Melhorando o clean do Tiny Terror

Autor Mensagem
wiskeria
Veterano
# jun/10
· votar

infelizmente não tem milagre, vc pode até melhorar um pouco mas nada que vale a pena consideravelmente.
Este amp não foi feito para clean, e nenhum amp valvulado de 15W com el84 vai ter "clean mesmo" em volume moderado. Fato!

Ramsay
Veterano
# jun/10 · Editado por: Ramsay
· votar

wiskeria

Cara, só sabe quem tem o amp!!
Eu fiz o mod e melhorou o clean!!
Não de forma gritante, mas que ficou mais mais claro e límpido ficou e eu constatei!!
Senão, eu nem teria criado o tópico!!
O Laney LC-15 tem 15W e tem um clean muito bom também, não como os Fender, mas, tem!!

Então, tira da sua cabeça essa idéia errônea de que só amps com 30W ou mais tem clean limpo, porque na verdade eles só tem mais headrom!!

Se eu quisesse eu poderia por o meu TT com um clean maravilhoso, e pra isso eu teria que fazer diversas modificações no circuito do amp pra tirar de Cathode Bias e por em Fixed Bias.

E do jeito que o meu TT ficou após o mod me atende perfeitamente e com um som muito bom e parelho com outros de marcas conhecidas na mesma faixa de potência, afinal ele é um Orange!!

wiskeria
Veterano
# jun/10 · Editado por: wiskeria
· votar

tu acha isso clean... Eu to falando de CLEAN, quem pode escutar um fender twin reverb sabe do que se trata.... claro, eu tenho 2 amps com el84 e 15w. Ambos são mais clean que o tt e mesmo assim eu não acho que eles podem gerar som realmente clean em volume moderado, só baixinho.
A única forma de vc tirar um som clean de um amp 15w com el84 em volumes bons é ligar o amp em uma caixa 4x12 com falantes de alta sensibilidade. Eu fiz isto e ficou legal no clean, mas nada comparado a um amp com duas ou quatro 6l6 a la fender.
Não digo isso da boca pra fora, só falo por experiência própria.
Clean, volumes consideráveis, 15w, duas el84, não rola...
O que rola é aquele clean "taquara rachada" que da pra enganar, mas eu não chamaria de clean... Saca?

Raizen
Veterano
# jun/10
· votar

wiskeria
O Fender Twin Amp ligado em 25W tem um clean bonito. Na verdade, tem o melhor clean de todos os amplificadores já criados.

wiskeria
Veterano
# jun/10
· votar

Raizen
o twin reverb é melhor ainda...

Naloxone
Veterano
# jun/10
· votar

Ramsay
Ramsay, francamente, compra um Alien Rocket de 18w ou 30w. Mais barato (mais justo eu diria) e melhor.

Naloxone
Veterano
# jun/10
· votar

Abner santuz
Veterano
# jun/10
· votar

me ajudem por favor...
eu quero colocar uma meteoro conectada no pc...
mas parece que tem que ser mono

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/233678/

Raizen
Veterano
# jun/10
· votar

wiskeria
o twin reverb é melhor ainda...
Questão de gosto mas o Twin Amp é mais "lendário" que o Twin Reverb

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar

Raizen

Existe uma "mágica" no mercado que é o tal do marketing.

O Twin Amp dos primórdios é lendário. Só que ele não tem absolutamente nada a ver com um Twin Reverb ou TR II. Só o nome...e o nome não veio da engenharia, veio do departamento de marketing da Fender. Aliás, a Fender é honesta pacas, diga-se de passagem.

Em 1995 a Fender lançou o Twin Amp, de novo, que não tem nada a ver com os Twin-Amp dos anos 50, é um Twin Reverb II com nada menos que 20 itens no painel de tras e 14 knobs na frente, mais 2 entradas. Se você tomar uma cerveja e subir no palco o Twin vai ser um abaco pra você operar.

Outras confusões existem, em especial da era CBS da Fender. Em 1968 eles lançaram o Dual Showman Reverb que é um Twin Reverb, só que cabeçote e caixas eram encaixadas uma encima da outra, o chamado "piggyback".

O Dual Showman Reverb e o Twin Reverb são exatamente a mesma coisa naquele ano. E fizeram vários amps solid state com mesmo nome dos transistorizados, pra completar a "obra" de marketing da CBS que tentou de todos os jeitos destruir a Fender.

Enquanto isso a Marshall especializou-se em copiar amps Fender, dobrava o tamanho dos transformadores e capacitores, fazia chassis 2 vezes maiores e as famosas stacks pra dar um ar de superioridade, investiam milhões em marketing e trocavam as válvulas Americanas por Inglesas, o mesmo amp pra 6L6 ou 5881 e 110 Volts 60 Hz roda na Inglaterra com EL34 e 230 V 50 Hz.... E dizem os boatos que alguns músicos tinham um Fender lá atras escondido atrás da ignorância das stacks Marshall.

