Handmades Valvulados + Pedaleiras?

    Autor Mensagem
    Cynic
    Veterano
    # mai/10


    Galera, estou analisando aqui uma série de opções para começar a tirar um timbre de verdade esse ano, estou pra pegar um handmade valvulado nos próximos meses, isso é o primordial.

    Estive pensando em pegar alguns pedais para distorção, pensei no tubestation, mas primeiro pensei no que seria mais usual para mim no caso, estive pensando em pegar uma Boss ME-70, para usar e abusar daqueles efeitos que nenhum guitarrista vive sem aheuahea, Chorus, Delay, Reverb.

    Enfim pensei na possibilidade, e não achei má idéia, aliás temos alguns exemplos de caras que usam puta valvulados combinados com Boss GT-8/10, e até POD XT, (vide guitarristas do Opeth, Cynic, Meshuggah).

    Enfim, para quem manja do bom som, os efeitos digitais não interferem na qualidade do som de um valvulado certo?

    SteveRayMorse
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cynic

    Não acho que manjo do bom som, mas te digo que influencia sim. No entanto se for usar só as modulações e no loop creio que vai de boa.

    Abçs

    Del-Rei
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cynic

    Cara... não manjo do bom som não...

    Mas eu acho melhor comprar pedal. Compra teu amp, e com o preço da pedaleira tu investe nos pedais.

    Não acha melhor não?!

    Com certeza, esses 3 (chorus, delay, reverb) tu consegue comprar com o mesmo valor da pedaleira.


    Abraços.

    ROo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Qual valvulado? Vai tocar o que? Que efeitos vai precisar usar?

    Acho mó besteira ter um valvulado e comprar uma boss GT-10 pra tocar classic rock, por exemplo.
    Você nunca vai usar todos os efeitos que ela tem, nunca vai usar todas os timbres, não vai valer a pena o investimento. Compensaria mil vezes pegar pedais separados pros efeitos que você vai precisar.

    Agora se você vai tocar uma variedade imensa de sons, estilos que exigem vários timbres, efeitos e etc, ai dá pra pensar em pegar.
    É relativo dependendo das suas necessidades.

    andregui7
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu iria de pedais analógicos.

    Jinkxs
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cynic

    Não é nenhum crime misturar o valvulado com a pedaleira, apenas um desperdício de recursos, pois você pode conseguir resultados melhores com um investimento menor ou igual.

    Funciona assim:

    Se você tem uma banda que toca de tudo, desde Axé até Trash Metal, dessas que animam, bares, festas, formaturas etc.... ou mesmo se você tem um gosto bastante eclético, e tira desde os grandes clássicos do rock, até aquele popzinho estilo anos 80, um bom amplificador SS, com um bom falante de 12'' que possua um ótimo clean + uma boa pedaleira (Boss GT10, ME-70 ou Line 6 PoD X3) é uma opção boa e econômica, que vai te proporcionar uma infinidade de timbres e sonoridades com ótima qualidade. Um equipamento assim te permite ir de Calipso à Pearl Jam, de Paralamas à The Doors.... apenas com uma (ou duas) pisada(s).


    Agora se você já tem um estilo próprio, uma linha ou tendência de som, seja cover, tributo, musicas próprias.... seja punk rock, classic rock, metal, blues, jazz, fusion, reggae, ska, etc.... podendo até variar, mas que quase nunca foge muito daquilo que é sua proposta; então invista num valvulado + pedais analógicos. Não se esqueça de ver se o timbre do valvulado está de acordo com o tipo de som que você pretende levar. Com um set assim você terá um timbre característico, voltado pro estilo que você determinou.

    GUGALOO
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cynic
    Cara, eu tenho um hand made e sempre usei pedais. Tinha e tive bons pedais ao longo do tempo, porém, as ligações, cabos, fontes, chiadeiras e etc ja estavam me enchendo o saco. Pois bem, semana passada fiz a loucura, troquei todos os meus pedais (só fiquei com um sparkle drive e crybaby) por uma Line6 M13. Por enquanto achei que fiz um bom negócio, é uma ótima pedaleira.

