hehehehe!!

Ahhhhhhhhhhh, pensei que era um Amp com 5w!!! Ele tem chaveamento, atenuador!

Abço

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Quantos AMPS!! Nao anos! hehehehe!!


Huhashuasuhasuhasuhasuhasuhasuh!!!!

Tenho 2 só. Esse do Pedrone e um Marshallzinho MG15CD.


Que merda... além de ouvidos fresco estou cego tmb... hahaha!!!

Sim, sim... é um chaveamento p/ redução de potência.
Tem 3 posições: 30, 15 e 5W.

Acho que foi o melhor atenuador que testei.
Já havia testado outros, mas esse realmente é muito bom.
Pedrone mandou bem nesse.



Um aceno de longe!!!

fripp
Veterano
# set/10 · Editado por: fripp
· votar


MMI
Obrigado pelo material. Lerei com calma.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quando se fala em valvulado de baixa potência, estamos falando de