Soy loco por tí, ó marketing!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

zefonseca
Pódiscrê!
Recomendo esse site aqui para quem quiser saber um pouco mais dos amps Fender:
http://www.ampwares.com/fender.asp
Abç

wiskeria
Veterano
# jun/10
· votar

Raizen
mais lendario que o twin reverb? vc acha isso mesmo?

Raizen
Veterano
# jun/10
· votar

wiskeria
Não sou só eu hehe. Mas eu reafirmo. Até o reverb do Twin Amp é excelente...se não for melhor.
Desde Mark Knopfler até John Mayer.
Se eu pudesse escolher entre os dois ficava com o Twin Amp...é bem difícil de encontrar um desses, diferentemente do Twin Reverb, The Twin que vez ou outra você vê por aí.

Ramsay
Veterano
# jun/10 · Editado por: Ramsay
· votar

Pessoal, longe de mim querer comparar o clean do Tiny Terror com o de qualquer Fender Twin que é muito melhor!!
Mas, concordo com o que o wiskeria disse, principalmente no quesito volume.
De fato, o volume do clean de um amplificador valvulado de 15W com 2 EL84, não é muito alto se comparado a outros de 30W ou mais com válvulas 6l6.
Ainda mais no caso do TT cujo potenciômentro de volume é duplo e aumenta simultaneamente o ganho dos 2 estágios de amplificação, o que faz o amp saturar mais rapidamente.

joaum
Veterano
# jun/10
· votar

Pessoal, eu tenho um Tiny Terror Combo. Gosto muito dele, só que às vezes o volume do som clean não é suficiente pra mim... E também às vezes preciso do clean e do som sujo na mesma música. Eu não entendo de eletrônica, mas já li o tópico todo. Eu tava pensando no seguinte: se eu trocar as 12AX7 por 12AU7 vou conseguir um som limpo bem mais alto? Posso usar o ganho pra ter mais volume e limpar no volume da guitarrra e quando quiser um som mais pesado posso comprar um pedal de boost. Será que fica legal?

Ps: Na banda eu uso bastante o som clean e também som sujo. E a distorção do Tiny Terror com o ganho no máximo já me satisfaz, só gostaria de ter mais volume no som clean, o boost eu compraria se fosse necessário pra voltar a ter mais ganho com as 12AU7

Raizen
Veterano
# jun/10
· votar

joaum
Aparentemente você comprou o amplificador errado para aquilo que você toca.

Ramsay
Veterano
# jun/10
· votar

joaum

A 12AU7 tem muito pouco ganho!!
Experimenta por uma 12AT7 que tem ganho médio e vê se te satisfaz!!

joaum
Veterano
# jun/10 · Editado por: joaum
· votar

Raizen
Ramsay

Obrigado, pessoal :D
Eu dei uma pesquisada na net e vi que colocando outras válvulas o amp ganha headrom, só que fica com menos volume, o que, acredito eu, que não ajuda muito :P
Eu toquei bastante aqui em casa ontem e hoje e percebi que dá pra praticar um pouco pra limpar o som com o volume da guitarra. Pensei um pouco e acho que não vai ser necessário mudar nada, já que eu perco a garantia, e geralmente quando toco fora eu posso microfonar.

Ah, sim, acho que ele não foi uma má escolha, cheguei a pensar isso, mas agora não me arrependo. Eu gostei demais do som desse amp, só fico triste por não poder aumentar o volume (apartamento). Mais pra frente, caso eu passe a me apresentar mais frequentemente eu troco o TT por um amp mais potente e com dois canais, talvez handmade...

Obrigado pela ajuda pessoal :)
Deus abençoe vocês

edalko
Veterano
# jul/10 · Editado por: edalko
· votar

Ramsay
zefonseca

Olá... sou o mais recente proprietário de um TT.

Achei bem legais as explicações e MOD informados.
Nao tenho interesse em alterar o resitor do catodo, nem - por enquanto - deixar o amp mais clean.

na verdade busco algum mOD para inserção de um loop de efeitos no ampezinho.

Achei o esquema do TT:
Schematic

e como proceder o MOD:
Mod Loop
Esse mod funciona legal????

Tem como alguem colocar no esquema aonde é feito o MOD?

Abrax

Raizen
Veterano
# jul/10
· votar

edalko
...Tem um cara aqui...o carlosadolphs...parece entender muito de eletronica. tenta falar com ele.

Ramsay
Veterano
# jul/10
· votar

edalko

Antes de mais nada, parabéns pela aquisição!!

Esse Mod Loop do seu link é só uma sugestão (não testada) de uso que pode não funcionar a contento, porque a saída (Send) que vem da placa de V1b é em alta impedância e isso pode gerar ruido, quando você ligá-la na entrada de um pedal.

Mas, é questão de se tentar, até porque mesmo que não fique bom, isso não vai queimar o TT.

Abçs.

edalko
Veterano
# jul/10
· votar

Ramsay

Já que metemos a mão na massa, tem como fazer um box (como se fosse um pedal de loop, sem chave para acionar), em que entrasse e saísse dele em alta impedância (preservando então o sinal no circuito do amp), mas que tivesse um loop em baixa impedância para ligar os pedais???

