Qual valvulado tem o melhor clean?

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# abr/10
· votar


Jcra

Mas não são só as válvulas... É o amp todo - e um 1x12" simplesmente não pode ser levado como bagagem de mão.

Você já viu como funciona o despacho de bagagens? Eu vi uma vez, e foi assim:

Primeiro, as bagagens saíam por uma esteira até uma plataforma móvel. De lá, elas CAÍAM de uma altura de mais ou menos 2 metros, rolando umas por cima das outras. Enquanto elas caíam, funcionários da companhia ajeitavam tudo, empilhando uma coisa por cima da outra, jogando para lá e para cá, tudo bem rápido. No avião, ia tudo acomodado em pequenos containeres, mas tudo empilhadinho. Imagine 5 bagagens de 25kg por cima do teu amp deitado de costas, fazendo pressão sobre o falante. O.o

Claro, dependendo do aeroporto/companhia, a bagagem rotulada como "frágil" pode sair por outra esteira e ir sempre no topo das pilhas (as últimas guitarras que eu levei para o Brasil foram assim), mas não sei te dizer se isso é garantido.

Então, se você pretende levar um amp mesmo, verifique antes se as dimensões estão de acordo com o limite, proteja MUITO BEM a caixa, o suficiente para você ter coragem de subir em cima dela sem medo de quebrar o amp, e reze muito, porque se quebrar alguma coisa a companhia não vai pagar (coincidência ou não, depois do caso do sujeito da "United Breaks Guitars", me fizeram assinar um termo isentando a empresa por eventuais danos às minhas bagagens frágeis...). Enfim, tenha medo, muito medo.

wiskeria
Veterano
# abr/10
· votar


Jcra
Desculpe amigo, não chegou a hora de vc ter um valvulado, compre um bom amp transistorizado, com pelo menos 30W e vc será feliz. Se for gastar em um valvulado para usar pedaleira, vc estará com o timbre de pedaleira e não do valvulado, o sinal que esta entrando do amp é digital, não faz sentido ter um valvulado.
Compre um laney transistor, ou coisa parecida.

Jcra
Veterano
# abr/10
· votar


wiskeria,eu quero ter um valvulado dependendo do som da distorção dele cara...eu nunca ouvi o som de um valvulado,mas pelo que todos falam,é animal.Eu então nao usaria a distorção do meu Zoom,é questão de escolha só.Então Bog,eu vou com a American,ja viajou com ela?

B.Neri
Veterano
# abr/10
· votar


Jcra
Cara, tenho um Fender blues junior e recomendo ele. Ele não te dará o drive que vc está pedindo (estilo marshall), mas te dará uma saturação estilo tube screamer e um clean que é excelente!
O que falaram acima é verdade, quando vc usa um amp valvulado os pedais de distorção funcionam de forma totalmente diferente do que plugando eles em um transistorizado.
Na faixa de preço tb há o Peavey valveing, que tb foi recomendado. Pesa 5kg a mais que o Blues Junior, possui um drive nítido e pesado, tem um clean decente e possui um chaveamento para mudar as caracteristicas dele de classe A para Classe B modificando o timbre do clean e das distorções, tornando-o bem versátil o que lhe dá a oportunidade de tocar desde um Rick'n roll até um heavy Metal. Usado vc deve encontrá-lo por volta de U$400,00.
Outra coisa, um amigo meu comprou um baixo nos EUA e disse que era instrumento pessoal. Funcionou, ele não pagou os impostos no baixo e está feliz. Não sei se isso funciona sempre, mas articule com alguém para ver se tem como vc fazer o mesmo.

Bog
Veterano
# abr/10 · Editado por: Bog
· votar


Jcra
ja viajou com ela?

Já! E despachei uma guitarra e um violão com ela (ambos dentro de hard cases). Os instrumentos sobreviveram, mas os cases chegaram BEEEEM batidos - lascados e descascados. Não vou te dizer que é "tranquilo" levar um amp desses, porque não é. Eu só levaria se arrumasse uma caixa mega-protegida, o suficiente para me dar segurança de subir nela (sério) com o falante virado para cima e ainda soltar no chão de uma altura maior que 1m.

Uma opção que você pode (deve) considerar é levar um head como bagagem de mão, e mandar fazer uma caixa no Brasil mesmo. É o que EU faria se quisesse levar um amp em uma viagem dessas.

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


Jcra

Ah, outra coisa, cara. Estou imaginando que você vai tocar com banda e tal, mas levando-se em conta que você tem um MGzinho, talvez você queira usar o amp prioritariamente em casa.

