Melhorando o clean do Tiny Terror

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# jun/10


O Tiny Terror é um excelente amplificador de 15/7W que utiliza uma tecnologia nunca usada antes em amps valvulados comuns, porque, ele utiliza 2 potenciômetros duplos para controlar o Volume e o Gain (drive) em estágios diferentes da amplificação, o que dá uma excelente distorção e baixo ruído, mas, o clean desse amp deixa um pouco a desejar.
Então, quem tiver um Tiny Terror mais ou menos recente do tipo "made in PRC" e quiser tornar o clean mais límpido, basta substituir o capacitor C10 de 100 pF por um de 470 pF.

Eu com um alicate isolado, testei aqui encostando e desenconstando um capacitor de 390PF (em paralelo com o de 100pF) e realmente melhora a qualidade do clean!!
Mas, a melhoria é relativa, apenas deixa o clean mais límpido!!

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


Ramsay

Fala, cara!!

Boa dica!

Pretendo comprar um Orange desse.

Mas deixa eu te perguntar uma coisa, cara: Trocando esses capacitores o timbre da distorção continua EXATAMENTE o mesmo?
Ou tem alguma diferença?

Se mantiver, será perfeito!!

Falou!!!




Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


banhaz

Fala, cara... esse GAS é terrível.
hehe...

Mas o Tiny vai aguardar um pouco ainda.
Tenho outras prioridades... hehehe.

Mas gostei muito do som dele!!!


Falou!!!




Um aceno de longe!!


PS: Vai estudar!!!!

wiskeria
Veterano
# jun/10
· votar


amps de baixa potencia não tem clean de qualidade em volume moderado ou alto... Não tem como mudar isso.

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


wiskeria

Nem abaixando o Knob de volume na guitarra?

wiskeria
Veterano
# jun/10
· votar


não... se vc quiser um amp valvulado que tenha som clean cristalino, sem nada de saturação em bons volumes é obrigado a ter um amp com no mínimo 30W.

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


O Tiny Terror utiliza duas válvulas 12AX7. Não sei exatamente como elas funcionam neste amplificador, mas o jeito mais fácil de limpar o som seria trocando válvulas. Muda completamente o ganho e a timbragem de um amplificador. Só para ilustrar, aqui tem um texto sobre o ganho de válvulas de pré. Portanto, ao se trocar as 12AX7 por 12AU7, o amplificador ficará bem mais resistente a distorção, ou seja, o som limpo vai melhorar muito, mas não vai distorcer tanto, mesmo com os 15W dele. Claro que a partir de certo ponto, distorce tanto o pré como o power.
Essa questão de troca de válvulas depende do amplificador e da função das válvulas no esquema do amplificador, teria que ver no caso do Tiny Terror.
Isso pode ser uma opção...

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


wiskeria

Cara, cuidado em generalizar, depende muito do projeto do amp...O amp dp Max por exemplo woodstock de 20, é basicamente um amp clean....É ate dificil cruncha-lo....e depende muito do sinal de entrada, captadores....

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


Bom, de qq forma, acho muito interessante esse lance de poder trocar as válvulas do amp e mudar as características do timbre.

Pelo visto, com um valvulado vc tem um certo tipo de possíveis variedades.

Interessante.


Falou!!





Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


banhaz


Hehehe.... eu já tinha visto teu post, mas quando fui comentar trancaram :/

Eu tenho comprado várias coisas de fora também, mas a maioria pelo e-Bay.


Vai estudar, cara!!
hehe...


Falou!!!





Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


dá pra pedir pros caras mentirem o preço....

Oh, yeah!!!!

É só pedir pros caras... alguns não fazem, mas a maioria faz.



Um aceno de longe!!!

wiskeria
Veterano
# jun/10
· votar


ogner
olha, em amps de até 15W não milagre que salve o clean... generalizando!

Ramsay
Veterano
# jun/10
· votar


Del-Rei

Na verdade é só um capacitor que é trocado, no caso, eu usei um de 390 pF que em paralelo com o de 100 pF dá 490 pF, ou então, tira-se o de 100 pF e põe-se no lugar um de 470 pF.
A diferença não é gritante, mas que o clean fica mais límpido, e com mais brilho isso fica!!
Não sei te dizer se altera o som da distorção, pois só testei o clean. Mas, breve eu testo e posto!!
E pra se conseguir o clean no Tiny Terror se diminui o pot de gain e não o de volume.

MMI

Trocando-se válvulas, como uma 12AX7 por uma 12AU7, o ganho do amp vai diminuir bastante, pois enquanto a 1ª tem um ganho de 100, a 2ª tem um ganho de 17 a 20.
Isso, talvez melhore o clean, mas com certeza vai prejudicar e muito a distorção do amp.

