Ligação PA relação ohm/potencia

    Autor Mensagem
    GUI_BASS
    Veterano
    # mai/10


    Olá pessoal tenho uma potencia que trabalha da seguinte maneira:
    8ohm - 500w
    4ohm - 800w
    2ohm - 1000w
    qual é a melhor maneira de fazer a ligação das minhas caixas? Tenho uma caixa de 400w/8ohm e 2 de 300w/8ohm.

    Tem algum problema de ligar uma caixa de 8 ohm em 4 ohm na potencia??
    Eu pensei em ligar as duas caixas de 300w em uma saída e a de 400w em outra saída. O que vocês acham??
    Muito obrigado.
    ps: sou bem leigo no assunto e não quero danificar meu equipamento.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    GUI_BASS
    Buenas!Bem, seu primeiro problema será o matemático, ou seja, como transformar o nº 3 em nº par,Vc tem duas caixas de 8/300 e uma de 8/400.Nº impar de caixas e nº par de saídas de caixas desiguais.Que salada!
    O que pode ser feito é verificar se seu ampli tem o modo bridge(geralmente estes que tem saída até 2 ohms fazem isso).Nesse caso verifique se em modo bridge(olhe o manual) ele admite impedâncias da ordem de 4 ohms(mínima).Colocando que ele admita tudo que falei, a alternativa seria deixá-lo em mono, modo bridge, ligando os dois de 8/300W em série(total 16 ohms) e este conjunto em paralelo com o de 8/400, totalizando a impedância do conjunto em 5,33 ohms(8x16/8+16).Considerando que seu modo bridge daria 1000W em 4 ohms, essa potência cairia para uns 700W em 5,33 ohms, que ficaria próximo do ideal para a associação feita.Isso pode ser complicado para vc.
    A alternativa dada por vc de ligar duas em um canal e a outra no outro, é possível, mas vc teria de tomar muito cuidado de não ultrapassar o limite de 400 W no canal em que está a caixa sózinha.Isso também é complicado de manejar, pois nos dois canais a potência será superior ao arranjo do conjunto(500 W aplicados na caixa de 400 e 800W aplicados no outro conjunto de duas caixas(que totalizam no caso 4 ohms/600W).
    A solução ideal que lhe dou é vender as caixas que vc tem e comprar duas de 500W/8 ohms, no mínimo, ou 4 de 400W/8 ohms(no caso vc já tem uma, teria que comprar as outras 3).
    Qualquer outro arranjo põe algum perigo de dano.
    Um abraço!

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    GUI_BASS
    Qual o modelo específico do amplificador?

    GUI_BASS
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Obrigado pela ajuda, vou tentar fazer em bridge será que dá certo???
    esse é meu amplificador http://www.linepower.com.br/PA-1800.html
    é um linepower PA-1800

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Obrigado pela ajuda, vou tentar fazer em bridge será que dá certo???
    Cheque no manual (ou diretamente com o fabricante) se o amplificador suporta ligação bridge.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    GUI_BASS
    Sinto muito amigo, mas seu ampli não tem a opção bridge.Terá que usar uma das outras soluções.

    GUI_BASS
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    carlos adolphs
    DotCom
    se não funciona em bridge, qual é a solução que vocês me recomendam??
    Muito Obrigado

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Liga a de 400w em um canal, e as duas de 300w em paralelo no outro canal.
    Só fica de olho no volume.

    GUI_BASS
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    no caso, o volume dos dois canais são independentes certo??
    então posso deixar os canais em volumes diferentes??
    obrigado

    GUI_BASS
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Outra questão...
    se a potencia em 8ohm é 560 w, então cada canal tem a potencia de 280 w, certo?
    se eu ligar a caixa de 300w em um canal ele transmitirá 280w, certo?
    então se eu ligar duas caixas de 200w na outra saída, ela tranmitirá 400 w em 4ohm, certo??
    Se eu pensei certo, então n há problema em realizar essa ligação, mas neste caso uma saída estaria trabalhando a 8ohm e a outra em 4ohm, isso é possível???
    Muito Obrigado pessoal.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Outra questão...
    se a potencia em 8ohm é 560 w, então cada canal tem a potencia de 280 w, certo?

    Certo.

    se eu ligar a caixa de 300w em um canal ele transmitirá 280w, certo?
    Correto mais uma vez.

    então se eu ligar duas caixas de 200w na outra saída, ela tranmitirá 400 w em 4ohm, certo??
    Isso ae.

    Se eu pensei certo, então n há problema em realizar essa ligação, mas neste caso uma saída estaria trabalhando a 8ohm e a outra em 4ohm, isso é possível???
    Sim, correto.

