Ligação PA relação ohm/potencia

    Autor Mensagem
    GUI_BASS
    Veterano
    # mai/10


    Olá pessoal tenho uma potencia que trabalha da seguinte maneira:
    8ohm - 500w
    4ohm - 800w
    2ohm - 1000w
    qual é a melhor maneira de fazer a ligação das minhas caixas? Tenho uma caixa de 400w/8ohm e 2 de 300w/8ohm.

    Tem algum problema de ligar uma caixa de 8 ohm em 4 ohm na potencia??
    Eu pensei em ligar as duas caixas de 300w em uma saída e a de 400w em outra saída. O que vocês acham??
    Muito obrigado.
    ps: sou bem leigo no assunto e não quero danificar meu equipamento.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    GUI_BASS
    Buenas!Bem, seu primeiro problema será o matemático, ou seja, como transformar o nº 3 em nº par,Vc tem duas caixas de 8/300 e uma de 8/400.Nº impar de caixas e nº par de saídas de caixas desiguais.Que salada!
    O que pode ser feito é verificar se seu ampli tem o modo bridge(geralmente estes que tem saída até 2 ohms fazem isso).Nesse caso verifique se em modo bridge(olhe o manual) ele admite impedâncias da ordem de 4 ohms(mínima).Colocando que ele admita tudo que falei, a alternativa seria deixá-lo em mono, modo bridge, ligando os dois de 8/300W em série(total 16 ohms) e este conjunto em paralelo com o de 8/400, totalizando a impedância do conjunto em 5,33 ohms(8x16/8+16).Considerando que seu modo bridge daria 1000W em 4 ohms, essa potência cairia para uns 700W em 5,33 ohms, que ficaria próximo do ideal para a associação feita.Isso pode ser complicado para vc.
    A alternativa dada por vc de ligar duas em um canal e a outra no outro, é possível, mas vc teria de tomar muito cuidado de não ultrapassar o limite de 400 W no canal em que está a caixa sózinha.Isso também é complicado de manejar, pois nos dois canais a potência será superior ao arranjo do conjunto(500 W aplicados na caixa de 400 e 800W aplicados no outro conjunto de duas caixas(que totalizam no caso 4 ohms/600W).