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


Ramsay

Verdade, no caso do Tiny Terror. Uma 12AU7 é dificil de distorcer. Mas depende da posição, da função da válvula e do tipo, tem válvulas com ganho intermediários. Depende do projeto do ampli, ou melhor, do pré-amp. Mesmo porque ainda resta o a distorção mais interessante, a do power. Nos meus, existem válvulas dedicadas a cada canal, o que possibilita melhorar o timbre com válvulas de ganho menor no canais limpos. Então uso 5751, 12AY7 e 12AT7 com excelentes resultados. Mas fica como uma opção para quem quer um som limpo no Tiny Terror, sacrificando um pouco a distorção, uma 5751 ainda dá um ganho interessante. Ou mesmo uma 12AX7 de ganho menor. Suspeito que a sua alteração deva mudar a distorção também...

Del-Rei
Veterano
# jun/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


Ramsay

Fala, cara!! blz???


E pra se conseguir o clean no Tiny Terror se diminui o pot de gain e não o de volume.


Eu sei... mas o que eu perguntei foi NA GUITARRA, e não no amp... diminuindo o volume na guitarra o clean não fica bom não??
(com o ganho no amp elevado, claro)

Falou!!!





Um aceno de longe!!!

Ramsay
Veterano
# jun/10
· votar


Del-Rei

Se vc diminuir o volume na guitarra, o clean continua do mesmo jeito, só que com menos volume na caixa.
Agora, trocando-se o capacitor de 100pf por um de 470 pF o volume do clean continua o mesmo, só que com um som mais claro e mais aberto, ou seja, com melhor definição entende?

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


Ramsay

Ah, sim... compreendi.

Pretendo comprar um deste, e vou me lembrar da tua dica!!

Falou, cara!!





Um aceno de longe!!!

kosmiktubes
Veterano
# jun/10 · Editado por: kosmiktubes
· votar


Sessão-Corujão sobre o TT

Pots Duplos
O controle de ganho do TT é bem peculiar, ele tem um efeito inesperado no funcionamento do amp: o ganho é exponencial. Em um controle de ganho normal, logarítmico, você aumenta 10 vezes o sinal quando vai do volume 5 pro 10. No Tiny Terror, em tese, você aumenta 100 vezes porque está controlando 2 estágios em série com o mesmo controle. Só não são exatamente 100 vezes porque o circuito limita o ganho dos dois estágios e satura muito antes disso.

Peça Sobrando?
Tem pelo menos 4 construções do TT circulando por aí, uma Inglesa, uma Coreana, uma Chinesa e uma fora de série também Inglesa(Hard Wired).

Todas usando componentes de marcas diferentes, repare nesse aí embaixo que usaram um pot duplo no controle de timbre, e está ligado usando os dois em paralelo, como pot simples...vai ver estava sobrando pot duplo por lá? Ou o pot tinha que ser de 1 Watt e não acharam?

Foto do Tiny Terror Hard Wired: http://i.imgur.com/kNTsc.jpg

Capacitor Sobrando?
O Tiny Terror com seus 7/15 Watts tem capacitância na fonte que muito amp de 50 Watts não tem.... Um exagero. Essa fonte do TT dava pra ligar 3 TT em paralelo, os 3 no volume 10, e mesmo assim ter menos de 10% de ripple.

Mod do Resistor de Catodo
O TT vem com um resistor de 120 OHM no catodo. Se quiser dar uma esfriada nele e economizar a vida das EL84, aumenta pra 180 ou 220 OHMs.

Tensão Pré-Amplificatorial
O controle de potência do TT funciona mudando a voltagem do circuito todo. Em alta ele usa 325 V DC, em baixa usa 250 V DC. São só 75 volts de diferença, então como é que ele vai de 7 pra 15 Watts? Não teria que ser 250 V DC pra mais de 500 V DC para dobrar?

Pois é, mais um detalhe que a Orange escondeu nesse amp: Quando você muda pra 7 Watts, o Tiny Terror abaixa a tensão do circuito todo, não só das válvulas de saída. Todos os estágios de ganho, em série, abaixam mais de 30% um atrás do outro.

O pré inteiro recebe tensão bem mais baixa, as 12AX7 funcionam mais frias, tem menos ganho e o timbre fica menos definido, mais grave.

A saída do pré aumenta muito quando a tensão é elevada novamente, e essa mudança é responsável pelos 114% de aumento na potência quando a tensão é aumentada apenas 30%.

Curioso esse Orange, muita mágica acontecendo dentro dos 30 cm do chassi!

Um abraço.

Editado: Valeu aí Ramsay por compartilhar sua mod!

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


zefonseca

Fala, cara!!!
Blz?

Bom, não entendi direito seu post porque eu não saco muito de eletrônica...

Mas resumindo, vc fez um elogio ou crítica ao amp?

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


Del-Rei
Mas resumindo, vc fez um elogio ou crítica ao amp?