    O meu set que coloquei no rolo era: afinador planet waves, compressor marshall, TS808 hand made do Pedrone, chorus supervibe da marshall, equalizer oliver e delay dan echo da danelectro.

    Pois bem, consegui substituir tudo pelos efeitos da pedaleira e com qualidade até superior no delay.

    No meu caso estou bem satisfeito e ainda mais ganhei um loop de 30s e alguns efeitos a mais para brincar e tirar novos timbres.

    Dependendo do set q for comprar, vale a pena ter uma boa pedaleira. Eu resolvi deixar um drive analógico pq disseram q os drives deixariam a desejar, mas fiquei surpreendido com eles. Testei o sparkle junto com o TS da pedalira e são muito parecidos.

    ogner
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: ogner
    · votar


    GUGALOO

    Qual estilo e onde vc toca?!

    Bacana vc ter tido os "2 mundos" pode ajudar muita gente, visto que esse é um tema que ja ta enchendo o saco aqui no fórum....hehehehe!! Que pra variar a resposta é impossível pois depende de alguns varios pro guitarrista decidir-se qual equipo pegar....Eu particularmente acho um desperdício ter um valvulado e sair socando distorção e efeitos digitais plásticos de uma pedaleira xexelenta nele...Pelo menos uma BOA pedaleira tem ser.... Oq tem que ser pensado é em qual valvulado comprar....A escolha do "estilo" do amp é fundamental....Por isso muita pesquisa...

    GUGALOO
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: GUGALOO
    · votar


    ogner
    O estilo que eu gosto mesmo é rock e hard rock, mas toco um pouco de tudo, Pop, reggae etc.. Toco em casa e tenho uma banda de Reggae com uma molecada aqui da cidade.

    Ja tive várias pedaleiras, desde a zoom 1010 até a M13 de hoje, passando por zoom GFX4, G2.1u, digitech RP1, e tbm alguns pedais ao longo do tempo. Sempre tive bons pedais, nada de pedais extraordinários, difíceis de achar, boutique americana e tal, mas bons pedais.

    Muita gente pergunta: "set de pedais grooving ou zoom g2???" Eu prefiro zoom G2.

    O que me fez trocar foi a praticidade da pedaleira, e tbm pq o meu delay e o equalizer no loop do meu ampli estava roubando muito sinal, fora a chiadeira que dava quando ligava dois drives juntos e compressor, mas o roubo de sinal do loop estava demais.

    Pra mim, prezo por um excelente drive, que consigo com meu hard attack junto do sparkle drive, e uma boa ambiência (delay e reverb) no qual a M13 se supera. O resto para mim é perfumaria, um chorus legal, um flanger legal, phaser e etc... não precisam ser maravilhosos, mas sim de qualidade, e isso a M13 tem também.

    Então para tocar o que eu gosto eu tenho em excelente qualidade (ao meu gosto é claro) e os efeitos para dar uma brincada, inventar algo novo e etc... a M13 me serve bem.

    Ainda não tive tempo para estudá-la a fundo, mas a 1ª impressão foi excelente, inclusive os drives (alguns nem tanto), mas na sua maioria são todos usáveis e de qualidade boa para uma pedaleira digital, posso tocar em qualquer lugar que ela não faz feio não, e sem contar que não tem um mínimo de chiado agora.

    Qualquer dúvida estamos aí.

    Depois que eu conseguir desbravar mais a pedaleira, faço um tópico mais específico para isso, por enquanto, vou usando os que ja tem por aqui.

