como saturar valvulado de 100 watts sem ficar surdo?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


mvmarquezini: Não dá!!! Seu ouvido já se acostumou com variedade de timbres!!

Cale-se!!! auhuhauha

MMI
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Olha, é muito informação. Como sou um pentelho encravado com essa coisa de "ajustes" (E.J. Síndrome) acabo deixando de praticar. Sinceramente, vou ligar o fôda-se de uma vez por todas e parar com essas coisa pirante de "equipo novo" ou com muitas timbragens. Queimarei todos os manuais e pedirei para trancar todos meus pedais e guitarras extras no sotão da casa da minha avó. Liberdade!!!!!


Sou também, sofro do mesmo mal. Tem amigos guitarristas profissionais que vem aqui que eu tenho que reconhecer que não toco nada, mesmo porque pratico pouco hoje, mas quando o negócio é discutir especificações e timbragens...
Feliz é você, amigo Bahia, que tem avó ainda para trancar suas coisas lá. Eu nem isso tenho mais. Já mandei um amigo cuidar da minha Fender strato faz meio ano, mas não rola de emprestar muita coisa não. Nem essa liberdade eu tenho!
Tem o fato também que eu preciso um pouco mais que você para viver... kkkkkkkkkkkkkkkk

Iversonfr
Veterano
# fev/10 · Editado por: Iversonfr
· votar


thiago baixo
MauricioBahia

Bom, eu assim como o MauricioBahia, saturava as valvulas do pré sem saber hahaha... depois de assistir aqueles videos, estou indo atrás de ver como saturar sem ficar surdo. Achei um técnico aqui da minha cidade que disse que oq ele faz (inclusive fez no jcm do filho dele), é remover 2 valvulas do power e ajustar o bias, cai pela metade a potência (obviamente para amplis com 4 valvulas no power que isso funciona), que continua sendo bastante, mas ja ajuda um bocado eu acho...

Pode haver alguma alteração no timbre, mas eu acho que vai compensar mesmo assim, pois creio ser melhor por poder saturar mais as power doq continuar com o master no 3... e de mais a mais, ainda economizo 2 valvulas pra usar mais pra frente!

Hoje a tarde pra testar a teoria, perdi o amor aos vizinhos e coloquei o ganho quase no minimo e o volume no talo só pra ver oq acontecia, realmente, quase fiquei surdo, mas como o cara disse no video, o drive saiu mais bonito com muito mais definição nas notas uma a uma... a diferença é muito perceptível ao vivo... vo fazer isso semana que vem... pensei em colocar aquela chave igual do tiny terror tambem, mas achei melhor tirar as 2 valvulas por ser um processo reversível, para caso resolva vender algum dia...

braddock
Veterano
# fev/10
· votar


Iversonfr

pq vc não faz uma caixa de isolamento para a os falantes? o custo é plausível e compensa no timbre. Eu uso isso e toco em casa com meus amplis no 10.

abs

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


braddock

O que seria isso? resolve para um ampli de 120w?

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Iversonfr

Mas usar a distorção do pré também não é fazer feio... Até o cara do vídeo diz isso. Óbvio que não é o desejável mas em certos casos "cabe".

Abs

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Mas usar a distorção do pré também não é fazer feio...

Sim, com certeza, mas sei lá, o rapaz está cobrando R$100,00 pra fazer essa modificação, que é pouco considerando o preço do ampli que eu nunca consegui usar direito, por assim dizer... além do fato de que fiquei curioso pra tentar tirar o som que o ampli realmente pode dar em um volume "ouvível" rsrsr.

Fiquei encanado, pois nesse raciocínio, tenho 4 valvulas el34 praticamente sem utilidade, pois o som que escuto vem das prés 12ax7... as vezes uma pequena modificação dessa acaba com minha GAS de pedais... hahhaha... Acho que vou arriscar, depois posto os resultados... abs!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Iversonfr

Eu acho legal fazer a modificação! Postei ali mais pra registrar mesmo pq tem gente que só lê 2 posts de um tópico e sai achando minhos de coisas do asunto... ;-)

Vai fundo!

Abs

braddock
Veterano
# fev/10
· votar


Iversonfr
O que seria isso? resolve para um ampli de 120w?

o problema de um ampli de 120W é que vc precisa de uma 4x12 para abrir o volume. Se vc mora em casa, dá para isolar tranquilo, agora se for apartamento, vai vazar som (baixas frequencias).

Cabine de isolamento é para vc isolar a caixa 4x12. Lá dentro fica a caixa e um microfone apontado para o falante. É bem eficiente, vc só precisa de uma mesa de som e pode ligar num monitor ou fone.

Essa cabinte pode ser feita de MDF + lã de rocha + MDF + espuma. Em baixo vc pode colocar molas industriais.

Eu fiz a minha e estou satisfeito, toco com meu Marshall no último volume dentro do apartamento, e olha que ele é tão alto quando meu JSX de 120w. Eu uso caixa 2x12.

abs

Iversonfr
Veterano
# mar/10 · Editado por: Iversonfr
· votar


MauricioBahia
braddock

Levei meu JSX para remoção de duas válvulas como tinha dito e o resultado foi INCRÍVEL!