Fala Del-Rei. Assim como o post original desta thread, não passam de observações técnicas. Não é elogio ou crítica, eu só constatei que o carro tem 4 rodas.

A dica do ganho exponencial deve sugerir algo sobre deixar o timbre mais limpo, que me parece é o assunto aqui. E o mod do resistor de catodo idem, e a dica da tensão que abaixa no circuito todo também...etc.

Um aceno de longe!

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


zefonseca

Hum... Entendi!!!

Blz então!

Valeu pelas observações (embora eu não tenha entendido muito, hehe).

Falou!!!




Um aceno de longe!!!

Ramsay
Veterano
# jun/10 · Editado por: Ramsay
· votar


zefonseca

Esses fatos que você mencionou eu já sabia, inclusive tenho aqui alguns esquemas do TT (todos bem parecidos) e não mencionei porque foge um pouco ao objetivo do tópico que é o de melhorar o clean do amp e, a propósito, mesmo com os 2 pots duplos, o clean do TT normalmente deixa um pouco a desejar.

Agora, aumentando o resistor de catodo das EL84 para 180 ou 220 ohms, além de não influenciar no clean, a potência máxima cai para 12,2W, sendo que recentemente até pensei em fazer isso no meu, mas lí relatos de usuários que com essa modificação o amp perde pegada (o termo em inglês não é bem esse), ou o som fica mais "mute" ou coisa assim. Então desistí e deixei o de 120 ohms mesmo.

Abçs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Ramsay
Muito bom esse tópico.....
Abç

Ramsay
Veterano
# jun/10 · Editado por: Ramsay
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, um elogio seu é quase como ganhar na loteria!!

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Ramsay
Nada à ver cara....
Para mim, esse fórum devería ter mais tópicos como o seu; úteis.
Eu não sou "autoridade" de nada, e sou ignorante em muitas coisas, por isso elogiei o tópico, pois aprendi um pouquinho com ele.
Abç

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


Ramsay

Eu imaginei que você já sabia essa coisa toda. Mas como eu não tinha certeza disso, postei aí, quem sabe lhe era útil...

Foi mal desviar do assunto em pauta, quem sabe, talvez, alguém com uma mente criativa possa usar o que postei aí pra melhorar o clean do TT?

Um abraço.

Filipe Reis
Veterano
# jun/10
· votar


zefonseca
Mauricio Luiz Bertola
Ramsay
MMI
wiskeria

Êta turma boa! Gostei e muito do tópico até salvei aqui no PC. Ser puderem me ajudar nesse tópico aqui eu ficaria agradecido.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/198426/

Obrigado

wiskeria
Veterano
# jun/10
· votar


infelizmente não tem milagre, vc pode até melhorar um pouco mas nada que vale a pena consideravelmente.
Este amp não foi feito para clean, e nenhum amp valvulado de 15W com el84 vai ter "clean mesmo" em volume moderado. Fato!

Ramsay
Veterano
# jun/10 · Editado por: Ramsay
· votar


wiskeria

Cara, só sabe quem tem o amp!!
Eu fiz o mod e melhorou o clean!!
Não de forma gritante, mas que ficou mais mais claro e límpido ficou e eu constatei!!
Senão, eu nem teria criado o tópico!!
O Laney LC-15 tem 15W e tem um clean muito bom também, não como os Fender, mas, tem!!

Então, tira da sua cabeça essa idéia errônea de que só amps com 30W ou mais tem clean limpo, porque na verdade eles só tem mais headrom!!

Se eu quisesse eu poderia por o meu TT com um clean maravilhoso, e pra isso eu teria que fazer diversas modificações no circuito do amp pra tirar de Cathode Bias e por em Fixed Bias.

E do jeito que o meu TT ficou após o mod me atende perfeitamente e com um som muito bom e parelho com outros de marcas conhecidas na mesma faixa de potência, afinal ele é um Orange!!

wiskeria
Veterano
# jun/10 · Editado por: wiskeria
· votar


tu acha isso clean... Eu to falando de CLEAN, quem pode escutar um fender twin reverb sabe do que se trata.... claro, eu tenho 2 amps com el84 e 15w. Ambos são mais clean que o tt e mesmo assim eu não acho que eles podem gerar som realmente clean em volume moderado, só baixinho.
A única forma de vc tirar um som clean de um amp 15w com el84 em volumes bons é ligar o amp em uma caixa 4x12 com falantes de alta sensibilidade. Eu fiz isto e ficou legal no clean, mas nada comparado a um amp com duas ou quatro 6l6 a la fender.
Não digo isso da boca pra fora, só falo por experiência própria.
Clean, volumes consideráveis, 15w, duas el84, não rola...
O que rola é aquele clean "taquara rachada" que da pra enganar, mas eu não chamaria de clean... Saca?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhorando o clean do Tiny Terror