Melhorando o clean do Tiny Terror

Autor Mensagem
Raizen
Veterano
# jun/10
· votar


wiskeria
O Fender Twin Amp ligado em 25W tem um clean bonito. Na verdade, tem o melhor clean de todos os amplificadores já criados.

wiskeria
Veterano
# jun/10
· votar


Raizen
o twin reverb é melhor ainda...

Naloxone
Veterano
# jun/10
· votar


Ramsay
Ramsay, francamente, compra um Alien Rocket de 18w ou 30w. Mais barato (mais justo eu diria) e melhor.

Naloxone
Veterano
# jun/10
· votar




Abner santuz
Veterano
# jun/10
· votar


me ajudem por favor...
eu quero colocar uma meteoro conectada no pc...
mas parece que tem que ser mono

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/233678/

Raizen
Veterano
# jun/10
· votar


wiskeria
o twin reverb é melhor ainda...
Questão de gosto mas o Twin Amp é mais "lendário" que o Twin Reverb

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


Raizen

Existe uma "mágica" no mercado que é o tal do marketing.

O Twin Amp dos primórdios é lendário. Só que ele não tem absolutamente nada a ver com um Twin Reverb ou TR II. Só o nome...e o nome não veio da engenharia, veio do departamento de marketing da Fender. Aliás, a Fender é honesta pacas, diga-se de passagem.

Em 1995 a Fender lançou o Twin Amp, de novo, que não tem nada a ver com os Twin-Amp dos anos 50, é um Twin Reverb II com nada menos que 20 itens no painel de tras e 14 knobs na frente, mais 2 entradas. Se você tomar uma cerveja e subir no palco o Twin vai ser um abaco pra você operar.

Outras confusões existem, em especial da era CBS da Fender. Em 1968 eles lançaram o Dual Showman Reverb que é um Twin Reverb, só que cabeçote e caixas eram encaixadas uma encima da outra, o chamado "piggyback".

O Dual Showman Reverb e o Twin Reverb são exatamente a mesma coisa naquele ano. E fizeram vários amps solid state com mesmo nome dos transistorizados, pra completar a "obra" de marketing da CBS que tentou de todos os jeitos destruir a Fender.

Enquanto isso a Marshall especializou-se em copiar amps Fender, dobrava o tamanho dos transformadores e capacitores, fazia chassis 2 vezes maiores e as famosas stacks pra dar um ar de superioridade, investiam milhões em marketing e trocavam as válvulas Americanas por Inglesas, o mesmo amp pra 6L6 ou 5881 e 110 Volts 60 Hz roda na Inglaterra com EL34 e 230 V 50 Hz.... E dizem os boatos que alguns músicos tinham um Fender lá atras escondido atrás da ignorância das stacks Marshall.

Soy loco por tí, ó marketing!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


zefonseca
Pódiscrê!
Recomendo esse site aqui para quem quiser saber um pouco mais dos amps Fender:
http://www.ampwares.com/fender.asp
Abç

wiskeria
Veterano
# jun/10
· votar


Raizen
mais lendario que o twin reverb? vc acha isso mesmo?

Raizen
Veterano
# jun/10
· votar


wiskeria
Não sou só eu hehe. Mas eu reafirmo. Até o reverb do Twin Amp é excelente...se não for melhor.
Desde Mark Knopfler até John Mayer.
Se eu pudesse escolher entre os dois ficava com o Twin Amp...é bem difícil de encontrar um desses, diferentemente do Twin Reverb, The Twin que vez ou outra você vê por aí.

Ramsay
Veterano
# jun/10 · Editado por: Ramsay
· votar


Pessoal, longe de mim querer comparar o clean do Tiny Terror com o de qualquer Fender Twin que é muito melhor!!
Mas, concordo com o que o wiskeria disse, principalmente no quesito volume.
De fato, o volume do clean de um amplificador valvulado de 15W com 2 EL84, não é muito alto se comparado a outros de 30W ou mais com válvulas 6l6.
Ainda mais no caso do TT cujo potenciômentro de volume é duplo e aumenta simultaneamente o ganho dos 2 estágios de amplificação, o que faz o amp saturar mais rapidamente.

joaum
Veterano
# jun/10
· votar


Pessoal, eu tenho um Tiny Terror Combo. Gosto muito dele, só que às vezes o volume do som clean não é suficiente pra mim... E também às vezes preciso do clean e do som sujo na mesma música. Eu não entendo de eletrônica, mas já li o tópico todo. Eu tava pensando no seguinte: se eu trocar as 12AX7 por 12AU7 vou conseguir um som limpo bem mais alto? Posso usar o ganho pra ter mais volume e limpar no volume da guitarrra e quando quiser um som mais pesado posso comprar um pedal de boost. Será que fica legal?