Recomendo isso pra todos que tem ampli de 100w ou mais porém assim como eu, não tocam em estádios muito frequentemente rsrsrs...

Consegui jogar o volume do master no 9, coisa que ele nunca tinha passado do 4... o ganho deixei no 2,5 ou seja, finalmente não saturei os prés muito, e o volume do canal deixei no 7 (isso mesmo, esse ampli tem um volume separado para cada canal além do master, que pelo que me informei, fica depois do pré, atuando junto com o master nas válvulas do power), e o mais legal de tudo é que apesar de alto, ficou num volume audível.

O drive realmente melhorou MUITO, sem exageros, coisa linda de se ouvir... o rapaz testou as válvulas e disse que elas estão zeradas de tudo, pois nunca foram saturadas (se tivessem sido eu teria ficado surdo).

O melhor é que pareceu que troquei de amplificador, sem brincadeira... surgiu um drive pesado porém definido, coisa que eu nunca tinha conseguido tirar dele, pois tirava o drive unicamente dos prés.

Conclusão: Melhor coisa que fiz desde que comprei o ampli, recomendo muito, além de ser um processo totalmente reversível e muiiiito mais barato que comprar um atenuador tipo THD ou o do Dr.Z, apenas são removidas as válvulas e reajustado o bias, coisa fácil de voltar caso haja necessidade. E ainda nessa brincadeira, economizei duas valvulas para usar mais pra frente! Demais! Nesse pensamento nem vou mais comprar outro pedal de drive (pelo menos por enquanto rsrsrs) Abs!

wiskeria
Veterano
# mar/10
· votar


uma coisa é ter um amp com gain, master e volume, outra é ter só volume, como é no caso do cara que vriou o tópico.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
braddock
Iversonfr
wiskeria
Buenas pessoal!Só um pitaco com respeito a caixa de isolação.Já tentaram usar o estudio de guarda-roupas?Se o tamanho permitir, abram a porta do roupeiro, coloquem o cubo lá dentro e regulem a intensidade pela abertura da porta.Funciona(só vai ser difícil para caixas 4 X12).
Um abraço!

Iversonfr
Veterano
# mar/10 · Editado por: Iversonfr
· votar


wiskeria
uma coisa é ter um amp com gain, master e volume, outra é ter só volume, como é no caso do cara que vriou o tópico

Nem tanto, o fato da potência cair pela metade continua sendo válido, abrindo a possibilidade de aumentar mais o volume e saturar o power em ambos os casos...

carlos adolphs

hahah idéia interessante! vou ver se qualquer dia consigo testá-la! abs!

RodrigoBranas
Veterano
# mar/10
· votar


hehehehe

Coitado do roupeiro!

Além do que vai ficar bem quentinho lá dentro...

braddock
Veterano
# mar/10
· votar


wiskeria

eu tenho um JSX tambem, mas não notei muita diferença de volume usando 120W ou 60W. Ambas as potencias eu ficaria surdo se ficar perto da caixa.

RodrigoBranas


hehehehe

Coitado do roupeiro!

Além do que vai ficar bem quentinho lá dentro...


falante não esquenta, a temperatura não vai aumentar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


braddock
É que em potências muito altas como essa, o que aumenta é a projeção. Se vc ficar a 100m. do amp vc ouvirá diferença sim. Ademais existe o fatôr SPL, a quantidde de ar movimentada pela caixa, assim um amp de 50WRMS com uma 4X12 parecerá tão alto quanto um de 100WRMS com uma 2X12.
Abç

Iversonfr
Veterano
# mar/10
· votar


braddock
eu tenho um JSX tambem, mas não notei muita diferença de volume usando 120W ou 60W

Ô loco rapaz... logico que 60w continua sendo muito, mas diminuiu bastante o volume do ampli... como disse, com 120w eu deixava o master no 4 e canal no 5. Hoje, para conseguir o mesmo volume que antes, o master fica no 9 e o canal no 6, mas da pra levar até o 7. Em ambos os casos eu tenho praticamente o mesmo volume, mas no segundo caso obviamente consigo tirar muito mais proveito do ampli. Abs!

braddock
Veterano
# mar/10 · Editado por: braddock
· votar


Iversonfr

como vc deixa o eq do ultra e crunch? como está o volume do loop? on ou off?

Para ter uma ideia legal de volume, eu usei o clean no máximo, com o eq no 8 e master no máximo. Loop desligado (12:00 nos dois com o foot, ou off no foot). Depois coloquei um atenuador de potência e reduzi -4db, claro que reduz o som, mas continua sendo uma porrada. Fica muito bom com pedais.
abs

braddock
Veterano
# mar/10
· votar


Iversonfr

Não notei muito aumento de volume no controle master a partir de 6. Agora o volume do canal aumenta muito mais. Principalmente no ultra e crunch.

Eu acho que esse aumento de volume no botão master não é tão expressivo quanto ao do canal.
abs

janick
Veterano
# mar/10
· votar


thiago baixo

Fica 1 km dele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como saturar valvulado de 100 watts sem ficar surdo?