Como juntar 3 falantes de 8 ohm com 1 de 4 ohms?

    Autor Mensagem
    Alexandresax1
    Veterano
    # mai/11


    Olá galera desde ja agradeço as respostas,

    É o seguinte: tenho uma potencia Machine SBX 8.0 e 8 falante Sub woof pra ligar nela, sendo que 6 falantes são de 8 ohms e 2 de 4 omos minha duvida é: Como ligar 3 falantes de 8 ohms junto com 1 falante de 4 ohms e cada canal dessa Potencia. Sei que se ligaçe 4 de 8 ohms em serie faria 4 omos e 2 de 4 ohm em serie faria 2 omos, estou perdido nessa ligação 3 de 8 oms com 1 de 4 ohm. Se alguem tiver a solução porfavor me explique poie entendo pouco do assunto.

    Já ia esquecendo, os falantes são de 18 pol, semdo 6 de 8ohms 800 rms e 2 de 1000rms em 4 ohms.

    Agradeço desde ja a todos, Um abraço.

    Rhadam
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    1 - Dois de 8 ohm em paralelo.
    2 - a Ligação de 1 coloque em série com o falante de 4 ohm.
    3 - O esquema 1 e 2 coloque em paralelo com um falante de 8 ohm.
    4 - Terás 4 ohm na saída.


    1 - Dois de 8 ohm em paralelo.
    2 - a Ligação de 1 coloque em série com o falante de 4 ohm.
    3 - O esquema 1 e 2 coloque em série com um falante de 8 ohm.
    4 - Terás 16 ohm na saída.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Alexandresax1
    Ok, Alexandre, vamos ver se dá pra rolar o teu forró.Temos um ampli que pode dar 2800W por canal em 2 ohms.A bagunça tá nessas impedâncias, pois vc tem um nº difícil de ser arranjado , tanto em impedância como em potência, pois vc terá que repartir a impedância de modo que as potências que cada um aguenta, também seja dividida de modo mais equalitário possível, para não haver sobrecarga em nenhum deles e ao mesmo tempo obter o máximo de potência do módulo.Sempre vão sobrar 2, pois em um sistema profissional, vc deve trabalhar com potências relativas sempre próximamente iguais, para que o rendimento dos cones seja semelhante.Então:Vc pega dois de 8 ohms, coloca em paralelo e liga o conjunto em paralelo com o de 4ohms.O resultado total do conjunto será de 2 ohms, aguentando 2600 W, sendo que pela divisão de potência, faltariam 200W a serem divididos e ainda, na configuração atual, vc teria 1400W sobre o alto falante de 4 ohms e 700W em cada alto falante de 8 ohms.Os de 8 ohms estariam OK, mas o de 4 ohms estaria sobrecarregado.Se vc paralelar os de 8 e colocar em série com o de 4 ohms, a impedância total seria de 8 Ohms, mas teu ampli daria nessa configuração , 925 W por canal, que divididos dariam 462,5W no alto falante de 4 Ohms e 231,3 W em cada um de 8 ohms, o que derrubaria o rendimento.O que fazer então?Sempre sobram dois e a potência ou fica demais ou de menos.O meio termo seria paralelar os 3 de 8 ohms de cada canal(dá 2,66 ohms totais) e colocálos em série com cada um de 4 ohms.O total de cada conjunto seria agora de 6,66 ohms, que com teu modulo daria algo em torno de 1338W por canal divididos entre o alto falante de 4 ohms com 670W e cada alto falante de 8 ohms com aprox. 223 W.Vc usaria todos e o rendimento seria razoávelmente bom.Fica assim:

    +-----[ 4 ohms]---[ 2,66 ohms(3 x 8 em paralelo)]----- -

    Abcs

    Alexandresax1
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Obrigado a todos que responderam.