Ps: Na banda eu uso bastante o som clean e também som sujo. E a distorção do Tiny Terror com o ganho no máximo já me satisfaz, só gostaria de ter mais volume no som clean, o boost eu compraria se fosse necessário pra voltar a ter mais ganho com as 12AU7

Raizen
Veterano
# jun/10
· votar


joaum
Aparentemente você comprou o amplificador errado para aquilo que você toca.

Ramsay
Veterano
# jun/10
· votar


joaum

A 12AU7 tem muito pouco ganho!!
Experimenta por uma 12AT7 que tem ganho médio e vê se te satisfaz!!

joaum
Veterano
# jun/10 · Editado por: joaum
· votar


Raizen
Ramsay

Obrigado, pessoal :D
Eu dei uma pesquisada na net e vi que colocando outras válvulas o amp ganha headrom, só que fica com menos volume, o que, acredito eu, que não ajuda muito :P
Eu toquei bastante aqui em casa ontem e hoje e percebi que dá pra praticar um pouco pra limpar o som com o volume da guitarra. Pensei um pouco e acho que não vai ser necessário mudar nada, já que eu perco a garantia, e geralmente quando toco fora eu posso microfonar.

Ah, sim, acho que ele não foi uma má escolha, cheguei a pensar isso, mas agora não me arrependo. Eu gostei demais do som desse amp, só fico triste por não poder aumentar o volume (apartamento). Mais pra frente, caso eu passe a me apresentar mais frequentemente eu troco o TT por um amp mais potente e com dois canais, talvez handmade...

Obrigado pela ajuda pessoal :)
Deus abençoe vocês

edalko
Veterano
# jul/10 · Editado por: edalko
· votar


Ramsay
zefonseca

Olá... sou o mais recente proprietário de um TT.

Achei bem legais as explicações e MOD informados.
Nao tenho interesse em alterar o resitor do catodo, nem - por enquanto - deixar o amp mais clean.

na verdade busco algum mOD para inserção de um loop de efeitos no ampezinho.

Achei o esquema do TT:
Schematic

e como proceder o MOD:
Mod Loop
Esse mod funciona legal????

Tem como alguem colocar no esquema aonde é feito o MOD?

Abrax

Raizen
Veterano
# jul/10
· votar


edalko
...Tem um cara aqui...o carlosadolphs...parece entender muito de eletronica. tenta falar com ele.

Ramsay
Veterano
# jul/10
· votar


edalko

Antes de mais nada, parabéns pela aquisição!!

Esse Mod Loop do seu link é só uma sugestão (não testada) de uso que pode não funcionar a contento, porque a saída (Send) que vem da placa de V1b é em alta impedância e isso pode gerar ruido, quando você ligá-la na entrada de um pedal.

Mas, é questão de se tentar, até porque mesmo que não fique bom, isso não vai queimar o TT.

Abçs.

edalko
Veterano
# jul/10
· votar


Ramsay

Já que metemos a mão na massa, tem como fazer um box (como se fosse um pedal de loop, sem chave para acionar), em que entrasse e saísse dele em alta impedância (preservando então o sinal no circuito do amp), mas que tivesse um loop em baixa impedância para ligar os pedais???

Vi que tem um aparelho da Suhr que faz isso: http://www.suhrguitars.com/tonetools.aspx

Ramsay
Veterano
# jul/10 · Editado por: Ramsay
· votar


edalko

Edalko, pelo que eu entendí, o que esse Minimix II faz é criar um caminho paralelo para o sinal original do amp, mesmo com pedais ou pedaleiras ligados nos plugs do efect loop.
Isso na prática, é o mesmo que desligar manualmente ambos os plugs dos pedais/pedaleira dos jacks do efect loop.
Só que ele faz isso automáticamente, sem se precisar ficar conectando e desconectando plugs.