    E o melhor, o cara pegou meus pedais por um preço excelente, não perdi R$ 1,00 em desvalorização, pelo contrário, em alguns ele pegou por preço mais alto do que eu paguei, apesar de que a pedaleira dele tbm entrou por um preço de nova, mas tbm, ela está zerinho, o cara comprou em janeiro desse ano, ta na garantia ainda rsrs e veio com case, agora preciso me desfazer desse case rsrs

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cynic
    Há um tópico meu sobre a mistura entre efeitos digitais e distorções analógicas, no qual o assunto descambou para o lado dos valvulados. Dá uma procurada.

    ogner
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: ogner
    · votar


    GUGALOO

    Bacana, penso tb em ter alguma "pedaleira" pra incluir umas modulaçoes boas.....Mas o ponto é que não preciso muito, um delayzinho e um vibe ja fico feliz....Mas as vezes da vontade de fazer umas doideras...hehehe

    E pra drive o crunch do valvulado mais um drive pea empurrar dependendo da "onda que quero pegar", hehe...TS, Rat, Fuzz, Blues Breaker e peguei um Tony Teder da MG, MKII clone......Uma festa!! hehe

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cynic
    Eu não vejo mal algum em botar uma pedaleira junto com um valvulado.
    Só acho que é canhão pra matar mosquito. O bom dessas pedaleiras TOP pra mim é poder utilizá-las ao máximo, simulando amplificadores quando a casa não permitir a você levar o ampli, e caso o seu som utilize MUITOS efeitos e comprar tantos pedais fique inviável (case gigante, custo alto..).

    Normalmente quem compra o valvulado acaba curtindo timbrar só guitarra + ampli, e uns pedais de drive para empurrar. Claro que a pedaleira pode ser usada para isso, mas comprar um equipamento poderoso desse pra usar 2 ou 3 efeitos... Melhor comprar os pedais. Mais barato e mais simples.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Cynic: os efeitos digitais não interferem na qualidade do som de um valvulado certo?

    O captador interfere, o cabo interfere, o ambiente interfere, o volume interfere, a palheta interfere... O gosto do guitarrista também.

    Em suma, não há uma linearidade. Não há regra... Pô! Se você toca de frete pro amp, vai ouvir um som, se virar de costas já muda. Se tem uma banda tocando contigo, muda também!!! Se você tá ensaiando há 2 horas, a acomodação auditiva te engana. No banheiro tem o maior reverb... hehe Desafinado, qualquer distorção fica um BOSTA!!

    Tu vai levar seu Mesa e sua GT-10 pra um churrasco? Não é melhor um equipo barato se você toca sempre em churrascos?

    Timbre não é tudo, na minha humilde opinião. Acho que há um excesso de preocupação com isso. Já li muitos casos de pessoas (profissionais) que trocaram um "percentual do timbre" pela praticidade, por exemplo.

    Abs

    ogner
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    MauricioBahia
    Timbre não é tudo, na minha humilde opinião. Acho que há um excesso de preocupação com isso. Já li muitos casos de pessoas (profissionais) que trocaram um "percentual do timbre" pela praticidade, por exemplo.

    É, tenso. Essa premissa já é uma evolução dos debates básicos.

    Eu, por exemplo, estou sem banda, mas toco com uns amigos eventualmente. Rock, blues e muito improviso. Prezo pelo meu timbre sempre, sempre quero que o som esteja o melhor possível seja num ensaio, seja tocando num churrasco ou num show (se tivesse), tenho certeza que se começassemos a fazer shows agora, eu levaria meu equipo e continuaria prezando pelo meu timbre, nem pelos ouvintes, por mim mesmo, me da um prazer gigante estar com a guitarra afiada com o timbre matador ( claro de acordo com meu gosto) acaba influenciando na minha performance geral....Mas tenho consciência que digo isso tb pq eu NÃO estou fazerndo shows e não tenho uma rotina de tocar e carregar as tranqueiras pra todo lado..Hehehe...

    Mas pra mim timbre é muito sim, viu!! Adoro timbrar...E o segredo, qualidade não é quantidade!!Tendo um conjunto de equipo bom já era....

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ogner

    Prezo pelo meu timbre sempre, sempre quero que o som esteja o melhor possível seja num ensaio, seja tocando num churrasco ou num show (se tivesse) [...] me da um prazer gigante estar com a guitarra afiada com o timbre matador ( claro de acordo com meu gosto) acaba influenciando na minha performance geral [2]

    Mas tenho consciência que digo isso tb pq eu NÃO estou fazerndo shows e não tenho uma rotina de tocar e carregar as tranqueiras pra todo lado..Hehehe...