Se for este o caso, lembre-se apenas que valvulados estão no seu melhor quando as válvulas do power começam a saturar - e isso ocorre quando o volume está já meio alto. Algumas pessoas discordam, mas eu penso que usar um valvulado de 50w em baixo volume simplesmente não fica tão melhor assim do que um amp mais barato - até (sacrilégio!) alguns transistorados. Existem opções especialmente pensadas para quem toca em casa, valvuladinhos de 5w - e neste caso, menos pode significar mais. Também existem opções intermediárias, amps de 15w, que ainda são demais para apartamentos, mas já te permitem ter o drive do power em um ensaio na garagem. 50w é o suficiente para fazer show mesmo, e se você vai usar ele mais em casa e em ensaios, talvez você esteja comprando um F1 para andar na fazenda...

Jcra
Veterano
# abr/10
· votar


Não entendi a parte do head ;x

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


Jcra

Head é o amp sem a caixa. Combo é o amp embutido na caixa.

Exemplo:
http://www.voxamps.com/modernclassic/nighttrain/

Liro_Points
Veterano
# abr/10 · Editado por: Liro_Points
· votar


Bog
Será que é tranquilo viajar com um head como bagagem de mão?? Penso que heads tipo marshal/mesa são um pouco grandes e pesados... tem um limite de peso, e nao devem caber nos porta malas em cima das cadeiras do aviao ou no colo rs... vc já fez isso?
to doido pra trazer um head de sao paulo para o ES...

Jcra
Veterano
# abr/10
· votar


Entao Bog,um amigo baterista viajou,mas eu costumava tocar com ele.Ele vai voltar daqui a um ano,e pretendemos continuar tocando,então eu necessitava sim de um amp legal,com watts elevados,de preferência um amp valvulado,mas depois disso vc me deu medo ;x.Realmente não sei o que fazer agora!

MMI
Veterano
# abr/10
· votar


Jcra

Se você me permite... Concordo com o Bog, um amp valvulado "com watts elevados" para tocar em casa ou mesmo num ensaio, é meio sem propósito. Particularmente, acho que um bom pré valvulado já faz uma diferença, independente do power. Mas a verdade é que saturar o power é bem interessante. Pode ter certeza que um de 50W num quarto é ensurdecedor, não rola.
Eu tenho meus valvulados, mas tenho restrições para usar e não incomodar os vizinhos, tomo muito cuidado. Já comentei nesse fórum, uma vez trouxe para casa e usei uns dias o Zvex nano-amp, um valvuladinho que parece um pedal de apenas 1W. Este amp foi criado para ter um som de válvulas sem danificar microfones numa gravação. Posso te garantir que mesmo assim, se for para saturar o bichinho vai incomodar os vizinhos, lógico que bem menos do que um amp grande, mas já aguentaria um ensaio não muito barulhento, dependendo da caixa/falantes que você usar.

Jcra
Veterano
# abr/10
· votar


Mas eu pretendo tocar em casa para gravação e também com bandas ;X

MMI
Veterano
# abr/10
· votar


Jcra

Então, para tocar em casa para gravação 50W já é um absurdo. É o suficiente já para ter problemas com o microfone. Com bandas, você não precisa de mais de 50W. Para quem usa um MG, você não faz idéia do som que sai disso...

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


Liro_Points
Será que é tranquilo viajar com um head como bagagem de mão??

Depende do head, né? Mas eu levei mês passado um combo com falante de 8" para o Brasil, e não tive problemas. Se o tamanho não for exagerado e você estiver carregando em uma mão, eles dificilmente vão pesar.


Jcra
eu necessitava sim de um amp legal,com watts elevados

Cara, entenda uma coisa: dados um valvulado e um transistorado com a mesma potência, no mesmo volume em que o valvulado está começando a ficar super-legal, o transistorado está começando a dar estalos. Isso quer dizer que você normalmente não quer saturar o power de um transistorado, mas normalmente QUER fazer isso no valvulado, nem que seja só um pouquinho.

Ou seja: para ter um som legal no mesmo volume, você precisa de um transistorado mais potente. Enquanto é perfeitamente normal usar um transistorado de 30w no quarto, um valvulado de 30w já serve para fazer apresentações! Até 15w aguentam um ensaio com banda, desde que você não queira um som limpinho limpinho - o que parece ser o caso, apesar do título do tópico (você pensou em clean para usar a distorção da G1).

Pelo que você está falando, me parece que o teu uso para o amp seria assim: tocar em casa bastante, gravações de vez em quando, ensaio "quando tiver uma banda", pequenas apresentações muito eventualmente... Neste caso, eu pensaria seriamente em um valvulado de menor potência. O Vox Night Train e o Orange Tiny Terror têm potência de sobra (sobra MESMO) para tocar em casa, aguentam ensaios e pequenas apresntações (novamente, desde que você não queira o clean mais limpo do mundo), são portáteis, podendo ser levados como bagagem de mão... Eu não sei o que é melhor para você, mas um desses é capaz de fazer o teu MG parecer um brinquedinho. Eu realmente gostaria de ter um Night Train ou Blues Junior... :/

Jcra
Veterano
# abr/10
· votar


Bog

Muito obrigado mesmo pela ajuda que você me deu,estou muito agradecido,e ja tenho uma idéia no que trazer/comprar.Tudo de bom pra tu!