    GUI_BASS
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom

    então eu posso explorar os volumes, certo? pois a potência do amplificador e das caixas seriam quase que equivalentes.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    então eu posso explorar os volumes, certo? pois a potência do amplificador e das caixas seriam quase que equivalentes.
    Sim, pode. Mas sempre seguindo a máxima profetizada pelos monges tibetanos: "NUNCA DEIXE O AMPLIFICADOR DISTORCER".

    GUI_BASS
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Galera, desculpem ressuscitar o tópico. Mas é sobre exatamente as mesmas caixas e a mesma potência.

    Estou usando duas caixas de 8ohms em paralelo em uma saída (4Ohms) e uma caixa na outra saída (8Ohms). E está funcionando perfeitamente.

    Agora vem a dúvida:
    Se eu adicionar uma caixa de maior potência cerca de 400-500 w de 4ohms em paralelo com a outra caixa de 300w de 8ohms, poderei ter algum problema? Ou seja no final o sistema estará funcionando com uma saída a 4ohms e a outra a 2,6ohms

    GUI_BASS
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    up!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    GUI_BASS
    Em princípio não, se o amp aguenta uma impedância mínima de 2 ohms.
    A pergunta que faço é: Pra que tantas caixas de impedâncias diferentes? Não é mais fácil ligar 4 caixas iguais em impedância, potência e configuração?
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    GUI_BASS

    Cancelamento de sinal deve estar uma maravilha, use sempre aos pares para completar a onda. Teu som trás mais dor de cabeça que qualquer coisa que vc imagine. O Carlos te sugeriu a tempo já a melhor solução. E até o momento esta se mantém. Mas isso é coisa tua...
    --------------------------
    Quanto a dúvida. Eu usaria as duas em 4Ohms, cada lado duas caixas em paralelo. A potência deve dar problema, mas não tenho bem certeza o que causa, creio que deve dar uma variação do SPL. carlos adolphs se passar por aqui, deixe a resposta.

    GUI_BASS
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Ismah
    Mauricio Luiz Bertola
    Pois é pessoal esse é o ideal. Porém são as caixas que temos em mãos, mas a ideia é montar dois pares idênticos sim. É que acabamos deixando o sistema de PA muito tempo parado e agora voltamos a utilizar de vez em quando.
    Obrigado pelas respostas.

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    GUI_BASS

    Pois é , eu ligaria duas caixas, mas não as três. E essa de que "é o que tem", é fácil de resolver, a TGR tem projetos incríveis, por um preço bem em conta...

    GUI_BASS
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Ismah
    Obrigado pela dica, se puder me recomendar alguma caixa eu agradeço, abraços

    Ismah
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: Ismah
    · votar


    GUI_BASS

    Cara é bem relativo. Eu sou fã das graves T18, compacta, pratica e com subgraves potentes. Mas se vc for tocar num trio de bossa, jazz, ou algum ritmo latino cheio de percussão, vai precisar de mais médio-graves. Acho que algum modelo de falante frontal como EAW LA118Z, ou mesmo como uma SB850 só que "meia caixa".

    Sempre junto de um sitema fly, ou caixas trio (tem uns PA's lindos movidos à 15", 10", 6" e Drive, e crossover/divisor/processador em 5 bandas).

    Se estudar uma semana vc mesmo faz as caixas. Está cheio de projetos na web, mas lembre de recalcular as medidas para a litragem do falante.

    EDIT Não querendo fazer propaganda, mas os falantes Eros vem se mostrando bem resistentes.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Não querendo fazer propaganda, mas os falantes Eros vem se mostrando bem resistentes
    São os falantes usados pela Staner, que já deu provas suficientes de confiabilidade...

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Não sabia, falei por experiência mesmo. As graves (SB850) da nossa banda, são Eros de 18"... Aguentam uma porrada do cão... Somos banda estradeira, e ali vai ao extremo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Ismah
    Pódiscrê!
    Abç

    GUI_BASS
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ismah
    DotCom
    carlos adolphs
    Galera valeu pelo retorno, todos me ajudaram muito. Abraços!!

    BeckerPreacher
    Veterano
    # set/14 · Editado por: BeckerPreacher
    · votar


    Fala Galera, eu tenho uma dúvida.
    Tenho uma potencia Oneal 1600
    Vou postar uma imagem do esquema de ligação:

    [IMG=http://imagizer.imageshack.us/v2/150x100q90/540/GkEmbg.jpg][/IMG]

    Eu tenho 3 P.A com falante de 8ohms, como ficaria a ligação para os 3?
    futuramente irei adquirir um quarto, e como ficaria os 4 P.A.?.


    Não estou conseguindo postar a imagem...
    (Clica no link acho q terá que fazer Download da imagem), obrigado!

    BeckerPreacher
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Alguém??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligação PA relação ohm/potencia