    É, eu comecei a fazer alguns ensaios com uns amigos e continuo insistindo em levar tralhas. Nos tempos de baterista eu fazia questão de levar tudo o que eu queria. Vamos ver agora até quando eu aguento...

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    ogner
    erico.ascencao

    Exemplo prático (meu caso):

    1) Você está na sua casa tocando no seu amp, no seu quarto:

    Lindo, temos todo o tempo do mundo. Sozinhos no silêncio da calada da noite...

    2) Você está num estúdio:

    O som muda completamente pela acústica e o amp de lá é outro, cheio de botoezinhos. Não tenho tempo para ficar timbrando igual ao meu pra achar o timbre de casa e nem conseguirei pois são amps diferentes. Eu não vou chegar meia hora antes pra timbrar, até pq a outra banda ainda está tocando...

    ps. pra variar, o cara do estúdio resolveu alugar o amp naquele dia...

    3) Você está num churrasco da galera. Cerveja comendo solto, a mulherada louca, cachorrada ralando na canela e a escala etílico soa bem em qualquer acorde.

    Eu não vou timbrar nada, quero mais é samba!!!

    hehe

    ps. como não tenho muita experiência com som ao vivo com banda, deixo pros colegas opinarem.

    GUGALOO
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Bom, ja toquei algumas vezes na noite e levava meu ampli, guitarra, case de pedais e mochila com parafernálias. Ja lotava meu carro, ampli grande, case grande e pesado e guitarra, realmente é um saco, mas como rola vez ou outra da pra encarar. Agora banda q toca direto e as vezes 2 ou 3 vezes na noite é tenso.

    Bom, o importante é q estou gostando do resultado troquei 6 pedais por ela, tenho tudo que tinha antes e mais uns 300% a mais de opções. Se vou usar tudo isso??? Provavelmente não, mas pelo menos pra brincar e aprender mais sobre efeitos e como usá-los eu vou.

    Fernando
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Esse lance de praticidade uma hora ou outra acaba pesando, não tem jeito.

    Eu sempre tive amps relativamente pequenos, combos 1x12. Mas na procura pelo timbre ideal comprei um Head + caixa 2x12. Eu enfim fiquei feliz com meu timbre. Mas depois de alguns meses, tocando toda semana, carregando head, caixa, guitarra, pedaleira, violão, acaba cansando muito. Ainda mais que moro em ap, tenho que descer uma escada estreita até a garagem, e na volta tenho que subir essa mesma escada... Fica inviável!

    Aí eu começei a "selecionar" os equipos. Se era show grande, com boa estrutura, levava tudo. Se era pequeno, levava só a M13 e a guitarra, e me virava com o amp do local. Até eu ter um roadie vai ter que ser assim... hehehe

    Cynic
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Jinkxs

    Vlw grande, ai está o problema, eu gostaria de prezar pelo bom timbre saca? valvulados e tudo mais, mas aqui segue a situação...

    Tenho uma Cort KX-101, gosto de brincar desde os jazz cleanzão do Mike Stern, até as podreiras do Death Metal, isso tudo fazia no Guitar Rig, com o tempo, analisando handmades e tudo mais, pensei em um handmade voltado para o clean, a lá fender, acho magnífico, mas confesso que não seria boa idéia para um cara que de vez em quando toca Megadeth, Testament e afins.

    Estive pensando em pegar o Woodstock do Max, ai teria esse clean que falo, e pensei em usar um tubestation quando quisesse brincar com Metal e afins.

    Enfim, quanto ao que toco não é nada definido.

    Por isso não descartei a opção de pegar por exemplo um meteoro bassman, e fincar uma GT-8/10, de repente...por isso gostaria de colher opiniões da galera aqui.

    Cynic
    Veterano
    # mai/10
    · votar



    Vlw grande, ai está o problema, eu gostaria de prezar pelo bom timbre saca? valvulados e tudo mais, mas aqui segue a situação...