Jcra
Veterano
# abr/10
· votar


Acho que vou de Fender FM 212R.Mais seguro,mais barato e tem um som legal!

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


Jcra

Ué cara, desistiu de um valvulado?

O FM é legal. É o tipo de amp "workhorse", feito para ser maltratado mesmo. Mas não te dá a mesma dinâmica de um valvulado com as válvulas do power saturando, nem o mesmo drive.

Como eu disse, não sei o que é melhor para você, mas particularmente eu gosto de valvuladinhos pequenos. Aliás, gosto bastante.

Jcra
Veterano
# abr/10
· votar


É que to com medo de dar problema na hora de trazer!

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


Jcra

Se for um headzinho, não tem problema não. E se for despachar, valvulado ou não, pode quebrar. Digo, valvulados são mais frágeis sim, mas cair de uma altura de 2 metros e ser soterrado por 250 kg de malas não é exatamente algo que um transistorado aguente brincando (mas eu levei já TRÊS transistorados DENTRO de malas, com a caixa e muito plástico bolha - todos chegaram vivos).

O maior problema é despachar. Se você deixar para fazer a caixa (a parte mais barata) no BR e levar o cabeçote como bagagem de mão, não precisa ter medo algum.

Raizen
Veterano
# abr/10
· votar


Fender Twin Amp.
Não é Fender Twin
Não é Fender Twin Reverb
É Fender Twin Amp.

sem mais.

Liro_Points
Veterano
# abr/10
· votar


Raizen
É esse? Ele é bem caro..., mas pelo video parece ser bem legal, o cara toca até metallica haha!



Raizen
Veterano
# abr/10
· votar


Liro_Points
Esse mesmo. É um combo 2x12. Chega a volumes extremos e não tem saturação. É O MELHOR CLEAN.

Colocando um pedal valvulado legal fica excelente para tocar heavy metal também.

Sim, extremamente caro, porém, hoje é ainda o melhor que o dinheiro pode comprar.

Falo tudo isso pois já testei 2 desses ligados em estéreo.

Liro_Points
Veterano
# abr/10 · Editado por: Liro_Points
· votar


Edit

Miag27
Membro Novato
# jul/13
· votar


Pessoal, estou com essa dúvida. O que me sugerem?
O que pesa em favor do egnater é que gosto muito do drive dele.
Já o Duovox só tem aquele crunch... e quando aumenta muito a saturação fica muito agudo.

Confesso que senti pouca diferença em relação ao volume. (mesmo se tratando de 50w pra 15w).

Tenho um Egnater e me ofereceram o Duovox.
Alguém que conheça os dois amps pode me ajudar?

Gosto muito de Pink Floyd, Stevie Ray Vaughan, Eric Johnson...

Abraços!

Drinho
Veterano
# jul/13 · Editado por: Drinho
· votar


Miag27

É aquela coisa meu velho

Se a sua exigencia é grande e fresca com som limpo e som sujo terás que ter um amplificador pra cada um desses sons, eu pelo menos não conheço um amplificador no mundo que faça 100% tudo bem...

por um outro lado acredito que boa parte dos guitarristas por mais que curta um som x tem um forte a colocar como prioridade....

geralmente rockeiros que usam marshall limpam o som no volume na guitarra e vem um som limpo piada... até fica bonito, quentinho, eu acho legal mas é mó som paia do caramba....

pelo que você diz que gosta de tocar eu creio que um amplificador na onda do fender com algum pedalzinho faça um bom trabalho, não precisa de mais qe isso..... pra se tocar isso não é o ideal que se use amplificadores famosos por conter distorção internamente tipo soldano, jcm, mesa boogie...

Eu só testei um egnater na vida e achei super legal cara o duovox eu nao conheco....

mas pra resumir, um amplificador simples e limpo com um pedal fará um bom trabalho

e pra quem gosta de valvulado limpo, acho legal dar uma bisbilhotada no fuchs clean machine, o proprio fender 65 também.

são bons amplificadores pra isso

Miag27
Membro Novato
# jul/13
· votar


Drinho

Cara, muito grato pela resposta.
É isso. Minha preferência nesse caso é mesmo um clean de qualidade.
O Egnater é bem bacana sim, sem dúvidas.

O Duovox tem um som que lembra muito mesmo o Fender Bassman... tive um Bassman nos anos 90, lembra demais mesmo!
O clean do Duovox é mais bonito. Só não consegui ainda chegar a um bom drive com pedal nele.

A vantagem do Egnater, na minha opinião, é mesmo o Loop (que nem Bassman nem Duovox possuem).

Meu problema agora está em timbrar bem os pedais ligando direto, sem o Loop.
Se tiver uma dica a esse respeito.

Sua resposta já foi bastante esclarecedora.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual valvulado tem o melhor clean?