Só que ele não faz casamento de impedâncias, ou seja, ele parte do presuposto que a saída send do amp seja de baixa impedância como é de padrão e não de alta impedância como na modificação proposta para o TT.

Por isso, mesmo com o Minimix II os pedais/pedaleira ligados nessa sugestão de efects loop para o TT deverão gerar o mesmo ruído que gerariam sem ele!!

Mas, como eu disse antes, é questão de se tentar e testar para ver se funciona, quem sabe talvez não dê ruído e, inclusive, desde que você não fure o chassi pra botar jacks fêmea, a modificação é reversível e indelével.

Eu até pensei em fazer esse mod há tempos atrás, mas, desistí, porque furar chassi de amp de marca, nem pensar!!

edalko
Veterano
# jul/10
· votar


Ramsay

Cara, to vendo algumas coisas aqui na net e assim que definir exatamente seu conteúdo, acho que terei uma alternativa barata para esse casamento de impedancias.

No mais, também nao pretendo furar o chassi, mas quem sabe fazer um chicote externo, alguma gambi do genero para nao tirar a originalidade mas dar mais funcionalidade

Nao achou nenhum esquema aí para converter alta para
baixa impedância e vice-versa????

Ramsay
Veterano
# jul/10
· votar


edalko

Na verdade o que você precisa, para usar esse esquema no TT é de um pedal de Buffer que casa a impedância!!
No site do Dodo Audrin eles tem um, então vai lá e procura, porque eles tem centenas de pedais e um deles,se não me engano é o Buffer

Ramsay
Veterano
# jun/12
· votar


Desenterrando o tópico, mas, por uma informação útil:

Outro dia toquei guitarra usando o Tiny Terror e achei o som meio sem graça, meio chocho.

Aí, parei pra pensar e notei que isso começou a acontecer desde que eu passei a ligar o Tiny Terror num estabilizador de voltagem, ao invés de direto na tomada.

Então, hoje, abrí a parte de baixo do amp e medí as voltagens dos filamentos e a de alta tensão DC com e sem o estabilizador de voltagem.
E aqui vão os resultados:

1) Ligado direto na tomada:
tensão dos filamentos: 6.29V (padrão: 6.3V)
alta tensão na saída do retificador: 329V (padrão: 325 a 330V)

2) Ligado no estabilizador de voltagem:
tensão dos filamentos: 5.8V (padrão: 6.3V)
alta tensão na saída do retificador: 307V (padrão: 325 a 330V)

E sabem o que isso significa?
Que o Tiny Terror (pelo menos os comprados aqui, que vem com bag e manual em português) já está otimizado para a nossa rede elétrica e não precisa de estabilizador nenhum ligado nele.

Ponto positivo para a Orange que se preocupa com a sua imagem no exterior.
E eu só liguei o Tiny num estabilizador, porque atrás vem escrito 115V, mas a voltagem numa tomada aqui marca em média 131V AC.

Quanto a fotos, eu não tirei nenhuma, porque não conseguí segurar as 2 pontas de prova do multímetro e tirar fotos ao mesmo tempo (precisaria de 3 mãos).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


Ramsay
Excelente cara!
Isso sim é "desenterrar" um tópico para compartilhar informações úteis.
Abç

Felippe Rosa
Veterano
# jun/12 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


Ramsay
Aproveitando para perguntar, ele vem com chave seletora de voltagem ou é só para 110/115V ?
aqui onde eu moro a rede elétrica é de 220V, eu teria que comprar um estabilizador para ele ?
Abçs

Ramsay
Veterano
# jun/12
· votar


Felippe Rosa

A sua rede elétrica é de 220V e não de 220w.
Olhei o meu aqui e ele não tem chave seletora.
Então, se quiser, vc tem que comprar um Tiny Terror de 220V, ou então, comprar um de 115V e mais um transformador redutor de 220V para 110V.
Mas, se comprar, compre um vendido em lojas, que vem com bag e manual em português, porque são esses que tem o trafo de força próprio para a rede elétrica do Brasil.

Felippe Rosa
Veterano
# jun/12 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


Ramsay
Ok, então tem ele tanto em 110 V quanto em 220, perfeito...
A sua rede elétrica é de 220V e não de 220w.
Erro meu, hehe
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhorando o clean do Tiny Terror