    Gostei da explicação Calos Adolphs, inclusive já até fiz o que vc falou hoje pela manhã mais ainda não testei pra ver o resultado, ja tinha dedusido que a melhor forma seria essa mais queria a ajuda de um proficional como vc pra garantir, so queria saber se vai redusir muito a qualidade a ponto de sobresair os medios no PA escondendo o Graves, e quais os falantes indicados para padronizar os graves dessa potencia que tenho, 8 de 8 ohms em paralelo 1000w ou 8 de 4 ohms 1000w em serie? Agradeço mais uma vez as explicações, me ajudou bastante... Um Abraço.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Alexandresax1
    Com 8 de 8 ohms, ligando 4 a 4 em paralelo(4 em cada canal), vc terá 2 ohms de impedância final por conjunto, o que extrairia o máximo de potência do seu módulo, com reserva de potência para os alto-falantes, porém isso não é o que mais rende.O alto-falante deve trabalhar próximo de sua potência nominal para ter o máximo de deslocamento.Então 8 X 8 ohms, 18", 800W está de bom tamanho.Vc só precisaria comprar mais dois para incluir no seu set.Os dois de 1000 W, vc coloca em série e consiga um outro módulo que possa dar uns 1800/2000W em bridge(ponte) e ligá-los .Pode ainda utilizá-los como subs para seu Side-fill.Abcs.

    Alexandresax1
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Muito obrigado Carlos Adolphs,

    Vc me ajudou bastante. Vou fazer o que vc falou, vou colocar os de 4 ohms no side ou trocar em 2 de 8 ohms. Um abraço e fica com Deus.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Alexandresax1
    Deus seja louvado e os ajude na sua caminhada!Disponha quando precisar!Um abraço!

    Alexandresax1
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Amigo carlosadolfhs ou quem esteja lendo essa pergunta:
    Eu poderia fazer essa mesma ligação assim em Cada canal?
    2 de 8 homs em serié e 2 de 4homs em paralalo ou ao contrario,
    2 de 8 em paralelo e 2 de 4 homs em serie?
    Qual seria a melhor para meu Pa.

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Alexandresax1
    Não deve nem uma nem outra.Nessa configuração vc deve colocar os 2 de 8 ohms em paralelo e esses em paralelo com um de 4 ohms( final 2 ohms, se seu módulo suporta essa impedância), ou 2 de 8ohms em paralelo e esses em série com um de 4 ohms, totalizando 8 ohms.Isso dá potencia menor.De qualquer maneira, essa mistura que vc quer fazer não é recomendada, pois vc está mexendo no elo mais fraco dos PAs que são os alto-falantes.Não se mistura dessa maneira os alto falantes pois as distribuiçoes de potencias serão diferentes e eles não vão render conforme.Há um critério.Vc deve fazer uma escolha, ou padroniza todos em 4 ohms e mesma potencia ou 8 ohms e mesma potencia.A terceira opção é tocar os conjuntos de 8 ohms com um módulo e os de 4 ohms com outro módulo e todos os modulos em paralelo, recebendo o mesmo sinal da mesa.Os altofalantes diferentes e com potencias distribuidas diferentes, vão render diferente e causar um efeito de cancelamento de fase, onde vc perde frequencias e o sistema de PA fica quase impossível de alinhar por meios normais.Ou seja seu som será excomungado!O melhor de tudo é fazer a opção por um tipo só de alto-falantes, senão vc vai ficar com algo do tipo :Tenho dois fuscas, 6 pneus de fusca e dois pneus de trator.Como faço para usar todos nos dois fuscas?Entendeu?Abcs.

    Alexandresax1
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Entendi sim amigo, muito obrigado mais uma vez por esclarecer o obvio. Eu estou tentando usar o que tenho sem gastar no momento mais vejo agora com sua explicação que será inutil tentar alinhar ja que tentei de varias formas com o que tenho mais não consigo mesmo. Um lado sempre bate mais que o outro. Vou seguir o seu conselho e trocar todos os Falantes para 8homs e ligalos em paralelo e os de 2 de 4Homos jogar pro retorno de pauco. Agradeço sua ateção amigo fique com Deus e tenha um prospero ano novo vc e sua familia e todos os leitores do forum.

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Alexandresax1
    Deus abençõe vc e os seus!Feliz Natal!

    Bossjuliano
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Amigos me tirem uma dúvida, como posso fazer uma ligação de 4 alto falante de 8ohms, deixar em 4ohms no final? Obrigado desde já

    Ramsay
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Bossjuliano
    Não tem como. Não existe combinação possível de 4 alto falante de 8ohms que resulte em 4 ohms no final.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como juntar 3 falantes de 8 ohm com 1 de 4 ohms?