    Tenho uma Cort KX-101, gosto de brincar desde os jazz cleanzão do Mike Stern, até as podreiras do Death Metal, isso tudo fazia no Guitar Rig, com o tempo, analisando handmades e tudo mais, pensei em um handmade voltado para o clean, a lá fender, acho magnífico, mas confesso que não seria boa idéia para um cara que de vez em quando toca Megadeth, Testament e afins.

    Estive pensando em pegar o Woodstock do Max, ai teria esse clean que falo, e pensei em usar um tubestation quando quisesse brincar com Metal e afins.

    Enfim, quanto ao que toco não é nada definido.

    Por isso não descartei a opção de pegar por exemplo um meteoro bassman, e fincar uma GT-8/10, de repente...por isso gostaria de colher opiniões da galera aqui.


    O meteoro bassman aguenta pequenas apresentações?

    Del-Rei
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Fernando

    Concordo, cara.
    Em determinados momentos precisamos de coisas mais simples.

    Mas é sempre bom ter 2 sets diferentes: O basicão e o "pro".
    Dependendo da ocasião, vc escolhe qual usar.


    MauricioBahia
    Cara esse lance de amps em stúdio é muito complicado.
    Se o amp for ruim (ou não te agradar) pode comprometer muito todo o ensaio.
    Já tive vezes em que precisávamos fazer um ensaio antes de show, e quando o amp é ruim, saio com uma sensação horrorosa, parece que o show será uma MERDA... fica uma sensação de que a banda não tá preparada.

    Ou seja, antes de shows, só ensaiem em locais onde os equipamentos são bons!!!!! Se não for, é melhor nem ensaiar!!!


    ogner

    Realmente, cara... nada como um timbrão!!
    Dá até a sensação de que eu toco muito mais do que realmente toco.... hehehehe.


    Abraços ae!!!!

    Jinkxs
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cynic

    Cara....

    1- Foge dos Meteoros (definitivamente)
    2- De resto, nada é definitivo (hehehe)

    Olha.... essa coisa de equipo é muito louca, e bem pessoal. No fundo, qualquer configuração vai te proporcionar um bom resultado se os equipamentos forem de boa qualidade e você tiver a "pegada" firme e segura.

    Começa pela guitarra.... sua Cort KX101 é um ótimo instrumento.

    Se você pegar um bom ampli (Fender, Peavey, Laney, Hiwatt, Marshall, etc....) seja ele SS ou Valvulado, plugar sua KX, e regular direitinho, você vai ter um puta som... um pouco mais assim, um pouco mais assado.... dependendo do ampli.... mas bom de qualquer jeito.

    Se você pegar bons pedais (Boss, Ibanez, Dunlop, Marshall, Fulltone, RAT, Carl Martin, etc... etc...) enfiar no set de forma correta e regular tudo direitinho, seu som vai continuar bom, podendo até melhorar, e com mais opções de timbres.

    Se você optar pela pedaleira, desde que seja boa (Gt-8, GT-10, Vox Tonelab, POX X3, M-13, as tops da Digitech e da Zoom, etc...) o resultado também será bom.... ela vai soar um pouco diferente do que os pedais, mas sabendo timbrar você terá ótimos resultados, com um custo menor.

    O que quero dizer, é que, se os equipos forem de boa qualidade, no fim, dá tudo quase na mesma.... a questão é a SUA sensibilidade, os SEUS ouvidos.

    Pra sintetizar: Pedaleira + SS te dá versatilidade e praticidade, Valvulado + Pedais te dá dinâmica e timbre.

    Mas tudo isso é relativo, porque no fundo tudo depende da SUA performance, da sua ação, da sua capacidade de tocar.

    No fim.... a decisão é fruto da experiência pessoal, pois só você pode avaliar qual tipo de equipamento se adapta melhor à sua capacidade de tocar. Recomendo testar todas as opções e avaliar.

    E nada te impede de combinar valvulado com pedaleira, SS com pedais, pedaleira + pedais, ou qualquer coisa que lhe der na telha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Handmades Valvulados + Pedaleiras?