Vi que tem um aparelho da Suhr que faz isso: http://www.suhrguitars.com/tonetools.aspx

Ramsay
Veterano
# jul/10 · Editado por: Ramsay
· votar

edalko

Edalko, pelo que eu entendí, o que esse Minimix II faz é criar um caminho paralelo para o sinal original do amp, mesmo com pedais ou pedaleiras ligados nos plugs do efect loop.
Isso na prática, é o mesmo que desligar manualmente ambos os plugs dos pedais/pedaleira dos jacks do efect loop.
Só que ele faz isso automáticamente, sem se precisar ficar conectando e desconectando plugs.

Só que ele não faz casamento de impedâncias, ou seja, ele parte do presuposto que a saída send do amp seja de baixa impedância como é de padrão e não de alta impedância como na modificação proposta para o TT.

Por isso, mesmo com o Minimix II os pedais/pedaleira ligados nessa sugestão de efects loop para o TT deverão gerar o mesmo ruído que gerariam sem ele!!

Mas, como eu disse antes, é questão de se tentar e testar para ver se funciona, quem sabe talvez não dê ruído e, inclusive, desde que você não fure o chassi pra botar jacks fêmea, a modificação é reversível e indelével.

Eu até pensei em fazer esse mod há tempos atrás, mas, desistí, porque furar chassi de amp de marca, nem pensar!!

edalko
Veterano
# jul/10
· votar

Ramsay

Cara, to vendo algumas coisas aqui na net e assim que definir exatamente seu conteúdo, acho que terei uma alternativa barata para esse casamento de impedancias.

No mais, também nao pretendo furar o chassi, mas quem sabe fazer um chicote externo, alguma gambi do genero para nao tirar a originalidade mas dar mais funcionalidade

Nao achou nenhum esquema aí para converter alta para
baixa impedância e vice-versa????

Ramsay
Veterano
# jul/10
· votar

edalko

Na verdade o que você precisa, para usar esse esquema no TT é de um pedal de Buffer que casa a impedância!!
No site do Dodo Audrin eles tem um, então vai lá e procura, porque eles tem centenas de pedais e um deles,se não me engano é o Buffer

Ramsay
Veterano
# jun/12
· votar

Desenterrando o tópico, mas, por uma informação útil:

Outro dia toquei guitarra usando o Tiny Terror e achei o som meio sem graça, meio chocho.

Aí, parei pra pensar e notei que isso começou a acontecer desde que eu passei a ligar o Tiny Terror num estabilizador de voltagem, ao invés de direto na tomada.

Então, hoje, abrí a parte de baixo do amp e medí as voltagens dos filamentos e a de alta tensão DC com e sem o estabilizador de voltagem.
E aqui vão os resultados:

1) Ligado direto na tomada:
tensão dos filamentos: 6.29V (padrão: 6.3V)
alta tensão na saída do retificador: 329V (padrão: 325 a 330V)

2) Ligado no estabilizador de voltagem:
tensão dos filamentos: 5.8V (padrão: 6.3V)
alta tensão na saída do retificador: 307V (padrão: 325 a 330V)

E sabem o que isso significa?
Que o Tiny Terror (pelo menos os comprados aqui, que vem com bag e manual em português) já está otimizado para a nossa rede elétrica e não precisa de estabilizador nenhum ligado nele.

Ponto positivo para a Orange que se preocupa com a sua imagem no exterior.
E eu só liguei o Tiny num estabilizador, porque atrás vem escrito 115V, mas a voltagem numa tomada aqui marca em média 131V AC.

Quanto a fotos, eu não tirei nenhuma, porque não conseguí segurar as 2 pontas de prova do multímetro e tirar fotos ao mesmo tempo (precisaria de 3 mãos).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar

Ramsay
Excelente cara!
Isso sim é "desenterrar" um tópico para compartilhar informações úteis.
Abç

Felippe Rosa
Veterano
# jun/12 · Editado por: Felippe Rosa
· votar

Ramsay
Aproveitando para perguntar, ele vem com chave seletora de voltagem ou é só para 110/115V ?
aqui onde eu moro a rede elétrica é de 220V, eu teria que comprar um estabilizador para ele ?
Abçs

Ramsay
Veterano
# jun/12
· votar

Felippe Rosa

A sua rede elétrica é de 220V e não de 220w.
Olhei o meu aqui e ele não tem chave seletora.
Então, se quiser, vc tem que comprar um Tiny Terror de 220V, ou então, comprar um de 115V e mais um transformador redutor de 220V para 110V.
Mas, se comprar, compre um vendido em lojas, que vem com bag e manual em português, porque são esses que tem o trafo de força próprio para a rede elétrica do Brasil.

Felippe Rosa
Veterano
# jun/12 · Editado por: Felippe Rosa
· votar

Ramsay
Ok, então tem ele tanto em 110 V quanto em 220, perfeito...
A sua rede elétrica é de 220V e não de 220w.
Erro meu, hehe
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Melhorando o clean do Tiny Terror